apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

domingo, 19 de maio de 2024

NATAL - FESTEJOS JUNINOS. Os Arraiás de Rua, Quadrilhas Juninas e outros eventos de Festejos Juninos em Natal aguardam uma definição sobre os Editais de apoio.

 

Arraiás de rua são organizados em Natal com início em junho e em 2023, foram até o final de julho. No momento, sem definição de apoio da Prefeitura de Natal.

Faltando 20 dias para o início das comemorações dos Festejos Juninos de Natal, produtores culturais não sabem ainda como e se terão o apoio da Prefeitura de Natal para os Festejos Juninos.

Há cerca de 30 dias, alguns produtores culturais que realizam eventos como Arraiás de Rua e outros se reuniram com a  FUNCARTE para tratarem as pautas  de edital municipal e   edital da lei Aldir Blanc; foi criado um grupo no whatsapp na qual os principais integrantes trocam informações sobre as políticas culturais, editais e se mobilizam para cobrar às autoridades pela cultura junina.

Chegando a junho, foi formada uma comissão voluntária para solicitar ao Prefeito Álvaro Dias, a publicação do edital junino 2024, que diferentemente de 2023, ainda não lançado; os produtores culturais já procuraram inclusive vários vereadores e  neste sábado (18), no evento Participa Natal em Mãe Luíza, os produtores Clemilton Olímpio e Márcio Godeiro foram sensibilizar o prefeito Álvaro Dias; Na conversa, Álvaro Dias inicialmente ouviu e se comprometeu de analizar, e novamente lhe foi argumentado a proximidade dos Festejos Juninos e o tempo hábil para o edital municipal, além da   mudança da lei Djalma Maranhão que retirou 1% diretamente dos produtores culturais para os editais municipais e FIC, e dessa forma, justificaria até um aumento do apoio aos arraiás.

" A cultura junina da nossa cidade precisa de mais apoio tanto da Prefeitura de Natal como do Governo do Estado. Existe as leis de incentivo estadual, municipal e as leis federais Paulo Gustavo e Aldir Blanc. Alguns, uma minoria , consegue aprovar alguns projetos e captar recursos, mas é necessário mais apoio tanto da prefeitura como do governo para mantermos viva a cultura junina. Vejo que as leis federais tem ajudado um pouco, mas não podem ser as únicas fontes de apoio, falta a parte do município e do Estado, já que é o principal movimento do nordeste", destacou  Clemilton Olimpio.

As quadrilhas Juninas são uma importante tradição de Natal e do RN



São João do Povo(av. Itapetinga). A Zona Norte nos últimos anos, mesmo sendo a maior região de Natal, está sem apoio.


Para Márcio Godeiro, " as quadrilhas juninas, os arraiás e os festejos juninos precisam ser melhor valorizados e só com apoio de todos, pode ser resgatado; já tivemos em Natal mais de 100 grupos juninos, centenas de Arraiás, o São João da Zona Norte e outros grandes eventos juninos, e agora, se centraliza tudo e se prioriza shows com artistas nacionais; acho que devemos balancear tendo os shows, mas também dando o apoio aos grupos, arraiás e a cultura nos bairros mais carentes de cultura e é essa a proposta que inclusive os editais federais estão voltados. Sobre a conversa com o prefeito, fazem 4 anos que reivindico pelo São João da Zona Norte,  mas a Prefeitura alega dificuldades financeiras e a só ter dinheiro para fazer um , inclusive coordeno um e também cobro por um maior apoio aos arraiás e grupos juninos; falei com o prefeito que devia a Prefeitura de Natal ampliar o valor e a quantidade dos arraiás de rua,  já que pela Lei Djalma Maranhão ficou estabelecido recentemente mais 1% para Editais e FIC. Estamos aguardando que ele, os vereadores e deputados    se sensibilizem e apóiem de fato os nossos festejos. Na nossa situação, estamos sempre tentando junto aos vereadores arranjar recursos, mas muito difícil, o nosso evento da maior região de Natal, a Zona Norte, foi esquecida. É preciso que as lideranças comunitárias e produtores culturais cobrem também dos seus vereadores, deputados e vão ao prefeito e a governadora pedir pela nossa cultura junina".





Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.