Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

ALUIZIO ALVES - O MAIOR POLÍTICO DO RN HOJE FARIA 104 ANOS.

 


Dia 11 de agosto, além de Dia do Estudante é  Dia do Advogado , Dia do Garçom,  Dia do Pendura , Dia da Televisão, mas também celebra  os 104 anos de nascimento de Aluízio Alves, o maior político do RN e um grande jornalista e fundador de veículos de imprensa.

"Nas minhas lembranças de Aluízio Alves ficaram marcadas o comício em Macaíba em 1982 quando meu pai José Godeiro me levou aos 10 anos de idade, importante destacar que eram comícios onde o povo ia a pé de Natal a São Gonçalo/Macaíba  e comícios de um dia para o outro.  A sua oratória sempre defendendo os mais humildes, a sua defesa pelas diretas já  e sua participação na política até os últimos dias; em 2004, por exemplo, 2 anos antes de falecer, Aluízio ainda fazia campanha para seus candidatos em cima de um  Buggy baixinho e bem pertinho dos eleitores. A cor verde  é hoje  na minha lembrança uma memória viva que representa a esperança e que sempre foi carregada pelos aluizistas ou bacuraus como eram chamados".

Aluízio nasceu em Angicos, a 175 quilômetros de Natal, em 1921. Filho de Manuel Alves Filho e Maria Fernandes Alves .Ainda criança fundou o jornal O Clarim. “

Na política, Aluízio foi eleito deputado federal (1946-1951), sendo o mais jovem membro da Assembleia Constituinte de 1946. Em 1961, com uma campanha memorável ao criar novos símbolos, como lenços, galhos e a inseparável camisa verde, foi eleito governador do Rio Grande do Norte ao vencer as eleições com 121.076 votos.

Foi eleito seis vezes deputado federal (governador e duas vezes ministro de Estado: da Administração, no governo Sarney quando criou a Escola Nacional de Administração Pública e da Integração Regional, no governo Itamar Franco, quando iniciou o projeto de transposição do rio São Francisco. Como governador Aluízio criou as companhias de água, luz e telefone, o instituto de previdência do RN e trouxe ao Estado a energia de Paulo Afonso. As faculdades de jornalismo e serviço social foram obras sociais do jornalista que também fundou o Sistema Cabugi de Comunicação.

Teve o mandato  de Deputado Federal na 43ª Legislatura cassado e os direitos políticos suspensos por dez anos, em face do Decreto de 07/02/1969, publicado no D.O. de 10/02/1969, p.1331, com base no Ato Institucional nº 5, de 13/12/1968, art. 4.

Até o último momento dos seus 84 anos de vida, o ex-ministro Aluízio Alves escreveu uma grande história. O pensamento comum de políticos e eleitores é que ele foi um dos relevantes líderes do RN e também é pacífica a ideia de que Aluízio Alves exerceu a liderança que lhe era peculiar até o último ano da sua vida.

Aluízio Alves foi um político que atuou intensamente. Forte, admirado e, que terminou os seus dias, respeitado. Um homem dividido entre a família e o governo. Que veio, como diz o jingle da campanha de 60, do sertão, lá do Cabugi, para sanar o sofrimento do seu povo. E assim foi. Sempre acreditou no progresso Norte-Riograndense e fez história como uma das maiores figuras políticas do estado. 

Para nós, o maior político do RN. 

O dia de hoje, é também dia de relembrar Aluízio Alves como exemplo de pessoa, político, jornalista, advogado, administrador e que sempre reivindicou o melhor para as pessoas e para o nosso estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.