apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de junho de 2023

INELEGÍVEL - BOLSONARO. Por 5 a 2, TSE torna Jair Bolsonaro inelegível por oito anos

 


Ex-presidente só poderá voltar a disputar eleições em 2030; maioria da Corte entendeu que o ex-presidente cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria nesta sexta-feira (30) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e deixá-lo inelegível pelo prazo de oito anos. O voto decisivo foi dado pela ministra Cármen Lúcia.

O placar final ficou em 5 a 2 pela condenação. Confirmada a condenação e a inelegibilidade, Bolsonaro ficará fora das eleições até 2030.

Após a condenação, o ex-presidente disse que a decisão foi como uma “facada nas costas“.

A maioria da Corte entendeu que o ex-presidente cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao fazer uma reunião com embaixadores em julho de 2022 e atacar sem provas o sistema eleitoral. A ação foi apresentada pelo PDT.

Esta é a quarta sessão de julgamento da ação contra o ex-presidente. Na quinta-feira (29), a Corte já havia formado maioria para livrar da condenação e da inelegibilidade o então candidato a vice-presidente na chapa em 2022, Walter Braga Netto.

A defesa do ex-presidente poderá recorrer da decisão ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas o efeito da inelegibilidade é imediato. O advogado de Bolsonaro no caso, Tarcísio Vieira de Carvalho, já indicou que acionará o Supremo.

Antes de recorrer ao STF, é preciso esgotar todas as possibilidades de recurso na Corte eleitoral. Assim, a condenação deverá ser contestada pelo chamado “embargo”. O instrumento não tem o potencial de alterar a decisão, e permite esclarecer eventuais contradições e obscuridades no acórdão. Também não serve para suspender o efeito de eventual decretação de inelegibilidade.

O recurso ao Supremo precisa, antes, ser apresentado ao TSE para verificação dos requisitos de sua admissibilidade. No STF, os três integrantes da Corte que participam do TSE (Moraes, Cármen e Nunes), ficam excluídos da distribuição do recurso.

Ao fim, a iniciativa também tende a não prosperar. Isso porque quem dá a última palavra em temas eleitorais é o TSE. O Supremo avaliaria eventuais ofensas à Constituição no caso. Os três ministros do Supremo que atuam no TSE podem participar de um eventual julgamento no plenário.

Julgamento

O voto pela condenação e inelegibilidade de Bolsonaro foi apresentado pelo relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, na terça-feira (27). Acompanharam o entendimento os ministros Floriano de Azevedo, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes.

O ministro Raul Araújo e Nunes Marques divergiram, votando contra a condenação e a inelegibilidade de Bolsonaro.

A ação contra o ex-presidente foi movida pelo PDT e contesta uma reunião realizada por Bolsonaro com embaixadores, em julho de 2022, no Palácio da Alvorada. Na ocasião, o então presidente fez ataques ao sistema eleitoral. O encontro foi transmitido pela TV Brasil e por perfis de Bolsonaro nas redes sociais.

Voto

A ministra Cármen Lúcia disse que as falas de Bolsonaro foram um ataque ao Poder Judiciário e integrantes do STF e TSE, além de ter tido caráter eleitoreiro. Os fatos, segundo a magistrada, são de gravidade pelo cargo de presidente da República e pelo uso da estrutura do governo.

“Já estávamos a praticamente 3 meses das eleições. O primeiro investigado [Bolsonaro] repete as referências de desqualificação de Luiz Inácio Lula da Silva, que seria o adversário nas urnas. Houve agravos contundentes contra o Poder Judiciário, desqualificação do Poder Judiciário, ataque deliberado. Exposição de fatos que já tinham sido, objetiva e formalmente, profundamente refutados por este tribunal”.

“Até mesmo a leitura dos autos mostra que sequer órgãos do executivo foram respeitados. Por norma expressa a organização desses eventos se dá, quando se trata de ato de governo, ao Itamaraty. O então ministro das Relações Exteriores, Carlos França, disse que não sabia, não participou”.

Conforme Cármen Lúcia, a fala de Bolsonaro “Se tratou de monologo não qual se teve autopromoção”.

“A crítica feita a qualquer servidor público acontece, e faz parte, o que não se pode é um servidor pública, em espaço público, com equipamento público e transmissão pública fazer achaques contra ministros do supremo como se não estivesse achacando a própria instituição – e a democracia é feita com um judiciário independente”.

Segundo a ministra, os atos colocaram em risco a normalidade e legitimidade do processo eleitoral e a própria democracia.

“Mas isto foi divulgado. Ou seja, com uso indevido dos meios de comunicação para solapar a confiabilidade de um processo sem o qual nós não teríamos sequer o Estado de Direito, porque a Constituição não se sustentaria”, declarou.

Relator

Ao votar para condenar Bolsonaro, na terça-feira (27), o ministro Benedito Gonçalves disse ter ficado comprovado abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pela reunião com embaixadores.

Conforme o relator, as provas do processo apontam para a conclusão de que Bolsonaro “foi integral e pessoalmente responsável pela concepção intelectual do evento” com embaixadores.

“Isso abrange desde a ideia de que a temática se inseria na competência da Presidência da República para conduzir relações exteriores — percepção distinta que externou o ex-chanceler ao conceituar a matéria como um tema interno — até a definição do conteúdo dos slides e a tônica da exposição — que parece ter sido lamentada pelo ex-chefe da Casa Civil”, afirmou.

Benedito Gonçalves foi duro nas palavras usadas em seu voto. Ele disse que teorias conspiracionistas e mentiras de Bolsonaro não estão respaldadas na liberdade de expressão e que o ex-presidente usou as redes sociais para incitar dúvidas, insegurança, desconfiança e paranoia coletiva.

