Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de julho de 2025

" Ataque sem precedentes" de Trump ao Brasil pode "sair pela culatra", diz The Economist . Revista britânica destaca particularidades do sistema jurídico brasileiro, mas reafirma ilegalidade em ações golpistas de Bolsonaro.

 

Foto: O presidente dos EUA, Donald Trump Allison Robbert/Bloomberg

As tarifas contra importações do Brasil e as sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, são um “ataque sem precedentes” ao judiciário brasileiro e pode "sair pela culatra", afirma a “The Economist”.

Em editorial publicado nesta quinta-feira (31), a revista britânica resgata como a rixa de Trump contra Moraes começou e explora as particularidades do sistema judiciário brasileiro, que oferece “enorme poder” aos juízes do STF. Ainda assim, a “The Economist” aponta para a legalidade, dentro da legislação brasileira, das ações de Moraes contra Jair Bolsonaro diante das evidências golpistas apresentadas contra o ex-presidente.

“Ter como alvo um juiz em exercício em uma democracia em funcionamento é algo sem precedentes”, escreve a “The Economist”.

Na quarta-feira (30), Trump assinou o decreto impondo tarifas de 50% sobre muitas importações brasileiras a partir de 6 de agosto. No texto, ele citou a “perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivados” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado ideológico.

Moraes também foi sancionado pela Lei Magnitsky Global, que pune autoridades estrangeiras por “graves violações de direitos humanos internacionalmente reconhecidos”. Na prática, a sanção congela seus ativos em bancos americanos e proíbe sua entrada nos Estados Unidos.

A revista britânica destaca que essa legislação americana já foi usada contra generais genocidas de Mianmar e autoridades russas que assassinaram dissidentes políticos.

“Moraes não fez nada parecido. Seu ato mais notável é liderar o processo contra Jair Bolsonaro, ex-presidente de extrema direita do Brasil e aliado de Donald Trump, que em breve será julgado sob a acusação de planejar um golpe para anular uma eleição que perdeu em 2022, o que ele nega.”

Além disso, a “The Economist” afirma que Moraes é “difícil de intimidar”, pois já estaria “acostumado com ameaças de mortes” e que a estratégia de Trump poderia acabar reduzindo a popularidade de seu aliado. “O presidente Lula agora classifica o clã Bolsonaro como ‘traidor’. A maioria dos brasileiros concorda.”

Desavenças começaram em 2019

A “The Economist” aponta que o conflito entre Moraes e Trump começou em 2019, quando foi iniciado o “inquérito das Fake News”, para investigar informações falsas nas redes sociais que afetavam “a honra e a segurança do Supremo Tribunal Federal e de seus membros”.

A revista afirma que a investigação foi “controversa” desde o início. “Ao investigar, processar e julgar ameaças contra si mesmo, o STF demonstrou seus poderes excessivos. Moraes foi nomeado para liderar o inquérito, contornando o sistema de loteria usual.”

O inquérito, que deveria ter durado apenas um ano, já se arrasta há seis anos e expandiu o seu escopo para incluir desinformação online sobre as instituições democráticas com um todo.

“A investigação é sigilosa, então não está claro quantas contas de mídia social Moraes ordenou que fossem removidas, ou por quê. Em abril de 2024, o comitê judiciário do Congresso dos EUA publicou um relatório mostrando que Moraes havia ordenado que X removesse pelo menos 88 contas desde 2019, geralmente sem fornecer justificativa”, diz a revista.

Sistema jurídico brasileiro

Em fevereiro, o grupo de mídia de Trump e a Rumble, uma plataforma de compartilhamento de vídeos, iniciaram um processo contra Moraes, alegando que, como suas decisões afetaram os brasileiros nos Estados Unidos, elas constituíram um exagero.

Porém, a “The Economist” destaca que as decisões de Moraes não são ilegais dentro da legislação brasileira e que ele estaria “fortalecido” pela Carta Magna de 1988.

“A Constituição brasileira permite que o presidente do Brasil, governadores estaduais, a Ordem dos Advogados do país, sindicatos, partidos políticos e outros grupos entrem com ações judiciais diretamente no Supremo Tribunal Federal, em vez de deixá-las filtrar por órgãos inferiores”.

A revista explica que isso pode sobrecarregar o sistema judiciário nacional. Por exemplo, no ano passado, os 11 juízes do STF emitiram mais de 114 mil decisões. Assim, para lidar com essa carga de casos, um único juiz pode tomar decisões de longo alcance.

“Isso confere ao Moraes e seus colegas na corte enorme poder, especialmente em áreas onde o Congresso brasileiro não legislou. Como ainda não foi aprovada uma lei que regule as mídias sociais, grande parte da aplicação da lei recai sobre o tribunal”, afirma a “The Economist”.

Processos contra Bolsonaro

Em 2021, durante o mandato de Bolsonaro, o Congresso brasileiro aprovou uma lei que pune “crimes contra a democracia”, que incluem “a restrição do exercício de poderes constitucionais” por meio de ameaças graves ou uso da força.

É como base nessa legislação que Moraes move os processos contra Bolsonaro, aponta a revista britânica.

Assim, para a “The Economist”, “aqueles que criticam a perseguição de Moraes a Bolsonaro parecem ignorar as evidências em sua acusação”.

A revista explica que a invasão de bolsonaristas aos prédios do governo federal em 8 de janeiro de 2023 foram motivadas por alegações falsas de Bolsonaro de que as urnas eletrônicas haviam sido manipuladas contra ele.

“Os aliados de Bolsonaro fazem o tumulto parecer um chá da tarde. Qualquer busca superficial pelo tumulto mostra que foi uma orgia vandalística. Em 12 de dezembro de 2022, quando a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi certificada pela Justiça Eleitoral, apoiadores de Bolsonaro incendiaram ônibus e carros em Brasília, a capital. Na véspera de Natal, um homem amarrou uma bomba em um caminhão de combustível perto do aeroporto de Brasília, mas ela não explodiu”, ilustra a “The Economist”.

“Em 10 de junho, Bolsonaro admitiu perante o Supremo Tribunal Federal que havia convocado reuniões no Palácio do Planalto para discutir a possibilidade de decretar estado de emergência após perder a votação. Ele disse que abandonou rapidamente a ideia, que recebeu resistência de generais.”

A revista também comenta sobre o plano de assassinato de Moraes, Lula e o vice-presidente, Geraldo Alckmin e o envolvimento do círculo íntimo de Bolsonaro em tramas golpistas para anular a eleição de 2022.



quarta-feira, 30 de julho de 2025

EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes

 


Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN

O governo dos Estados Unidos aplicou a Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). A informação de que a lei seria aplicada nesta quarta-feira (30) foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN.

Autoridades americanas acusaram o magistrado de realizar uma "caça às bruxas", praticar censura e violar direitos humanos.

A CNN entrou em contato com o STF e aguarda retorno. A Advocacia-Geral da União disse que a sanção é inaceitável e que adotará medidas adequadas.

Justificativa para Magnitsky cita Bolsonaro

Em um comunicado justificando a aplicação da lei, Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, afirmou que Moraes "assumiu a responsabilidade de ser juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas americanas e brasileiras”.

“Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados — inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará a responsabilizar aqueles que ameaçam os interesses dos EUA e as liberdades de nossos cidadãos", adicionou.

