Pesquisar este blog

domingo, 14 de dezembro de 2025

EMPRÉSTIMOS EM NATAL CHEGAM A 1 BILHÃO . JORNALISTA SOLICITA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA EMPRÉSTIMOS AUTORIZADOS À PREFEITURA DO NATAL. PEDIDO DE AUDIÊNCIA NAS SUAS JUSTIFICATIVAS CITA AUSÊNCIA DE DEBATES PÚBLICOS, APROVAÇÃO DO EMPRÉSTIMO PELOS VEREADORES SEM QUESTIONAMENTOS E AUSÊNCIA DE INFORMAÇÕES CLARAS , TÉCNICAS, IMPACTOS ORÇAMENTÁRIOS E FINALIDADES ESPECÍFICAS. SEGUNDO O DOCUMENTO PROTOCOLADO, HÁ DÚVIDAS SOBRE A CAPACIDADE DE ENDIVIDAMENTO, CUSTOS REAIS, CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO E TRANSPARÊNCIA DAS OPERAÇÕES.

 

O jornalista João Maria Xavier Vital, protocolou na Câmara Municipal de Natal, na quarta-feira (11) uma solicitação de audiência pública sobre os últimos empréstimos autorizados à Prefeitura Municipal de Natal. A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quinta-feira (11), em votação realizada em regime de urgência, a proposta que permite ao Executivo contratar um novo financiamento de até R$ 660 milhões pelo FGTS. Com esse montante, a administração municipal ultrapassa R$ 1 bilhão em autorizações para empréstimos somente neste ano de 2025, considerando operações de crédito já aprovadas anteriormente.

Segundo o documento enviado à Câmara, " nos últimos meses, a Prefeitura de Natal encaminhou diversos pedidos de empréstimos à Câmara Municipal, muitos deles aprovados sem debate público e sem audiências que permitissem o esclarecimento da população. Ressalta-se que: dois empréstimos recentes foram aprovados sem realização de audiência pública; não houve questionamentos relevantes por parte da bancada governista; a sociedade não recebeu informações claras quanto às justificativas técnicas, impactos orçamentários e finalidades específicas; persistem dúvidas sobre capacidade de endividamento, custos reais, cronograma de execução e transparência das operações".

Confira pedido protocolado.







 DO PEDIDO

Além do pedido de AudIência Pública, requer a convocação dos representantes da Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN); Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA); Secretaria de Obras (SEMOV);Controladoria Geral do Município 

João Maria Xavier, baseia o pedido de AudIência com base na Constituição Federal, Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF e Lei Orgânica do Município de Natal e concluiu que " a realização desta audiência pública atende aos princípios da publicidade, moralidade e transparência administrativa, solicita-se, assim, que a Câmara Municipal exerça seu papel institucional de fiscalização e garanta à população o direito de participar e compreender decisões que impactam diretamente o futuro financeiro da cidade".


O Blog A Cidade acompanhará a decisão da Mesa Diretora da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.