A Cada eleição surgem novos atores na política ou se preferir "fenômenos de votos" como alguns casos que já tivemos na política aqui no RN e vamos citar alguns: Miguel Mossoró (Já falecido), Luiz Almir(eleito deputado e quase prefeito), Styvenson Valentim(Senador), Micarla de Souza (deputada e prefeita), Girão (deputado Federal), Gilson Moura(deputado), Amanda Gurgel(vereadora) e vamos citar por último, Wendel Lagartixa, eleito o mais votado para deputado estadual, mas tornado inelegível pelo TSE.
Alguns desses atores crescerem em popularidade pela mídia (TVs) e recentemente, as redes sociais e a forte polarização esquerda-direita produziram novos atores. Com forte engajamento nas redes sociais a extrema direita conseguiu emplacar muitos eleitos aqui no RN e no Brasil afora e a extrema esquerda também.
Para as eleições de Natal , os nomes da política tradicional chegam a não ter muita relevância com os eleitores e atores e formadores de opinião como Wendel Lagartixa, representam um grande apoio numa corrida eleitoral, mesmo sem ter mandato;
Wendel Lagartixa é um desses atores hoje na política que mesmo sem partido ou qualquer influência com os politicos tradicionais tem muitos seguidores nas redes sociais e eleitores que o seguem nas suas opiniões; na eleição de 2022, Lagartixa conseguiu além de ser o mais votado para deputado estadual, ainda conseguiu com seu apoio(hoje rompidos) eleger o sargento Gonçalves, conhecido como Lagartão.
Lagartixa diariamente faz seus vídeos com a mistura de humor e crítica sobre diversos assuntos que estão entre os mais reclamados pela população, e a cada dia , amplia seus seguidores e vem juntando os "votos de protestos" que batem de frente com a ineficiência dos serviços públicos. Com esse discurso considerado fácil e engajador, Lagartixa é sim um forte cabo eleitoral para qualquer candidato e não pode ser menosprezado. Uma parcela muito grande da população não acredita nas desculpas técnicas de gestores, falta de recursos e nos políticos tradicionais; nesse vácuo, Lagartixa em Natal possui um capital eleitoral avaliado em 50 mil votos e numa eleição em Natal deve ser considerado .
Nos últimos meses, Lagartixa rompeu com o deputado Sargento Gonçalves e disse em claro e bom som que os acordos firmados não foram cumpridos. Também é observado que a chamada extrema direita exclue Lagartixa das reuniões e mostra uma desunião e sem apelo popular; um candidato tem de reunir todo um grupo e ter apelo popular, e pelas pesquisas, os candidatos da direita estão com índices baixíssimos.
Diante desse quadro, é muito natural que Lagartixa, mesmo inelegível mas com capital eleitoral, busque um caminho em que o mesmo leve as suas opiniões e tenha chances de vitória; de que adianta reclamar os problemas e não chegar ao chamado poder com chances de mostrar que pode fazer diferente? . Essa deve ser a visão de Lagartixa: Não apoiar o PT e apostar num candidato que lidera as pesquisas, de certa forma é oposição às atuais gestões e com possibilidades reais de vencer a eleição, e ele estando junto, chegaria ao comando da administração em Natal e assim, podendo executar e trabalhar para viabilizar as ações que defende para Natal .
![]() |
| Carlos Eduardo é apontado como possível candidato apoiado por Wendel Lagartixa e lidera as intenções de votos em Natal com 30,7%(pesquisa divulgada pela Potiguar News) |


Nenhum comentário:
Postar um comentário