O TikTok ficou fora do ar para usuários nos Estados Unidos na madrugada deste domingo (19). A interrupção ocorreu devido a uma lei federal que exige que a plataforma venda sua operação no país.
Usuários norte-americanos receberam notificações informando que o aplicativo ficará temporariamente indisponível por conta da legislação local.
A decisão sobre o futuro do TikTok caberá ao presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que toma posse nesta segunda-feira (20). Trump já indicou que pode adiar a proibição da rede social no país.
O governo americano alega que o TikTok coleta dados confidenciais de seus usuários, o que representaria uma ameaça à segurança nacional. A principal preocupação é que a China, por meio da ByteDance, dona do aplicativo, utilize informações de mais de 170 milhões de usuários americanos para espionagem. A empresa nega as acusações.
A lei que resultou na suspensão do TikTok foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Joe Biden em abril de 2024. Ela estabeleceu um prazo até este domingo (19) para que a operação do aplicativo nos EUA fosse vendida.
Sem o cumprimento da exigência, o app seria banido no país, o que inclui sua remoção das lojas de aplicativos e o bloqueio de atualizações.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário