Pesquisar este blog

domingo, 30 de novembro de 2025

FÓRMULA 1 - GP do Catar: Verstappen vence e é vice-líder da F1; Bortoleto é 13º. Regra que limitou número de voltas por pneus bagunçou grid e ajudou holandês a tirar 13 pontos do líder do Mundial. Piastri e Sainz completam pódio

 


Mantendo vivo o sonho do pentacampeonato, Max Verstappen venceu o GP do Catar neste domingo após largar em terceiro lugar. O holandês largou na frente de Lando Norris e superou o pole position Oscar Piastri na estratégia. Com isso, a decisão do título fica para o GP de Abu Dhabi, no próximo domingo. Piastri chegou em segundo lugar e Carlos Sainz, terceiro. Gabriel Bortoleto foi 13º.

Agora, Lando Norris lidera o campeonato com 408 pontos, contra 396 de Max Verstappen - 12 pontos separam os dois. Oscar Piastri caiu para a terceira posição, com 392, mas ainda tem chance de título.

A corrida não teve praticamente nenhuma disputa de posição na pista entre os líderes. Mas o limite de 25 voltas por pneus - para evitar incidentes com a borracha - bagunçou as estratégias e misturou o grid; foi em um dos pit stops impostos pela medida que Norris acabou saindo do top 3. Preso atrás de Sainz e Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, o inglês só subiu para o quarto lugar na última volta.

Verstappen assumiu a liderança na segunda parada das McLarens, na volta 45. A equipe quis seguir na pista durante o safety car da volta sete, e só fazer sua primeira troca no 25º giro. 

Com este resultado, Max tirou Piastri da vice-liderança do Mundial e descontou 13 dos 25 pontos de desvantagem em relação a Norris; no fim de agosto, sua diferença para o primeiro lugar chegou a ser de 104.

Bortoleto largou em 19º, punido por bater em Lance Stroll no GP de Las Vegas. Mantendo a posição na largada, foi beneficiado por um toque de Nico Hulkenberg com Pierre Gasly na volta sete - o mesmo que antecipou o pit stop de Verstappen. Desta forma, o brasileiro subiu para 15º; parando nas voltas sete e 32, terminou em 13º.

A F1 retorna no próximo fim de semana com a 24ª e última etapa da temporada 2025, o GP de Abu Dhabi. 

Fonte: GE

IMAGENS DO RJ LOGO APÓS O TITULO DA LIBERTADORES DO FLAMENGO IMPRESSIONAM. VEJAM VIDEO CURTO

 

A conquista da Libertadores transformou o Rio de Janeiro em um verdadeiro espetáculo a céu aberto. Logo após o apito final, a cidade explodiu em comemoração, e os fogos de artifício tomaram conta de cada canto - dos altos prédios da Zona Sul aos bairros mais distantes da capital. 

A celebração foi imediata, intensa e uniu milhões em um mesmo sentimento: orgulho e paixão pelo Flamengo.

Imagens captadas do alto revelam a magnitude da festa rubro-negra. O céu carioca ficou completamente iluminado, criando um cenário.


Já neste domingo, a festa continuou com os jogadores, dirigentes e comissão técnica que percorreram as ruas do centro do Rio de Janeiro em um trio elétrico.




sábado, 29 de novembro de 2025

FLAMENGO É TETRACAMPEÃO DA LIBERTADORES - Em Final disputada em Lima no Peru, o Flamengo venceu o Palmeiras por 1 a 0 na final brasileira da Libertadores da América.

 

Foto : Danilo cabeceia para abrir o placar em Palmeiras x Flamengo pela final da Libertadores 2025. foto : Luis Acosta / AFP


Aos 22 minutos do segundo tempo, em cobrança de escanteio, Arascaeta (escolhido melhor jogador do torneio) levantou a bola na área que foi cabeçada pelo zagueiro Danilo, com a bola batendo ainda na trave direita e morrendo no fundo das redes palmeirense.

O Jogo

O Flamengo começou melhor e teve no primeiro tempo sua melhor chance com Bruno Henrique chutando para fora e o Palmeiras equilibrou a partida do meio para o final do primeiro tempo, tendo sua melhor chance numa cabeçada de Vitor Roque que foi para fora.


No Segundo tempo, um.vacilo do zagueiro palmeirense Murilo, Bruno Henrique serviu Arascaeta que chutou mas o zagueiro do Palmeiras Gustavo Gomes salvou para escanteio.

Aos 22, em escanteio, o zagueiro Danilo testou para o fundo das redes abrindo Flamengo 1 a 0.

Os.minutos finais teve pressão do Palmeiras, com a melhor chance no pés de Vitor Roque que na pequena área chutou bola perigosa que desviou em Danilo e foi para escanteio.

O Flamengo ainda contra atacou e em uma cobrança de falta quase marcou o segundo com a bola batendo na trave e na sobra,  chutada para fora por Carrascal.

Com a vitória, o Flamengo é tetracampeão da Libertadores e já na próxima quarta, pode se tornar campeão brasileiro se vencer o Ceará quarta, já que a equipe tem 5 pontos na frente do Palmeiras e restam apenas 2 partidas.

Como campeão da Libertadores, o Flamengo também disputará a Copa Internacional de Clubes a partir do dia 10 de dezembro e também já está garantido no mundial de clubes.


LIBERTADORES - Palmeiras e Flamengo decidem 1º tetra brasileiro na Libertadores

 


O último ano em que o posto de time brasileiro com mais Libertadores pertenceu isoladamente a um clube foi 2011, quando o São Paulo, único tri desde 2005, foi igualado pelo Santos. De lá para cá, a dupla Sanntos e São Paulo viu Grêmio, Palmeiras e Flamengo chegarem aos mesmos três títulos. A partir deste sábado (29), o lugar de maior conquistador da América no futebol nacional, como primeiro tetracampeão sul-americano do país, será do Verdão ou do Rubro-Negro.

A “Gloria Eterna” será colocada em jogo a partir das 18h (horário de Brasília) no Estádio Monumental U, em Lima (Peru). 

Fator Andreas

Palmeiras e Flamengo se reencontram em uma final de Libertadores quatro anos após o confronto no Centenário, em Montevidéu (Uruguai). O meia Raphael Veiga, que ainda faz parte do elenco alviverde, abriu o marcador, mas o atacante Gabriel Barbosa, ídolo rubro-negro e hoje no Cruzeiro, empatou. Aos quatro minutos do primeiro tempo da prorrogação, o lance derradeiro: o volante Andreas Pereira perdeu a bola, o atacante Deyverson aproveitou e chutou na saída do goleiro Diego Alves. Verdão 2 a 1.

Quis o destino que Andreas, em 2025, esteja no lado campeão na Libertadores de 2021. O volante foi contratado em setembro, oriundo do Fulham (Inglaterra). Na apresentação, ele não escapou das perguntas sobre a falha em Montevidéu. “O que aconteceu no passado, passou. Eu cheguei nesse grande clube e quero escrever uma linda história”, disse o jogador na ocasião.

Em outubro, o camisa 8 alviverde reencontrou o Flamengo, no duelo entre os times pelo Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro. O Rubro-Negro venceu por 3 a 2. Hostilizado, o volante causou alvoroço na torcida da casa ao, por ironia, escorregar no gramado molhado do Maracanã ao cobrar uma falta.

Briga no Brasileirão

Andreas foi um dos 11 atletas usualmente titulares que foram poupados por Abel Ferreira no time que saiu jogando diante do Grêmio na última terça-feira (25), na Arena, em Porto Alegre, pelo Brasileirão. A derrota por 3 a 2 praticamente afastou o Palmeiras da briga pelo título nacional, que está próximo justamente do Flamengo.

A duas rodadas do fim, o Rubro-Negro tem 75 pontos, cinco a mais que os paulistas. Mesmo preservando atletas na formação titular, ainda que menos que o Verdão, os cariocas buscaram o empate por 1 a 1 com o Atlético-MG na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Abel para a história

O português Abel Ferreira pode estabelecer marcas importantes em caso de tetra palmeirense. Ele pode se isolar como técnico mais vezes campeão pelo Verdão, com 11 taças, uma a mais que Oswaldo Brandão. Além disso, alcançaria a terceira Libertadores, igualando-se a Osvaldo Zubeldía, tri pelo Estudiantes (Argentina) entre 1968 e 1970, como segundo treinador com mais títulos.

Abel, Andreas e Veiga não são os únicos remanescentes de 2021 na decisão deste sábado. No elenco alviverde, também disputaram aquela final o goleiro Weverton (que se recupera de uma fissura em osso da mão direita) o zagueiro Gustavo Gómez e o lateral Joaquín Piquerez. No rubro-negro, estavam no duelo o meia Giorgian de Arrascaeta e os atacantes Pedro, Michael e Bruno Henrique, sem esquecer de Filipe Luís, à época dono da lateral esquerda e hoje comandante da equipe.

Protagonismo uruguaio

Arrascaeta, aliás, é quem ostenta os holofotes do lado flamenguista da final. O uruguaio vive sua temporada mais decisiva pelo clube, com 23 gols e 17 assistências em 59 jogos. Considerando somente o Brasileirão, o meia participou de, ao menos, um gol por partida, já que balançou as redes 18 vezes e distribuiu 14 passes em 32 confrontos. Ele pode chegar ao 16º título pelo Rubro-Negro, assim como Bruno Henrique, ampliando o status de jogador com mais conquistas pelo time carioca.

O palco da final de sábado é de boas lembranças para eles e toda a torcida do Flamengo. É o mesmo no qual o clube conquistou o bi da Libertadores em 2019, vencendo o River Plate (Argentina) por 2 a 1, com dois gols de Gabriel Barbosa. Arrascaeta, Bruno Henrique e Filipe Luís foram titulares naquele dia, além do então zagueiro Rodrigo Caio, hoje auxiliar-técnico rubro-negro.

Prováveis times

O Palmeiras deve ir a campo com: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Joaquín Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Raphael Veiga e Allan; Flaco López e Vitor Roque. O volante Lucas Evangelista e o atacante Paulinho, contundidos, são desfalques certos, enquanto Weverton pode ser novidade no banco, se estiver plenamente recuperado.

O provável Flamengo terá: Agustín Rossi; Guillermo Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Erick Pulgar e Giorgian de Arrascaeta; Everton Cebolinha, Jorge Carrascal e Bruno Henrique. Os atacantes Gonzalo Plata (suspenso) e Pedro (lesão muscular na coxa esquerda) estão fora. O zagueiro Léo Ortiz (estiramento no tornozelo direito) é dúvida.


Fonte: Agência Brasil

BANCOS - BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários . Instituições serão responsáveis por operações bancárias terceirizadas

 


O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso das chamadas contas-bolsão, instrumento que reúne recursos de vários usuários em uma única conta, sem identificação individualizada dos titulares.

Comum em plataformas de comércio eletrônico, o instrumento passou a ser usado por organizações criminosas para ocultar operações financeiras e lavar dinheiro.

Ao regulamentar a terceirização de serviços bancários no modelo Banking as a Service (BaaS), o BC deixou explícito que contas abertas, mantidas ou encerradas por meio desse sistema devem ter a titularidade individualizada e podem ser movimentadas apenas pelos próprios clientes finais.

A prática de conta-bolsão, segundo o órgão, nunca foi permitida.

“Do nosso ponto de vista, conta-bolsão é uma prática irregular. Agora, estamos deixando claro que cada conta precisa ter seu titular identificado e ser movimentada somente por essa pessoa”, afirmou o diretor de Regulação do BC, Gilneu Vivan.

A medida reforça determinação publicada no início do mês, que obrigou instituições financeiras a encerrar contas irregulares com características de bolsão.

A regulamentação do BaaS entra em vigor imediatamente, mas contratos já existentes poderão ser adequados até 31 de dezembro de 2026. Aprovada na quinta-feira (27) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a Resolução Conjunta 16/2025 só foi explicada nesta sexta-feira (28) pelo Banco Central.

Crime organizado

Nos últimos meses, investigações federais revelaram o uso desse tipo de conta por facções criminosas. Operações como Carbono Oculto e Poço de Lobato mostraram esquemas que utilizavam fintechs, fundos de investimento e contas concentradoras para mascarar transações e movimentar recursos ilícitos.

De acordo com Vivan, a regulamentação de BaaS estava em análise há meses, mas ganhou peso diante do risco crescente.

“A norma aumenta a transparência e melhora a segurança do sistema financeiro”, disse.

Nem sempre, as contas-bolsão eram usadas para fins ilegais. Plataformas de comércio eletrônico usavam contas-bolsão em seu nome para recolher o dinheiro dos clientes, repassando os recursos posteriormente às lojas ou às pessoas físicas vendedoras das mercadorias.

Responsabilidades reforçadas

O novo marco regulatório também esclarece as responsabilidades das instituições envolvidas no modelo BaaS. Esse sistema permite que empresas não financeiras ofereçam serviços como contas digitais, meios de pagamento e crédito aos seus clientes por meio da infraestrutura de um banco ou de uma instituição de pagamento.

A partir da norma, a responsabilidade final pelas operações permanece sempre com a instituição autorizada pelo BC, mesmo quando serviços forem totalmente terceirizados. “Você pode delegar serviços, mas não a responsabilidade”, enfatizou Vivan.

A nova regulamentação inclui procedimentos de “conheça seu cliente”, prevenção à lavagem de dinheiro e comunicações obrigatórias ao regulador. As regras abrangem ainda governança corporativa, gerenciamento de riscos, controles internos, requisitos de segurança, conduta e transparência das informações.

Prestador único

O BC determinou que uma empresa só pode contratar contas via BaaS com uma única instituição financeira por tipo de conta. Assim, uma companhia poderá ter um banco para conta de depósito e uma instituição de pagamento para conta de pagamento, mas não dois prestadores para a mesma modalidade.

Além das contas, o regulamento abrange serviços como Pix, débito em conta, boletos e concessão de crédito. Ficam de fora, por ora, serviços de eFX (pagamentos e transferências internacionais), subcredenciamento (participante do arranjo de pagamento que habilita estabelecimentos comerciais para a aceitação de instrumento de pagamento emitido por instituição de pagamento ou por instituição financeira) e iniciadores de transação de pagamento (ITPs), que serão discutidos futuramente.

Transparência

A norma exige que clientes saibam claramente qual instituição financeira está por trás dos serviços oferecidos. Dados sobre as operações deverão estar disponíveis ao BC e a órgãos legalmente autorizados.

Segundo o regulador, o objetivo é aumentar a segurança para clientes e instituições e reduzir a insegurança jurídica, sem comprometer a inovação do setor.


Fonte: Agência Brasil

EXPECTATIVA DE VIDA AUMENTOU - Expectativa de vida no país sobe para 76,6 anos, a maior já registrada. Dados do IBGE indicam que mortalidade infantil volta a cair

 


A expectativa de vida do brasileiro chegou a 76,6 anos em 2024. É o maior valor já registrado desde 1940, quando começa a série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2023, o indicador estava em 76,4 anos.

A expectativa de vida ao nascer representa quantos anos uma pessoa viverá, em média, se forem mantidos os padrões atuais de mortalidade.

Já em comparação com o início da década de 40, houve avanço de 31,1 anos. À época, o brasileiro que nascia tinha expectativa de viver apenas 45,5 anos.

Os dados fazem parte da chamada Tábua de Mortalidade, divulgada nesta sexta-feira (28) pelo instituto. 

No mundo, os locais com maiores expectativas de vida são Mônaco (86,5 anos), San Marino (85,8), Hong Kong (85,6), Japão (84,9) e Coreia do Sul (84,4).

Efeito pandemia

O IBGE aponta que, de uma maneira geral, a expectativa do brasileiro tem trajetória de crescimento. A exceção foi durante a pandemia de covid-19. Em 2019, quem nascia esperava viver 76,2 anos, patamar que foi reduzido para 72,8 anos em 2021.

Confira a evolução da expectativa de vida ao nascer nos últimos anos:

2000: 71,1 anos

2010: 74,4 anos

2019: 76,2 anos

2020: 74,8 anos

2021: 72,8 anos

2022: 75,4 anos

2023: 76,4 anos

2024: 76,6 anos

Mulheres vivem mais

A projeção do IBGE mostra que as mulheres, historicamente, têm expectativa de vida maior do que os homens. Em 2024, a esperança delas era de 79,9 anos, enquanto a deles era 73,3 anos. Isso significa que as mulheres têm em média 6,6 anos de vida a mais do que os homens.

Em 1940, essa diferença era de 5,4 anos, a menor já registrada. A maior disparidade foi no ano 2000, quando ficou em 7,8 anos.              

A Tábua da Mortalidade apresenta também o indicador de sobremortalidade masculina, que analisa a relação entre as taxas de mortalidade de homens e mulheres. O dado aponta que, em 2024, na faixa etária de 20 a 24 anos, a sobremortalidade masculina era 4,1 vezes o das mulheres.

Isso significa que, nesse grupo de idade, um homem de 20 anos tinha 4,1 vezes mais chance de não chegar aos 25 anos do que uma mulher.

No grupo de 15 a 19 anos, a taxa ficou em 3,4; já no grupo de 25 a 29 anos, 3,5.

Ao apontar que na década de 1940 não havia essa diferença elevada entre os sexos, o IBGE explica que o fato de morrerem mais homens está relacionado ao processo de urbanização e metropolização do Brasil.

“A partir dos anos 1980, as mortes associadas às causas externas ou não naturais (homicídios, suicídios, acidentes de trânsito etc.) passaram a elevar as taxas de mortalidade da população, particularmente dos adultos jovens do sexo masculino”, cita o IBGE.

Efeito na Previdência

A Tábua da Mortalidade é uma das fontes de informação do governo para ajustar o chamado fator previdenciário, que integra o cálculo dos valores das aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O estudo aponta a expectativa de vida do brasileiro em determinadas idades. Por exemplo, em 2024, a população do país que chega aos 60 anos de idade vive, em média, mais 22,6 anos (20,8 anos para homens e mais 24,2 anos para as mulheres).

Em 1940, esse período a mais de vida para uma pessoa de 60 anos era 13,2 anos.

Já uma pessoa de 80 anos tinha a expectativa de viver mais 9,5 anos (mulheres) e 8,3 anos (homens). Em 1940, esses valores eram de 4,5 anos para as mulheres e 4 anos para os homens.

Mortalidade infantil

Bebês recebem as vacinas do calendário básico de vacinação do SUS na Unidade Básica de Saúde - UBS Brás.

Bebês recebem as vacinas do calendário básico do SUS - Rovena Rosa/Agência Brasil

O levantamento mostra que a mortalidade infantil, que considera para o cálculo bebês com menos de 1 anos de idade,  era de 12,3 para cada mil crianças em 2024. O dado representa melhora na comparação com 2023 (12,5), mas fica ainda acima de 2000, quando a taxa era de 11,4 para cada mil crianças.

Em uma comparação mais longa, a evolução é explícita. Em 1940, de cada mil crianças que nasciam, 146,6 morriam com menos de 1 ano de idade.

Confira a evolução da mortalidade infantil no Brasil (por mil crianças nascidas):

1940: 146,6

1960: 117,7

1980: 69,1

2000: 28,1

2020: 11,4

2023: 12,5

2024: 12,3

O IBGE associa a evolução a fatores como campanhas de vacinação em massa, atenção ao pré-natal, ao aleitamento materno, ação dos agentes comunitários de saúde e programas de nutrição infantil, entre outros fatores.

“Também contribuíram para a diminuição desse fatídico indicador os aumentos da renda, da escolaridade e do número de domicílios com acesso a serviços de saneamento adequado”, completa o instituto.


Fonte: Agência Brasil

BANCO MASTER - Justiça manda soltar Vorcaro e mais quatro sócios do Banco Master. Habeas corpus foi concedido por desembargadora do TRF1

 

A Justiça Federal em Brasília mandou soltar nesta sexta-feira (28) o banqueiro Daniel Vorcaro e mais quatro sócios do Banco Master.

O habeas corpus foi concedido pela desembargadora Solange Salgado da Silva, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região.

Com a decisão, Vorcaro e os sócios Augusto Ferreira Lima, Luiz Antonio Bull, Alberto Feliz de Oliveira e Angelo Antonio Ribeiro da Silva deverão usar tornozeleira eletrônica e estão proibidos de exercer atividades no setor financeiro, de ter contato com outros investigados e de sair do país.

Vorcaro foi preso pela Polícia Federal (PF) no dia 17 deste mês enquanto tentava embarcar para o exterior em seu jatinho particular no Aeroporto de Guarulhos. Atualmente, ele está detido no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Guarulhos (SP).

O banqueiro e outros sócios do banco foram alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada pela PF para investigar a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, incluindo a tentativa de compra da instituição financeira pelo Banco Regional de Brasília (BRB), banco público ligado ao governo do Distrito Federal. De acordo com as investigações, as fraudes podem chegar a R$ 17 bilhões.

Após a prisão, os advogados de Daniel Vorcaro negaram que o banqueiro tentou fugir do país e sustentou que ele sempre se colocou à disposição para contribuir com a apuração dos fatos.

O BRB informou que vai contratar uma auditoria externa para apurar os fatos. O banco também que vai apurar possíveis falhas de governança ou dos controles internos.


Fonte: Agência Brasil

NATAL - Árvore de Mirassol é acesa, marcando o início da programação do Natal em Natal

 


A tradicional Árvore de Mirassol, um dos principais símbolos das celebrações natalinas do Rio Grande do Norte, foi acesa às 19h desta sexta-feira (28), abrindo oficialmente a programação do Natal em Natal 2025, que seguirá até 6 de janeiro.

Considerada cartão-postal da cidade, a estrutura renovada voltou a surpreender o público e marcou o início de mais uma temporada no polo turístico e cultural.

Terceira grande estrutura luminosa inaugurada dentro da programação, a árvore passou por um amplo processo de modernização. Com 110 metros de altura, recebeu 28.800 luminárias digitais, ampliando em 20% sua capacidade de iluminação. A nova tecnologia permite projeções de cores, formas, letras e mensagens temáticas.

Durante a cerimônia, o prefeito Paulinho Freire falou sobre o simbolismo do momento e ressaltou o trabalho da gestão no preparo da cidade para o período natalino.

"A Árvore de Mirassol é um orgulho para Natal e faz parte da emoção que esse período desperta. Trabalhamos para entregar um espaço mais bonito, moderno e acolhedor para as famílias aproveitarem cada momento do Natal em Natal”, afirmou.

Outra novidade foi a inauguração do novo pavilhão da Praça da Árvore, totalmente requalificado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). O projeto apresenta conceito arquitetônico contemporâneo, com formas orgânicas e duas estruturas sobrepostas, conferindo ao local uma nova identidade visual.

Com 584 m² de área coberta, o pavilhão recebeu cobogós decorativos, aplicações em madeira, paisagismo integrado, novos bancos com tecnologia de baixa absorção de calor, além de lixeiras, floreiras e balizadores com design atualizado. O espaço oferece mais conforto e organização para expositores e visitantes.

O secretário Felipe Alves destacou o trabalho da equipe técnica envolvida no projeto.

“A modernização da árvore e da praça é resultado de um trabalho minucioso da nossa equipe. Buscamos unir tecnologia, segurança e beleza para que as pessoas vivam uma experiência ainda mais especial”, disse.

Os artesãos que atuam no polo também comentaram as melhorias. Andreza Oliveira, expositora pela primeira vez, avaliou positivamente a nova estrutura:

“A organização está maravilhosa. O novo pavilhão ficou muito mais moderno. Eu já vinha como visitante e agora, como expositora, percebo ainda mais a diferença. A área coberta garante conforto e ninguém precisa sair na chuva; todos ficam bem acomodados.

O público que visitou o polo na primeira noite também aprovou as novidades. Valéria Fernandes, 40 anos, que passou pelo local após o trabalho, destacou a iluminação e sua tradição familiar de visitar o espaço:

“Todo ano eu venho, e este ano está bem iluminada mesmo. Hoje parei voltando do trabalho, mas vou vir com minha filha, que adora a casinha do Papai Noel”, comentou.

Compondo a ambientação e reforçando a atmosfera natalina, quatro caminhões de coleta da Urbana foram ornamentados e posicionados ao redor da praça, encantando o público com iluminação e decoração temática.