Gonçalves afirmou ter ficado constatado que a estrutura e o serviço do Poder Executivo foram “rapidamente mobilizados para a viabilizar a reunião”. Para o relator, a magnitude do evento com embaixadores não se mede pelos custos da atividade.

Conforme o voto, os representantes estrangeiros que foram à reunião assistiram “por mais de uma hora” a uma apresentação em que Bolsonaro fez “elogios” a “si próprio e a seu governo”, críticas à atuação de servidores públicos, “ilações a respeito de ministros” do TSE, além de “supostas conspirações para que seu principal adversário viesse a ser eleito, exaltação às Forças Armadas, defesa de proposta de voto impresso, recusada pela Câmara dos Deputados quase um ano antes e alerta contra a inocuidade das missões de observação internacional”.

“O improvável fio condutor de todos esses tópicos foi a afirmação de que houve manipulação de votos nas eleições de 2018 e que era iminente o risco nas eleições de 2022”, citou.


Fonte: CNN BRASIL

NATAL - Projeto Participa Natal nos Bairros será realizado neste sábado em Pajuçara

 

Foto: Joana Lima

O projeto “Participa Natal nos Bairros”, promovido pela Prefeitura do Natal, por meio das secretarias municipais de Planejamento (Sempla) e Governo (SMG), será retomado e a primeira edição de 2023 será realizada neste sábado (01), das 8h às 12h30, na Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio, localizada no Conjunto Parque das Dunas, Pajuçara,  Zona Norte.  A expectativa é de que a ação seja realizada uma vez por mês, sempre aos sábados, com atendimentos gratuitos à população, em diversas áreas. 

“Estamos retomando as atividades do Participa Natal nos Bairros com a iniciativa que oferece, de forma gratuita, atendimentos e serviços de pelo menos 18 secretarias municipais, empresas privadas e instituições não governamentais parceiras. Esses serviços abrangem áreas como saúde, educação, lazer, assistência social, jurídica, entre outras. Este projeto é mais uma importante ação de nossa gestão em benefício do povo da nossa cidade”, explica o prefeito.

Na última terça-feira (27), a secretária de Planejamento (Sempla), Joanna Guerra, coordenou uma reunião preparatória com representantes do bairro Pajuçara, destacando a importância do projeto para  a comunidade. “Ao mesmo tempo em que convocamos a população a se integrar ao evento, esta reunião aproxima a Prefeitura da comunidade, criando uma oportunidade de escuta e de troca; as pessoas apresentam suas demandas, tiram dúvidas, nós registramos e direcionamos as secretarias responsáveis por essas demandas”, disse.

A ação contará com participação das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), Políticas para as Mulheres (Semul), Limpeza Urbana (Urbana), Saúde (SMS), Educação (SME), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Governo (SMG), Comunicação Social (Secom), Mobilidade Urbana (STTU), Serviços Urbanos (Semsur), Esporte e Lazer (SEL), Saneamento Básico de Natal (Arsban), Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (Semidh) e da Guarda Municipal (GMN/Semdes).

Projeto

O “Participa Natal nos Bairros” foi criado em 2019, mas teve que ser interrompido diante da pandemia da Covid-19.  Bairro da Região Norte e um dos mais populosos da cidade, Pajuçara será o primeiro a ser beneficiado com a volta do projeto. Até janeiro de 2024, a prefeitura deverá realizar sete edições do Participa Natal, todas sob a coordenação da Secretaria de Planejamento (Sempla) e do Gabinete do Prefeito (Gapre). 

Além das secretarias municipais, o Participa Natal conta com a parceria de empresas privadas e instituições não governamentais. A edição deste sábado (01), em Pajuçara, contará com o apoio dos parceiros:  Fecomércio (SESC e SENAC), Sebrae, Instituto Mix, Exército Brasileiro, UnP, Instituto Atena de Pesquisa Clínica, Cosern, Caern, UNI-RN, Farmácias Santa Fé, OAB-RN, Projeto Odonto Levando Sorrisos, Fribom Picolés e Sorvetes.


Foto: Joana Lima

SÃO PAULO - MANIFESTAÇÃO POR TARIFA ZERO - Centro de SP tem manifestação pela tarifa zero no transporte coletivo. Entidades sindicais e movimentos sociais convocaram ato

 


Cerca de 250 pessoas fizeram, no início da noite desta quinta-feira (29), uma manifestação pela tarifa zero no transporte coletivo público na capital paulista. O ato, convocado por entidades sindicais e coletivos sociais, teve início em frente ao Theatro Municipal de São Paulo, no centro da cidade.

Os manifestantes queimaram uma catraca no início do ato e gritaram palavras de ordem pelo fim da cobrança de passagens nos trens, ônibus e metrôs da cidade. O ato se deslocou em passeata pelas ruas do centro até a Praça da República e terminou na Praça Roosevelt, na região da Consolação.

“Essa manifestação é, em primeiro lugar, porque a gente acha que a tarifa está absurdamente cara. O serviço não está adequado para a população. Mas também para lembrar a memória de junho de 2013, o que é simbólico”, destacou um dos coordenadores do ato, Altino Prazeres, membro do Sindicato dos Metroviários de São Paulo.

Ele ressaltou que as recentes propostas apresentadas tanto pela prefeitura como pela Câmara dos Vereadores de São Paulo em prol do passe livre podem significar uma oportunidade de se debater a fundo sobre o tema. “Depois que diminuiu, com a pandemia, o número de usuários no transporte público, com as novas tecnologias de transporte e home office, os empresários descobriram o seguinte: não está vindo aquela grana toda: ‘que tal a prefeitura dar mais dinheiro pra gente?’”, disse.

“Mas nós vamos pegar a deixa deles, nós queremos debater e queremos a tarifa zero. Queremos que se cumpra esse debate e que se pergunte para a população. Poderia fazer um plebiscito com a população para saber qual o interesse”, acrescentou Altino.

No final do ano passado, a prefeitura de São Paulo pediu um estudo de viabilidade para a adoção do passe livre na cidade. O projeto “Tarifa Zero” está sendo desenvolvido pela São Paulo Transporte (SPTrans), empresa pública que faz a gestão do transporte no município. Segundo a administração municipal, o estudo ainda não está pronto. No último dia 15, vereadores de São Paulo propuseram um projeto de lei que dá passe livre parcial no município paulista, especialmente para pessoas de baixa renda.

Entre as entidades que convocaram a manifestação estavam o Unidos Para Lutar, Ação Antifascista SP, Juntos!, Coletivo Feminino Marielle Vive, Luta Popular, Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Transição Socialista, PSTU, e Rebeldia Revolução Socialista. Também estiveram presentes membros de torcidas antifascistas dos times Palmeiras, São Paulo e Corinthians.

“Nesse mês de junho, houve uma série de atividades sobre os 10 anos [da manifestação] de 2013. Palestras, entrevistas na imprensa, documentários, livros, e esse ato de hoje surgiu da gente que se encontrou nessas atividades e de um certo incômodo sobre a memória de 2013, perdendo o caráter reivindicativo que tinha aquele movimento”, disse Caio Martins, que já foi membro do Movimento Passe Livre (MPL), e foi um dos organizadores da manifestação de hoje.

De acordo com ele, o ato de hoje serviu para marcar que a reivindicação da tarifa zero no transporte é uma pauta que partiu da população, “de baixo”. “Hoje queremos mostrar que essa pauta é uma pauta popular, e que a reivindicação da tarifa zero veio de baixo, da rua, e reivindicada como uma possibilidade dos trabalhadores terem acesso à cidade sem catracas”, acrescentou.


Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 29 de junho de 2023

NATAL - Comissão de Finanças zera pauta do semestre

 

Foto: Francisco de Assis

A Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização da Câmara Municipal de Natal se reuniu na manhã desta quarta-feira (28) para analisar 18 projetos de lei. Das matérias analisadas foram 15 aprovadas e 3 designadas para relatoria, zerando assim a pauta do semestre.

O presidente da comissão, vereador Raniere Barbosa (AVANTE), falou sobre a produtividade das reuniões: "A produtividade Legislativa dessa comissão, onde também concluímos a lei de diretrizes orçamentária, foi positiva e concluímos o semestre com a pauta zerada. Esse é um comprometimento de todos os membros que compõem o colegiado dessa comissão que é muito importante porque trata do controle e da fiscalização do orçamento e das Finanças do município de Natal," observou.

Dos projetos aprovados está o PL N°002/2023 que cria o Canal de Denúncias no Município. O vereador Anderson Lopes (Solidariedade) foi o relator da matéria. "Esse projeto que a vereadora Nina colocou, criando o canal denúncia, foi muito feliz. Na verdade, deveria ser uma iniciativa do Poder Executivo. Como não existe essa iniciativa se fez necessário o projeto. Que já existe em outras cidades até com aplicativos onde as pessoas usam e tiram fotos dos problemas e enviam direto para as secretarias, diminuindo assim a burocracia e dando acesso direto da população ao poder executivo. Então, o nosso parecer foi favorável" destacou. 

O PL N°586/2022 também foi outra matéria aprovada pela comissão. O projeto de autoria da vereadora Júlia Arruda (PCdoB) e subscrito pelo vereador Raniere Barbosa institui a Feira Municipal do Cordel. 

"Um dos projetos aprovados hoje, foi o da vereadora Julia Arruda. Como um incentivador e apaixonado pela cultura popular não poderia deixar de votar favorável. Vejo que podemos fomentar a cultura de cordel e fazer com que essa literatura chegue nas escolas públicas, porque é um registro da nossa cultura e temos que incentivar esse tipo de atividade para a formação cidadã, inclusive dos nossos jovens," finalizou.

Os vereadores Robson Carvalho (União Brasil) e Ana Paula Araujo (Solidariedade) também participaram da reunião. 



NATAL - Câmara de Natal prorroga contrato temporário de professores da rede municipal

 


A fim de evitar a paralisação das aulas nas escolas municipais da capital potiguar, a Câmara de Natal decidiu liberar a prorrogação dos contratos temporários firmados entre a Prefeitura e professores da rede pública. Com a aprovação em regime de urgência do Projeto de Lei n° 342/2023, na sessão ordinária desta quinta-feira (29), o Legislativo permite que os contratos sejam estendidos por mais dois anos. 

De acordo com o líder da bancada governista, vereador Hermes Câmara (PTB), o texto, encaminhado pelo Executivo, assegura a continuidade dos serviços prestados pelos professores temporários. "Trata-se de uma medida importante, tendo em vista o déficit de profissionais na rede de ensino do município. A realidade dos alunos já foi prejudicada por diversos aspectos, dentre os quais a pandemia de Covid-19. A intenção é garantir que as escolas funcionem plenamente até a conclusão do concurso público para contratação de efetivos", explicou.

Uma emenda da vereadora Júlia Arruda (PCdoB) foi encartada na redação final da matéria. No texto original, a Prefeitura de Natal teria a permissão para contratar temporários para sua rede de ensino por até 48 meses, porém, a emenda reduziu este período para 24 meses. "Entendemos que quatro anos seria muito tempo para permanecer numa situação excepcional como essa. Então, sugerimos um tempo de dois anos, inicialmente por 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. Durante este prazo, a gente espera que seja deflagrado o processo do concurso público", defendeu Júlia em seu discurso.