Além disso, Marco Rubio, chefe da diplomacia dos Estados Unidos, também disse que Moraes cometeu graves violações dos direitos humanos e alertou: "Que este seja um aviso para aqueles que atropelam os direitos fundamentais de seus compatriotas — as togas judiciais não podem protegê-los".

Em nota publicada pelo Departamento de Estado, Rubio afirmou ainda que Moraes fez detenções arbitrárias "envolvendo flagrantes negações de garantias de julgamento justo e violações da liberdade de expressão".

"Moraes abusou de sua autoridade ao se envolver em um esforço direcionado e politicamente motivado, projetado para silenciar críticos políticos por meio da emissão de ordens secretas que obrigavam plataformas online, incluindo empresas de mídia social dos EUA, a banir as contas de indivíduos que postassem discursos protegidos", alegou.

que é a Lei Magnitsky?

A Lei Magnitsky é um dispositivo da legislação americana que permite que os Estados Unidos imponham sanções econômicas a acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos.

Aprovada durante o governo de Barack Obama, em 2012, a lei prevê sanções como o bloqueio de contas bancárias e de bens em solo norte-americano, além da proibição de entrada no país.

Essa legislação foi criada após a morte de Sergei Magnitsky, advogado russo que denunciou um esquema de corrupção envolvendo autoridades de seu país. Ele morreu em uma prisão de Moscou, em 2009.

Inicialmente, a lei tinha como foco punir os responsáveis pela morte do advogado. Porém, em 2016, uma emenda ampliou seu alcance, permitindo que qualquer pessoa envolvida em corrupção ou abusos contra os direitos humanos pudesse ser incluída na lista de sanções.

Quais são as sanções previstas?

Segundo o comunicado do Departamento do Tesouro dos EUA, todos os bens e interesses de Moraes que "estejam nos Estados Unidos ou em posse ou controle de cidadãos americanos" estão bloqueados e devem ser reportados ao Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros.

Além disso, quaisquer entidades que sejam de propriedade, direta ou indiretamente, individualmente ou em conjunto, de 50% ou mais de Moraes também estão bloqueadas.

Outro ponto é que, a menos que haja uma autorização, os regulamentos "geralmente proíbem todas as transações por cidadãos americanos ou dentro (ou em trânsito) dos Estados Unidos que envolvam quaisquer bens ou interesses em bens de pessoas bloqueadas".

O Departamento do Tesouro alerta que violações das sanções podem resultar na imposição de penalidades civis ou criminais a cidadãos americanos e estrangeiros.

"Além disso, instituições financeiras e outras pessoas podem correr o risco de serem expostas a sanções por se envolverem em certas transações ou atividades envolvendo pessoas designadas ou bloqueadas de outra forma", destacam.

"As proibições incluem a realização de qualquer contribuição ou fornecimento de fundos, bens ou serviços por, para ou em benefício de qualquer pessoa designada ou bloqueada, ou o recebimento de qualquer contribuição ou fornecimento de fundos, bens ou serviços de qualquer pessoa designada ou bloqueada", adicionam.

Para sair da lista, é preciso provar que não teve ligação com as atividades ilegais que levaram à punição, que já respondeu na Justiça por isso ou que mudou de comportamento de forma significativa.

Em alguns casos, as sanções podem ser retiradas se o governo americano entender que isso é importante para a segurança do país. O presidente deve avisar o Congresso com pelo menos 15 dias de antecedência antes de tomar essa decisão.


Fonte: CNN Brasil

TARIFAÇO - Donald Trump assina ordem que oficializa tarifaço de 50% ao Brasil.

 


Medida é justificada por Donald Trump como resposta a supostos abusos contra Bolsonaro e seus apoiadores.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30/7) uma ordem executiva que oficializa a tarifa de 50% a produtos importados do Brasil. A decisão foi justificada como resposta a ações do governo brasileiro que, segundo a Casa Branca, representam uma ameaça “incomum e extraordinária” à segurança nacional, à política externa e à economia norte-americana.

O tarifaço estava marcado para começar na sexta-feira (1º/8). No entanto, a ordem executiva define para o dia 6 de agosto o início da vigência para mercadorias inseridas para consumo, ou retiradas do depósito para consumo.

Apesar da ordem executiva, Trump deixou quase 700 itens de fora do tarifaço, como produtos aeronáuticos civis (o que interessa à Embraer), suco e derivados de laranja (suco e polpa), minério de ferro, aço e combustíveis, por exemplo.

A medida se baseia na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (Ieepa, na sigla em inglês), de 1977, e declara a instauração de uma nova emergência nacional nos EUA em relação ao Brasil. O texto da ordem executiva acusa o governo brasileiro de perseguir, intimidar, censurar e processar politicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores, o que, na visão do governo Trump, configuraria violações graves dos direitos humanos e um enfraquecimento do Estado de Direito.

"O presidente Trump tem reafirmado consistentemente seu compromisso de defender a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos contra ameaças estrangeiras, inclusive salvaguardando a liberdade de expressão e responsabilizando violadores de direitos humanos por seu comportamento ilegal”, diz comunicado oficial. 

Agosto

Donald Trump reiterou, também nesta quarta (30/7), que o tarifaço comercial imposto pelo governo norte-americano a diversos países, entre os quais o Brasil, entrará mesmo em vigor na próxima sexta-feira (1º/8), sem possibilidade de prorrogação.

As declarações de Trump foram dadas em mensagens publicadas em sua própria rede social, a Truth Social, a apenas dois dias do fim do prazo estipulado pela Casa Branca para que os países atingidos pelas tarifas negociem eventual redução das taxas com os EUA.

“O prazo de 1º de agosto é o prazo de 1º de agosto.

 Ele continua firme e não será prorrogado. Um grande dia para a América!”, escreveu Trump.

No entanto, a ordem executiva assinada pelo próprio presidente define para o dia 6/8 o prazo para mercadorias inseridas para consumo, ou retiradas do depósito para consumo.

Censura e coação contra empresas dos EUA

Segundo o documento, membros do governo brasileiro adotaram “medidas sem precedentes” para coagir empresas norte-americanas de tecnologia a censurar discursos políticos, remover usuários, entregar dados sensíveis ou mudar políticas de moderação sob ameaça de sanções severas, como multas extraordinárias, processos criminais, congelamento de ativos ou exclusão do mercado brasileiro.

"O presidente Trump está defendendo empresas americanas da extorsão, protegendo cidadãos americanos da perseguição política, salvaguardando a liberdade de expressão americana da censura e salvando a economia americana de ficar sujeita aos decretos arbitrários de um juiz estrangeiro tirânico”, afirma a Casa Branca.

A ordem executiva cita nominalmente o ministro Alexandre de Moraes, acusado de abusar de sua autoridade ao emitir centenas de ordens de censura contra críticos políticos. De acordo com o texto, quando empresas norte-americanas se recusaram a cumprir as determinações, Moraes teria imposto multas elevadas, ameaçado executivos com processos criminais, congelado ativos e até removido empresas do mercado digital brasileiro.

Além disso, a Casa Branca menciona o caso do jornalista e youtuber bolsonarista Paulo Figueiredo, residente nos EUA, que estaria sendo processado no Brasil por discursos realizados em solo americano, o que Washington avalia como violação direta à liberdade de expressão protegida pela Constituição dos Estados Unidos.

Suspensão de vistos

A medida tarifária está inserida em uma estratégia mais ampla da política externa adotada por Trump, sob a diretriz “América em Primeiro Lugar”. No mesmo contexto, o presidente ordenou, no último dia 18 de julho, a revogação dos vistos de entrada nos EUA de Alexandre de Moraes, de seus aliados no STF e de seus familiares diretos. A medida foi implementada pelo secretário de Estado, Marco Rubio, como parte de uma política anunciada em maio para negar vistos a estrangeiros envolvidos em atos de censura contra cidadãos americanos.

A Casa Branca alega que a política externa dos EUA prioriza os interesses nacionais e protege seus valores fundamentais, como a liberdade de expressão e a defesa de eleições livres. Para o governo Trump, as ações do Judiciário e do Executivo brasileiro não apenas ferem esses princípios, como também configuram ameaças diretas à estabilidade de empresas americanas que operam no país.

" Preservar e proteger os direitos de liberdade de expressão de todos os americanos e defender as empresas americanas da censura forçada permanecerão na vanguarda da estratégia de política externa do presidente Trump”, diz a nota oficial.

Fonte: Metrópoles

Minerais de terras raras: o que são e por que o interesse dos Estados Unidos? Brasil tem a segunda maior reserva desses minerais, com cerca de 21 milhões de toneladas. Estados Unidos tem interesse na exploração.

 

Foto: Uma imagem de satélite mostra uma visão geral das novas minas de terras raras no estado de Shan, em Mianmar, em 7 de fevereiro de 2025. Maxar Technologies/Divulgação via REUTERS


O Brasil tem a segunda maior reserva desses minerais, com cerca de 21 milhões de toneladas, o que corresponde a 23% das reservas mundiais. A informação é do Ministério de Minas e Energia (MME), que está na fase final da elaboração de uma política pública para os minerais críticos e estratégicos. O documento é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Geologia e Mineração e deve ser lançado neste semestre, segundo o MME informou ao InfoMoney.

Os minerais focam colocados nos holofotes após o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, afirmar, na última semana, que o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, manifestou interesse do governo norte-americano nos minerais críticos e estratégicos do Brasil. Uma eventual exploração dos minerais poderia, portanto, fazer parte do acordo comercial que o governo brasileiro tenta negociar com o americano.

Dias atrás,  o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as riquezas do país serão usufruídas pelo povo brasileiro. O presidente criticou o interesse dos Estados Unidos (EUA) nos minerais críticos e disse que as empresas privadas poderão pesquisar o território nacional mas “sob o nosso controle”.

O que são minerais de terras raras?

Segundo professor do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília, Nilson Francisquini Botelho, as terras raras fazem parte de grupo de metais que são chamados de metais estratégicos e também de metais críticos. “Eles têm uma importante aplicação tecnológica em várias áreas, têm utilização em larga escala e são produtos de alta tecnologia”, explica. 

É um grupo de 17 elementos que está em diversos objetos. “Da tela do celular até o aparelho de ressonância magnética. Esses materiais são muito necessários para novas tecnologias e, com o avanço da energia eólica, a demanda principal do crescimento é em função disso”, detalha o professor.

Botelho afirma ainda que estes metais têm valores da ordem de 100 vezes ou mais em relação aos minérios mais convencionais, por isso, podem trazer muito dinheiro para o Brasil. 

Já existe exploração no Brasil?

De acordo com o professor da Unicamp e diretor executivo da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro, Roberto Xavier, o Brasil tem a segunda maior reserva de terras raras do mundo, ficando atrás apenas da China. 

No entanto, segundo ele, a nossa produção é ínfima. “Só existe hoje uma única empresa que já está produzindo de forma econômica concentrados de óxidos de terras raras e já está vendendo”, explica o professor da Unicamp.

Já o professor Nilson Botelho diz que o único projeto que está sendo feito em Goiás, numa região pobre, gera bilhões de dólares. “Isso, seguramente, traz benefício, desde que seja feito de maneira responsável. O que que explicaria, por exemplo, a resistência do governo Lula em colocar isso na mesa de negociação com Trump”, acrescenta. 

Por que o interesse dos americanos? 

“Não é só os Estados Unidos, qualquer país tem interesse em fazer pesquisa e extrair terras raras aqui no Brasil. Isso já está ocorrendo”, afirma o professor Roberto Xavier.

Segundo Xavier, grande parte das empresas que estão fazendo pesquisa mineral hoje no país em terras raras são australianas e canadenses. Outros países, como os Estados Unidos, podem vir ao país realizar negócios ou começar pesquisas: nem mesmo a extração é proibida, desde que siga todas as normas brasileiras.  

Já existe no Congresso Nacional um Projeto sobre o assunto e o Ministério pretende compatibilizar as duas propostas, para consolidar o Brasil como um protagonista global na cadeia de terras raras.

Fonte: Infomoney 



SÃO GONÇALO - Prefeito Jaime Calado assinou ordem de serviço para a construção de ginásio de esportes no bairro Jardins.

 


O bairro Jardins, mais populoso de São Gonçalo com quase 30 mil habitantes,  em breve receberá o seu ginásio de esportes.

O Prefeito Jaime Calado assinou no dia 29 de julho a ordem de serviço para a construção de mais uma praça de esportes para o município e o primeiro do bairro: o Ginásio de Esportes do Jardins .


Em solenidade Jaime afirmou que " o mais importante é que era o desejo da comunidade e o que o poder público tem que fazer todos os dias é procurar  melhorar a qualidade de vida das pessoas. Então, hoje mais uma praça de esportes começa a ser construída e viva o esporte".


Estiveram presentes na Solenidade a senadora Zenaide Maia, a deputada estadual Terezinha Maia, o vice prefeito Flávio Henrique , vereadores, secretários e auxiliares e moradores do bairro Jardins que hoje é 10⁰ maior bairro populacional do Estado .

MUNDO - Magnitude 8,8 e tsunami: terremoto na Rússia dispara alertas até na América do Sul . As autoridades emitiram diversos alertas de risco de ondas para países banhados pelo Oceano Pacífico

 


Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu o extremo leste da Rússia na madrugada desta quarta-feira (30/7) e deixou Estados Unidos, México, Chile, Colômbia e Equador em alerta. O fenômeno, considerado um dos mais fortes das últimas décadas na região russa, provocou tsunamis na Rússia, no Japão, no Havaí e em outras partes dos Estados Unidos.

O tremor danificou edifícios na remota península russa. As ondas inundaram parcialmente um porto, arrastaram embarcações e colapsaram a fachada de um jardim de infância, informou o governo do país. Várias pessoas ficaram feridas e procuraram atendimento médico, mas não há relatos de caso grave ou morte.

Imagens que circulam nas redes sociais e foram divulgadas pela imprensa local mostram o impacto da destruição na região.

Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o primeiro tremor foi raso, com profundidade de 19,3 quilômetros, e teve epicentro a 119 quilômetros a sudeste de Petropavlovsk-Kamchatsky, uma cidade russa de 165 mil habitantes.

Cerca de uma hora após o primeiro abalo, dois outros terremotos de magnitude 6,3 e 6,9 foram registrados, ambos com profundidade de 10 km.

