PAULINHO FREIRE
Após as eleições em Natal, pode-se analisar que a campanha de Paulinho Freire foi a que conseguiu visualizar a realidade dos eleitores em Natal e fez um trabalho de pré -campanha e campanha que objetivamente trouxe a vitória em Natal; e não foi por sorte, foi por desenvolver bem todas as fases de uma pré -campanha e campanha. Vamos ao caminho percorrido por Paulinho:
Paulinho na pré-campanha, já conversava com muitos partidos, já vinha com muitos vereadores apoiando e distribuiu esses vereadores em vários partidos diferentes: União Brasil, PSDB e outros. Com o apoio de Álvaro Dias, juntou também com Republicanos.
Ao mesmo tempo, convenceu o PL a retirar uma candidatura de direita, com o intuito de ser esse candidato, mesmo sem ter as características ideais. Dessa Forma, Paulinho Freire foi juntando UB, PSDB, PL, REP, SD, PP e outros partidos.
A maioria dos vereadores e candidatos potenciais disputavam entre si as cadeiras e nesses partidos eram 180 candidatos que somados aos cargos comissionados de Álvaro Dias, era um exército de apoiadores que iriam para as comunidades pedir o voto casado para vereador e prefeito. Desses 180 candidatos, 40 eram os mais fortes de Natal e em média cada um tinham cadastros que chegavam em média a 4 mil pessoas; somente com esses cadastros, foram atingidas 160 mil pessoas e na grande maioria, principalmente no eleitorado mais fácil de ser cooptado; nessa eleição, o eleitorado mais frágil seria o de Carlos Eduardo, que tinha poucos apoios e sem militância. Essa já era um aposta antiga e até certo ponto previsível e há uma suposição que pode ser real: 25% dos eleitores não foram votar; os eleitores incentivados a votar foram os de Paulinho, através dos muitos apoios e os de Natália Bonavides, de militância.
Paulinho também com os partidos teve maior tempo de TV e Rádio e o apoio das mídias.
A campanha de Paulinho Freire acertou na mosca, um desenho antigo da política não visto por coordenadores de outros candidatos : " quanto mais cabra, mais cabrito, quanto mais apoios, mais votos!".
CARLOS EDUARDO
Carlos Eduardo era o grande favorito, liderava as pesquisas, mas quando os times entraram na campanha real, faltavam soldados e apoio. Na fase de cooptação de apoios, fechou o seu partido, deixando apenas um vereador e não tinha outros partidos que acomodassem mais algum vereador. Restrito ao apoio de apenas um vereador, apenas com dois partidos e candidatos tido mais fracos, ficou sem exército nas comunidades; não havia incentivo aos eleitores nas comunidades, grande parte dos seus eleitores terminaram nem indo às urnas; o descrédito do eleitor, faz com que muitos só vá para a urna com o recebimento de alguma vantagem, eis a grande abstenção que prejudicou principalmente a Carlos Eduardo.
Grande parte das lideranças que antes apoiavam Carlos Eduardo, eram ligadas aos vereadores que apoiavam Paulinho Freire e aos poucos, foram saindo da campanha a convite dos vereadores e restaram muito poucas.
A falta de vereadores e apoios, deixaram a candidatura de Carlos Eduardo solta e sem comando e incentivo nas comunidades.
Com apenas 1 minuto de TV e Rádio, Carlos Eduardo foi duramente atacado com conteúdos irreais.
Assim, Paulinho Freire tomou muitos votos de Carlos Eduardo, que mesmo assim, ainda obteve 24% dos votos, que resistiram contra tudo . Carlos Eduardo, sozinho dentre os candidatos ainda é o de maior liderança individual.
A coordenação de Carlos Eduardo, não conseguiu fazer a leitura básica dessa política antiga; essa política foi como aquela roupa antiga que voltou de novo à moda!.
NATÁLIA BONAVIDES
De desacreditada e candidata que não chegaria a lugar nenhum, com a militância na rua, chegou a um improvável 2⁰ turno e atingiu 45% dos votos.
Natália que tem apenas 36 anos é um novo fenômeno na política do RN, anotem. A candidata com seu sorriso largo e muita força de vontade contagiou a todos que participaram de sua campanha e quem não a conhece, se conhecer , vai querer estar com ela em campanhas, pois agrada a todos e é uma liderança em crescimento no PT.
Natália Bonavides é um nome em forte em ascenção.
ABSTENÇÃO
A Abstenção tem sido um dos grandes obstáculos da eleição em todo o país. O eleitor pergunta a si mesmo: o que eu ganho votando?
Aqui em Natal, 25% simplesmente não quis ir votar. O descrédito com os políticos é um alerta para todos
Candidaturas precisam estimular seus apoiadores a procurarem as pessoas para irem votar e mostrar a importância do voto.
Nesse quesito, Paulinho Freire tinha mais apoiadores e recursos financeiros dos vereadores para convencer os eleitores a irem votar; Natália, em bem menor escala, pela sua militância; Já Carlos Eduardo,ficou bem prejudicado.
SITUAÇÃO x OPOSIÇÃO
Se tratando de candidato da situação, Paulinho Freire se uniu ao prefeito e conseguiu ser do tipo o candidato único da direita, enquanto a oposição se dividiram com as demais candidaturas de Carlos Eduardo. Natália Bonavides e Rafael Motta.
Paulinho já foi com toda a carga, desde o 1⁰ turno, com seu nome e uma aliança com muitos apoiadores num projeto só.
Mesmo Natália Bonavides indo para o 2⁰ turno, precisaria juntar os votos de Carlos Eduardo e Rafael Motta aos dela, e essa tarefa, seria possível se o alinhamento tivesse acontecido desde a pré-campanha.
Faltou assim, juntarem as forças, mesmo que, com algumas divergências internas.
No comício de Natália Bonavides com Lula em Natal, o presidente mostrou um exemplo claro à qualquer pessoa: quando um grupo que poderia vencer se divide, permite ao adversário ganhar; citou como exemplo a vitória de Rogério Marinho para o Senado e reclamou da briga na eleição em São Gonçalo de Eraldo contra Jaime Calado; Lula assim demonstra que sabe fazer política e é estratégico.
RESULTADO DA ELEIÇÃO
A análise que fazemos, não quer dizer que algumas opiniões nossas estejam erradas, mas essa percepção, de que foi usada uma receita bem antiga e não percebida por algumas pessoas ligadas aos candidatos, fez com que Paulinho Freire triunfasse essa eleição, saindo de 5% e atingindo 55% dos votos válidos. Por 6% não foi decidida em 1⁰ turno, pelo crescimento inesperado de Natália chegando aos 28%.
Agora, vencidos e vencedor, já começam a pensar no futuro: Paulinho Freire, o vencedor, vai montar a sua equipe com muitos apoiadores a acomodar ; e quem perdeu, remontar tudo para os próximos embates, avaliando o que deu errado e certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário