A data de 6 de abril é muito importante dentro do calendário eleitoral; é a data final de filiação a um partido para quem quer sair candidato nas eleições de 2024.
Nos últimos dias em Natal, nos partidos, a busca por pré-candidatos e o troca-troca de uma sigla para outra foi a tônica.
Em Natal as movimentações mais fortes de novos filiados foram nos partidos União Brasil, PSDB, Republicanos e PP; os líderes partidários trabalharam forte para levarem pré-candidatos para os partidos; o que mais se observou foi que não existe perfil de candidato e identificação com a sigla e era somente matemática , e em alguns casos, oportunidade financeira.
Mas, agora os pré-candidatos vão ficar de olho nas novas datas e temos as convenções partidárias que escolherão os candidatos e a campanha.
Mesmo os partidos tendo filiado os possíveis pré-candidatos, precisam agora segurar para que realmente saiam candidatos, ou seja, até às convenções ainda tem muito chão a correr e tem muito pré-candidato mais preocupado com o financeiro, do que com a campanha; e tem até os se dizem candidatos e não serão; os que vão preferir apoiar os mais fortes.
Em Natal, os partidos que montaram nominatas foram: União Brasil, PT/PV/PC do B , PSDB, Republicanos, PP, PSD, Podemos, MDB, Rede/PSOL, Avante, PRTB, PL, Solidariedade e PDT; pelo menos foi o que apuramos pelas redes sociais e analistas políticos; se cada partido lançar os 30 candidatos, teremos 420 candidatos, mas acreditamos que alguns desistam e até a convenção, devemos ter uns 330, ou menos, uns 300. Portanto, até às convenções ainda cairão uns 20% dessas candidaturas e agora caberá aos partidos dar suporte para manter a nominata firme .
Nenhum comentário:
Postar um comentário