Entenda

Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu, na madrugada de quarta-feira (30/7), a costa leste da Rússia, próximo ao município Petropavlovsk-Kamchatskiy, com cerca de 165 mil habitantes, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O abalo, considerado um dos mais fortes das últimas décadas na região, provocou tsunami no país e no Japão. Também houve a emissão de alertas de ondas gigantes para outros países, como Estados Unidos e Filipinas.

Tremores em áreas rasas costumam ter maior potencial de causar ondas, o que levou autoridades a emitirem alertas para a Rússia e o Japão antes da ocorrência do fenômeno, de fato.

Círculo de Fogo

Kamchatka e o Extremo Oriente da Rússia ficam no Círculo de Fogo do Pacífico, uma região geologicamente ativa e propensa a terremotos e erupções vulcânicas.

A Academia Russa de Ciências afirmou que este foi o terremoto mais poderoso a atingir a região desde 1952.

“No entanto, devido a certas características do epicentro, a intensidade do tremor não foi tão alta quanto se poderia esperar de uma magnitude dessas”, disse Danila Chebrov, diretor do Serviço Geofísico da Filial de Kamchatka, no Telegram.

Ondas secundárias estão ocorrendo neste momento. Sua intensidade permanecerá relativamente alta. No entanto, não são esperados tremores mais fortes num futuro próximo. A situação está sob controle”, completou o pesquisador.

As autoridades apontaram que os locais com maior risco de tsunami são o Japão, o Alasca, o Havaí e a costa oeste dos Estados Unidos. Em um nível menor de risco, aparecem México, Chile e Equador.

O território da Polinésia Francesa também emitiu alerta de tsunami nesta quarta, com ondas previstas entre 1,10 e 2,20 metros. 

Veja abaixo na imagem  a escala de percepção da magnitude do terremoto.

No Havaí, voos precisaram ser cancelados e uma ordem de evacuação foi emitida, mas, mais tarde, suspensa. O estado teve seu nível de alerta rebaixado, após ter sido considerado alerta de tsunami.

Na Califórnia, EUA, ondas de tsunami de 1,6 pé acima do nível da maré estão sendo observadas pelo Serviço Meteorológico dos EUA. As regiões do Alasca também tiveram o alerta de tsunami estendido ao longo das Aleutas e da Península do Alasca, da Ilha Attu até a Baía de Chignik, segundo a imprensa internacional.

Mais de 1,9 milhão de pessoas foram orientadas a evacuar para áreas mais altas no Japão, após a previsão de ondas de até 3 metros de altura.

O terremoto considerado o mais forte da história, de magnitude 9,5, aconteceu em Biobío, Chile, em 1960.

Tsunami pode chegar à América Latina

Países latino-americanos também emitiram alertas sobre possíveis ondas de tsunami subsequentes às que atingiram a Rússia.

No México, o centro de alerta de tsunami da Marinha recomendou que o público se mantenha afastado das praias ao longo da costa do Pacífico, onde eram esperadas ondas de até um metro de altura. O tráfego marítimo foi suspenso.

Um alerta semelhante foi emitido pelas autoridades na Guatemala. No entanto, o risco de tsunami foi avaliado como baixo, publicou o instituto sismológico do país no X.

No Equador, as autoridades afirmaram que ondas poderiam atingir as Ilhas Galápagos. O arquipélago, conhecido por sua fauna e flora únicas e por ser Patrimônio Mundial da Unesco, está localizado a cerca de mil quilômetros da costa do país.

O governo pediu para a população evitar praias e portos, e embarcações também foram proibidas de partir.

Alertas de tsunami ainda se espalharam para áreas costeiras do Peru e do Chile. A agência chilena de gerenciamento de desastres calcula a possibilidade de ondas atingirem até 3 metros de altura.

Evacuações foram organizadas em várias áreas costeiras, segundo veículos locais. Até o momento, não há relatos de danos no país.


Fonte: Metrópoles

terça-feira, 29 de julho de 2025

CARTEIRA DE HABILITAÇÃO - Governo Federal quer fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH. Proposta pretende reduzir custo da habilitação em até 80% e ampliar acesso entre os mais pobres.

 

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia promover uma mudança significativa no processo para obtenção da carteira de motorista no Brasil: acabar com a obrigatoriedade de frequentar autoescolas. A medida, segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, pretende reduzir os custos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ampliar o acesso à habilitação, especialmente entre os mais pobres e mulheres.

A proposta foi finalizada pelo Ministério dos Transportes e será apresentada ao presidente Lula nos próximos dias. A ideia é que o candidato à CNH possa optar por formas alternativas de aprendizado, como aulas com instrutores autônomos ou em circuitos fechados, desde que seja aprovado nas provas teórica e prática aplicadas pelos órgãos de trânsito.

“É caro, trabalhoso e demorado. São coisas que impedem as pessoas de ter carteira de habilitação”, afirmou Renan Filho, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Segundo ele, o custo médio para obtenção da CNH gira entre R$ 3 mil e R$ 4 mil, a depender do estado. Com a nova proposta, a redução pode ultrapassar 80%.

Sem aval do Congresso

A previsão é de que a mudança pode ser implementada por meio de um ato administrativo, excluindo a necessidade de aprovação do Congresso Nacional, já que a obrigatoriedade de aulas em autoescolas está prevista apenas em resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes.

O novo modelo manteria a obrigatoriedade de aprovação nos exames, mas permitiria que o candidato decidisse como e onde estudar. A proposta prevê ainda o uso de veículos particulares para o treinamento, dispensando a necessidade de carros adaptados.

“Vai ser um programa transformador. Nós não estamos inventando a roda, estamos usando a experiência internacional”, disse Renan Filho. Ele cita como referência países como Inglaterra e Estados Unidos, onde aulas formais não são obrigatórias para a obtenção da habilitação.

Impacto no mercado

Dados levantados pela pasta, e divulgados pelo jornal, indicam que, em algumas cidades de médio porte, até 40% da população dirige sem carteira. Entre mulheres, o índice de ausência da CNH é ainda maior: 60% não são habilitadas, segundo levantamento interno do ministério.

Renan Filho avalia que o atual modelo contribui para a exclusão de gênero. “Quando a família tem dinheiro para tirar uma carteira, normalmente escolhe tirar a dos meninos. Isso gera uma exclusão gigantesca”, afirmou.

O ministro também apontou o alto custo como um dos principais entraves para a formação de motoristas profissionais. Segundo ele, o longo processo até a obtenção das categorias C, D ou E — que permitem dirigir caminhões, ônibus e veículos de carga — dificulta o ingresso de jovens no mercado de transporte e logística.

Apesar disso, Renan Filho afirma que a iniciativa não pretende eliminar as autoescolas. “Elas vão continuar existindo. Vai permanecer quem for eficiente. Mas sou contra o Estado obrigar o cidadão a pagar por um serviço se ele pode aprender de outra forma”, argumentou.

Exigências permanecem

Segundo a proposta, os requisitos legais para obtenção da CNH — como idade mínima de 18 anos, alfabetização, exames médicos e psicotécnicos — continuam valendo. A diferença é que o curso prático e teórico poderá ser feito de forma livre, sem carga horária mínima obrigatória.

O ministro fez uma analogia com o acesso ao ensino superior: “Imagina se, para entrar numa universidade pública, o Estado exigisse que você só pode fazer a prova se tivesse feito cursinho. Quanto custaria essa mensalidade?”, provocou.

Se aprovada, a proposta começará pelas categorias A (motos) e B (carros de passeio), e poderá ser expandida para as demais gradualmente.


Fonte:  Infomoney

PRISÃO - Deputada Carla Zambelli é presa na Itália

 


Carla Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão e à perda do mandato parlamentar por ter invadido o sistema do CNJ.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29/7) na Itália. A informação foi anunciada pelo deputado italiano Angelo Bonelli e confirmada pelo Ministério da Justiça.

“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Informei o endereço à polícia e, neste momento, os policiais estão identificando Zambelli”, escreveu o parlamentar italiano em sua conta no X.

Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão e à perda do mandato parlamentar por ter invadido o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com Delgatti.

Após ser condenada, a deputada bolsonarista fugiu no início de junho para a Itália, país onde tem cidadania. O governo brasileiro tentava a extradição da parlamentar, até então sem sucesso.

Fonte: Metrópoles

CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL - Governo do Estado entrega Central do Cidadão na Rodoviária de Natal. Equipamento que homenageia ex-deputado Leonardo Arruda Câmara, garante serviços públicos a 200 mil moradores da Zona Oeste

A unidade, homenageia o ex-deputado e ex-secretário estadual Leonardo Arruda Câmara, defensor da cidadania e da inclusão social - Foto: Raiane Miranda/Assecom

A população natalense passa a contar, a partir desta segunda-feira (28), com uma nova e moderna Central do Cidadão, inaugurada pelo Governo do Estado no segundo pavimento da Rodoviária de Natal, Zona Oeste da Capital. A unidade, homenageia o ex-deputado e ex-secretário Leonardo Arruda Câmara, defensor da cidadania e da inclusão social.


A unidade, homenageia o ex-deputado e ex-secretário estadual Leonardo Arruda Câmara, defensor da cidadania e da inclusão social - Foto: Raiane Miranda/Assecom

A unidade, homenageia o ex-deputado e ex-secretário estadual Leonardo Arruda Câmara, defensor da cidadania e da inclusão social - Foto: Raiane Miranda/Assecom


Marcada pela emoção, a inauguração também celebrou os 28 anos do Programa Central do Cidadão, consolidado como uma das principais políticas públicas de acesso à cidadania no Rio Grande do Norte. Construída com recursos do Projeto Governo Cidadão, a unidade recebeu investimento de R$ 2,17 milhões e conta com uma área de 1.040 metros quadrados, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

A nova central integra a rede de 28 unidades em operação em 24 municípios, das quais 21 foram inauguradas pela atual gestão estadual. A previsão é de que, ainda no segundo semestre de 2025, sejam inauguradas mais três unidades, sendo duas em Natal e uma no município de Jucurutu.

A governadora Fátima Bezerra destacou a função pública do novo equipamento: “Com a entrega desta nova Central do Cidadão, estamos garantindo mais dignidade, conforto e acesso facilitado aos serviços públicos para a população da zona oeste de Natal e de bairros vizinhos. São mais de 200 mil pessoas beneficiadas com atendimentos essenciais reunidos em um só lugar, de forma rápida e descomplicada. Esta unidade leva o nome do meu querido e eterno amigo Leonardo Arruda Câmara, cuja trajetória pública sempre foi marcada pelo compromisso com a cidadania. É uma justa homenagem e, ao mesmo tempo, um legado que fortalece nosso esforço de modernizar e ampliar os serviços que o povo do Rio Grande do Norte merece.”

A unidade, homenageia o ex-deputado e ex-secretário estadual Leonardo Arruda Câmara, defensor da cidadania e da inclusão social - Foto: Raiane Miranda/Assecom

A unidade, homenageia o ex-deputado e ex-secretário estadual Leonardo Arruda Câmara, defensor da cidadania e da inclusão social - Foto: Raiane Miranda/Assecom

“Hoje é um dia de profunda emoção e gratidão. Essa nova unidade além de levar dignidade e serviços públicos para mais de 200 mil pessoas, carrega o nome de um homem que sempre foi sinônimo de cidadania e compromisso público: o ex-deputado Leonardo Arruda Câmara, destacou a coordenadora das Centrais do Cidadão, Magnólia Fonseca.

Desburocratizar e aproximar o Estado

Com capacidade para mais de 80 mil atendimentos mensais, a Central oferecerá acesso a serviços essenciais como emissão de documentos, atendimento do Detran, Itep, Sine, Procon, Vara da Infância e Juventude, entre outros, além de dispor à Central Acolhe com sala de amamentação e um espaço às pessoas com deficiências (PCD).

A unidade vai atender a população residente em dez bairros da Zona Oeste de Natal: Cidade da Esperança, Quintas, Bairro Nordeste, Dix-sept Rosado, Bom Pastor, Nossa Senhora de Nazaré, Felipe Camarão, Cidade Nova, Guarapes e Planalto.

Presente à solenidade, o vice-governador Walter Alves destacou a importância das Centrais do Cidadão como instrumento de aproximação entre o Estado e a população:

“A Central do Cidadão foi criada com o propósito de desburocratizar e aproximar o Estado das pessoas — e hoje, com essa nova unidade, damos continuidade a esse legado.”

A unidade, homenageia o ex-deputado e ex-secretário estadual Leonardo Arruda Câmara, defensor da cidadania e da inclusão social - Foto: Raiane Miranda/Assecom


Já o ex-governador Garibaldi Alves Filho ressaltou o papel fundamental dos servidores públicos no sucesso da iniciativa. Foi na gestão dele que o programa foi implantado. “É uma grande emoção ver que a Central do Cidadão, um projeto que nasceu para humanizar o atendimento público e facilitar a vida da população, continua crescendo e sendo reconhecido. Quero agradecer, em especial, aos colaboradores e funcionários do Estado, que são a verdadeira alma dessas unidades.”

A unidade, homenageia o ex-deputado e ex-secretário estadual Leonardo Arruda Câmara, defensor da cidadania e da inclusão social - Foto: Raiane Miranda/Assecom

A unidade, homenageia o ex-deputado e ex-secretário estadual Leonardo Arruda Câmara, defensor da cidadania e da inclusão social - Foto: Raiane Miranda/Assecom

Ao lado dos familiares do Leonardo Arruda Câmara, a secretária das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), Júlia Arruda, filha do homenageado, destacou o compromisso pela defesa da cidadania cumprido pelas centrais: “Ver essa unidade levar o nome do meu pai, torna este momento mais especial e inesquecível para toda a nossa família. Meu pai foi um homem público que dedicou sua vida à política como instrumento de transformação social, sempre com foco na cidadania, nos direitos humanos e na proteção dos mais vulneráveis. Ele acreditava que o Estado deve estar próximo do povo — e é exatamente isso que as Centrais do Cidadão representam: portas abertas, acolhimento, dignidade e o reconhecimento de direitos.”

