Pesquisar este blog

sábado, 28 de junho de 2025

SÃO GONÇALO - Gestão Jaime Calado firma convênio para garantir parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública


Na manhã desta sexta-feira (27), o prefeito Jaime Calado se reuniu com o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), coronel Araújo, na sede da secretaria, localizada no Centro Administrativo, em Natal, para assinatura de convênio com as forças de segurança do Governo do Estado.

Ao iniciar sua fala, o prefeito agradeceu o apoio recebido durante o Festival São Gonçalo Junino: “Quero agradecer ao apoio prestado no nosso Festival São Gonçalo Junino, que garantiu segurança efetiva no nosso evento”, afirmou Jaime Calado. Ele continuou: “Esse convênio que assinamos vai integrar os órgãos de segurança municipal, porque sem segurança nada funciona.”

“Dr. Jaime, essa é uma soma de esforços. Reconhecemos sua atuação pública e o compromisso em garantir uma segurança de qualidade para a população”, destacou o secretário estadual Coronel Araújo. 

O convênio tem como objetivo reforçar a segurança pública em São Gonçalo do Amarante, promovendo a integração entre os órgãos estaduais e as estruturas municipais, como a Guarda Municipal, a Defesa Civil e a Secretaria de Defesa Social.



Também participaram da reunião: Carlos Leão (secretário municipal de Defesa Social) Mário David (secretário-chefe do Gabinete Civil), Ledson França (secretário de Comunicação), Osmir Monte (secretário adjunto da SESED), Marcos Vinícius (delegado da Polícia Civil da Grande Natal), Matheus Maicon (delegado da Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante), comandante Alarico José (comandante-geral da PMRN) e comandante Monteiro Júnior (comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN).


sexta-feira, 27 de junho de 2025

SÃO GONÇALO - AULÕES DO ENEM

 


ATENÇÃO, ESTUDANTES!

Neste sábado, 28 de junho, vai ter transporte gratuito para os AULÕES PREPARATÓRIOS! 🚌💡

Confira sua rota, organize-se e não perca essa oportunidade de se preparar com qualidade!

✅ Saída às 07h em cada local indicado.

É a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

SÃO GONÇALO - SAÚDE

 


A UBS de Cidade das Flores estava esquecida, com a estrutura toda comprometida. Hoje, é um espaço renovado, pronto para receber o são-gonçalense com mais conforto, cuidado e dignidade.

Mais uma unidade de saúde pronta pra atender de verdade.

Isso é a Prefeitura presente, trabalhando por quem mais precisa.

SÃO GONÇALO - ALIMENTAÇÃO . Em São Gonçalo, o alimento que chega na mesa vem junto de algo maior: respeito, cuidado e presença.

 

Mais de 1.300 famílias já foram atendidas com os kits hortifrutis do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA uma ação que fortalece o campo e ampara quem mais precisa.

É a Prefeitura presente de verdade: ouvindo, agindo e chegando onde é urgente chegar. Porque trabalhar com amor é isso - estar perto e cuidar de cada detalhe.

O PAA é um programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, desenvolvido pela parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Semtasc, Conab e EMATER-RN.

SAO GONÇALO - EXPOSIÇÃO. 5ª edição da AGROFEST

 


São Gonçalo recebe mais uma edição da AGROFEST com exposição de animais, presença de instituições financeiras e parceiras, além do lançamento de programas voltados à agricultura familiar como apoio técnico, mecanização e incentivo direto ao produtor rural.

Uma verdadeira vitrine do campo potiguar, com atrações culturais, shows e muita troca de conhecimento!

O evento é uma realização da Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca - SAPE, parceiros e patrocinadores uma parceria público-privada que fortalece o setor e valoriza o trabalhador do campo.

REDES SOCIAIS - STF define parâmetros para responsabilização de plataformas por conteúdos de terceiros. Interpretação do Tribunal para norma do Marco Civil deve ser aplicada até que Congresso Nacional atualize a legislação.

 


O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, nesta quinta-feira (26), que é parcialmente inconstitucional a regra do artigo 19 do Marco Civil da Internet (MCI – Lei 12.965/2014). O dispositivo exige o descumprimento de ordem judicial específica para que os provedores de aplicações de internet sejam responsabilizados civilmente por danos causados por conteúdo publicado por terceiros. Por maioria de votos, prevaleceu o entendimento de que essa norma já não é suficiente para proteger direitos fundamentais e a democracia.

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, destacou o esforço do colegiado na formulação da tese de repercussão geral. Ele salientou a riqueza dos debates e a disposição dos ministros em encontrar uma tese que contemple, em maior ou menor parte, as diversas posições. A questão foi debatida no Recurso Extraordinário (RE) 1037396 (Tema 987 da repercussão geral), relatado pelo ministro Dias Toffoli, e no RE 1057258 (Temas 533), relatado pelo ministro Luiz Fux.

Crimes contra a honra

De acordo com a tese de repercussão geral, nas alegações de crimes contra a honra, os provedores só podem ser responsabilizados (ter o dever de pagar indenização) se descumprirem uma ordem judicial para a remoção do conteúdo. Nada impede, porém, que as plataformas removam publicações com base apenas em notificação extrajudicial. Também ficou definido que, quando um fato ofensivo já reconhecido por decisão judicial for repetidamente replicado, todos os provedores deverão remover as publicações com conteúdos idênticos a partir de notificação judicial ou extrajudicial, independentemente de novas decisões judiciais nesse sentido.

Crimes graves

O Tribunal também fixou as hipóteses em que os provedores estão sujeitos à responsabilização civil se não atuarem imediatamente para retirar conteúdos que configurem a prática de crimes graves. A lista inclui, entre outros, conteúdos referentes a tentativa de golpe de Estado, abolição do Estado Democrático de Direito, terrorismo, instigação à mutilação ou ao suicídio, racismo, homofobia e crimes contra mulheres e crianças.

Neste caso, a responsabilização ocorre se houver falha sistêmica, em que o provedor deixa de adotar medidas adequadas de prevenção ou remoção dos conteúdos ilícitos, em violação do dever de atuar de forma responsável, transparente e cautelosa.

Crimes em geral

De acordo com a decisão, enquanto o Congresso Nacional não editar nova lei sobre o tema, a plataforma será responsabilizada civilmente pelos danos decorrentes de conteúdos gerados por terceiros em casos de crimes em geral ou atos ilícitos se, após receber um pedido de retirada, deixar de remover o conteúdo. A regra também vale para os casos de contas denunciadas como falsas.

Autorregulação

Também ficou definido que os provedores deverão editar autorregulação que abranja um sistema de notificações, devido processo e relatórios anuais de transparência em relação a notificações extrajudiciais, anúncios e impulsionamentos. As plataformas deverão disponibilizar canais permanentes e específicos de atendimento, preferencialmente eletrônicos, acessíveis e amplamente divulgados.

Ficaram vencidos nesses pontos os ministros André Mendonça, Nunes Marques e Edson Fachin, que consideram constitucional a exigência de ordem judicial em todas as hipóteses.

