Foto: Na filiação do vereador Luciano Nascimento ao PSDB, a senadora Zenaide Maia, Aíla Cortez, Vereador Luciano Nascimento, Carlos Eduardo e Kelps Kima |
KELPS LIMA
Na filiação do vereador Luciano Nascimento neste sábado(2), o ex-deputado KELPS LIMA( Solidariedade), atualmente sem mandato, que foi candidato a prefeito de Natal por duas vezes, estava presente, posou para fotos e deverá apoiar o pré-candidato Carlos Eduardo.
Faltando sete meses para as eleições, o ex-prefeito e pré-candidato Carlos Eduardo recebeu o apoio do ex-deputado estadual Kelps Lima. Kelps Lima tentou a eleição em 2022 para deputado Federal, mas mesmo com 79.025 votos, não se elegeu, devido às regras eleitorais que exige atingir um quociente eleitoral. Kelps Lima foi considerado por anos a maior oposição ao governo Fátima Bezerra ; também foi candidato a prefeito de Natal por duas vezes sem êxito e ficou famoso na sua campanha conhecida " um celular na mão e um desejo no coração", e usou esse slogam e programas de campanha sendo gravados apenas por um aparelho celular. Hoje no dia-a-dia, o aparelho celular ganhou as ruas e todos os candidatos se utilizam dos aparelhos celulares para divulgarem seus passos e campanhas.
O Solidariedade ensaiava a candidatura do deputado estadual e ex-prefeito de Barra de Maxaranguape Luiz Eduardo à prefeito de Natal, como a única candidatura da direita ao pleito, mas ao que parece, será mais um pré-candidato que desistirá para apoiar um mais bem citado nas pesquisas.
Kelps Lima é considerado um apoio importante para Carlos Eduardo, sendo considerado um grande estrategista e conhecedor do eleitorado de Natal. Nessa decisão de Kelps Lima, com certeza, pelo conhecimento que tem da política natalense, pesa muito um quadro desenhado no momento em Natal: a ampla vantagem de Carlos Eduardo contra todos os pré-candidatos; Carlos Eduardo ganha mais um grande aliado.
ÁLVARO DIAS
É esperada a qualquer momento a decisão de quem será o indicado ou indicada do prefeito Álvaro Dias nas eleições. Segundo os bastidores 3 situações estão sendo estudadas pelo Prefeito:
1 - Seguir com Joana Guerra, pré-candidata;
2- Apoiar a pré-candidatura de Carlos Eduardo, indicando a vaga de vice;
3- Apoiar a pré-candidatura de Paulinho Freire, indicando a vaga de vice.
O QUE DIZEM OS ANALISTAS
- Uma candidatura nova no momento, com nomes já enraizados na cabeça do eleitorado natalense não empolga; Carlos Eduardo bem na frente e Natália Bonavides, já são uma preferência sólida do eleitor natalense, até porque já estavam lançados.
- Um apoio ao Deputado Federal Paulinho Freire com Álvaro indicando a vice, é o desejo de mais da metade dos vereadores de Natal; com o apoio de Álvaro a Paulinho, a campanha cresceria, mas será que ganha? Os analistas teriam que aguardar mais tempo para fazer um análise mais clara , já que nesse momento, Carlos Eduardo e Natália Bonavides estariam num segundo turno e Paulinho com Álvaro, ultrapassaria Natália?
- Um apoio de Álvaro Dias , indicando a vice de Carlos Eduardo, segundo analistas, pode representar uma vitória até em primeiro turno; Carlos Eduardo já está quase com 40% das preferências e essa composição é a preferida dos auxiliares do prefeito Álvaro Dias; Nessa situação, os analistas citam que é primordial para o futuro político de Álvaro Dias, vencer em Natal e essa garantia de vitória somente tem ao lado de Carlos Eduardo, hoje disparado o nome preferido pelo eleitor natalense.
NÚMERO MENOR DE CANDIDATOS
O Blog A Cidade aposta num desenho de um número pequeno de pré-candidatos a Prefeito de Natal em relação ao eleição de 2020 que teve 14 candidatos; diferentemente das eleições de 2020, que teve 14 candidaturas, o pleito em Natal para as eleições desse ano caminha para um número bem menor de candidaturas ao cargo de prefeito; mesmo competindo com mais 13 candidatos , a eleição foi decidida em 1⁰ turno, já que Álvaro Dias atingiu 56,58% dos votos válidos, e diante desses dados, a maioria dos partidos deverá adotar um estratégia diferente, ou seja, fazer coligação e apoiar um candidato com chances de vitória.
A Federação Brasil Esperança (PT, PC do B,PV) já tinha lançado Natália Bonavides, que deverá também ser apoiada pelos partidos PSOL, Rede e MDB.
Paulinho Freire deverá ter o apoio do União Brasil, PSDB, PP, PL, PODEMOS; aguarda a vinda ou não do Republicanos de Álvaro e do PSB(hoje aliado de Álvaro).
Carlos Eduardo, líder das pesquisas de opinião, vem com o PSD, Cidadania, ao que tudo indica, o Solidariedade; Aguarda a vinda ou não do Republicanos de Álvaro e do PSB (hoje aliado de Álvaro).
Joana Guerra, secretária de Álvaro Dias, poderá ser indicada ao pleito apoiada pelo Republicanos e PSB.
Diante da liderança nas preferências pelo nome do ex-prefeito Carlos Eduardo e como a segunda Natália Bonavides, o surgimento de novos nomes é tardio, mesmo sabendo-se que a campanha pra valer é em agosto; Acontece que em Natal, neste momento e podemos comparar às eleições de 2012, o nome de Carlos Eduardo vem bem a frente dos demais e Natália defende os votos que sempre o PT tem em Natal; nesta eleição Carlos Eduardo venceu bem e consolidou seu nome na história de Natal. O lançamento de várias candidaturas pelos diversos partidos não deverá acontecer, já que preferem se concentrar em ter chances de vitória, do que fracionar como em 2020 e mesmo assim, a eleição ser decidida em 1⁰ turno .
Nenhum comentário:
Postar um comentário