apoiador

apoiador

Publicidade

Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

AS POLÊMICAS DA ENGORDA DE PONTA NEGRA

 


Acreditamos que não se discute, que a obra da engorda de Ponta Negra ela era necessária e os estudos para sua realização eram antigos, antes mesmo do governo de Álvaro Dias .

No entanto, comparando com outras praias que foram realizadas obras de engorda, a obra daqui de Ponta Negra foi feita às pressas e algumas obras anteriores à engorda deveriam ter sido feitas e está comprovado que eram necessárias, destacando como primordial, a  drenagem das aguas pluviais.


A obra da engorda  só iniciou-se em 2024 e o destino das aguas dessa   drenagem, jamais deveria ser da forma como está. Um emissário submarino seria a forma correta que evitaria a formação de lagoas na área da engorda e o risco das águas da drenagem levarem parte da areia da engorda para o mar. O emissário submarino é um sistema de tubulação que lançaria essas águas lá no mar, afastando da costa e sendo depuradas  pelo oceano.

Emissário Submarino em Santos construindo há mais de 3 décadas.

 O sistema de drenagem atual, em qualquer  chuva se transforma em verdadeiras lagoas e criadores de dengue, além do aspecto feio; esse emissário submarino foi discutido e estava presente no primeiro projeto e agora, acredito para diminuírem os custos, foi retirado do projeto; Sem dúvida, antes da engorda, deveriam ter resolvido a drenagem, mas como sempre,  fizeram às pressas e por sorte, ainda não choveu muito em Natal. 

A obra era necessária, porém houve preocupação eleitoreira em fazer de qualquer jeito e daí ficou do tipo: joga a areia lá e depois resolvemos o resto.

Hoje a praia está em obras com as drenagens atuais e o que se vê são os criadouros de mosquitos a céu aberto ; é rezar para não chover forte.

Saindo da discussão da  drenagem, o restante da Praia de Ponta Negra está completamente abandonada com a ausência de banheiros, lixeiras, calçadões quebrados,  o deck de madeira não foi feito, e tudo isso nos leva a dizer que é mais uma obra inacabada e uma dor de cabeça para a nova gestão de Paulinho Freire.

Sacolas de lixo acumuladas no chão prejudicam o visual da praia natalense / Foto: José Aldenir – Agora RN



Banheiros existentes permanecem fechados ou em condições precárias / Foto: José Aldenir – Agora RN

Para complementar a obra de engorda, quando comparada com outras engordas de praias, haverá a necessidade da peneiragem da areia, limpeza constante, passagens com acessibilidade para a população( a areia é muito quente),  vegetação na engorda e instalação de equipamentos para lazer e esportes, além de organizar a praia de Ponta Negra em geral.


Projeto da praia de Camboriú com calçadão, ciclovias e outros equipamentos.

Diante de tudo, a obra da engorda não foi concluída e está bem longe  do que foi prometido,  e é preciso que a nova gestão corra contra o tempo, para que a população reconheça que a obra veio para melhorar a vida de todos e afastar  as  polêmicas que existem e são verdadeiras, porque algumas obras anteriores ao aterro hidráulico,  deveriam ter sido feitas. Agora é correr e consertar os erros da gestão anterior e não encobrir e dizer que tá tudo perfeito.

Por enquanto, a engorda de Ponta Negra, consiste só no aterro hidráulico e precisa de muitas obras complementares para ficar ao menos parecidas,  com as obras de outras  engordas,  que realmente deram uma nova cara às praias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.

governo do estado do RN

Mercado - Crise do ovo: entenda por que o preço disparou no Brasil e no mundo.

  O ovo se tornou um dos alimentos mais afetados pela inflação global, com preços recordes tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Se nos...