apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Política - Vereadores criam bancada independente.

Política - Vereadores criam bancada independente.

Ontem a tarde, os vereadores Anderson Lopes, Hermes Câmara, Tércio Tinoco, Klaus Araújo e Eribaldo Medeiros, anunciaram que estão na bancada independente.

Desde meados de março que falava-se nas insatisfações com relação a diversos assuntos no que tange o relacionamento entre o Executivo e o Legislativo.

Num apanhado de diversas reclamações estavam a superforça de secretários, falta de participação na gestão, não execução de emendas impositivas ,além do encaminhamento  de  demandas solicitadas pelas comunidades e vereadores.

Desde a época de Carlos Eduardo prefeito, que vereadores se queixavam da mesma situação e agora com a grande renovação na Câmara, pelo que vemos, o discurso da mudança nas ruas, tem feito com que os vereadores tenham de dar satisfação às suas comunidades e os vereadores se ressentem de não darem estas respostas, por não terem o devido encaminhamento nas secretarias.

Num certo momento de crise, quase chegando a essa proporção, na gestão de Carlos Eduardo, à época o então prefeito, promoveu um encontro entre vereadores e secretários,  e nesse debate apaziguou as situações reclamadas, encaminhando todas as demandas.

É preciso que os secretários também entendam, que são auxiliares do prefeito, e que precisam estarem antenados  com as reclamações feitas diariamente a cada pasta,  e que precisam ajudar o Prefeito, debatendo com os vereadores e a sociedade, os encaminhamentos das execuções de demandas.

Em toda gestão, existem secretários bem avaliados, mas existem alguns que destoam e são reclamados, tanto por vereadores como pela sociedade.

Há cerca de um mês, a vereadora Nina Souza entregou a liderança e as conversas rondavam que a mesma não conseguia dar a bancada as respostas cobradas pelos vereadores a um certo tempo.

A interlocução ficou travada e os vereadores começaram a ouvir dos secretários e assessores, que só existia um único caminho:  sentarem com o prefeito Álvaro.

Friamente, analisando esse momento, a Pandemia do Covid com o distanciamento social, trouxe o agravamento de um problema:  O distanciamento do Executivo com o Legislativo.

A Pandemia como tema central das ações da Prefeitura, trouxe uma paralisia de diversas secretarias e agora com a volta do novo normal, as reclamações represadas estão sendo cobradas, sendo necessário que os secretários ajudem o Prefeito.

A situação pode piorar! Vários secretários estão sendo convocados a prestar esclarecimentos na Câmara Municipal .
Judicialização das emendas?
Fiscalização mais rígida de contratos?
Acompanhamento da execução orçamentária de cada Secretaria?
A Calmaria dos discursos poderá mudar!.
A chuva de reclamações tenderá a crescer!.
O bloco independente poderá crescer com outros discontentes.

Porém , acredito que, da mesma forma que se fazem leituras de diversos cenários políticos, nos próximos dias, o Prefeito deverá analisar esse momento e inteligente como foi,  para vencer a eleição em primeiro turno, com o apoio de vários partidos, chegará a diversos entendimentos e verá onde estão algumas falhas que podem ser corrigíveis com pequenos ajustes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.