Além da árvore, o público pôde visitar a tradicional Casinha do Papai Noel e percorrer o corredor luminoso montado no espaço, ampliando ainda mais o espetáculo visual da Praça da Árvore e tornando a experiência mais imersiva para todos.

Encerrando a noite, a Orquestra Sinfônica de Natal realizou apresentação especial no Palco Principal, emocionando os presentes com repertório natalino.

Com a árvore modernizada, o novo pavilhão entregue e todas as ativações que compõem o ambiente, a Prefeitura do Natal inicia mais uma edição do Natal em Natal, que segue até 6 de janeiro, fortalecendo a tradição, o turismo, a cultura e o espírito de convivência que caracterizam o período.

A expectativa é de que milhares de visitantes circulem pelo polo nas próximas semanas, movimentando a economia criativa e construindo novas memórias afetivas.

Fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

OPERAÇÃO - Operação da PF mira obras financiadas com emendas parlamentares. Autoridades cumprem 11 mandados expedidos pelo STF

 


A Polícia Federal (PF) realiza uma operação, nesta sexta-feira (28), para apurar supostos desvios em pavimentação de rodovias financiadas por emendas parlamentares. A investigação calcula que o prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 22 milhões.

A PF foi às ruas para cumprir 11 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sendo nove em Fortaleza (CE) e dois em Natal (RN). Alvos da investigação são contratos do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS).  

A Controladoria-Geral da União (CGU) também participa da ação apelidada de Fake Road, que é rodovia falsa em inglês. A PF informou que os alvos são servidores públicos e representantes de empresas privadas.

operação inclui ainda pedidos de bloqueio judicial de bens e valores, indisponibilidade de imóveis e veículos, busca pessoal e veicular, bem como a quebra de sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático dos investigados.

Emendas parlamentares

Até o momento, não há informação sobre deputados e senadores investigados. As chamadas emendas parlamentares são verbas do orçamento público destinadas pelos parlamentares para determinadas políticas públicas.

Nos últimos anos, as emendas parlamentares vem sendo alvos de diversas investigações da PF e da CGU.

No final de agosto, o ministro do STF Flávio Dino mandou a PF investigar 964 emendas individuais de parlamentares de transferência especial, chamadas “emenda Pix”, que somam R$ 694 milhões.

Emendas parlamentares vêm sendo alvo de bloqueios bilionários. Em dezembro de 2024, Dino suspendeu o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas por suspeitas de irregularidades.


Fonte: Agência Brasil

CONDENAÇÃO - RÁDIO . TRE condena 96 FM por favorecer Paulinho Freire nas eleições de 2024

 


A rádio 96 FM foi condenada por favorecimento ao então candidato Paulinho Freire (União) em detrimento de Natália Bonavides (PT), durante o segundo turno das eleições à Prefeitura de Natal em 2024.  A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) saiu nesta quinta-feira (27). A rádio terá que pagar multa de R$ 20 mil por tratar de maneira desigual os candidatos. 

A defesa de Natália alega que a emissora, que é uma concessão pública, fez 2.500% mais críticas a ela do que a Paulinho Freire em seus programas, durante a campanha eleitoral.

Segundo a defesa de Natália, o tratamento desigual resultou em “verdadeira desconstrução de imagem, ao ponto de haver explícito pedido de não voto”. A Agência SAIBA MAIS procurou a defesa da 96 FM, por meio do advogado Cristiano Barros, que disse que estava em meio a audiência e não pôde conversar.

A Justiça começou a analisar o caso no ano passado e havia inicialmente extinto o processo em dezembro de 2024, sem analisar o mérito, por constatar a “perda do objeto”, já que naquele período a eleição havia sido encerrada. 

Natália recorreu. A Procuradoria Regional Eleitoral considerou que a representação não dizia respeito a pedido de direito de resposta — o que levaria à perda do objeto —  e sim de suposta infringência, pela 96 FM, da Lei das Eleições. No artigo 45, a lei proíbe as emissoras de rádio e televisão a veicular propaganda política ou difundir opinião favorável ou contrária a determinado candidato, e a dar tratamento privilegiado nos mesmos casos. Com isso, o caso voltou a julgamento.

Um dos votos pela condenação partiu do desembargador Daniel Maia. Ele afirmou que a rádio “dedicou parte manifestamente desproporcional em sua programação jornalística, de forma reiterada, a veiculação de conteúdos negativos em desfavor da candidata ora recorrente”. Para ele, a situação configura tratamento privilegiado.

“E, de maneira incontroversa nos autos, houve abundância de críticas à atuação política e parlamentar da candidata e de seu partido sem que tenha notícia, pelo menos não nos autos, de que cobertura minimamente proporcional em relação ao candidato adversário, apesar da longeva trajetória política do último”, afirmou.

Ainda segundo o desembargador, não se trata de censurar o conteúdo das críticas jornalistas, que são legítimas no âmbito da liberdade de expressão e de imprensa.

“Mas de reconhecer a manifesta desproporção no tratamento conferido aos concorrentes, circunstâncias que, sobretudo no contexto de uma acirrada disputa eleitoral, violou o preceito legal que assegura o mínimo de isonomia de tratamento no uso de concessão pública de radiodifusão”, pontuou.


Fonte: Agência Saiba Mais. 

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

SÃO GONÇALO - Projetos pilotos do Programa de Aquicultura Familiar avançam em São Gonçalo

 


O Programa de Aquicultura Familiar, lançado na gestão do prefeito Jaime Calado durante a 5ª edição da Feira Agropecuária da Região Metropolitana de Natal (Agrofest), segue avançando em seu processo de implantação no município de São Gonçalo do Amarante.



Durante o evento, foram instalados três tanques demonstrativos para exposição do cultivo de peixes e camarões. Ao final da feira, esses equipamentos foram sorteados entre os participantes moradores de São Gonçalo. Após o sorteio, equipes da Secretaria de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura (SEMADA) visitaram as propriedades dos contemplados para avaliar e definir os locais adequados para a instalação dos tanques.

Com os dois primeiros tanques já montados, a etapa seguinte consistiu no abastecimento com água e na instalação do equipamento de aeração do reservatório, onde os peixes serão cultivados. Na manhã da última sexta-feira (21), foi realizada a fase de povoamento, com a inserção dos alevinos (filhotes de peixes na sua fase inicial de desenvolvimento) nos tanques localizados na comunidade de Barra de Camaragibe e no bairro Santa Terezinha.

Em Barra de Camaragibe, o agricultor Emílio Etevaldo recebeu um tanque de 11 metros de comprimento por 5 metros de largura, no qual cultivará aproximadamente 500 peixes. Já no bairro Santa Terezinha, o morador Clinto Francisco foi contemplado com um reservatório de 12 metros por 6 metros, com capacidade para cerca de 1.000 peixes.

Os alevinos foram adquiridos pelos próprios beneficiados, que contarão com acompanhamento técnico da SEMADA durante todo o período de cultivo, até a despesca.

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

GUERRA CONTINUA NA CÂMARA DE NATAL - CHUVA DE PEDIDOS DE CASSACÕES ESCANCARA QUE A PREFEITURA DE NATAL JUNTO COM OS VEREADORES USAM RECURSOS PÚBLICOS DE QUALQUER JEITO SEM NENHUMA NORMA, FACILITANDO OS DIVERSOS DESVIOS DE FINALIDADES. - APESAR DE SEREM DIVERSOS PARTIDOS NA CÂMARA, HÁ UMA SELETIVIDADE E SEPARAÇÃO ENTRE OPOSIÇÃO E SITUAÇÃO DESCARADA, ONDE A MAIORIA APOIA APURAR SÓ DE UNS E OUTROS NÃO. - SEM NORMAS CLARAS DE EMENDAS, PEDIDOS DE CASSAÇÃO PODEM CHEGAR A MUITOS VEREADORES E ATINGIR ATÉ EX-VEREADORES . O PRESIDENTE DA CÂMARA SE EXIME DE INTERVIR E CRISE CONTINUA NA CÂMARA.

 

Após a coletiva de imprensa da Câmara com as explicações pelo arquivamento do processo descabido contra a vereadora Brisa, forçados por quatro derrotas na Justiça estadual, a crise na Casa Legislativa natalense parece que não acabou. Foi pedido uma cassação do vereador Luciano Nascimento com embasamentos parecidos com o aberto contra Brisa e rejeitado pelos vereadores.

A própria Brisa entrou com um pedido de cassação contra o vereador Matheus Faustino, que acusou que as decisões da justiça eram frutos de vendas de sentença, ou seja, acusação é de que alguém pagou e os desembargadores receberam e baseando-se nisso, a vereadora entrou com esse pedido.

Dessa forma, temos agora dois pedidos de cassação, a serem aceitos ou não pelos vereadores: novo pedido contra Brisa e contra Matheus Faustino.

Mesmo com vereadores de vários partidos, a separação situação X oposição e a participação de integrantes da prefeitura fazendo reuniões e arquitetando uma perseguição ao PT, tem feito com que a Câmara se utilize de uma incoerência flagrante: alguns  vereadores são isentados, enquanto a vereadora Brisa segue sendo perseguida.

A falta de normas e a corresponsabilidade entre  a Prefeitura e Câmara  escancara que novos vereadores  podem entrar na lista de novos pedidos de cassação e ex-vereadores podem ser denunciados e atingindo  em cheio integrantes da gestão Paulinho Freire. É importante esclarecer, que a partir do próximo ano, o STF já definiu normas que serão obrigatórias aos estados e municípios, porém entre os anos de  2022  e 2025, o mau uso dessas emendas é visível com casos de muita gravidade e muito dinheiro que poderiam resolver diversos problemas da cidade.

Perigosamente a gestão Paulinho Freire, ao que parece, compra uma briga do vereador Matheus Faustino que quer polarizar contra o PT e crescer no  bolsonarismo.  O presidente da Câmara também parece querer entrar nessa briga na prática, enquanto em discurso diz que o voto é livre a qualquer vereador.

Sempre existiu e existirá oposição e que não deve ser perseguida pela maioria, porque gestores também crescem nas críticas e em qualquer gestão nem todos os gestores trabalham corretamente e são fiscalizados pela oposição e população.

Enquanto alimentam essa disputa, a Câmara vai sendo mau vista pela sociedade, onde se vê dois grupos brigando e a falta de produtividade da Casa Legislativa, que completando quase um ano de legislatura, só aprova pedidos e mais pedidos de empréstimo, títulos de cidadão  e nada de políticas públicas para a população. Um Poder que poderia fiscalizar, propor coisas boas para Natal, hoje é sinônimo de uma Casa Legislativa na qual a população paga caro para manter os vereadores de pouco trabalho.

É preciso sim, que Órgãos da justiça atuem na Câmara e não se trata de interferir em outro Órgão, porque os próprios vereadores estão pedindo isso, quando muitos deles fizeram mau uso e praticam corporativismo para se blindarem e só denunciarem opositores  querendo  politizar, ao invés de trabalhar pelo bem comum de todos.

terça-feira, 25 de novembro de 2025

NATAL - A Câmara Municipal de Natal precisa assumir o controle: desgaste institucional se agrava e arquivamento do caso Brisa é passo essencial para encerrar a crise

 


A crise que tomou conta da Câmara Municipal de Natal nos últimos meses tem uma causa clara: a falta de pulso institucional da Casa diante do processo de cassação da vereadora Brisa Bracchi. A hesitação em acatar o pedido de arquivamento — respaldado pela legislação e pelo prazo processual já vencido — prolonga um desgaste que ultrapassa o razoável e expõe o Legislativo a um vexame público sem precedentes.

O pedido protocolado nesta quarta-feira (19) pela defesa da vereadora, amparado no Decreto-Lei nº 201/67 e confirmado pela Procuradoria da própria Câmara, demonstra que o prazo de 90 dias expirou. Diante disso, a expectativa natural da sociedade e dos parlamentares é que a Presidência da Casa tome uma decisão clara, objetiva e definitiva: arquivar.

A Casa precisa acalmar os ânimos e recuperar autoridade

Nos bastidores, o clima é de desgaste e exaustão. A Câmara vive uma tensão crescente que extrapola o debate político e já compromete o funcionamento regular da instituição. Cabe à Casa, como órgão máximo da representação municipal, estancar o sangramento e recuperar a normalidade do ambiente legislativo.

Arquivar o processo — decisão respaldada pela lei e pelos pareceres internos — não é gesto político, mas cumprimento do ordenamento jurídico. É esse movimento que demonstra à sociedade que a Câmara mantém regras claras, limites estabelecidos e capacidade de conduzir seus próprios processos.

Um desgaste alimentado por interesses externos

É evidente que o prolongamento desse caso tem servido a um cenário de desgaste institucional que interessa a determinados atores. Nos corredores, é recorrente a avaliação de que Paulinho e Nina têm explorado politicamente a crise, intensificando a instabilidade e contribuindo para o derretimento da imagem pública da Câmara.

Esse ambiente só prospera quando a Casa hesita. A indefinição institucional abre espaço para narrativas externas e para a impressão de que o Legislativo municipal perdeu sua capacidade de liderança.

A nota de recuo do Vereador Matheus Faustino revela que não vale a pena mergulhar em aventuras irresponsáveis

A crise ganhou mais um capítulo com a recuada do vereador Matheus Faustino, autor do pedido de cassação. Após afirmar de forma irresponsável publicamente que decisões judiciais favoráveis à vereadora Brisa teriam sido “vendidas”, o parlamentar divulgou, horas depois, uma longa nota de recuo dizendo que tudo se tratava de um “cenário hipotético”, negando qualquer intenção de acusar magistrados.

A tentativa de explicação evidencia o desgaste que tomou proporções desnecessárias e mostra que aventuras políticas baseadas em insinuações e excessos retóricos não se sustentam. Quando até quem iniciou o processo recua e tenta contornar suas próprias declarações, fica ainda mais claro que a Casa precisa impor limites e encerrar esse ciclo de instabilidade.

A Mesa Diretora precisa demonstrar que a Câmara tem comando

A Câmara não pode ser conduzida por pressões externas, opiniões paralelas ou interferências indiretas. A Mesa Diretora tem o dever institucional de arbitrar conflitos, conduzir processos e tomar decisões dentro da legalidade.

E neste caso, a legalidade é inequívoca:

O prazo acabou.

O processo caducou.

O arquivamento é a medida correta.

A Casa precisa, portanto, assumir protagonismo, restaurar autoridade e sinalizar que seu funcionamento não será sequestrado por disputas externas.

Vereadores precisam agir para encerrar o vexame

Os vereadores, como guardiões da instituição, possuem papel decisivo. Cada dia de indefinição aprofunda o desgaste e fragiliza a imagem do Legislativo. Ao apoiar o arquivamento, não estão defendendo A ou B, mas a própria Câmara, sua credibilidade e sua capacidade de autogestão.

Encerrar o processo de cassação — já superado juridicamente — é o primeiro passo para recolocar o Legislativo nos trilhos, recuperar pautas estratégicas e restaurar a estabilidade interna.

A Câmara precisa se impor.

Muito mais do que uma simples nota pública. 

Precisa decidir.

Precisa mostrar que a instituição está acima da crise.

O momento exige liderança.

O momento exige responsabilidade.

O momento exige que a Casa finalmente exerça sua autoridade — e presida de fato.

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

SÃO GONÇALO DO AMARANTE - São Gonçalo do Amarante se destaca no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025 com 3º lugar no Nordeste e 2º lugar no RN em Qualidade da Saúde

 


São Gonçalo do Amarante alcançou uma das melhores posições de sua história no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, consolidando-se como referência regional em políticas públicas de saúde. O município conquistou o 2º lugar no Rio Grande do Norte e o 3º lugar no Nordeste no pilar Qualidade da Saúde, resultado que reforça o avanço dos indicadores e a efetividade das ações implementadas na gestão do prefeito Jaime Calado. 

O levantamento, elaborado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP), analisa 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, avaliando o desempenho em diversos pilares relacionados à competitividade, bem-estar social e gestão pública.