Atribuição do Congresso

Único a votar nesta tarde, o ministro Nunes Marques afirmou que a responsabilidade civil na internet é principalmente do agente que causou dano, não do que permitiu a veiculação do conteúdo. Ele considera que o MCI prevê a possibilidade de responsabilização da plataforma, caso sejam ultrapassados os limites já previstos na lei. Para o ministro, essa questão deve ser tratada pelo Congresso Nacional.

Casos concretos

No RE 1037396, o Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. questionou decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que determinou a exclusão de um perfil falso da rede social e o pagamento de indenização por danos morais. Por maioria, foi mantida a decisão.

Já no RE 1057258, o Google Brasil Internet S.A. contestou decisão que o responsabilizou por não excluir da extinta rede social Orkut uma comunidade criada para ofender uma pessoa e determinou o pagamento de danos morais. Também por maioria, a decisão foi reformada e afastada a condenação.


Fonte : Supremo Tribunal Federal

IOF: para defender o povo e a Constituição, o governo Lula deve recorrer ao STF. O Congresso não pode usurpar competências que não lhe pertencem e comprometer o funcionamento do Estado brasileiro

 


A recente decisão do Congresso Nacional de sustar o Decreto nº 12.499/2025, que reajustava alíquotas do IOF sobre operações cambiais, representa um dos episódios mais graves de interferência política indevida no núcleo da política econômica do Executivo desde a Constituição de 1988. Trata-se não apenas de um erro técnico e jurídico, mas de um atentado contra o princípio da separação dos Poderes e contra os interesses do povo brasileiro.

Segundo o art. 153, §1º da Constituição Federal, o Poder Executivo tem competência expressa para alterar alíquotas do IOF por meio de decreto, desde que respeitados os limites legais. Essa prerrogativa é reafirmada por reiteradas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconhecem o caráter extrafiscal do IOF — um imposto que serve justamente para o governo regular o mercado financeiro, o fluxo de capitais e o consumo externo, com agilidade e autonomia.

Ao sustar esse decreto via Projeto de Decreto Legislativo (PDL), o Congresso violou o limite constitucional de sua competência, prevista no art. 49, V, da Carta Magna. Esse artigo autoriza o Legislativo a sustar atos do Executivo apenas se houver extrapolação do poder regulamentar, o que não ocorreu no caso em questão. O decreto do presidente Lula estava perfeitamente alinhado à legalidade constitucional e à prática institucional consolidada. O que houve, portanto, não foi um controle jurídico, mas um movimento de retaliação política travestido de legalidade.

A motivação real por trás da ofensiva é clara: trata-se de uma reação à crescente limitação do STF sobre as emendas parlamentares — especialmente as chamadas “emendas de relator”, utilizadas nos últimos anos como instrumento de barganha e concentração de poder orçamentário. Com o controle judicial apertando e a negociação política escassa, setores do centrão e da direita usaram o PDL como moeda de pressão, atingindo o governo onde ele ainda tem margem de manobra: sua prerrogativa constitucional sobre tributos regulatórios.

O resultado prático dessa manobra é devastador para o país. Primeiro, retira-se uma estimativa de R$ 12 bilhões anuais da arrecadação federal, num momento em que o Brasil enfrenta restrições fiscais e precisa de recursos para financiar políticas sociais, infraestrutura e investimentos públicos. Depois, impede-se o uso de um instrumento que poderia coibir a evasão de divisas, o consumo desbalanceado e o desequilíbrio cambial, enfraquecendo a capacidade regulatória do Estado sobre o sistema financeiro.

Mas talvez o mais perverso dessa decisão seja o impacto distributivo: o IOF sobre operações cambiais afeta majoritariamente os mais ricos — quem viaja para o exterior, faz compras internacionais ou movimenta grandes volumes em moeda estrangeira. Ao impedir sua aplicação, o Congresso está protegendo privilégios e aprofundando a desigualdade fiscal em um país onde os pobres pagam, proporcionalmente, muito mais impostos do que os ricos. É mais um passo na consolidação de um sistema tributário regressivo, onde os que menos têm sustentam o peso do Estado.

Do ponto de vista institucional, o precedente é ainda mais perigoso. O Legislativo, ao extrapolar suas funções e invadir competências do Executivo, desorganiza o planejamento econômico do país, sem oferecer nenhuma alternativa de arrecadação, redistribuição ou política pública. E o faz sem diálogo com a sociedade, sem consulta pública, sem responsabilidade com o orçamento ou com os serviços sociais.

O que está em jogo, portanto, não é apenas uma alíquota de imposto — é a própria capacidade do Estado de planejar, regular e financiar o desenvolvimento nacional. É a soberania do Executivo para exercer o papel que lhe cabe na democracia. É o equilíbrio entre os Poderes. É, por fim, a proteção do povo brasileiro contra os interesses de uma elite que quer manter seus privilégios à custa da maioria.

Diante disso, o Governo Lula deve recorrer imediatamente ao Supremo Tribunal Federal para reverter esse abuso. O Brasil não pode aceitar que instrumentos legítimos de gestão econômica sejam sequestrados por chantagens políticas disfarçadas de legalismo parlamentar. O país precisa de responsabilidade social, de redistribuição de renda, de justiça fiscal e de respeito às regras do jogo democrático.

O Congresso tem todo o direito de debater políticas econômicas, de aprovar ou rejeitar projetos de lei. Mas não pode, por vontade circunstancial de sua maioria, usurpar competências que não lhe pertencem e comprometer o funcionamento do Estado brasileiro. Derrubar esse PDL é uma tarefa jurídica, política e histórica. Em defesa da Constituição. Em defesa do povo. Em defesa do Brasil.


Fonte: Brasil 247

AUTÓPSIA - MORTE APOS 20 MINUTOS DA QUEDA - Autópsia confirma que Juliana Marins morreu por trauma grave após queda em vulcão na Indonésia.

 


Relatório médico aponta lesões internas e hemorragia como causa da morte; família acusa equipe de resgate de negligência e promete ir à Justiça

A autópsia realizada em Bali confirmou que a brasileira Juliana Marins, de 34 anos, morreu em decorrência de múltiplos traumas internos e hemorragia após cair no Monte Rinjani, na Indonésia. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (27) pela BBC, com base em declarações de autoridades forenses locais.

Juliana, que era publicitária e natural de Niterói (RJ), sofreu o acidente no último sábado (21) enquanto fazia trilha no segundo vulcão mais alto da Indonésia, localizado na Ilha de Lombok. O corpo da brasileira só foi resgatado quatro dias depois, após buscas prejudicadas pelo mau tempo e pelas condições difíceis do terreno.

De acordo com o especialista forense responsável pela análise, Ida Bagus Alit, a morte foi causada por ferimentos graves provocados pelo impacto da queda. "Encontramos arranhões e escoriações, bem como fraturas no tórax, ombro, coluna e coxa. Essas fraturas ósseas causaram danos a órgãos internos e sangramento", explicou o médico.Ainda segundo ele, a autópsia indicou que a morte ocorreu em um curto intervalo após o acidente. "A vítima sofreu ferimentos devido à violência e fraturas em diversas partes do corpo. A principal causa de morte foram ferimentos na caixa torácica e nas costas", detalhou Alit.

O médico também afirmou que não havia indícios de que Juliana tenha sobrevivido por um longo período após o acidente. "Por exemplo, havia um ferimento na cabeça, mas nenhum sinal de hérnia cerebral. A hérnia cerebral geralmente ocorre de várias horas a vários dias após o trauma. Da mesma forma, no tórax e no abdômen, houve sangramento significativo, mas nenhum órgão apresentou sinais de retração que indicassem sangramento lento. Isso sugere que a morte ocorreu logo após os ferimentos", disse o especialista, estimando que o óbito aconteceu cerca de 20 minutos após o impacto.

A família de Juliana, no entanto, questiona a versão oficial e acusa as autoridades indonésias de negligência no resgate. Em nota divulgada nas redes sociais, os familiares afirmaram que, se o socorro tivesse sido mais rápido, a brasileira poderia ter sobrevivido. "Juliana sofreu negligência grave por parte da equipe de resgate. Se a equipe de resgate tivesse conseguido salvá-la dentro das sete horas estimadas, Juliana ainda estaria viva", publicou o perfil @resgatejulianamarins no Instagram, que representa a família.A repercussão do caso mobilizou brasileiros nas redes sociais, que criticaram a demora das autoridades da Indonésia no resgate. Internautas lotaram os perfis da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia (Basarnas) e do presidente do país, Prabowo Subianto, com comentários exigindo explicações.

Questionamentos como "por que o processo de resgate de Juliana foi lento?" e "por que o helicóptero demorou tanto para ser acionado?" foram recorrentes.

Enquanto isso, autoridades brasileiras se mobilizaram para apoiar a família. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), garantiu que o município vai arcar com os custos do translado do corpo. "Hoje mais cedo conversei com Mariana, irmã de Juliana Marins, e assumimos o compromisso da Prefeitura com o traslado de Juliana da Indonésia para a nossa cidade, onde será velada e sepultada", anunciou o prefeito.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestou e informou que o Itamaraty está prestando todo o suporte necessário. "Determinei ao Ministério das Relações Exteriores que preste todo o apoio à família, o que inclui o translado do corpo até o Brasil", escreveu o presidente nas redes sociais.

Embora acidentes fatais sejam relativamente comuns no Monte Rinjani, o caso de Juliana ganhou grande repercussão pela comoção gerada no Brasil e pela polêmica envolvendo a atuação das equipes de busca. A família já informou que pretende ingressar com uma ação judicial para apurar responsabilidades.


Fonte: Brasil 247

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Assistência Social - 105 mil famílias passam a integrar o programa Luz para o Povo no RN

 

Programa assegura a tarifa social de energia a consumidores de até 80 quilowatts/mês. - Foto: Carmem Felix

Governo do Estado adere à ampliação autorizada pelo Governo Federal; renúncia do ICMS será de R$ 260 mil/mês

O Governo do Rio Grande do Norte aderiu nesta quinta-feira, 26, à implantação do programa do Governo Federal “Luz para o povo” que assegura a tarifa social de energia a consumidores de até 80 quilowatts/mês. No RN serão beneficiadas 105 mil famílias que deixarão de pagar pelo consumo.

Assim, o Governo do Estado renuncia à cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Governo Federal passa a custear o consumo através de fundo específico.

“Nesta nova fase do programa Tarifa Social estamos instituindo a isenção no pagamento da conta de energia para 105 mil famílias, mais de 400 mil pessoas, em nosso Estado. Isto é exercício da cidadania e da justiça social”, declarou a governadora Fátima Bezerra.

A diretora-presidente da Neoenergia/Cosern, Fabiana Lopes, explicou que “estamos com nossos sistemas preparados para que os benefícios cheguem a estas famílias. Estamos, inclusive, fazendo busca ativa para encontrar estes consumidores que também estejam inscritos no CadÚnico para assegurar o direito”.

O secretário de Estado da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, informou que o Governo do RN fez análise, identificou custos e benefícios. “Verificamos que a medida tem grande impacto do ponto de vista social. As pessoas vão gastar menos com energia e gastar mais em outros setores, melhorando a qualidade de vida”, pontuou. Ele confirmou que a isenção começa a vigorar em 5 de julho e representará R$ 260 mil por mês em renúncia fiscal do ICMS.

Com a isenção, as famílias beneficiadas arcarão apenas com a taxa de contribuição para iluminação pública, nos municípios onde ela acontece, mas as prefeituras podem adotar medidas para também isentar essa taxação que é da competência municipal.

O Governo Federal criou o programa Luz do Povo para garantir acesso à energia elétrica de qualidade e preço justo a milhares de brasileiros. O programa prevê descontos para quem mais precisa, reduzindo a desigualdade, além de liberdade de escolha e mais equilíbrio para o setor elétrico.

O ato de adesão ao “Luz para todos” aconteceu na sala de reuniões da Governadoria e contou ainda com a presença dos secretários de Estado Gustavo Coelho (Sin), secretários executivo do tesouro da Sefaz, Álvaro Bezerra, adjuntos Ivanilson Maia (Gac), Adriano Bezerra (Sethas), diretora geral do DER, Natécia Nunes e representantes da Neoenergia Priscila Simonetti, gestora de relações institucionais, Dimitri Barros, gestor de regulação, Angela Barreto, gerente de receitas, Paulo Araújo, assessor de imprensa, Rodrigo Bruno, especialista em cadastro.

CADASTRO 

105 mil famílias na Grande Natal serão incluídas no programa. Renúncia fiscal de ICMS de aproximadamente de R$ 260 mil.

O cadastro pode ser feito de forma simples e digital por meio do WhatsApp (84 3215-6001), pelo 116 ou presencialmente nas lojas da Neoenergia Cosern.

A ação será potencializada com o apoio do Estado na divulgação e mobilização junto aos municípios e à rede de assistência social.


 Fonte: Governo do Estado

ESTRADAS - RN-087, de Tenente Laurentino a Florânia, é entregue totalmente recuperada

 

Os recursos são do empréstimo feito pelo Estado no âmbito do Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF), autorizado durante o governo Lula. O investimento total é de R$ 428 milhões. - Foto: Raiane Miranda

A RN-087 fez parte do Programa de Restauração de Rodovias do Governo do Estado, que já restaurou 1.400 quilômetros

Nesta sexta-feira (20), a governadora Fátima Bezerra esteve em Tenente Laurentino Cruz e em Florânia, região do Seridó potiguar, para inaugurar oficialmente a RN-087, que liga os dois municípios.

O investimento do Governo do Estado somente nessa estrada foi de R$ 7,79 milhões, num trecho de 12,4 km de extensão. O serviço contou com a reconstrução de pontos críticos, nova pavimentação e sinalização vertical e horizontal, última etapa desse tipo de obras.

“Isso aqui é uma luta de muito tempo, de 25 anos. A estrada é muito importante, primeiro para a vida das pessoas, para se deslocar em busca de atendimento à saúde, para estudar, trabalhar. E aqui é uma região com um potencial no quesito agricultura, pois faz parte da bacia leiteira do estado, além da fruticultura. E para o turismo, especialmente o religioso. Então temos agora uma estrada que cumpre um papel fundamental que é o de fomentar o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, comemora Fátima Bezerra.

A estrada entrou no Programa de Restauração de Rodovias, que já restaurou 1.400 km de rodovias em todo o Rio Grande do Norte. Os recursos são do empréstimo feito pelo Estado no âmbito do Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF), autorizado durante o governo Lula. O investimento total é de R$ 428 milhões.

O trecho Tenente Laurentino/Florânia estava incluso no Lote 2 do programa. A obra contemplou ainda um trecho urbano na cidade de Florânia, incluído mediante autorização da governadora Fátima Bezerra.

“A estrada estava realmente intransitável. Como a governadora disse, há 25 anos que não recebia uma obra dessas. Tenente Laurentino está em pleno desenvolvimento, e a acessibilidade é fundamental para escoar a produção na nossa cidade e estourar o turismo”, afirma o prefeito de Tenente Laurentino, Inácio Macedo.

“A estrada aqui era horrível, cheia de buracos, e agora melhorou muito”, diz Elizabeth Maria, frentista e moradora de Tenente Laurentino. “Nunca tinha visto uma reforma dessa na estrada, era apenas tapa-buracos” explica.

“O avanço com a restauração dessa estrada é muito significativo para o nosso povo, para a economia local. Para os comerciantes do nosso município, que podem ter certeza do quanto vai fomentar a nossa economia. E o nosso turismo religioso. Hoje estamos fazendo uma ampliação do santuário Nossa Senhora das Graças”, diz o prefeito de Florânia, Saint Clay Alcântara Silva de Medeiros (Galo de Florânia).

“Melhorou bastante, antes era só buraco. Nasci aqui e nunca vi essa estrada ser recapeada. Melhorou o trânsito e o movimento da cidade”, afirma Ailson Valério, agente de saúde da região.

A região do Seridó, da qual o trecho faz parte, foi contemplada com cinco trechos diferentes: além da RN-087, também receberam melhorias dois trechos da RN-288; um da RN-086; e um da RN-118, totalizando 170 quilômetros de estradas totalmente recuperadas no Seridó. O lote 2 atendeu ainda rodovias da região Central, chegando ao Vale do Açu. Foram nove trechos diferentes, com um investimento superior a R$ 270 milhões.

“Hoje encerramos essa primeira etapa – desde Parelhas a Equador, depois vem para Caicó, Ipueira, São João do Sabugi, depois o coração, que é Acari, Cruzeta, São José do Seridó, chegando até Caicó. Também entregamos a outra estrada emblemática que vai de Caicó a Jardim de Piranhas, e agora de Tenente Laurentino a Florânia. Então, eu sei o quanto vocês sonharam com isso”, explica Fátima.

Os recursos são do empréstimo feito pelo Estado no âmbito do Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF), autorizado durante o governo Lula. O investimento total é de R$ 428 milhões. - Foto: Raiane Miranda


A região recebeu também não só a RN-087, mas o trecho da BR-226, ligando Currais Novos, São Vicente e Florânia. Após solicitação ao governo federal, a governadora conseguiu para o estado a federalização do trecho da RNT-226 (RN Transitória), cuja adequação de capacidade e manutenção passa a ser responsabilidade do DNIT.

Desde 2019, essa primeira etapa do programa já recuperou 1.400 km de rodovias, com expectativa de mais uma etapa, que recuperará 620 km em obras até 2026. A meta total é de 2.059 km renovados até o fim do programa, trazendo desenvolvimento, conforto e segurança para os potiguares e visitantes do estado.


Os recursos são do empréstimo feito pelo Estado no âmbito do Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF), autorizado durante o governo Lula. O investimento total é de R$ 428 milhões. - Foto: Raiane Miranda


Autoridades estaduais, municipais e lideranças políticas participaram da agenda que reuniu representantes de diversas instituições. Estiveram presentes o deputado federal Fernando Mineiro (PT) e a deputada estadual Divaneide Basílio (PT), além dos prefeitos Lucas Galvão da Cruz, de Currais Novos, Jane Maria, de São Vicente, e a Joelzia Teixeira de Medeiros (Loba). Também marcaram presença os vereadores Antônio Soares e Chico Lins, de São Vicente, e os vereadores Sabrina e Ivan, de Florânia. O evento contou ainda com a participação dos secretários de Estado, Cadu Xavier (Sefaz), Gustavo Coelho (Infraestrutura), Ivanilson de Sousa Maia (Gabinete Civil), Nayara Santana (Emprotur) e Franki da Silva Souza (Emater).


Fonte: Governo do Estado

quarta-feira, 25 de junho de 2025

CULTURA - Junina São João leva espetáculo “Almas Vaqueiras” ao Palácio dos Esportes e se prepara para o Festival da Globo Nordeste

 


A quadrilha Junina São João promete encantar o público nesta quinta-feira, 26 de junho, a partir das 21h, com uma apresentação especial no Palácio dos Esportes, em Natal/RN. A entrada é gratuita.

O grupo levará a quadra o espetáculo “Almas Vaqueiras”, um enredo que celebra o sertão nordestino, exaltando a bravura dos vaqueiros, a fé nas Santas Almas e a devoção a Nossa Senhora Aparecida. A quadrilha é reconhecida por sua forte identidade artística, com coreografias marcantes, figurinos elaborados e um alto nível técnico.

Y




Mais do que uma apresentação, o evento também funciona como uma prévia para um dos momentos mais esperados do ano: a participação da Junina São João no Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste, que será realizado no próximo domingo, 29 de junho, na cidade de Goiana, em Pernambuco. A quadrilha representará o estado do Rio Grande do Norte na competição, considerada uma das mais prestigiadas do calendário junino brasileiro.

Para esse desafio, a Junina São João intensificou os ensaios e investiu em uma produção que une tradição e inovação, com o objetivo de emocionar o público e conquistar os jurados. “Almas Vaqueiras” foi construído com dedicação e pesquisa, reafirmando o compromisso do grupo com a valorização da cultura popular nordestina.

A apresentação desta quinta-feira é uma oportunidade para o público potiguar acompanhar de perto um dos espetáculos mais aguardados do São João 2025 e demonstrar seu apoio a um grupo que leva o nome de Natal com orgulho e excelência.

Serviço:

Evento: Apresentação da Junina São João – Espetáculo “Almas Vaqueiras”

Data: Quinta-feira, 26 de junho de 2025

Horário: 21h

Local: Palácio dos Esportes – Natal/RN

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: Livre

PIB - Brasil foi o segundo país no mundo que mais cresceu no 1º trimestre País superou potências como China, EUA e Reino Unido


Foto: Fernando Haddad e Lula (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro voltou a mostrar bom desempenho, desta vez em comparação ao resto do mundo. O país fechou o primeiro trimestre com crescimento de 1,4%, mais até do que a China, segunda principal economia do mundo e considerada o motor do PIB global. 

Com isso, o Brasil foi o segundo país no mundo que mais cresceu no período, atrás apenas da Irlanda, que registrou um aumento de 3,2% em seu PIB. O Brasil foi seguido por China (+1,2%), Israel (+0,8%), Chile (+0,7%), Polônia (+0,7%) e Reino Unido (+0,7%). 

Enquanto isso, países como Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul viram o PIB diminuir durante o mesmo período, de acordo com os dados apresentados pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

"É o Brasil crescendo com emprego, desenvolvimento e justiça social", diz a postagem nas rede social oficial da pasta. 

Em relação ao crescimento da economia brasileira, a previsão de analistas consultados pelo Banco Central é de que o PIB brasileiro tenha expansão de 2,21% neste ano, um pouco acima dos 2,20% projetados na semana anterior, de acordo com a pesquisa "Focus".

Em maio, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda (SPE) aumentou de 2,3% para 2,4% a estimativa de crescimento da economia brasileira neste ano.

Fonte: Brasil 247



terça-feira, 24 de junho de 2025

DEMISSÃO - Backing vocal de Zezé Di Camargo e Luciano é demitida após chamar comida nordestina de ‘lavagem’

 


Após a repercussão negativa, Bianca Alencar chegou a se defender e disse que foi mal interpretada

A backing vocal Bianca Alencar foi demitida da banda de Zezé di Camargo e Luciano após comparar a comida nordestina com ‘’lavagem de porcos’’. Ao Metrópóles, a assessoria da dupla confirmou a desligamento da cantora.

Tudo aconteceu após Bianca compartilhar um vídeo criticando uma comida que comprou na cidade de Floresta, no sertão de Pernambuco. “Paguei e não comi. Não dá! Parecia lavagem”, disse ela no vídeo, que foi deletado em seguida.

A sua fala foi considerada xenofóbica. Após a repercussão negativa, ela chegou a se defender e disse que foi mal interpretada.

Estão jogando o maior hate sobre mim, as pessoas falando que falei mal da cidade, que eu não respeito os nordestinos. Gente, vocês não têm noção: meus pais são nordestinos, cresci comendo comida nordestina”, iniciou

‘’O que eu quis dizer foi que existe perrengue nas estradas. Às vezes, a gente chega e não tem um hotel adequado pra gente ficar, não tem toalha, a comida está estragada porque está muito tempo lá e a gente tem que chegar e comer, não tem outra coisa pra comer. Em momento nenhum eu falei mal da cidade”, completou.

Fonte: Grupo Meio News.

Indonésia: trilha onde brasileira morreu teve 8 mortes em 5 anos

 


A trilha no Monte Rinjani, na ilha de Lombok, na Indonésia, registrou 180 acidentes e oito mortes nos últimos cinco anos. É a mesma região em que a brasileira Juliana Marins, de 26 anos, se acidentou próximo a um vulcão, no sábado (21/6).

Ela não resistiu aos ferimentos, e a morte foi confirmada pela família nesta terça-feira (24/6).

O que está acontecendo

Juliana Marins, de 26 anos, deslizou por uma vala enquanto fazia a trilha do vulcão Rinjani, em Lombok, na Indonésia.

Ela viajou para fazer um mochilão pela Ásia e estava na trilha com outros turistas, que contrataram uma empresa de viagens da Indonésia para o passeio.

Anteriormente, foi divulgado que Juliana teria recebido socorro, porém a informação foi desmentida.

A morte dela foi confirmada pela família.

Dados do governo indonésio, divulgados em março deste ano, mostram que, apesar de ser um dos destinos mais procurados da região, o número de acidentes aumentou nos últimos anos — com as ocorrências quase dobrando em 2024, na comparação com 2023.

Segundo o Escritório do Parque Nacional do Monte Rinjani, foram registradas 21 ocorrências em 2020; 33, em 2021; 31, em 2022; 35, em 2023; e 60, em 2024.

Em relação aos óbitos: foram duas mortes em 2020; uma em 2021; uma em 2022; três em 2023; uma em 2024; e, agora em 2025, o primeiro caso — Juliana, natural de Niterói (RJ).

De acordo com o parque, o resgate da brasileira mobilizou 48 pessoas. Segundo autoridades envolvidas na operação, foram empregadas técnicas de salvamento vertical, mas o terreno do penhasco e o clima da região apresentaram “grandes desafios”.

Quem é

A informação da morte da jovem foi confirmada pela família nesta terça-feira (24/6), através das redes sociais. Juliana estava desde o dia 21/6 a espera de resgate. Ela deslizou por uma vala enquanto fazia a trilha do vulcão Rinjani, em Lombok. Ela realizava um mochilão pela Ásia.

“Hoje, a equipe de resgate conseguiu chegar até o local onde Juliana Marins estava. Com imensa tristeza, informamos que ela não resistiu. Seguimos muito gratos por todas as orações, mensagens de carinho e apoio que temos recebido”, escreveu a família na rede social Instagram, através do perfil Resgate Juliana Marins.

Manoel Marins Filho, pai da brasileira, embarcou para Bali, Indonésia, nesta terça, para acompanhar o resgate da filha.

Foram, ao todo, quatro dias de tentativas de resgate. Nessa segunda, a operação foi interrompida por causa das condições climáticas na região.“Um dia inteiro e eles avançaram apenas 250m abaixo. Faltavam 350m para chegar na Juliana e eles recuaram mais uma vez. Mais um dia”, escreveu a família.

De acordo com os familiares, as mudanças climáticas repentinas são normais nesta época do ano, na região. “Eles [governo da Indonésia] têm ciência disso e não agilizam o processo de resgate. Lento, sem planejamento, competência e estrutura. Juliana vai passar mais uma noite sem resgate por negligência.”

Ainda segundo a família, Juliana não teve acesso a água, comida e agasalhos.


Fonte: Metrópoles

segunda-feira, 23 de junho de 2025

SÃO GONÇALO - "Vamos limpar todas as lagoas de captação da cidade", afirma o prefeito Jaime Calado

 


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante deu início, na manhã desta segunda-feira (23), a uma força-tarefa de limpeza urbana nas lagoas de captação do município. A ação foi determinada pelo prefeito Jaime Calado, como medida preventiva após as fortes chuvas registradas na última semana.

“É importante destacar que, mesmo com todas essas chuvas, nenhuma lagoa transbordou. Ainda assim, nossas equipes estão nas ruas, trabalhando firme nesse tempo de reconstrução e progresso”, reforçou o prefeito.

A operação começou pela lagoa localizada no entorno da Rua das Petúnias com a Avenida Flores do Campo, no bairro Jardins. Estão mobilizadas para a ação as secretarias de Serviços Urbanos (SEMSUR), Infraestrutura e o SAAE.

O objetivo é garantir que todas as lagoas estejam limpas e funcionando plenamente para evitar transtornos durante o período chuvoso.

“Vamos atender à determinação do nosso prefeito Jaime Calado de limpar todas as lagoas de captação da nossa cidade”, afirmou o secretário da SEMSUR, Magnus Kebyo.

Também estiveram acompanhando a ação: Márcio Barbosa (Infraestrutura), Arthur Queiroz (subsecretário de Infraestrutura) e Ivanaldo Maciel (Sec. Adjunto da SEMSUR).

A Prefeitura reforça que a colaboração da população é fundamental: o lixo doméstico e restos de poda devem ser descartados nos locais corretos, nos pontos de coleta determinados pela SEMSUR. O descarte irregular compromete o escoamento  das águas e pode causar alagamentos.

NATAL - A FARRA DAS JETONS. ESCONDIDINHO, PREFEITO DE NATAL RETOMA GRATIFICAÇÃO A SÍ MESMO E SECRETÁRIOS E QUEBRA PROMESSA DO INICIO DA GESTÃO. PREFEITO PAULINHO FREIRE SENDO O MAIS DO MESMO.

 

É uma imoralidade e até inexplicável que o atual prefeito de Natal tenha retomado escondidinho as gratificações dos Jetons indenizatórios criados pelo ex-prefeito Álvaro Dias no dia 23 de dezembro de 2021 e aprovados na Câmara Municipal de Natal.

Assumindo o governo, no dia 2 de janeiro, divulgou para toda a imprensa a suspensão de gratificações, inclusive esses Jetons indenizatórios a sí mesmo e aos secretários. 

Passados os 100 dias, desde maio, às escondidas, todos os Natalenses ficaram surpresos com a principal notícia: "Prefeito de Natal - o Maior salário do Brasil"; agora podendo ser ampliada para "  o prefeito e secretários de maiores salários do Brasil" ; o salário do prefeito de Natal é igual ao do presidente da República.

Paulinho Freire,  que pela propaganda,  iria revolucionar a gestão em Natal já começa a dar sinais de ser o " mais do mesmo", com um governo repetitivo e sem inovações.

Muitos podem até dizer: " não são ainda nem 6 meses de gestão" , mas começa a mostrar a face de uma gestão conservadora que mantém as mesmas práticas da gestão Álvaro Dias; muita gente na prefeitura e pouca ação.

A gestão Álvaro Dias mudou toda a estrutura organizacional das secretarias, extinguindo funções comissionadas de baixo valor e criando cargos de valores maiores para apoiadores, além da criação dos Jetons indenizatórios a secretários e distribuição de gratificações, nunca fiscalizadas.

A demonstração de que a gestão caminha para o mais do mesmo vem com problemas conhecidos por todos como buracos para todo lado, pior transporte público do Brasil, alagamentos, lagoas de captação sem manutenção e bombas sem funcionar, com secretarias paradas no tempo.

O pagamento dessas Jetons que ferem à Constituição Federal e que não se sabe porque o Tribunal de Contas ainda não proibiu, expõe Paulinho Freire, igualando ele como  um prefeito, o mais do mesmo, ou seja: o que esperar de um prefeito que quebra de uma promessa em 4 meses, aumentando o próprio salário e de seus secretários? O interessante é que para fazer uma simples reparação de perdas salariais de funcionários que nem chega a 7% , é uma propaganda daquelas, mas aumentar o salário  próprio e de secretarios em 60% considera justo.

Enfim,  é a mesma cópia do antigo prefeito, nada de novo ou diferente, sem progresso ou evolução, representando as elites, esquecendo as periferias e  um discurso político que repete as mesmas promessas sem apresentar soluções concretas,  e ainda  assim,  esquece do prometido anteriormente.

domingo, 22 de junho de 2025

FESTIVAL DE QUADRILHAS - Junina São João (Estilizada) e Padre Piná (Tradicional) são as grandes campeãs do Festival São Gonçalo Junino 2025

 

A última noite do Festival de Quadrilhas São Gonçalo Junino 2025 foi marcada por emoção, brilho e casa cheia. O Ginásio de Esportes de Santo Antônio do Potengi ficou completamente lotado antes mesmo da primeira apresentação da noite, quando a irreverente e querida quadrilha comédia As Bibas de Santos fez sua participação especial que arrancou, risos, aplausos e abriu com estilo a grande final.

Na sequência, foi a vez das quadrilhas juninas estilizadas entrarem em cena: 100% Ferroviário (Lajes), Coração Nordestino (Jardim Lola - São Gonçalo do Amarante), Junina São João (Natal), Brejo de Ouro (Brejinho) e, encerrando a noite a Lume da Fogueira (Mossoró).

Após três dias de festa, o público vibrou até o último segundo com a tão aguardada apuração dos resultados. Na categoria Tradicional, a grande campeã foi a quadrilha Padre Piná (Natal), seguida por Zé Matuto em segundo lugar, e Junina Sertão (Barcelona) em terceiro.

Já na categoria Estilizada, o título ficou com a Junina São João (Natal), que encantou o público e conquistou os jurados com sua apresentação. O segundo lugar foi para Coração Nordestino (São Gonçalo do Amarante) e o terceiro para a Lume da Fogueira (Mossoró).

Como premiação, a campeã da categoria estilizada representará o Rio Grande do Norte no prestigiado Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste, que acontecerá em Goiana (PE).

O evento contou com a presença de importantes autoridades, entre elas o prefeito Jaime Calado, a primeira-dama e senadora Zenaide Maia, além dos vereadores Valda Siqueira, Ulisses Costa, Andeson Morcego, Léo Medeiros e Kallynne Mota. Também estiveram presentes os secretários Mário David, Magnus Kebyo, Ledson França, Mada Calado, Carlos Leão, Rayane Rocha, Gleydson Almeida e Geraldo Veríssimo, além da deputada estadual Terezinha Maia, reforçando o apoio institucional à cultura popular do município.

Com um alcance impressionante nas redes sociais e uma transmissão ao vivo que somou mais de 16 mil visualizações no YouTube da Prefeitura de São Gonçalo em uma maratona de mais de 6 horas ininterruptas, o Festival comprovou mais uma vez sua força e importância para a cultura popular nordestina.

O Festival São Gonçalo Junino 2025 é uma realização da Natal Cultural, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, Inter TV Cabugi e da deputada estadual Eudiane Macedo. Conta ainda com patrocínio da Rede de Postos Domingos, Recicla, Comcel, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Governo do RN e Secretaria Estadual de Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

sábado, 21 de junho de 2025

FUTEBOL - VITÓRIAS DO BOTAFOGO E FLAMENGO E CAMPANHA DE TIMES BRASILEIROS É DESTAQUE.

 


Em matéria anterior havíamos falado da boa performance dos times brasileiros nas estréias na Copa do Mundo de Clubes.

O Botafogo venceu na quinta o todo poderoso PSG da França e campeão europeu por 1 a 0 e o Flamengo, ontem, venceu por 3 a 1 ao Clelsea da Inglaterra.

Os feitos  do Botafogo e Flamengo foram destaques em toda a mídia mundial e elogiando o bom futebol apresentado pelas equipes brasileiras no torneio.

Muitos achavam que nem passariam da fase de grupos, mas nos seus grupos, o Flamengo já se classificou em 1⁰, o Palmeiras também deverá terminar em 1⁰, o Botafogo também caminha no mesmo sentido e o Fluminense tem tudo para se classificar bem.

Passada a fase de grupos,  ficarão 16 times para a próxima fase com o Brasil e seus 4 times entre esses 16 e o patamar mudou; já há comentaristas da imprensa mundial considerando a real possibilidade de algum time brasileiro chegar as finais; o caminho ainda é longo, mas as atuações brasileiras enfrentando as equipes européias nesta fase de grupos tem chamado atenção por serem atuações convincentes com bom futebol e na nossa linguagem,  pau a pau com essa equipes européias que tinha-se como imbatíveis antes dos confrontos.

O bom disso tudo é que aquela história que dentro de campo são 11 contra 11,  vem acontecendo neste torneio e as equipes brasileiras estão de parabéns pelas grandes partidas e vamos torcer muito pelo avanço de nossas equipes nos mata-matas e quem sabe, semifinais e final.

ACIDENTE COM MORTES - balão cai em Santa Catarina e deixa ao menos oito mortos

 

Um balão de ar quente sobrevoava a Praia Grande, no sul de Santa Catarina, com cerca de 22 pessoas quando pegou fogo e caiu

Um balão com cerca de 22 pessoas pegou fogo e caiu em Santa Catarina, na manhã deste sábado (21/6). Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros Militar local, pelo menos oito pessoas morreram.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o momento em que o balão de ar quente pega fogo e cai. O passeio ocorreu na Praia Grande, situada no extremo sul de Santa Catarina. O local é conhecido como a “Capital dos Cânions” e também como a “Capital do Balonismo”.


O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina atua no caso junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atender a ocorrência. Além dos feridos no balão, as primeiras informações dão conta de que a queda ocorreu ao lado de um posto de saúde.

Fonte: Metrópoles

quinta-feira, 19 de junho de 2025

NATAL - PREFEITO DE MAIOR SALARIO DO BRASIL. Escondidinho, Paulinho Freire quebra promessa, concede gratificação a si mesmo e passa a ganhar o salário de Prefeito mais elevado do país

 


No início de sua gestão, o prefeito Paulinho Freire anunciou medidas de contenção de gastos, em face do fato de que a prefeitura tinha, conforme ele mesmo alardeou, cerca de 1 bilhão de reais em dívidas. Na ocasião, Paulinho cancelou por tempo "indeterminado" o pagamento de gratificações e diárias, inclusive para si mesmo, além de seus secretários (veja a matéria do G1 RN abaixo).

Suspensão de jetons e diárias: veja medidas de corte de gastos anunciadas pela Prefeitura de Natal

G1 RN - 02 de Janeiro de 2025

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), anunciou nesta quinta-feira (2) parte das medidas de corte de gastos que serão aplicadas pela nova administração municipal. Entre elas, o prefeito disse que vai suspender por tempo indeterminado o pagamento de jetons aos secretários, além de diárias e passagens aéreas.

As ações foram discutidas na manhã desta quinta-feira (2) com parte dos membros escolhidos para compor o secretariado municipal, antes mesmo da posse dos auxiliares diretos do prefeito.

"Algumas medidas já foram tomadas: o corte de jetons aos secretários e secretários adjuntos. As diárias, passagens aéreas, todas elas agora vão ter que passar pelo gabinete civil e vai ser analisada a necessidade de cada uma. Nós queremos restringir muito. Por isso abrimos um escritório em Brasília, uma secretaria pra que a gente possa economizar nisso", afirmou Paulinho Freire.

Jetons são pagamentos extras que secretários e o próprio prefeito de Natal recebem por participação em conselhos.

O prefeito ainda apontou outros pontos que serão analisados pela nova administração municipal.

"Vamos rever algumas gratificações, horas extras, vamos fazer uma análise na folha de pagamento para que a gente possa diminuir o custo da prefeitura, para que possa sobrar dinheiro para investimentos", considerou.

O prefeito ainda afirmou que a gestão deverá rever contratos de aluguel, inclusive de veículos, e estuda a possibilidade de usar aplicativos de transporte.

"Vamos ver a questão dos aluguéis, aonde a gente pode economizar, aonde a gente pode juntar as secretarias no mesmo prédio, pra que a gente venha otimizar essas questões também", pontuou.

Paulinho Freire citou até mesmo a redução do uso de papel, com uso de tecnologia.

"(Acabar) o sorteio de vagas nas creches hoje já foi o primeiro assunto que nós trabalhamos aqui. Vamos começar também a fazer uma manutenção nas lagoas de Natal e nos bueiros, no serviço de drenagem, para que a gente possa amenizar o período de chuva, para que Natal possa sofrer menos com alagamentos", disse.                                       

No entanto, o tempo não era tão indeterminado assim. De acordo com o portal da transparência, o prefeito passou a pagar gratificação a si mesmo e ao seu escalão de secretários. Paulinho Freire recebeu em Maio de 2025 41.600 reais de vencimento. Com isso, conforme comparação com o ranking veiculado pela Revista Isto É, o prefeito de Natal passa a ter o salário mais alto do país entre os prefeitos das capitais brasileiras.


A Lei 7274/21 em Natal,  trata principalmente do "Jeton Indenizatório" (gratificação por participação em órgão colegiado) para o prefeito e secretários municipais, aumentando seus salários em 60%. 

O contraditório é que a prefeitura do Natal acabou de negar a recomposição salarial dos servidores da saúde, alegando falta de recursos. Os servidores entraram em greve

O site IstoÉ levantou, junto aos portais da transparência dos municípios, a remuneração mensal bruta desse grupo de prefeitos. A lista considera os salários mais recentes registrados nos órgãos.


Veja abaixo:

Natal: Paulinho Freire (UB), R$ 41.600,00

João Pessoa: Cícero Lucena (PP), R$ 38.338,81

São Paulo: Ricardo Nunes (MDB), R$ 38.039,38

Florianópolis: Topazio Neto (PSD), R$ 36.980,70

Belo Horizonte: Fuad Noman (PSD), R$ 35.608,27

Rio de Janeiro: Eduardo Paes (PSD), R$ 35.462,27

Curitiba: Rafael Greca (PSD), R$ 35.246,33

Goiânia: Rogério Cruz (Solidariedade), R$ 34.556,93

Cuiabá: Emanuel Pinheiro (MDB), R$ 33.157,53


Fonte: Portal O Potengi

SÃO GONÇALO - Abertura do São Gonçalo Junino 2025 reúne mais de 10 mil pessoas e confirma ser o maior evento de São João da história do município

 


A primeira noite do São Gonçalo Junino 2025 atraiu uma multidão de mais de 10 mil pessoas nesta quarta-feira (18), em Santo Antônio do Potengi – São Gonçalo do Amarante (RN). O festival foi oficialmente aberto com shows musicais, em uma noite marcada por animação, segurança e muito forró.

