Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de junho de 2025

REDES SOCIAIS - Bolsonaro sofre derrota nas redes em interrogatório da ação do golpe; veja os números do monitoramento.

 

Foto: Bolsonaro durante o interrogatório do STF sobre a trama golpista. Foto: Gustavo Moreno/STF


Segundo um levantamento da consultoria Arquimedes, em parceria com o jornal ‘O Globo’, a narrativa do ex-presidente no depoimento a Moraes não emplacou nas principais plataformas.

As redes sociais foram implacáveis com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na terça-feira 10, dia em que ele depôs ao Supremo Tribunal Federal (STF) no processo da trama golpista.

Segundo levantamento da consultoria Arquimedes, especialista em análise de dados, 65% das menções a Bolsonaro foram negativas, enquanto apenas 14% foram positivas – as demais foram neutras. A empresa de consultoria foi contratada pelo jornal O Globo, que publicou o levantamento .

Foram localizadas 350 mil menções a Bolsonaro no dia do depoimento. Segundo a Arquimedes, a ironia deu o tom das mensagens. Um dos destaques foi o pedido de desculpas feito por Bolsonaro ao ministro Alexandre de Moraes por acusações de recebimento de propina.

" Não tenho indício, senhor ministro. Era uma reunião para não ser gravada, um desabafo, uma retórica que usei. Se fossem outros três ocupando, teria falado a mesma coisa. Me desculpe, não tinha essa intenção de acusar qualquer desvio de conduta”, admitiu o ex-capitão durante o depoimento.

Ao jornal, a consultoria afirmou que a avaliação é de que o “tom institucional” adotado por Bolsonaro ao depor murchou a base de apoio. Além de chamar apoiadores de ‘malucos’, ele recuou em diversas diversas declarações anteriores.


Fonte: Carta Capital



Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.