Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

NATAL - CAOS NA SAÚDE UPAs superlotadas e espera de 8 horas. A Prefeitura, semana passada, desmentia, afirmando que as notícias eram falsas, mas novos relatos e imagens desmentem. O Próprio prefeito em entrevista relata falta de enfermeiros. Empresas e prefeitura utilizam recém formados, ao invés de especialistas e sem registro no Conselho de Medicina do RN.

 


Na manhã desta segunda-feira (15), a UPA Potengi, na.Zona Norte de Natal, às 8: 50 h, registrava superlotação e pacientes reclamando da demora de 8 horas nos atendimentos. Segundo o relato do ex-deputado Jacó Jácome "faltam médicos, enfermeiros e assistente social. Pessoas que chegaram desde a madrugada sofrem com a falta de atendimentos". Após essa denúncia  de Jacó Jácome, o próprio prefeito em entrevista, justificou que quatro enfermeiros entraram com atestados médicos, mostrando que há muitas dificuldades das novas empresas de  assumirem esses serviços de saúde em Natal.



Na Sexta-feira (12), O secretário Geraldo Pinho foi até a UPA Cidade Satélite à noite , após alguns blogs, inclusive esse, denunciarem que durante o dia, havia apenas um médico da Paraíba. O secretário tirou fotos com médicos e mostrou vídeos, mas as informações que chegaram, foi que, esses médicos só chegaram após a divulgação das matérias.

Outra polêmica foi que uma rede de TV entrevistou um suposto paciente afirmando os bons serviços da UPA, mas horas depois, Blogs mostraram que o entrevistado era, coincidência ou não, um cabo eleitoral do atual prefeito.

Durante o final de semana, o secretário lamentou, durante uma entrevista, das dívidas deixadas pela gestão Álvaro Dias.

Segundo informações, continua a dificuldade de preencher as escalas e muitos médicos são da Paraíba, sem CRM local, o que não é permitido e está sendo denunciado pelo Sindicato dos Médicos. Outra situação grave é que especialistas foram substituídos por recém formados e continua a reclamação de que as empresas contratadas não tem  corpo clínico.

Há a dificuldade de fechar as escalas com os médicos locais que estão resistindo e não aceitando a diminuição dos salários; o desgaste da classe médica com Paulinho Freire é enorme.; durante a campanha eleitoral , a grande maioria dos médicos apoiaram Paulinho e agora, essa relação azedou, porque simplesmente as novas empresas devem repassar aos médicos 25% a menos.

Existe também a reclamação de que o contrato custará 60 milhões a mais para a prefeitura e que essas contratações foram direcionadas.

O Blog A Cidade acompanha também de perto toda as  informações, desde os primeiros vídeos, que mostraram representantes de uma  das empresas  contratadas procurando saber como eram as escalas nas UPAs e posteriormente,  buscando profissionais  na Paraíba para fechar as escalas dos plantões; também acompanhamos todas as informações, 

Nesta segunda  como vemos, pelos relatos e imagens, a situação da UPA Potengi era gravíssima e a qualquer momento, podem chegar novas informações.

Estaremos atentos e divulgando as informações de forma correta e clara, de acordo com as informações que recebemos e preocupados com a correta aplicação dos recursos públicos na Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.