Reconhecimento regional e evolução em relação ao ano anterior

No recorte regional, o município aparece em 3º lugar no Nordeste, avançando nove posições em relação a 2024. Esse salto reflete o impacto das ações estruturantes na atenção primária, programas de vigilância em saúde, ampliação dos serviços e melhoria da gestão no setor.

Além disso, São Gonçalo também apresentou evolução no pilar Acesso à Saúde, ocupando agora o 50º lugar no ranking regional — uma melhora de 15 posições — contribuindo para o fortalecimento do indicador geral de competitividade.

Os resultados posicionam São Gonçalo do Amarante entre os municípios mais eficientes do Nordeste na condução de políticas voltadas à saúde da população, demonstrando que o desempenho não se restringe à oferta de serviços, mas também à qualidade do atendimento prestado.

domingo, 23 de novembro de 2025

FUTEBOL - CAMPEONATO BRASILEIRO. FALTANDO AGORA APENAS 3 RODADAS, FLAMENGO VENCE, PALMEIRAS EMPATA E QUATRO PONTOS DE VANTAGEM , ENCAMINHAM CONQUISTA PARA O FLAMENGO, QUE DEPENDENDO DOS RESULTADOS DESTA TERÇA-FEIRA, PODE SAGRAR-SE CAMPEÃO.

 


O Campeonato Brasileiro segue na suas últimas rodadas, com Flamengo, Palmeiras e ainda com chances, o Cruzeiro, disputando ponto a ponto o título de campeão brasileiro 2025.

Na rodada deste final de semana, ontem Sábado (22) , Flamengo e Palmeiras tiveram confrontos importantes. O Flamengo no Maracanã venceu o Red Bull Bragantino por 3 a 0, enquanto o Palmeiras no Alienz Park empatou em 0 com o Fluminense, ampliando a liderança do Flamengo para 4 pontos de vantagem e possibilidade de sagrar-se campeão na próxima rodada, com jogos na terça- feira entre Atlético -MG X Flamengo em Belo Horizonte e Grêmio X Palmeiras em Porto Alegre, com um detalhe: se o Flamengo vencer e o Palmeiras perder ,  nessa combinação, o Flamengo chegaria aos 77 pontos e abrindo 7 pontos de vantagem e faltando duas partidas, não poderia mais ser alcançado pelo Palmeiras.

No meio de semana Flamengo e Palmeiras tropeçaram em seus adversários, com o Flamengo perdendo no clássico para o Fluminense por 2 a 1 e o Palmeiras empatando  com o vitória em 0 a 0. Com esses resultados, o Palmeiras diminuía a diferença para a liderança do Flamengo por apenas 2 pontos. Mas a rodada de ontem, fez o Flamengo aumentar a distância para 4 pontos, restando apenas 3 rodadas e o favoritismo para a conquista do título de 2025.

Flamengo e Palmeiras além de disputarem ponto a ponto o Campeonato Brasileiro, também irão a campo no próximo sábado (29) e disputam entre si em partida única, quem será o Campeão da Libertadores 2025, no estádio Monumental em Lima no Peru, a partir das 18 horas(horário de Brasília).

- Ao ver Bolsonaro na cadeia, lembre-se: ali está o maior criminoso da história da República . Por Celso Rocha de Barros - Folha

 


Com a redução das tarifas de Trump, ex-presidente foi preso assistindo ao fracasso de seu último grande crime

Imaginem o tamanho do desastre que seria uma fuga de Bolsonaro

Jair Bolsonaro preso mais cedo do que se esperava. Preso sem estardalhaço, sem sensacionalismo, sem algemas, nos termos da lei.

 Preso preventivamente, por tentar fugir poucos dias antes do início do cumprimento da pena a que foi condenado por tentar roubar o voto da maioria dos brasileiros em 2022.

Jair tentou quebrar sua tornozeleira eletrônica para fugir em meio à confusão que seria criada pela vigília que Flávio Bolsonaro convocou. Estava a 15 minutos das embaixadas de Brasília.

Se tivesse que apostar para qual embaixada Jair fugiria, cravaria alguma das monarquias absolutistas árabes.

Em 13 de novembro de 2021, por exemplo, durante uma viagem presidencial aos Emirados Árabes, o UOL publicou uma matéria com o título "Bolsonaro diz que conversou com Emir sobre ‘troca de presos políticos’". Jair preocupado com o bem-estar de presos políticos? Desde quando? Pode apostar que o preso político era ele.

Nessa mesma viagem, Bolsonaro abriu a primeira embaixada brasileira no Bahrein, outra monarquia do golfo. Quer dizer, abrir, abrir, não abriu. Nenhum embaixador para o Bahrein foi indicado durante o governo Bolsonaro. Segundo matéria de Jamil Chade no UOL em 10 de março de 2023, "o gesto de deixar o posto sem embaixador foi interpretado por alguns dos principais diplomatas brasileiros como uma manobra para impedir que o órgão de Estado [o Itamaraty] ficasse informado sobre a natureza das relações entre o Palácio do Planalto e o país do Golfo".

E na semana passada, vejam só, Eduardo Bolsonaro deixou os Estados Unidos para visitar o Bahrein. Postou uma foto com o xeique Khaled bin Hamad Al-Khalifa, membro da família real do país. Em março de 2022, o ano da tentativa de golpe, Eduardo fez uma visita "de poucas horas" ao Bahrein, cuja natureza nunca foi explicada.

Agora imaginem o tamanho do desastre que seria uma fuga de Bolsonaro.

O Brasil, que se tornou exemplo internacional de defesa da democracia por tê-lo condenado nos termos da lei, sofreria uma imensa desmoralização internacional. A maioria do eleitorado, especialmente os eleitores pobres, descobririam que a polícia foi incapaz de manter preso o marginal que tentou roubar seus votos. Novos golpistas seriam encorajados pela impunidade, e a crença no Estado de Direito se enfraqueceria em todos os lados da disputa política. O governo americano encontraria um Brasil desmoralizado nas próximas rodadas de negociação.

Com a redução de parte importante das tarifas de Trump, Jair Bolsonaro foi preso assistindo ao fracasso de seu último grande crime contra o Brasil, e torcendo para que Trump ao menos aceite sustentar seu filho encostado na Disney de alguma maneira.

Mesmo assim  assim, Jair pode morrer sem ser condenado pelo pior crime que cometeu, o asfixiamento em massa de brasileiros por falta de vacina durante a pandemia de Covid-19. Por alguns meses, em 2021, mais de um terço das mortes por Covid no mundo aconteceram no Brasil, onde vive 2,7% da população mundial. Sem as vacinas de João Dória, teria morrido ainda mais gente, e não por crise de soluço.

Enquanto você, leitor, estiver assistindo à chegada de Jair na cadeia, lembre-se: ali vai o maior criminoso da história da República.

sábado, 22 de novembro de 2025

BOLSONARO PLANEJAVA FUGA - Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília. Na decisão, Moraes diz que reunião programada poderia causar tumulto

 


O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). Em nota, a Polícia Federal informou que cumpriu um mandado de prisão preventiva em cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta sexta-feira (21) o senador Flávio Bolsonaro (PL) convocou, pelas redes sociais uma vigília de orações próxima à casa onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto.

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes diz que a reunião poderia causar tumulto e até mesmo facilitar “eventual tentativa de fuga do réu”.

Moraes também determina que seja realizada, neste domingo (23), audiência de custódia, por videoconferência, na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, além da disponibilização de atendimento médico em tempo integral ao réu.

A decisão diz ainda que todas as visitas deverão ser previamente autorizadas pelo STF, com exceção da dos advogados e da equipe médica que acompanha o tratamento de saúde do réu.

Também nesta sexta, a defesa de Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a concessão de prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente.

Segundo os advogados, Bolsonaro tem doenças permanentes, que demandam “acompanhamento médico intenso” e, por esse motivo, o ex-presidente deve continuar em prisão domiciliar. O pedido da defesa pretende evitar que Bolsonaro seja levado para o presídio da Papuda, em Brasília.

Condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal do Núcleo 1 da trama golpista, Bolsonaro e os demais réus podem ter as penas executadas nas próximas semanas.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, determinada após o descumprimento de medidas cautelares já fixadas pelo STF.

Ele estava usando tornozeleira eletrônica e proibido de acessar embaixadas e consulados, de manter contato com embaixadores e autoridades estrangeiras e de utilizar redes sociais, direta ou indiretamente, inclusive por intermédio de terceiros.

O minstro do STF afirma ainda que o Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal comunicou a ocorrência de violação do equipamento de monitoramento eletrônico de Bolsonaro na madrugada deste sábado: “A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho”.

O documento cita ainda como argumento de possibilidade de tentativa de fuga de Bolsonaro, “informações que o condenado na mesma ação penal, Alexandre Rodrigues Ramagem, evadiu-se do país com a finalidade de se furtar a aplicação da lei penal, estando atualmente na cidade de Miami, nos Estados Unidos”.


Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

ELEIÇÕES 2026 - Prisão do dono Master pode impactar chapa Tarcísio-Ciro Nogueira?

 


A prisão de Daniel Vorcaro, dono do Master, jogou luz incômoda sobre seus padrinhos políticos e um deles é Ciro Nogueira. 

O senador, que atuou contra uma CPMI do banco e defendeu medidas que beneficiariam a instituição, pode ver seu sonho de ser vice na chapa de Tarcísio ameaçado. 

Com o Master liquidado e seu dono, de quem era próximo, detido tentando fugir num jato, a história de "proteger poupadores" desaba. E a chapa desejada pelo senador, que tenta vender eficiência, pode acabar carregando um banco quebrado no colo. 


Fonte: Leonardo Sakamoto - UOL

SÃO GONÇALO - Prefeitura de São Gonçalo entrega quadra de esportes de Guanduba revitalizada e com iluminação em LED

 


Os moradores da comunidade de Guanduba compareceram, na noite desta quarta-feira (19), à cerimônia de entrega da Quadra de Esportes José Cabral Bezerra, que passou por reforma. O espaço, que até pouco tempo era sinônimo de abandono, agora foi revitalizado e devolvido à população.

Presentes na solenidade a deputada estadual Terezinha Maia, a secretária Mada Calado, representando a primeira-dama e senadora Zenaide Maia, além dos vereadores, moradores, atletas, outras autoridades e lideranças locais.

Durante o discurso, o prefeito Jaime Calado enfatizou: “Quando se trabalha com amor e boa vontade, o resultado é esse: um espaço pronto para atender de forma digna o nosso povo”.

A secretária de Esportes, Rayane Rocha, destacou o esforço conjunto para a execução da obra. “O prefeito Jaime teve um cuidado especial com essa quadra. Era um pedido da comunidade e um requerimento da vereadora Aninha Siqueira. Esse é um trabalho construído por muitas mãos”, afirmou.

Milena Silveira, moradora da região há 18 anos, também celebrou a entrega do equipamento. “Como moradora, me sinto orgulhosa do trabalho da gestão do prefeito Jaime Calado. Saber que nossos atletas vão ter esse espaço como ele deve ser me deixa muito feliz”, disse.

Os serviços envolveram as Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer  (Semjel) e Infraestrutura (Seminfra) na execução da pintura da quadra, manutenções de alvenaria, da rede hidráulica, da rede elétrica, das grades e redes de proteção. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) realizou a substituição dos postes e das luminárias convencionais por luminárias em LED.



PERNAMBUCO - DESVIO DE EMENDAS . Presidente da Câmara de Ipojuca repassou R$ 12 milhões em emendas para a própria associação, diz delegado Investigação apura suposto desvio de R$ 27 milhões em emendas parlamentares. Flávio do Cartório (PSD) foi preso suspeito de lavagem de dinheiro.

 



Em três anos, o presidente da Câmara Municipal de Ipojuca, Flávio do Cartório (PSD), repassou cerca de R$ 12 milhões em emendas parlamentares para uma associação ligada a ele. O apontamento é da Polícia Civil e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que investigam um esquema de desvio que pode chegar a R$ 27 milhões na cidade.

Flávio do Cartório e o primeiro vice-presidente da Câmara, Professor Eduardo (PSD), foram presos na terça-feira (18) por suspeita de lavagem de dinheiro. O presidente é alvo de um mandado de prisão na Operação Alvitre, que apura os desvios. Já o outro parlamentar, preso em flagrante, teve alvará de soltura expedido na quarta-feira (19).

Uma das instituições beneficiadas por emendas parlamentares foi o Instituto Filhos de Ipojuca. Segundo os investigadores, essa entidade pertence a Flávio do Cartório e sua família. A organização começou recebendo repasses de aproximadamente R$ 250 mil para projetos esportivos.

Entretanto, o instituto alterou sua finalidade para incluir serviços de saúde e, com isso, passou a receber valores milionários. A mudança permitiu contratos com recursos das emendas impositivas, mecanismo que garante aos vereadores indicar parte do orçamento municipal para ações específicas.

"As investigações revelaram, a partir de diversas diligências, que a associação [Filhos de Ipojuca], na verdade, pertence a ele [Flávio do Cartório]. Ele, inclusive, teria declarado em uma prestação de contas que a associação seria dele. Também tinha uma conta de luz, da associação, que estava no nome dele ou do pai dele", contou o delegado Ney Luiz Rodrigues.

Flávio do Cartório era investigado desde o início da Operação Alvitre, mas só teve mandado de prisão expedido na segunda fase da investigação. Além dele, na nova etapa da ação, duas pessoas foram detidas: o presidente do Instituto Filhos de Ipojuca e um empresário que prestava serviços ao município.

A polícia e o MPPE também cumpriram 19 mandados de busca e apreensão em Ipojuca, Recife e Bezerros. A primeira fase da operação ocorreu em outubro, quando foram recolhidos documentos e computadores.

No momento da prisão de Flávio do Cartório, policiais encontraram uma pasta com anotações que indicam possível esquema de “rachadinha”. Os registros traziam nomes de servidores da Câmara e valores que somam R$ 345 mil, sugerindo controle mensal de repasses. A polícia também recolheu celulares e outros materiais.

Operação Alvitre

As investigações tiveram início em outubro de 2024, com a deflagração da primeira fase da operação, que apura o uso de empresas para desviar verbas de emendas parlamentares impositivas.

As apurações indicam que os recursos públicos foram destinados a associações de fachada localizadas em outros municípios, sem estrutura ou competência técnica para executar os projetos contratados.

Além disso, no dia 28 de outubro, uma mulher de 46 anos foi morta no quintal de casa pouco após ir à Delegacia de Porto de Galinhas para depor sobre o caso. Simone Marques da Silva era professora universitária e seria ligada uma das mulheres investigadas no esquema.

Horas antes de ser assassinada, Simone compareceu à delegacia, mas não chegou a ser ouvida, porque outro procedimento estava sendo realizado no local. Ela remarcou o depoimento para o dia seguinte, mas foi alvejada por tiros poucas horas depois.

Além do Instituto Filhos de Ipojuca, o inquérito cita outras entidades que teriam recebido recursos das emendas, como o Instituto de Gestão de Políticas Públicas do Nordeste (IGPN), beneficiado com pelo menos R$ 6,3 milhões.

Ao menos quatro pessoas ligadas ao IGPN são investigadas:

Advogadas Eva Lúcia Monteiro e Edjane Silva Monteiro: irmãs que teriam envolvimento com o IGPN e foram presas em outubro;

Maria Netania Vieira Dias: também presa, auxiliou na elaboração da proposta e obtenção de orçamentos para empresas envolvidas;

José Gibson Francisco da Silva: presidente do IGPN, que está foragido;

Julio Cesar de Almeida Souza: diretor financeiro do IGPN, também foragido.

O inquérito também cita o Instituto Nacional de Ensino, Sociedade e Pesquisa (Inesp), que usa o nome de Faculdade Novo Horizonte. Essa empresa também seria utilizada pelo grupo criminoso para praticar os desvios, segundo a polícia.

Conforme a denúncia, a instituição recebeu repasses milionários para cursos de capacitação, com planos de trabalho considerados inconsistentes e orçamentos inflados.

No dia 5 de novembro, o empresário Gilberto Claudino da Silva Júnior, então gestor da Faculdade Novo Horizonte, foi preso. Ele é apontado como "coordenador" dos desvios e foi capturado após um mês foragido.


Fonte: G1 - PE

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO - Governo do RN e Ministério da Educação assinam acordo para agilizar instalação do Hospital Universitário do Seridó . A unidade, que será 100% SUS, beneficiará uma população de mais de 300 mil potiguares na região

 

Foto : Governo do RN e Ministério da Educação assinam acordo para agilizar instalação do Hospital Universitário do Seridó - Foto: Joana Lima/Assecom

O Governo do Rio Grande do Norte e o Ministério da Educação firmaram, na tarde desta quarta-feira (19), em Caicó, um acordo de cooperação técnica para a implantação do Hospital Universitário do Seridó. A unidade, que será 100% SUS, beneficiará uma população de mais de 300 mil potiguares na região.

O documento, assinado pela governadora Fátima Bezerra, pelo ministro Camilo Santana e pelo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, representa um avanço decisivo para agilizar a construção do novo hospital, viabilizando a elaboração do projeto executivo. O investimento mínimo previsto é de aproximadamente R$ 240 milhões, entre obras e equipamentos.

Foto : Governo do RN e Ministério da Educação assinam acordo para agilizar instalação do Hospital Universitário do Seridó - Foto: Joana Lima/Assecom

Foto : Governo do RN e Ministério da Educação assinam acordo para agilizar instalação do Hospital Universitário do Seridó - Foto: Joana Lima/Assecom

Foto : Governo do RN e Ministério da Educação assinam acordo para agilizar instalação do Hospital Universitário do Seridó - Foto: Joana Lima/Assecom


“Esse é um dia histórico para o Seridó e o maior investimento já visto na saúde da região. O novo hospital é um avanço civilizatório, que representa mais saúde e mais acesso ao atendimento de média e alta complexidade. Ele será do tamanho dos nossos sonhos e da dignidade que o povo do Seridó merece, fruto de um esforço conjunto do Governo do Estado, Governo Federal, Prefeitura de Caicó, UFRN e Ebserh”, disse a governadora Fátima Bezerra.

A unidade será construída em um terreno doado pelo Estado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), área que foi vistoriada pelo ministro e pela governadora. O hospital funcionará também como campo de estudo, pesquisa e extensão, vinculado à Escola Multicampi de Ciências Médicas da instituição, que hoje conta com 490 alunos.

“Sou do interior do Nordeste e sei como isso muda a história de uma região. Por isso, já estamos aqui autorizando os recursos para iniciar o projeto do novo hospital“, destacou o ministro Camilo Santana.

“Mais do que emoção, o que se vê hoje aqui é um propósito. Essa Escola de Ciências Médicas, uma das melhores do país, é um acerto”, completou o presidente da Ebserh, Arthur Chioro.

A parceria formalizada hoje já vinha ocorrendo por meio das equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), da UFRN e da Ebserh. “A Sesap está ajudando diretamente na construção deste projeto desde os primeiros passos, indicando as necessidades que o novo hospital deve cobrir na região“, pontuou o secretário Alexandre Motta, titular da pasta.

Com base nos estudos e dados analisados pelas três instituições, o perfil da futura unidade deverá ser focado no atendimento especializado para adultos e crianças, com 181 leitos, incluindo uma UTI pediátrica, um bloco cirúrgico com sete salas, um centro de hemodiálise, uma central de diagnóstico e um setor de oncologia. “Nem nos meus melhores sonhos pensei em ver Caicó com uma Escola de Ciências Médicas deste nível e, agora, com um Hospital Universitário”, concluiu o prefeito de Caicó, Judas Tadeu.

Durante a solenidade, a governadora Fátima Bezerra entregou ao ministro Camilo Santana o projeto de lei, já enviado à Assembleia Legislativa, que trata da autorização para a doação do terreno onde será erguido o Hospital Universitário.

Fonte: Governo do RN

TARIFAÇO - Lula agradece Trump e espera "zerar celeuma" com os EUA Presidente destacou início de derrubada de tarifas comerciais

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (20), em vídeo postado nas redes sociais, que a suspensão da tarifas comercial de 40% sobre uma determinada lista de produtos brasileiros  foi um sinal importante.


"Não é tudo o que eu quero, não é tudo que o Brasil precisa, mas é uma coisa importante. O presidente Trump acaba de anunciar que vai começar a reduzir vários produtos brasileiros que foram taxados em 40%. Isso é um resultado muito importante", afirmou. Lula elogiou a decisão do mandatário norte-americano e disse esperar que ambos possam se reencontrar pessoalmente no Brasil ou nos EUA.

"Ele [Trump] está convidado para vir no Brasil quando ele quiser, e eu espero ser convidado para ir a Washington para zerar qualquer celeuma comercial, política, entre Brasil e EUA", acrescentou.

Lula gravou o vídeo ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em São Paulo, um pouco antes de embarcar para a África do Sul, onde participará da Cúpula do G20. O presidente fez questão agradecer a Trump, ainda que de forma parcial, e pediu que os países alcancem entendimento comercial completo.

"Vou lhe agradecer só parcialmente, porque e vou lhe agradecer totalmente quando tudo estiver totalmente acordado entre nós".

Suspensão parcial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta quinta-feira (20), a retirada da tarifa de importação de 40% sobre determinados produtos brasileiros. Constam na lista divulgada pela Casa Branca produtos como café, chá, frutas tropicais e sucos de frutas, cacau e especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.

Na ordem executiva publicada pela Presidência dos EUA, Trump diz que a decisão foi tomada após conversa por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as questões identificadas no Decreto Executivo 14.323". De acordo com a publicação, essas negociações ainda estão em andamento.

Itamaraty

O governo brasileiro emitiu nota na noite desta quinta-feira afirmando que “recebeu com satisfação a decisão do governo dos Estados Unidos de revogar a tarifa adicional de 40% para uma série de produtos agropecuários importados do Brasil”.

A nota do governo, publicada pelo Itamaraty, cita ainda que o presidente Donald Trump “recebeu recomendações de altos funcionários do seu governo de que certas importações agrícolas do Brasil não deveriam estar mais sujeitas à tarifa de 40% em função do ‘avanço inicial das negociações’ com o governo brasileiro”.

A medida tomada pelos EUA é retroativa a 13 de novembro, mesma data da última reunião entre o ministro Mauro Vieira e o secretário de Estado Marco Rubio, em Washington. Naquela oportunidade, eles trataram do avanço das negociações para a redução das tarifas.

O Brasil também se coloca à disposição para manter o diálogo com o governo Trump para “solucionar questões entre os dois países, em linha com a tradição de 201 anos de excelentes relações diplomáticas.




Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

TARIFAÇO - Trump retira tarifa de 40% sobre produtos do Brasil como café e carne Presidente dos EUA diz que decisão foi tomada após conversa com Lula

 

Foto : Ricardo Stuckert


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta quinta-feira (20), a retirada da tarifa de importação de 40% sobre determinados produtos brasileiros. Constam na lista divulgada pela Casa Branca produtos como café, chá, frutas tropicais e sucos de frutas, cacau e especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.

Na ordem executiva publicada pela Presidência dos EUA, Trump diz que a decisão foi tomada após conversa por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as questões identificadas no Decreto Executivo 14.323". De acordo com a publicação, essas negociações ainda estão em andamento.

Além disso, foram consideradas informações e recomendações adicionais de diversas autoridades que têm acompanhado as circunstâncias relativas ao estado de emergência declarado no Decreto Executivo 14.323. Segundo as recomendações recebidas por Trump, "certas importações agrícolas do Brasil não deveriam mais estar sujeitas à alíquota adicional de 40% imposta pelo Decreto Executivo 14.323, porque, entre outras considerações relevantes, houve progresso inicial nas negociações com o Governo do Brasil", especifica a publicação oficial.

A Casa Branca divulgou, em um anexo, a lista de produtos que deixam de ser afetados pela alíquota de 40%. "Especificamente, determinei que certos produtos agrícolas não estarão sujeitos à alíquota adicional de imposto ad valorem imposta pelo Decreto Executivo 14.323", diz o texto, ao acrescentar que, no entendimento de Trump, "essas modificações são necessárias e apropriadas para lidar com a emergência nacional declarada no Decreto Executivo 14.323".

Fonte: Agência Brasil 



compartilhe nas redes sociais.