A unidade, homenageia o ex-deputado e ex-secretário estadual Leonardo Arruda Câmara, defensor da cidadania e da inclusão social - Foto: Raiane Miranda/Assecom

Estiveram presentes à inauguração o secretário de Infraestrutura, Gustavo Rosado; o secretário-adjunto da Casa Civil, Ivanilson Maia; o secretário de Segurança, Francisco Araújo; o procurador-geral do Estado, Antenor Roberto; a secretária de Ação Social, Iris Oliveira; o diretor do Idema, Werner Farkatt; o diretor do ITEP, Marcos Brandão; o diretor-geral da FJA, Gilson Matias, os deputados estaduais Ubaldo Fernandes e Kleber Rodrigues; a desembargadora Maria de Lurdes Oliveira  e o vereador Heberth Sena.


Fonte: Governo do RN

SÃO GONÇALO - Prefeito Jaime Calado assina ordem para construção de escola de ensino fundamental no residencial Ruy Pereira.

 

A prefeitura de São Gonçalo dá o primeiro passo para a construção de uma escola no residencial Ruy Pereira com a assinatura da  ordem de construção.

 A obra da escola custará quase 6 milhões de reais e terá 12 salas de aula, sala de informática, laboratório, refeitório e atenderá 900 alunos em três turnos : manhã, tarde e noite.

A líder comunitária kalianne destacou que " é de uma grande importância porque as mães do Ruy Pereira sempre  tem que se deslocar com seus filhos para longe para estudar porque aqui nas adjacências não tem escola e essa escola aqui de ensino fundamental, as crianças do Ruy, do Parque Amarante, Recanto dos Pássaros, Loteamento São Pedro, Prosperar, Cidade Jardim, Luiza Queiroz, Vista do Alto e Santos Dumont vai se beneficiar porque não vai precisar levar os filhos para tão longe, aqui pertinho ele podem vir estudar".





A estudante Jaina afirmou " eu estou muito feliz, eu vou ser a estudante que vai estudar aqui perto do meu condomínio porque eu estudo no Roberto Freire e eu tenho que pegar o ônibus e é um pouquinho longe para mim e como vai ter essa escola ao lado do meu condomínio já vai ser perto para mim".


A moradora do Ruy Maria afirmou que " é uma grande felicidade, meu prefeito,  o senhor está realizando o sonho de nós aqui moradores do Ruy Pereira, a nossa escola municipal no próximo ano os nossos filhos já vão estudar matriculados na escola, estou muito feliz, feliz de verdade".

O Secretário de Infraestrutura Márcio Barbosa destacou que a Prefeitura trabalha para reconstruir, desenvolver e progredir São Gonçalo através do mandato de Jaime Calado.

Estiveram também presentes, a senadora Zenaide Maia, o deputado federal Benes Leocádio, a deputada Terezinha Maia, o vice prefeito Flávio Henrique, secretários e auxiliares, vereadores, lideranças e moradores.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

TRUMP ATRAPALHA BOLSONARO E A DIREITA NO BRASIL - Rejeição a Trump avança no Brasil, e Bolsonaro é desaprovado por 60% da população após tarifaço, aponta pesquisa (Levantamento Pulso Brasil/Ipespe revela que resposta de Tarcísio à sobretaxa é mal avaliada por 46%; Lula é aprovado 50%.


A rejeição ao governo do presidente dos EUA, Donald Trump, registrou um novo aumento no Brasil, segundo pesquisa Pulso Brasil/Ipespe realizada entre os dias 19 e 22 de julho. O levantamento, divulgado pela coluna da jornalista Mônica Bergamo, mostra que a desaprovação de Trump subiu de 55% em maio para 61% em julho, após o anúncio de tarifas contra produtos brasileiros. A aprovação caiu de 39% para 33% no mesmo período.

A pesquisa ouviu 2.500 pessoas em todo o país e revela ainda que a proximidade com Trump pode ser um fardo para candidatos à Presidência em 2026: 53% dos entrevistados acreditam que a associação com o líder americano prejudicará as campanhas.

Enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é desaprovado por 60% dos brasileiros em sua reação à crise com os EUA (ante 32% de aprovação), o governo Lula tem avaliação mais equilibrada: 50% aprovam sua postura, contra 45% que a criticam.

A decisão de Trump de revogar os vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) como pressão para encerrar o processo contra Bolsonaro por tentativa de golpe também é rejeitada pela maioria: 57% discordam da medida, enquanto 37% a apoiam.

Sobre a possível taxação de grandes empresas de tecnologia como retaliação aos EUA, 55% dos entrevistados são favoráveis, e 40% se opõem. O tema ganhou destaque após Lula afirmar que a medida está em estudo.

No ranking de avaliação de lideranças, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aparece quase empatado com o pai, sendo desaprovado por 59% (27% de aprovação). Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem 46% de rejeição e 32% de apoio por sua atuação na crise.

Fonte : WSCOM

EDUCAÇÃO - Governo do RN entrega novo IERN e amplia investimentos em Santana do Matos

 

O novo IERN poderá atender até 1.200 estudantes da microrregião da Serra de Santana. - Foto: Heros Lucena

Nova unidade do Instituto de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte abre as portas para a juventude.

O novo IERN poderá atender até 1.200 estudantes da microrregião da Serra de Santana. - Foto: Heros Lucena

Em um período cheio de simbolismo para a população da região da Serra de Santana, o Governo do Rio Grande do Norte entregou, nesta sexta-feira (25), na cidade de Santana do Matos, a 6ª unidade do Instituto de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN), mais um equipamento que promete levar desenvolvimento e qualidade de vida com a oferta de ensino técnico e qualificação para os jovens de toda a região.

Batizado de IERN Marco Aurélio de Carvalho Nobre, a escola homenageia um filho de Santana do Matos, o médico, educador e político, conhecido com Doutor Lelo. Com investimento total de R$ 16 milhões — sendo R$ 11 milhões na construção e R$ 5 milhões em equipamentos — a unidade reforça o compromisso do Estado com a expansão da educação pública profissionalizante no interior potiguar.

Durante a solenidade de inauguração, a governadora Fátima Bezerra destacou a alegria pode entregar esse equipamento, “que não se trata apenas de uma escola, mas de uma série de oportunidades” que estarão ao alcance da juventude santanense e das cidades circunvizinhas. “O IERN é para que os nossos filhos fiquem aqui; que não sejam obrigados a deixar sua terra, suas raízes, suas famílias para estudar fora. Os filhos desta terra que quiserem continuar aqui, eles vão poder porque está chegando, perto da casa dele, na cidade, na região dele, a oportunidade de educação”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

O novo IERN poderá atender até 1.200 estudantes da microrregião da Serra de Santana. - Foto: Heros Lucena

O novo IERN poderá atender até 1.200 estudantes da microrregião da Serra de Santana. - Foto: Heros Lucena

O novo IERN poderá atender até 1.200 estudantes da microrregião da Serra de Santana. - Foto: Heros Lucena

O novo IERN poderá atender até 1.200 estudantes da microrregião da Serra de Santana. - Foto: Heros Lucena

O novo IERN poderá atender até 1.200 estudantes da microrregião da Serra de Santana. - Foto: Heros Lucena
O novo IERN poderá atender até 1.200 estudantes da microrregião da Serra de Santana. - Foto: Heros Lucena

O novo IERN poderá atender até 1.200 estudantes da microrregião da Serra de Santana. - Foto: Heros Lucena

Localizado no bairro Santa Luzia, o novo IERN poderá atender até 1.200 estudantes da microrregião da Serra de Santana. A estrutura conta com 12 salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, quadra esportiva, refeitório e ambientes de convivência, todos já equipados com computadores, mobiliário e climatização. A governadora fez questão de destacar que, apesar de instalado em Santana do Matos, o novo instituto está de portas abertas para servir educação de qualidade à juventude de toda a região.

“A escola está localizada em Santana, mas ela está aqui para acolher os estudantes de toda a região, trazendo oportunidade para todas as cidades da Serra de Santana”, apontou Fátima Bezerra, se dirigindo a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e educadores de outras cidades que participaram da solenidade.

A unidade entra em funcionamento no segundo semestre deste ano com o curso de Informática, na modalidade concomitante com o Ensino Médio. A partir de 2026, o IERN ofertará os cursos técnicos em Administração e em Sistemas de Energia Renovável — ambos escolhidos em diálogo com a comunidade local, fortalecendo o processo democrático na definição das áreas de formação.

Durante a solenidade de inauguração, a governadora Fátima Bezerra destacou a relevância do investimento para a juventude do interior. “É um dia histórico para Santana do Matos e para o nosso Rio Grande do Norte. Com o IERN, estamos oferecendo oportunidades concretas para que os jovens da região tenham acesso a uma formação de qualidade, conectada com as demandas do mundo do trabalho e com os sonhos das famílias potiguares”, afirmou.

A secretária de Estado da Educação, professora Socorro Batista, também destacou a importância estratégica do equipamento. “Este IERN representa a consolidação e uma peça fundamental na arquitetura social de um Rio Grande do Norte mais justo, mais próspero, e com mais oportunidades para a sua juventude. Pois ele representa, em sua essência, a inclusão e o desenvolvimento regional. Estamos falando de uma educação que vai além das paredes da sala de aula, e que dialoga diretamente com as necessidades do mundo do trabalho”, ressaltou.

Para a diretora do novo IERN, professora Aurélia Avelino, a chegada da unidade representa um novo ciclo para a educação da região. “Vamos abrir as portas com a missão de transformar vidas. O IERN será uma referência para toda a Serra de Santana, com ensino técnico de excelência, estrutura moderna e, acima de tudo, um compromisso com o projeto de vida de cada estudante que aqui ingressar”, destacou.

Filho da terra, Raimundo Alves, secretário chefe do Gabinete Civil do RN, expressou toda sua felicidade e emoção de participar dessa entrega para a população santanense. “É muito gratificante pertencer a um governo que traz para essa cidade, para a minha terra, um instrumento de educação com esse porte, com essa capacidade de transformar vidas. Um equipamento como esse é capaz de fixar a juventude aqui no municípios, o que significa mais economia, fazer o município crescer, transformar a vida das pessoas”, destacou.

MAIS OBRAS

Além do novo instituto, o Governo do Estado também está realizando obras em duas escolas estaduais de Santana do Matos. A Escola Estadual Aristófanes Fernandes, que atende a 439 estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular, Integral e EJA, está recebendo investimento de quase R$ 900 mil para climatização completa, nova rede elétrica, adequações estruturais e melhorias na fachada e pintura. Em 2024, a escola já havia recebido R$ 777 mil em melhorias de infraestrutura.

Já a Escola Estadual Meira e Sá, com 272 alunos matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental e EJA, vive um marco histórico: após 106 anos, a unidade está sendo totalmente reformada, com investimentos de R$ 1,25 milhão. A obra inclui climatização, ampliação da cozinha, construção de pórtico e manutenção geral da estrutura.


Fonte: Governo do RN

SÃO GONÇALO - 5ª Agrofest São Gonçalo será realizada de 31 de julho a 2 de agosto e promete ser a maior das edições; confira a programação.

 


A comunidade rural de Poço de Pedra, em São Gonçalo do Amarante (RN), está sendo preparada para receber a maior edição da Agrofest. O evento acontece de 31 de julho a 2 de agosto e vai reunir produtores, empreendedores, Prefeituras da Região Metropolitana, instituições financeiras  e de apoio ao agronegócio, investidores e o público em geral.

A estrutura está sendo reforçada para garantir conforto, segurança e oportunidades de negócio. Entre os destaques estão tanques de camarão e peixe em sistema aberto, currais em construção e espaços para exposição de animais bovinos, caprinos e ovinos.

O prefeito Jaime Calado está acompanhando os preparativos. “Essa festa promete. Muitas atrações e exposições. É a valorização do homem do campo em destaque. Vamos fazer desta Agro a maior de todas as edições”, afirmou o gestor.

O marco desta edição é a implantação do espaço destinado à aquicultura familiar (criação de peixe e camarão), além do lançamento do projeto de mecanização da agricultura familiar, reforçando o avanço da produção rural e abrindo novas possibilidades de renda para pequenos e médios produtores.

Durante os três dias, a feira contará com diversos estandes para exposições de produtos, praça de alimentação, parque de diversões, estacionamento, palco para shows, área para exposição dos animais, pista para corrida de jegue, torneios leiteiros de bovinos e caprinos. A programação inclui ainda palestras técnicas voltadas à qualificação dos agricultores locais e entrega de alimentos do PAA  - Programa de Aquisição de Alimentos. 

Representantes de instituições financeiras como Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste estarão presentes com linhas de crédito especiais para aquisição de animais, equipamentos e insumos agrícolas.

As atrações culturais incluem shows de Cavaleiros do Forró, Edyr Vaqueiro, Placílio, Forró Virote, Augusto Dantas, Kiko Almeida e Forrozão De Mala e Cuia, Bruno Martins e as atrações locais: MC WS, Márcia Forrozeira e Bito Pisadinha, viabilizados por parcerias público-privadas. Entre os eventos mais aguardados estão a tradicional corrida de jegue e a competição do jegue enfeitado, que unem criatividade, tradição e diversão para toda a família.

Para o secretário municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura, Jarbas Cavalcanti, a Agrofest ganha força este ano. “A gestão do prefeito Jaime Calado vem somando grandes parcerias e o trabalho das secretarias é fundamental para garantir o sucesso desta festa. Estamos preparando a zona rural para receber um grande público.”

A Agrofest é uma realização da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura, em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da SAPE. A organização é da Espacial Eventos, com apoio da EMATER-RN, ANCC, ABCC, ANCOC, SEDRAF, FAERN/SENAR, EAJ, Fundação José Augusto, Conexão RN, Clínica Atend Já – Zona Norte, Brisanet, ServClub e da deputada estadual Eudiane Macedo. O patrocínio é do Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

*PROGRAMAÇÃO AGROFEST 2025*

*QUINTA-FEIRA (31/07)*

06h00 até 12h00 - Recebimento dos animais na área de exposições (Tolerância de chegada ao local de 1h)

07h00 até 12h00 - Recebimento dos expositores nos stands e área do evento

17h00 - Abertura oficial do evento com presença do prefeito Jaime Calado e demais autoridades 

17h30 - Apresentação do grupo Pastoril Dona Joaquina

17h00 - Torneio Leiteiro Bovino (Nivelamento/Esgota)

19h00 - Torneio Leiteiro Caprino (Nivelamento/Esgota)

*SHOWS*

19h00 - Bito Pisadinha

20h00 - Mala e Cuia 

22h00 - Edyr Vaqueiro 


*SEXTA-FEIRA (01/08)*

06h00 - Torneio Leiteiro Bovino  (1ª Ordenha)

07h00 - Torneio Leiteiro Caprino (1ª Ordenha)

08h00 às 17h00 - Palestra sobre plantio e cultivo de Hortaliças (Stand da Secretaria de Agropecuária de São Gonçalo)

08h00 às 10h45 - 3ª Jornada de Mecanização da Agricultura Familiar - Lançamento do Projeto de Mecanização da Agricultura Familiar em São Gonçalo com palestras e exposições

14h00 às 14h45 - Palestra sobre Crédito Rural que Transforma: Oportunidades com o Banco do Nordeste / Palestrante: Alexandre Magno Rezende Pereira - Gerente de Negócios da Superintendência/RN

15h00 às 16h45 - Lançamento do Projeto de Aquicultura Familiar em São Gonçalo com palestras e exposições (ANCC, ABCC, EAJ)

14h00 - Caminhão da CONAB com o milho pra venda; 

17h00 - Apresentação Cultural do Grupo Bambelô da Alegria

17h00 - Torneio Bovino (2ª Ordenha);

19h00 - Torneio Caprino (2ª Ordenha)


*SHOWS*

20h00 -Márcia Forrozeira

21h00 - Placillio Diniz

23h00 - Cavaleiros do Forró 

*SÁBADO (02/08)*

06h00 - Torneio Leiteiro Bovino  (3ª Ordenha)

07h00 - Torneio Leiteiro Caprino (3ª Ordenha)

08h00 às 17h00 - Palestra sobre plantio e cultivo de hortaliças (Stand da Secretaria de Agropecuária de São Gonçalo)

08h00 às 17h00 - Caminhão da CONAB com o milho pra venda

08h00 às 08h45 - Palestra sobre Suporte Forrageiro - Produção de silagem, armazenamento e plantio de raquete de palma forrageira (EMATER) / Palestrante: Cláudio Adriano Correia de Lima;

09h00 às 09h45  - Palestra sobre aposentadoria rural com o INSS e IBDP

10h00 - Entrega de kits Hortifrutis do PAA com presença da governadora Fátima Bezerra e Superintendente da CONAB (Local: Creche Municipal Maria Odete)

10h00 às 10h45 - Palestra sobre linhas de crédito para pequenos e médio produtores no Agro / Palestrante: Helena Pimenta (Caixa)

14h00 às 14h45 - Palestra sobre Apicultura | (Como ser um apicultor) - Palestrante: Michele Morais (SENAR)

15h00 às 17h00 - Forró dos Idosos

14h00 às 18h00 - Corrida de Jegue

17h00 - Apresentação Cultural Grupo Pastoril das Flores;

17h00 - Torneio Bovino (4ª Ordenha)

19h00 - Torneio Caprino (4ª Ordenha)

20h - Resultado do Torneio Leiteiro Bovino e Caprino com premiação e entrega de troféus

*SHOWS*

20h00 - Forró Virote 

22h00 - Bruno Martins 

00h00 - Augusto Dantas 

O1h30 - MC WS

AGRESSÃO E FEMINICIDIO homem espanca namorada com mais de 60 socos dentro de elevador

 


O suspeito é Igor Cabral, ex-jogador de basquete. Ele será indiciado por tentativa de feminicídio. O agressor seguirá preso preventivamente

Um homem foi flagrado por câmeras de segurança espancando a namorada com mais de 60 socos, dentro de um elevador, em um condomínio de luxo, na zona sul de Natal (RN), no último sábado (26/7).

Surrada quase até a morte, a vítima, de 35 anos, teve múltiplas fraturas no rosto e no maxilar. Ela será submetida a uma cirurgia ainda esta semana.

O suspeito é Igor Cabral, ex-jogador de basquete. Ele será indiciado por tentativa de feminicídio. O agressor foi preso no mesmo dia e segue em prisão preventiva após audiência de custódia. Em depoimento, ele afirmou que teve um “surto claustrofóbico” no elevador. No entanto, o motivo do espancamento seria porque o criminoso “sentiu ciúmes”.

O crime aconteceu por voltas das 16h e foi registrado pela câmera do elevador do condomínio, próximo a praia de Ponta Negra. O vídeo mostra o casal discutindo e, quando a porta do elevador se fecha, o homem parte pra cima da vítima e começa a desferir socos contra ela de forma selvagem.

De acordo com uma amiga da vítima – que pediu para não ser identificada, o segurança do condomínio que via as imagens da agressão pela câmera do elevador acionou a Polícia Militar. Quando o elevador chegou no térreo o agressor foi contido pelos moradores e preso em seguida.

A vítima foi levada para o Hospital Walfredo Gurgel onde foi constatado que ela teve múltiplas fraturas no rosto e no maxilar. Ainda de acordo com a amiga da vítima, a discussão começou porque o homem teve uma crise de ciúmes.


Fonte: Metrópoles

BARAÚNA - ATENTADO COM MORTES - Duas pessoas morrem em atentado a tiros dentro de pastelaria em Baraúna

 


Crime ocorreu na manhã deste sábado (26); comerciante e cliente foram mortos

Um atentado a tiros dentro de uma pastelaria no município de Baraúna, na região Oeste do Rio Grande do Norte, resultou na morte de duas pessoas na manhã do sábado (26.jul.2025). Entre as vítimas está a proprietária do estabelecimento, identificada como Sonaria Maria Dias Cavalcante, de 40 anos.

De acordo com informações da Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 7h50 no bairro Alto da Avenida. Dois homens armados chegaram ao local em uma motocicleta e entraram na pastelaria com o objetivo de assassinar um cliente que estava no local. O homem, cuja identidade não havia sido confirmada até a última atualização desta reportagem, tentou fugir, mas foi atingido por vários disparos e morreu no local.

Durante o ataque, um dos disparos atingiu a cabeça da comerciante. Sonaria chegou a ser socorrida por uma ambulância e levada ao Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, mas não resistiu aos ferimentos.

A Polícia Militar informou que, após efetuarem os disparos, os suspeitos tentaram fugir utilizando a motocicleta em que chegaram, mas o veículo apresentou falha mecânica. Em seguida, os dois criminosos tomaram a moto de outra pessoa que estava no local e fugiram em direção ignorada.

Buscas foram realizadas por equipes da PM na região, mas até o momento os autores do atentado não foram localizados. A motivação do crime ainda é desconhecida e será investigada pela Polícia Civil.

A Delegacia de Polícia Civil de Baraúna ficará responsável pela apuração do caso. Testemunhas do crime deverão ser ouvidas nos próximos dias, e câmeras de segurança próximas ao local serão analisadas para tentar identificar os suspeitos e esclarecer as circunstâncias da ação criminosa.


A morte da comerciante gerou comoção entre moradores da região. Segundo relatos de vizinhos repassados à polícia, Sonaria era conhecida no bairro por sua atuação no comércio local. A polícia, no entanto, ainda não confirmou se ela tinha qualquer tipo de ligação com o alvo do atentado.

As autoridades ainda aguardam a identificação oficial do homem que também morreu no local. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) realizou os procedimentos de remoção e perícia na cena do crime.

A Polícia Civil reforça que qualquer informação que possa contribuir com a investigação pode ser repassada de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.


Fonte:  Por Dentro do RN

compartilhe nas redes sociais.