Muitos partidos em Natal na eleição de 2020, usaram a estratégia de fazerem nominatas próprias, e para 2024 alguns estão repetindo a mesma estratégia.
No entanto, já em 2022 a regra de ter que atingir o coeficiente e obter 20% nas vagas de sobra , já dificultou muitos partidos como MDB, Solidariedade, União Brasil e até a Federação Brasil Esperança (PT, PV, PC do B), que deixaram de eleger deputados.
O MDB, com os seus candidatos, não elegeu Garibaldi Filho, mesmo sendo muito bem votado.
No União Brasil Karla Dickson poderia ter sido eleita, mas não obteve na sobra os 20% necessários.
Na Federação Brasil Esperança, Samanda Alves, que é pré-candidata a vereadora, também não ficou com uma vaga, porque não atingiu esses 20% na sobra.
Nessas sobras, O PL emplacou duas cadeiras, não preenchidas por outros partidos.
O Podemos aqui em Natal, imaginava que estaria lutando para eleger 2 vereadores, mas no momento, o grupo só essa semana teve as possíveis desistências de Eduardo Gomes, Pastor Rafael Jácome e outros 5 pré-candidatos. Também parece ter saído do grupo do vereador Preto Aquino, o suplente Marcílio Ribeiro e o Conselheiro Tutelar Max Maciel, o conselheiro mais votado em Natal.
Como o coeficiente está na faixa dos 14 mil votos, o Podemos, pode estar começando a fazer contas, para salvar pelo menos o vereador, se não atingirem esse coeficiente , ou na sobra se atingir os 20%.
O ruim é que os pré-candidatos disputavam uma segunda vaga entre sí, e agora podem apenas salvar o vereador.
Fonte: SPN Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário