apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

sábado, 20 de janeiro de 2024

NATAL - ELEIÇÕES 2024 Com a definição de Paulinho Freire como pré-candidato, falta agora Álvaro Dias definir como vai para as eleições de 2024.

 


Na nossa última matéria sobre as eleições de Natal, abordamos que o quadro sucessório aguardava as decisões de Álvaro Dias e Paulinho Freire sobre como iriam para o pleito desse ano.

Paulinho Freire recebeu o apelo de vereadores, dos senadores Rogério Marinho e Stivenson Valentim e a promessa que a direita iria unida em torno de sua  candidatura; decidindo-se por ser pré-candidato,  a leitura do grupo pró-Paulinho é que os eleitores que votaram em Bolsonaro e da chamada direita, acompanhem essa polarização Bolsonaro x Lula e consequentemente como o desempenho de Bolsonaro foi bom em Natal, acreditam que possam ultrapassar a 2ª colocada Natália Bonavides e ir ao 2⁰ turno contra Carlos Eduardo.

O quadro agora caminha para as últimas definições, já que logo após o Carnaval, tem as janelas partidárias para quem vai mudar de partido e o prazo de filiacão aos partidos; os vereadores e candidatos vão decidir por qual partido irão para a disputa. 

  As pré candidaturas de Carlos Eduardo, Natália Bonavides e Paulinho Freire estão no tabuleiro e resta apenas uma decisão: Álvaro Dias lança candidatura própria ou compõe com os pré-candidatos postados. Álvaro Dias bem avaliado nas pesquisas sabe que não é fácil conseguir decolar um nome novo e ainda mais que na sua base de sustentação de vereadores, boa parte já se definiu por Paulinho Freire e um por Carlos Eduardo; administrativamente estão com Álvaro, mas politicamente não, o que significa dizer que a pré-candidatura de Paulinho deve apressar a Álvaro Dias tomar a sua decisão nos próximos dias.

A DECISÃO DE ÁLVARO 

Diante do quadro, postadas três  candidaturas fortes, Álvaro Dias poderá lançar candidatura própria ou optar por compor com uma das candidaturas já postadas.

Se lançar a sua candidata Joana Guerra como se comenta, irá fazer um teste e se ela crescer como ele imagina, Álvaro Dias cresce politicamente e seu projeto de 2026 é promissor, mas se fracassar e a pré candidata não cair nas graças do povo, pode ser um tiro no próprio pé. Historicamente, uma única vez, em 1992, Wilma de Faria lançou Aldo Tinoco que venceu as eleições; era uma eleição na qual tinha-se apenas três lados: Alves, Maias e o PT com poucos anos de fundação; nessa disputa ganhou Aldo. O PT foi crescendo e nas eleições em Natal sempre na faixa dos 20%,  disputando com a segunda ou terceira colocação(em 2020, foi o segundo).

Segundo analistas,  historicamente como foram todas as eleições de Natal, com as atuais pré-candidaturas postadas e consideradas fortes, é muito difícil para uma nova candidatura disputar o pleito e ter êxito, e vamos aos fatos: Carlos Eduardo vai mantendo a liderança, Natália Bonavides vai naturalmente alcançar os 20% do PT e Paulinho Freire, com muitos vereadores,  também irá crescer; uma leitura rápida sugere que no momento atual, Paulinho quer ultrapassar Natália Bonavides e disputar com Carlos Eduardo no 2⁰ turno.

A maioria dos analistas concorda que a eleição em Natal terá esses três candidatos fortes: Carlos Eduardo(garantido no 2⁰ turno) e Natália e Paulinho disputam quem vai para a disputa.

Para Álvaro Dias, lançar um novo nome é arriscadíssimo e hoje, não há dúvida que se compor, indicando um vice para os pré-candidatos já lançados seria o melhor caminho.

OS CAMINHOS

Pelos últimos acontecimentos, a política, no meio do caminho, trouxe uns desentendimentos entre aliados políticos e nada pode ser descartado, até uma composição e reaproximação de Álvaro Dias e Carlos Eduardo e não se surpreendam se nos próximos dias, termos a composição Carlos Eduardo - Prefeito/Joana Guerra -vice.

Também pode haver uma composição com Paulinho Freire, porém pouco provável, pelos últimos acontecimentos.

Se Álvaro Dias lançar a própria Joana Guerra, aí sim , será um grande teste, levando a eleição para o segundo turno, porém a depender da quantidade de votos, Álvaro Dias dirá eleitoralmente em 2024,  se será ou não protagonista nessas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.