Sirenes soaram em Israel para que os cidadãos procurassem abrigo. Em Haifa, mísseis iranianos mataram três pessoas e feriram 13.
O Irã disparou uma nova leva de mísseis em direção a Israel na noite deste sábado (14/6), no horário local. As Forças de Defesa da Israel informaram que, enquanto interceptavam os ataques, a Força Aérea Israelense promoveu uma ofensiva contra alvos em Teerã, capital do Irã.
Assim que os ataques iranianos foram identificados, sirenes soaram em diferentes cidades de Israel para que os cidadãos procurassem abrigo. Segundo a mídia israelense, há relatos de 13 feridos e três mortos na região de Haifa, cidade ao norte de Israel.
O ataque israelense em direção ao Irã teve como alvo um depósito de petróleo e um tanque de combustível, conforme informações da agência estatal iraniana. Imagens que circulam nas redes sociais mostram os locais atingidos em chamas.
Momentos após o ataque israelense ter atingido o alvo, o ministro da defesa de Israel, Israel Katz, afirmou que “Teerã está queimando”.
O disparo de uma nova leva de mísseis se dá no contexto da escalada na tensão no Oriente Médio após Israel lançar o que chamou de “ataque preventivo” contra o Irã, com foco da operação foi o programa nuclear iraniano.
Desde então, o Irã tem respondido com disparos de mísseis em direção a Israel, o que tem sido feito com exército de drones e mísseis contra o território de Israel.
Em comunicado, o Irã alertou os governos dos Estados Unidos (EUA), Reino Unido e França de que qualquer ação que tente impedir os ataques contra o território de Israel resultará em retaliação por parte das forças armadas iranianas.
Do outro lado do conflito, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, já havia ameaçado “queimar Teerã” caso o regime do Líder Supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, continuasse com os ataques contra o território israelense.
A tensão entre Irã e Israel
O conflito entre Israel e Irã escalou na última quinta-feira (12/6), quando o exército israelense realizou “ataques preventivos” contra o território iraniano. Em resposta, Teerã lançou uma ofensiva contra os israelenses na sexta-feira (13/6).
A troca de ataques entre os rivais históricos aumentou a tensão no Oriente Médio. A região ainda lida com conflitos, por exemplo, os conflitos entre Israel e o Hamas, que teve uma escalada histórica em outubro de 2023.
Fonte: Metropoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário