apoiador

apoiador

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

CULTURA - ZONA NORTE DE NATAL . A Zona Norte com 40% da população de Natal é completamente desprezada em eventos culturais nos últimos 4 anos. Gestão municipal não promove quase nada na região. A Zona Norte é rica de atores culturais e fica longe das maiores atividades culturais promovidas pela Prefeitura do Natal.

 


Os primeiros  quatro bairros mais populosos de Natal estão na zona norte.

A quase totalidade dos eventos, citando exemplos ,  como o  São João e Natal em Natal realizados em Natal, são realizados em outras regiões  e a grande maioria, são realizados na zona sul, na Arena das Dunas, Árvore de Mirassol e Ponta Negra. 

Geralmente, a Prefeitura  alega que se tratam de regiões mais centrais, com maior acessibilidade e apoio da parceria privada. 

Os poucos  eventos que são realizados na zona norte são através de iniciativas de vereadores, de algumas entidades do terceiro setor, de alguns produtores culturais e das lideranças de bairros.

O Natal em Natal é mais um exemplo do desprezo pela Zona Norte; enquanto a Zona Sul exibe a sua decoração natalina, shows musicais e as árvores, na Zona Norte, quase nada. Como se explica isso, já que essa mesma população também paga as tarifas de iluminação pública? 

O mais interessante é que mesmo com todo o desprezo, a região trouxe a favor do candidato do  prefeito Paulinho Freire uma grande maioria em votos; seria um apanhar e gostar?

Os Órgãos fazedores de Cultura como a Fundação José Augusto, Funcarte, Leis de Incentivo Djalma Maranhão e Câmara Cascudo, Conselhos  de Cultura, ao que parece, só querem levar Cultura, Lazer e Entretenimento para as regiões elitizadas e contribuem pela não democratização e exclusão das camadas mais carentes aos principais festejos populares; necessário urgente aos que comandam a Cultura, um olhar atento para as comunidades que mais necessitam dessa opção, porquê os bairros elitizados já tem, e é muito justo,  que a Cultura, o lazer e o entretenimento sejam mais inclusivos  e democráticos, com também eventos na Zona Norte.

Será que o novo prefeito vai dar continuidade no desprezo à Zona Norte  nos eventos culturais?

O Natal em Natal  na Zona Norte é Natal sem Natal .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.

governo do estado do RN

O NOVO PAPA - Leão XIV, o primeiro papa agostiniano da história: o que isso quer dizer

Foto: Papa Leão XIV aparece na sacada após ser eleito - 08/05/2025 (Vatican News/Reprodução) Robert Francis Prevost foi eleito nesta quinta-...