A programação começou com a apresentação de Ariane Sandrine, artista local que encantou o público ao se apresentar em sua cidade natal. Em seguida, o prefeito Jaime Calado chegou ao evento acompanhado da primeira-dama e senadora Zenaide Maia, da filha Mada Calado (secretária Extraordinária) e de outras autoridades. Ao subir ao palco, o prefeito declarou oficialmente aberta a edição 2025 do São Gonçalo Junino e agradeceu aos patrocinadores que tornaram o evento possível.

“Estamos aqui para abrir a maior festa junina de São Gonçalo. Agradeço aos apoiadores: a deputada estadual Eudiane Macedo e a Inter TV Cabugi; e aos patrocinadores: Recicla, Rede de Postos Domingos, Comcel, além do Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto e da Secretaria Estadual de Cultura, via Lei Câmara Cascudo. Os cachês dos artistas e a estrutura do festival de quadrilhas são custeados por esses parceiros. Aproveitem com alegria e responsabilidade, porque o São João é tempo de celebração e união”, declarou o prefeito.



Às 21h20, a banda Grafith subiu ao palco como a atração mais esperada da noite. Com um repertório recheado de sucessos, levantou o público com hits como “Uh, Papai Chegou” e “Vai no Trem”. O encerramento ficou por conta de Guga Playboy, que manteve o clima de festa até o fim da noite, mesmo sob chuva, cantando os sucessos que marcaram sua trajetória.


A estrutura de segurança da festa foi reforçada, com a presença de 90 policiais militares, 4 policiais penais, 20 guardas municipais, 50 seguranças privados, 20 bombeiros civis, além de cinco viaturas da Polícia Militar e duas da Guarda Municipal. A equipe de saúde também atuou com 12 profissionais, distribuídos em dois pontos estratégicos, com duas ambulâncias de plantão.

Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Carlos Leão, a festa foi considerada uma das mais seguras da Região Metropolitana. “Registramos apenas duas ocorrências: uma resolvida no local e outra encaminhada à delegacia pela Patrulha Maria da Penha por descumprimento de medida protetiva. Também apoiamos a Polícia Penal em cinco abordagens a tornozelados que descumpriram restrições no local. Não houve registro de brigas”, relatou.

Estiveram presentes na abertura do evento os vereadores Nonato Queiroz (presidente da Câmara Municipal), Léo Medeiros, Anderson Morcego, Delma Silva, Kallynne Mota, Sargento Jerson, Ulisses Costa, Rayure Protasio, Thiago Soares, Valda Siqueira e Nino Arcanjo; o vice-prefeito Flávio Henrique; além das deputadas estaduais Eudiane Macedo e Terezinha Maia.

O Festival São Gonçalo Junino segue de hoje (19) até o dia 21 de junho, com apresentações das quadrilhas juninas no ginásio de esportes de Santo Antônio do Potengi, a partir das 18h30, e shows musicais no arrasta-pé da Praça do Forró, ao  lado do ginásio, a partir das 20h.


NATAL - CHUVAS E ALAGAMENTOS . Sete lagoas de captação transbordam após chuvas intensas em Natal

 

Fotos: extraídas de vídeos do Canal Drone Potiguar.


Das  82 lagoas de captação da cidade, sete  transbordaram, com situação mais grave a do loteamento José Sarney  na Zona Norte, onde várias famílias tiveram suas casas inundadas e perderam móveis e eletrodomésticos.

Fotos: extraídas de vídeos do Canal Drone Potiguar.

Fotos: extraídas de vídeos do Canal Drone Potiguar.

Fotos: extraídas de vídeos do Canal Drone Potiguar.

Fotos: extraídas de vídeos do Canal Drone Potiguar.

Fotos: extraídas de vídeos do Canal Drone Potiguar.

Fotos: extraídas de vídeos do Canal Drone Potiguar.

Fotos: extraídas de vídeos do Canal Drone Potiguar.


Outras lagoas também transbordaram e a cada ano a reclamação é a mesma: que tipo de cuidado se tem com essas lagoas? como se monitora? que tipo de limpeza é feita?.

Lagoas que transbordaram:

- Lagoa do Sarney (casas alagadas)

- ⁠Lagoa Cidade da Esperança (sem energia, gerador sendo providenciado)

- Lagoa do Acaraú (sem afetar casas)

- ⁠Lagoa do Panatis (sem afetar as casas)

- Lagoa do Pirangi

As chuvas em Natal nesse período não são para ninguém surpresa, já que todos os anos entre março e o início de julho chove; as chuvas inclusive no RN estão abaixo da expectativa, no entanto no litoral em Natal, sempre ocorrem chuvas acumuladas num só dia.

Não se concebe que a Prefeitura de Natal continue a ignorar o alerta de que todo ano Natal terá chuvas que acumulam num só dia; no período junino,  a prefeitura estava completamente dedicada às festas, mas toda gestão, que possui diversas secretarias, devem desenvolver atividades de prevenção à acidentes como as chuvas; não pode uma gestão ficar inerte nos cuidados em todas as áreas da administração de uma cidade.

A prefeitura de Natal reuniu secretarias, mas se reunir apenas quando acontecem os problemas, onde deveriam fazer um planejamento e um preparo antes, já que não se tratam de nenhuma novidade; chega a transparecer um desprezo com as comunidades afetadas.

ENGORDA DE PONTA NEGRA

Uma obra que foram gastos mais de 100 milhões, a engorda de Ponta Negra, verifica-se problemas antes anunciados com a drenagem e a demora com a manutenção; engordas realizadas em outros estados, demonstram que a obra precisa de uma atenção diária com estrutura permanente na área; não se pode imaginar que a engorda de Ponta Negra, não sirva quando chove e que numa chuva como essa, quase toda a areia do entorno do morro do careca vá para mar; a continuar dessa forma, em pouco tempo, a engorda necessitará de uma reengorda e mais milhões de investimentos.

Fotos: extraídas de vídeos do Canal Drone Potiguar.

Fotos: extraídas de vídeos do Canal Drone Potiguar.

Fotos: extraídas de vídeos do Canal Drone Potiguar.

Fotos: extraídas de vídeos do Canal Drone Potiguar.


A inércia da Câmara Municipal e dos vereadores é enorme, com a maioria só exaltando as festas e com projetos de título de cidadania, enquanto a população é prejudicada e não se propõe nem um tipo de auxílio para as famílias afetadas.

É necessário acordar,  é importante  que a Prefeitura tome as rédeas e se antecipe aos problemas  ao invés de ficar esperando; é preciso fazer acontecer e não tem sido o comportamento dos gestores nos últimos anos.

"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer" ,  como diz a letra da música, esse deveria  ser um lema a ser adotado pelos gestores e vereadores  da nossa cidade.

Confira algumas fotos do alagamento no loteamento José Sarney e da vossoroca e alagamento na engorda de Ponta Negra.


Fotos: extraídas de vídeos do Canal Drone Potiguar.

compartilhe nas redes sociais.