apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

sábado, 7 de outubro de 2023

NATAL - Posse renova perspectivas dos católicos em Natal . Neste sábado (7), a Arquidiocese de Natal vai empossar seu novo arcebispo, Dom João Santos Cardoso. O momento é compreendido pela Igreja Católica como de grande relevância por simbolizar momento de renovação e de novas perspectivas. Dom João será o sétimo arcebispo metropolitano de Natal e assume após a renúncia (por idade) de Dom Jaime Vieira Rocha, que permaneceu onze anos nesse posto

  


Agora arcebispo emérito, Dom Jaime diz que a sucessão apostólica ocorre de forma harmônica, fraterna, tranquila e serena. “Meus votos, portanto, são de boas vindas, de um feliz, abençoado e profícuo pastoreio na Igreja de Natal, que vive a graça da sucessão apostólica. Que Deus o favoreça. Estaremos sempre à disposição para ajudá-lo”, declarou.

Com a saída de Dom Jaime, a Arquidiocese de Natal passa a ser a única do país a ter três arcebispos eméritos, considerando Dom Matias Patrício de Macedo, com 87 anos; e Dom Heitor de Araújo Sales, com 97 anos.

A vinda de Dom João tem ainda outra característica interessante, uma vez que Natal passa a ter novamente um baiano no comando da Igreja Católica. Isso porque, o seu primeiro arcebispo, Dom Marcolino Esmeraldo Dantas, também era natural da Bahia, nomeado bispo em 1929 e depois, quando a Diocese foi elevada à categoria de Arquidiocese, tornou-se arcebispo, permanecendo por 32 anos, o mais logo pastoreio dos católicos potiguares.

Dom João tomará posse na Catedral Metropolitana de Natal com seus 62 anos, sendo 37 deles de sacerdócio. Até então, era bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA). Ele tem formação universitária, com especialidade em filosofia e estudos acerca da violência urbana.

Párocos de Natal ouvidos pela Tribuna do Norte destacaram a relevância do momento para a Igreja no estado. “O Espírito Santo suscita através da nomeação de Dom João, como novo arcebispo da nossa arquidiocese. Somos felizes, acreditando e rezando, sobretudo, para que seja um pastoreio de acordo com o próprio Cristo, verdadeiro pastor da igreja”, declarou o padre Antônio Nunes, da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis.

Toda diocese passa por esse processo de encerramento do pastoreio de um bispo e a conseqüente chegada de outro. É o que explica o pároco da Igreja do Bom Jesus das Dores, na Ribeira, padre Francisco Fernandes. “Essa aparente normalidade, no entanto, é vivenciado por nós de maneira efusiva porque renova esperanças e perspectivas, reforça a caminhada da diocese e nos enche de alegria. Um tempo novo, entendido como graça de Deus, é sempre uma oportunidade de muita felicidade, quer para o sacerdote, fiéis ou leigos”, declara.

Mais de 80 municípios estão incluídos na área diocesana de Natal, que abrange cidades litorâneas, urbanas e rurais, fato que, para o padre Carlos Sávio, da Paróquia de São José de Anchieta, no bairro de Lagoa Nova, é sinal de desafio, vistas as particularidades de cada região. “Nossa arquidiocese tem essas peculiaridades desafiadoras, com o interior e o universo cosmopolita da cidade e suas diferenças sociais. Isso vai exigir do novo bispo um olhar apurado para essas duas realidades, mas a chegada de Dom João nos traz boas perspectivas”, disse ele.

Programação

A programação para a posse do novo arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, será iniciada às 8h30, deste sábado (7), em frente à Catedral Metropolitana, com o hasteamento das bandeiras e entrega da chave da cidade do Natal pelo prefeito municipal, Álvaro Dias. Em seguida, Dom João adentrará a Catedral, aspergindo o povo com água benta e uma missa será celebrada às 9 horas.

Logo após a procissão de entrada, o chanceler da cúria metropolitana, Padre Francisco de Assis Melo, fará a leitura da bula (documento) do Papa Francisco, nomeando Dom João para arcebispo metropolitano de Natal. Dom Jaime Vieira Rocha, entregará, então, o báculo (cajado) ao sucessor, como gesto de comunhão eclesial e de passagem do governo arquidiocesano. 

Durante a missa, todos os padres e diáconos irão até o novo arcebispo para cumprimentá-lo e prestar-lhe respeito e obediência.

Ainda nesta sexta-feira (6), acontecerão dois eventos com a participação de Dom João: às 10h, uma entrevista coletiva no salão de eventos do Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral Metropolitana); e às 19 horas, num momento cívico-cultural, no auditório da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), quando ele será saudado pelas autoridades civis e por alguns representantes da Arquidiocese de Natal.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.