Na sequência, dois projetos que garantem mais transparência no manuseio dos recursos públicos foram acatados em regime de urgência: PL 594/2022, do vereador Aroldo Alves (PSDB), que institui o Portal da Transparência das emendas impositivas dos vereadores de Natal, e o PL 320/2023, do vereador Daniel Valença (PT), que estabelece maior transparência na gestão das políticas urbanísticas da cidade. 

"Através deste portal todos poderão tomar ciência da origem e destino dos recursos públicos através das emendas impositivas ao Município, sendo uma ferramenta de exercício da cidadania e do efetivo controle social", ressaltou Aroldo Alves. "Combater os vazios urbanos é fundamental para que tenhamos uma política habitacional que garanta a dignidade do povo, com acesso mais fácil ao emprego e aos equipamentos e serviços públicos essenciais", pontuou Daniel Valença. 

Com o objetivo de incentivar cultura, esporte e lazer, o plenário da Casa aprovou as seguintes proposições: PL 467/2022, do vereador Nivaldo Bacurau (PSB), que institui e inclui no calendário oficial do município do Natal a “Semana Municipal da Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo”, PL 514/2022, do vereador Preto Aquino (PSD), que regulamenta os horários de eventos culturais, festas populares e demais eventos públicos e privados, no Município, PL 350/2023, do vereador Luciano Nascimento (PTB), sobre a implantação de atividades esportivas e de lazer nos fins de semana e feriados nas escolas públicas municipais - Programa “Escolas em Movimento: Esporte e Lazer para todos”, e o PL 372/2023, da vereadora Brisa Bracchi (PT), sobre o reconhecimento da utilidade pública municipal a Associação Cultural do Sol.

Destaque também para o PL 300/2023, de autoria do vereador Herbert Sena (PSDB), sobre a obrigatoriedade de bares, hotéis, restaurantes, fast-foods, food trucks, sorveterias, docerias, delicatessens, padarias e outros estabelecimentos congêneres, que comercializem produtos prontos para consumo imediato, informar em seus cardápios a presença de glúten, lactose, leite, peixe, amêndoas, corantes, castanhas, soja, ovo e crustáceos (Lei Breno Yan), e o PL 491/2022, dos vereadores Robson Carvalho (União Brasil) e Dickson Nasser Júnior (PDT), que dispõe sobre a comercialização, queima e soltura de fogos de artifício de estampido.

"A identificação dos alérgenos contribui para a qualidade de vida e segurança alimentar e nutricional da população por meio de informações claras e efetivas para ampliar a autonomia das pessoas diante de escolhas alimentares", disse o vereador Herbert Sena. "O nosso projeto visa dar proteção à pessoa idosa, às pessoas com deficiência e aos animais, que ao serem expostos ao barulho produzidos por estes fogos de artifício, colocam em situação de sofrimento, não podendo ser feito nada que possa conter tal situação", concluiu Robson Carvalho.

Fotos: Verônica Macedo


RIO GRANDE DO NORTE - Rio Grande do Norte é o primeiro estado a produzir roupas da Shein

 


Acordo entre a empresa e a unidade federativa foi anunciado nesta quinta-feira (29) depois de uma reunião com o presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na tarde desta quinta-feira (29), com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), e o representante da Shein no Brasil, Marcelo Claure. Depois do encontro, a governadora anunciou que o estado vai receber a primeira fábrica da empresa no país.

A produção será feita em parceria com a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), que tem uma fábrica em Macaíba, cidade próxima da capital Natal.

A Coteminas é de propriedade do atual presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, que também esteve presente no encontro com Lula.

Segundo Fátima Bezerra, além da fábrica na região metropolitana de Natal, a empresa também contará com costureiros no interior do estado. “Vamos garantir emprego e renda nas regiões do semiárido nordestino”, disse ela.

A operação terá início no mês de julho. Segundo o representante da Shein, a ideia da empresa, no compromisso assumido com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é chegar a marca 2.000 fábricas no Brasil e gerar mais 100 mil empregos.


“A operação brasileira pode atender o mercado doméstico e, no futuro, atender a demanda da Shein na América Latina”, disse Marcelo Claure.


Fonte: CNN Brasil

NATAL - Prefeitura de Natal abre licitação para obra do pontilhão em Cidade Nova

 


A Prefeitura de Natal abriu prazo até o próximo dia 24 de julho para as empresas se inscreverem no processo licitatório de construção de um pontilhão sobre linha férrea no bairro de Cidade Nova, além de obras de reestruturação em vias do bairro visando dar mais segurança e fluidez ao tráfego. O valor do investimento supera R$ 15 milhões.

Segundo a Secretaria de Mobilidade da Prefeitura de Natal - STTU, o Pontilhão de Cidade Nova ficará no entroncamento da Av. Solange Nunes do Nascimento com Rua Eng. João Hélio Alves da Rocha e será uma espécie de viaduto sobre a linha férrea que divide os bairros de Cidade Nova e Planalto, eliminando a passagem de nível existente hoje.

“Essa é uma demanda muito antiga da população e é considerada uma das mais importantes na área de mobilidade, uma vez que envolve um cruzamento do fluxo ferroviário com o rodoviário e no local já aconteceram muitos acidentes devido à dificuldade de visibilidade para os motoristas que trafegam por lá”, explicou a secretária da STTU, Daliana Bandeira.

Números da entidade que gere a mobilidade urbana da capital apontam que cerca de 17 mil veículos circulam, por dia no local, o que torna a obra ainda mais necessária e urgente, devido aos riscos de acidente, além dos constantes engarrafamentos.

“A obra vai ser feita de modo que o tráfego de veículos passará por cima e a rede férrea por baixo do pontilhão. A CBTU já aprovou o projeto e apoia a necessidade da construção”, comenta Daliana Bandeira.

O investimento na obra do pontilhão é de aproximadamente R$ 15 milhões e a expectativa é para que, em 10 meses de trabalho, já possa ser entregue à população.

A licitação ainda envolve o trabalho de reestruturação para eliminação de pontos críticos de tráfego no cruzamento da rua 1° de Maio com a rua Engenheiro João Hélio Alves Rocha.


Foto: Alex Régis.

NATAL - CENSO. Censo mostra que Natal perdeu 52 mil habitantes entre 2010 e 2022

 


Natal registrou uma perda de 52.439 habitantes em 2022, comparado a 2010. As informações foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (28) pelos primeiros resultados do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa foi realizada mais de dez anos após a edição anterior, de 2010.

Em 2010, o Censo registrou  que a capital potiguar tinha 803.739 moradores. O número caiu para 751.300 habitantes em 2022, uma redução de 6,52% em relação aos dados anteriores. Essa é a primeira queda registrada desde que a cidade teve seus dados divulgados pelo Censo. De 1970 até 2010, a tendência sempre foi de aumento populacional.

No que diz respeito à população total do Rio Grande do Norte, um aumento de 4% foi registrado. Em 2010, a população potiguar era de 3.168.027 habitantes. O número saltou para 3.302.406 residentes em 2022.

Enquanto Natal registrou uma perda de mais de 50 mil habitantes, segundo os primeiros resultados do Censo 2022 , as demais cidades vizinhas  (Parnamirim, Macaíba, Extremoz e São Gonçalo de Amarante), apresentaram uma alta no número de habitantes. 

A liderança no aumento total no número de habitantes fica com Parnamirim. Em 2010, a cidade tinha registrado 202.456 habitantes, e teve um aumento de 50.494 pessoas em 2022, saltando para 252.950 moradores. Já a líder no aumento percentual foi Extremoz, que registrou um crescimento de 150% em relação a 2010, saltando de 24.569 habitantes para 61.381.

Macaíba, por sua vez, saltou de 69.467 para 81.584 habitantes, enquanto São Gonçalo do Amarante foi de 87.668 moradores para 115.467. No total, a Concentração Urbana de Natal registrou alta no número de habitantes. Em 2010, a população das cinco cidades era de 1.187.899 habitantes, enquanto em 2022, 1.263.637 pessoas estavam morando na região.

O Censo realizado em 2022  pelo IBGE mostra que a população do Brasil atingiu 203.062.512 pessoas, com aumento de 12,3 milhões desde a última coleta, feita para o Censo 2010. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A diferença, de 6,5%, significa que o crescimento médio da população nos últimos anos foi de 0,52%, o menor registrado no país desde 1872, quando foi realizado o primeiro censo do país.

Os dados têm como data de referência o dia 31 de julho de 2022 e fazem parte dos primeiros resultados de População e Domicílios do Censo Demográfico 2022. Segundo o IBGE, eles “apresentam um conjunto de informações básicas sobre os totais populacionais de domicílios no país em diferentes níveis geográficos e diferentes recortes, além de diversos indicadores derivados dessas informações, como a média de moradores por domicílio, a densidade demográfica e a taxa de crescimento anual da população”.

Regiões

Com 84,8 milhões de habitantes, a Região Sudeste se manteve como a mais populosa. O total de habitantes equivale a 41,8% da população do país. Na sequência estão o Nordeste (26,9%), Sul (14,7%) e o Norte (8,5%). A região menos populosa é a Centro-Oeste, com 16,3 milhões de habitantes ou 8,02% da população do país.

Se levar em conta a comparação dos censos demográficos de 2010 e 2022, o crescimento anual da população não ocorreu de maneira uniforme entre as grandes regiões. Embora seja menos populoso, o Centro-Oeste registrou maior crescimento, resultando em taxa média de 1,2% ao ano nos últimos 12 anos.

“Na composição da taxa de crescimento anual, por região, observamos que o Norte, que mais crescia entre o Censo 1991 e 2000 e entre 2000 e 2010, perde o posto para o Centro-Oeste que, nesta década, ao longo dos últimos 12 anos, registrou crescimento de 23% ao ano”, disse o gerente técnico do Censo 2022, Luciano Tavares Duarte, em entrevista para apresentação dos resultados.

Os menores crescimentos populacionais ficaram com o Nordeste e o Sudeste. A taxa é menor que a média do Brasil, de 0,52% ao ano.

“Seguindo a tendência histórica de redução de crescimento da população total, as taxas calculadas para as cinco grandes regiões são mais baixas que aquelas estimadas para os dois períodos intercensitários anteriores”, observou o IBGE.

Estados

São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro são os três estados mais populosos do país e concentram 39,9% da população. “Só o estado de São Paulo, com 44 milhões 420 mil 459 pessoas recenseadas, representando 21%, representa um quinto da população”, mostrou o gerente.

Na sequência ficaram a Bahia, o Paraná e Rio Grande do Sul. Em sentido oposto estão os estados localizados na fronteira norte do Brasil., entre eles Roraima, que segue como o estado menos populoso (com 636 303 habitantes), seguido do Amapá e do Acre. O Censo 2022 mostra ainda que 14 estados e o DF tiveram taxas médias de crescimento anual acima da média nacional (0,52%) entre 2010 e 2022.

Apesar de ser o menos populoso, o estado com maior crescimento populacional foi Roraima, onde a taxa de crescimento média anual chegou a 2,92% no período, único a superar a marca dos 2% ao ano.

 


Fonte: Tribuna do Norte

RIO GRANDE DO NORTE - CENSO RN tem 3,3 milhões de habitantes População residente no RN chegou a 3.302.406 pessoas, representando um aumento de 134.379 habitantes em relação a 2010

 


O Rio Grande do Norte apresentou um crescimento populacional abaixo da média nacional, de acordo com os dados do Censo Demográfico 2022 divulgados hoje pela BGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A população potiguar chegou a 3.302.406 pessoas, representando um aumento de 134.379 habitantes em relação a 2010.

Esse crescimento de 4,2% no período entre os censos de 2010 e 2022 no Rio Grande do Norte ficou abaixo da média brasileira, que foi de 6,5%. A participação do estado em relação à população total do país se manteve praticamente estável, passando de 1,7% para 1,6%, o que fez com que o Rio Grande do Norte caísse da 16ª para a 17ª posição entre os estados mais populosos do Brasil.

Os resultados divulgados também revelaram um aumento significativo no número de domicílios no estado. Foram contabilizados 1.501.657 domicílios norte-rio-grandenses, representando um acréscimo de 36,6% em relação ao censo de 2010. A cidade de Natal lidera como o município com o maior número de domicílios, totalizando 337.029 residências, seguida por Mossoró, com 123.480 domicílios, Parnamirim, com 116.679, e São Gonçalo do Amarante, com 54.203.


   

Fonte: Novo Jornal.

NATAL - Projeto institui a Política Municipal Vini Júnior de Combate ao Racismo

 



Foto: Verônica Macedo


O plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou em regime de urgência, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (28), o Projeto de Lei n° 376/2023 que institui a Política Municipal Vini Júnior de Combate ao Racismo nos estádios e praças esportivas no âmbito do município. De autoria do vereador Robério Paulino (PSOL), a matéria segue agora para sanção ou veto do Executivo.

De acordo com o texto, a Lei tem como objetivo o combate ao racismo nos estádios e nas arenas esportivas, buscando transformá-los em espaços acolhedores para toda a comunidade esportiva. Entre as ações, a divulgação e a realização de campanhas educativas de combate ao racismo nos períodos de intervalo ou que antecedem os eventos esportivos ou culturais e a interrupção da partida em andamento em caso de denúncia ou reconhecida manifestação de conduta racista por qualquer pessoa presente.

"A proposta  possui natureza educativa, antirracista e humana, que visa tornar os eventos esportivos nas praçase estádios de Natal um momento de lazer, acolhimento, respeito e de cidadania, para os atores dos eventos: competidores, árbitros, dirigentes, comissões técnicas, jornalistas e torcedores. De fato, não é razoável que em pleno século XXI estejamos convivendo com situações de injúria racial ofensas deste gênero, o que de modo algum pode ser tido como algo natural ou visto sem a necessária e justa indignação", defendeu o vereador Robério Paulino. 

Em seguida, foram acatados,em regime de urgência, dois projetos com benefícios para pessoas com câncer: PL 184/2023, do vereador Eribaldo Medeiros (PSB), sobre a prioridade de atendimento para pessoas que realizam tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou utilizem bolsa de colostomia, e o PL 373/2023, do vereador Aldo Clemente (PSDB), que reconhece de utilidade pública municipal a Associação de Pesquisa e Combate ao Câncer - ASPECC. 

Também na área da saúde, receberam parecer favorável mais duas proposições: PL 255/2022, da vereadora Camila Araújo (União Brasil), que institui a sanção de multa para os imóveis abandonados ou ocupados que possuam recipientes/reservatórios de água sem a devida limpeza e manutenção, e que favoreçam a proliferação do mosquito Aedes Aegypti no município, e o PL 587/2022, do vereador Anderson Lopes (SD), que garante o direito à informação acerca dos plantões médicos na rede municipal de saúde.

Por iniciativa do Executivo, os parlamentares acataram o Projeto de Lei Complementar n° 15/2023 que acrescenta dispositivos à Lei Complementar, que dispõe sobre a Organização administrativa dos níveis de gestão e da estrutura de cargos de provimentos em comissão e funções gratificadas da Prefeitura. "O texto chega para valorizar e fazer justiça aos inspetores da STTU, que terão estabelecidas suas merecidas gratificações pelos relevantes serviços que realizam na cidade", justificou o líder da bancada governista, vereador Hermes Câmara (PTB).

A fim de incentivar a promoção de políticas de incentivo à produção e consumo de energias limpas e renováveis, a Casa aprovou o PL 199/2023, do vereador Felipe Alves (União Brasil), que institui a Política Municipal de Energia Solar do município de Natal. "A utilização da energia solar nas edificações do Município, quando houver viabilidade técnica e econômica, contribuirá para a segurança e diferenciação energética, a redução das emissões de poluentes e de gases de efeito estufa e consequente melhoria na qualidade de vida", elencou Felipe.

Ao final da sessão, mais quatro projetos receberam parecer favorável: PL 306/2023, encaminhado pelo Executivo, que autoriza a Prefeitura a desafetar e a conceder o direito real de uso de área pública à título gratuito à Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, PL 727/2021, do vereador Kleber Fernandes (PSDB), sobre a divulgação, em site institucional, da localização de todos os radares de fiscalização pelo Poder Público Municipal, bem como dos respectivos limites de velocidade, PL 218/2022, da vereadora Margarete Régia (PROS), que concede o nome “Mercado Público da Redinha Dalila Januário” ao atual Mercado Público da Redinha, e o PL 338/2023, do vereador Raniere Barbosa (Avante), que institui o programa “Transporte Artesão” para os artesãos no município.

Foto: Verônica Macedo


quarta-feira, 28 de junho de 2023

FUTEBOL - CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B . ABC cede empate aos 58 minutos de jogo

 


O ABC vencia o Atlético Goianiense por 1 a 0 até os 58 minutos na noite desta quarta-feira (28), no estádio Frasqueirão quando tomou o gol do empate em 1 a 1.  A partida foi válida pela Série B do Campeonato Brasileiro. 

O Alvinegro foi pra campo com modificações e apostando na ofensividade para conseguir a segunda vitória na competição nacional. O técnico Allan Aal optou por ter, por exemplo, Thonny Anderson e Matheus Anjos no time titular, o que seria garantia de criatividade para o meio campo e ataque abecedistas.

Já o rival goianiense fez poucas mudanças para o duelo. O técnico Alberto Valentim manteve as esperanças no atacante Kelvin, ex-ABC e no meia Shaylon. A expectativa era de muita velocidade e verticalidade para cima da defesa Alvinegra, que começou a rodada como a mais vazada da Segunda Divisão.

A chuva que teimou em cair durante todo o dia na capital potiguar deu uma pausa pouco antes da bola rolar em Ponta Negra. A parada ajudou a drenagem do Frasqueirão e a o gramado estava em prefeito estado quando o árbitro do Distrito Federal, Rafael Martins Diniz.

O treinador do time potiguar optou por começar com Fábio Lima pela direita e Matheus Anjos na esquerda com Felipe Garcia centralizado. Na meia Thonny Anderson “dava as cartas” no processo criativo. Pelas alas Gedeilson foi improvisado na esquerda e Alemão fez a dele pela direita.

O Alvinegro começou intenso tentando pressionar o adversário e abrir o marcador logo de início. A equipe do Atlético/GO tentava cadenciar o jogo e sair da defesa para o ataque com o famoso “jogo apoiado”.

Aos 15 minutos o ABC saiu bem pelo lado direito. Wallace percebeu a fuga de Fábio Lima pela direita. O atacante recebeu, avançou e cruzou bem. Felipe Garcia chegou, mas foi pressionado pela marcação e ganhou só o escanteio.

O ABC tinha mais posse de bola e um relativo controle do jogo até os 30 minutos de bola rolando. No entanto, o time tinha dificuldade para armar o lance de gol no terço final de campo. Com isso as chances reais não apareciam e o tempo, para quem precisava vencer, era mais um “inimigo”.

Somente aos 35 minutos o Alvinegro mudou essa realidade. Em uma jogada rápida o time atacou pela esquerda e, no cruzamento, a defesa deu rebote. Wallace chegou de frente e mandou um “balaço” para o gol. Diego Loureiro fez uma grande defesa e mandou para escanteio. Depois disso o jogo diminuiu o ritmo e foi para o intervalo.

O ABC voltou para o segundo tempo com uma mudança no time. Allan Aal tirou Wellington Reis que tomara um cartão amarelo na etapa inicial e colocou Ramon em campo. Utilizando do mesmo expediente Alberto Valentim tirou o “amarelado” Raudley e colocou Airton para jogar.

Aos 14 minutos o ABC chegou bem pela primeira vez na etapa final. Em uma jogada de velocidade, Alemão avançou, tabelou com Felipe Garcia e chutou de esquerda. A bola passou perto da trave esquerda do goleiro Diego Loureiro.

E o goleiro atleticano voltou a ser personagem importante no jogo. Aos 31 minutos ele cometeu pênalti no meia Thonny Anderson e acabou sendo expulso. O lance só foi confirmado após o VAR intervir e chamar o juiz do jogo para a revisão. Na cobrança, o camisa 10 bateu bem e abriu o marcador para o ABC.

Em um lance bobo, no ataque, o centroavante Felipe Garcia, que fazia um jogo apagado, deixou o cotovelo e foi flagrado pelo VAR. O árbitro foi chamado e o camisa 9 acabou sendo expulso. Com isso, o time visitante foi para a pressão final e aos 58 minutos David Braga aproveitou a falha de Simão e empatou o jogo.

 

Fonte: Tribuna do Norte

FUTEBOL - CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE C - América vence a primeira como visitante e sobe na tabela

 


O América cumpriu a missão em Alagoas, jogando no estádio Rei Pelé a equipe potiguar bateu o CSA por 1 a 0, com gol do capitão Jean Pierre, deixou a zona de rebaixamento e subiu direto para 15ª colocação. O resultado dá direito ao time potiguar de vislumbrar novos horizontes dentro da Série C do Brasileiro e lutar por uma vaga no G-8, caso também conquiste um resultado positivo diante do São José-RS, na próxima segunda-feira. Essa foi a primeira vitória dos potiguares como visitante.

A partida no estádio Rei Pelé tinha um peso muito grande para o América, que mesmo atuando como visitante,  não se retrancou e fez um início de partida muito equilibrado contra os alagoanos. 

Nos instantes iniciais o Alvirrubro chegou mais vezes ao ataque e perdeu boa chance numa falha de finalização de Rafinha, após um bom passe de João Lucas na cobrança de falta. 

Marcando forte e buscando velocidade nos contra-ataques, os potiguares foram dando demonstração de força, criando boas chances e pecando, justamente,  no momento das conclusões. Um problema crônico do grupo que o treinador Thiago Carvalho ainda não conseguiu solucionar. 

Com a marcação bem encaixada, o Alvirrubro por pouco não foi surpreendido depois que Gabriel Taliari recebeu um belo passe de calcanhar de Rodolfo.  Ligado na partida, o goleiro Bruno Pianissolla saiu, dividiu com o atacante e afastou o perigo. O América respondeu com uma cabeçada de Rafinha, que obrigou o goleiro alagoano, Dalberson,  a se esticar todo para evitar a abertura do placar. Na troca de chances, depois foi a vez de Tomas Bastos, arriscar da entrada da área e obrigar Pianissolla a trabalhar bem novamente. 

As boas emoções da etapa inicial acabaram por aí. 

Com Gustavo Silva e Caio César na equipe, o time americano voltou para segunda etapa com a missão de, no mínimo,  segurar o placar, numa partida o de as duas equipes deixavam muito a desejar.

A equipe natalense se mostrou dispersa e por pouco não entregou o ouro para o adversário num erro de saida de bola. Taliari recuperou a bola e cruzou para Robinho, que cabeceou fraco e permitiu a defesa do goleiro alvirrubro, no primeiro lance de perigo da etapa completar. 

Aos 20, para tentar melhorar a falta de criatividade do time e melhorar a saída de bola, Thiago Carvalho volocou Elvinho e Araújo em campo. O resultado disso foi que após um bom chute de Araújo,  ocorreu o escanteio e, após a cobrança,  Jean Pierre sibiu mais que todo mundo e desviou para o fundo da rede, aos 23 minutos. 

Se aproveitando da fragilidade do adversário,  que sentiu bastante o gol, o América quase ampliou o placar com Elvinho,  que dominou a bola na frente do goleiro e, de virada, viu a bola parar nas pernas de Dalverson, que salvou o time da casa.

Jogando mal e sem alternativa para furar a defesa americana, os donos da casa se mandaram para o tudo ou nada próximo dos 45 minutos. Numa jogada de abafa, na área,  Bruno voltou a trabalhar bem ai defender um chute de Rhuan. No minuto seguinte, foi a vez de Jô,  desviar uma bola perigosa e o arqueiro americano defender com segurança.

De defesa em defesa, Bruno Pianissolla ajudou o América a cumprir sua missão, em Alagoas, deixar a zona de rebaixamento,  subir na tabela e passar a sonhar com coisas melhores dentro da competição.

 


Fonte: Tribuna do Norte

MINUTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

 


Assista as notícias mais importantes da cidade .


- Comissão de Turismo da Câmara de Natal fez visita fiscalizatória  no Centro de Turismo.

- A Câmara Municipal decidiu reaplicar a prova do concurso da casa para o cargo de assistente legislativo; a decisão foi acompanhada pelo Ministério Público.

- A Câmara Municipal de Natal aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentária para o ano de 2024 (LDO-2024) com 249 emendas apresentadas pelas bancadas e 111 foram  aprovadas.




NATAL - Prefeitura de Natal oferece 300 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional

 


Os natalenses que estejam à procura de uma oportunidade de qualificação profissional podem aproveitar uma das 300 vagas em cursos de qualificação disponibilizadas pela Prefeitura do Natal. As oportunidades são promovidas pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). 

Uma parte das inscrições está sendo feita até esta quarta-feira (28), no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), no Alecrim. As demais vagas serão preenchidas na edição de retomada do projeto Participa Natal, no próximo sábado (01/07), na Escola Municipal profª Maria Alexandrino Sampaio (rua do Anequim, Pajuçara, próximo ao Santuário Nossa Sra. de Fátima). 

Serão ofertados diversos tipos de qualificações, com início das formações a partir de 10 de julho. Os cursos têm duração que variam de 60 a 160 horas/aula, nos turnos da manhã e tarde, conforme a quantidade de módulos e os conteúdos abordados. Entre os cursos ofertados estão: maquiagem, escova e penteados, designer de sobrancelhas, gestão de negócios e empreendedorismo, espanhol para recepção. 

“É muito importante investir na qualificação profissional dos natalenses. É uma forma de prepará-los para entrar no mercado de trabalho que está cada dia mais competitivo”, destaca o prefeito Álvaro Dias. A secretária Ana Valda Galvão, titular da Semtas, reafirma a importância das ações da Prefeitura neste campo. “A melhor política social que um gestor pode fazer é a voltada para a conquista do emprego. Assim, ampliamos as chances das pessoas na hora da busca por uma vaga no mundo do trabalho. Temos vários exemplos de pessoas que conseguiram emprego após participarem dos nossos cursos, abrirem os próprios negócios, criados a partir da capacitação que oferecemos”. 

Inscrições

Para se inscrever nos cursos de qualificação profissional, o candidato deve ter a partir de 18 anos (16 anos para algumas tipologias), ensino fundamental I ou II incompletos e atender aos pré-requisitos específicos para cada curso. Os interessados deverão apresentar a seguinte documentação: xerox do RG e originais do CPF, PIS, NIS, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e comprovação de conhecimentos técnicos quando o curso exigir.

 

Cursos

180 vagas para Demanda Espontânea no CMTE – Alecrim 

Av. Pres. Bandeira, 765, Alecrim

Matutino:

Design de Sobrancelhas - 15

Empreendedorismo - 20

Gestão de Negócios - 20

Maquiagem - 10

Escova e Penteados - 15

Vespertino:

Escova e Penteados - 15

Espanhol para Recepção - 15

Empreendedorismo - 20

Gestão de Negócios - 20

Maquiagem - 10

Design de Sobrancelhas - 15

120 vagas para demanda espontânea na Escola Municipal profª Maria Alexandrino Sampaio, rua do Anequim, Pajuçara, próximo ao Santuário Nossa Sra. de Fátima, Zona Norte

Matutino:

Design de Sobrancelha- 15

Escova e Penteados– 15

Gestão de Negócios - 20

Maquiagem - 10

Vespertino:

Design de Sobrancelha- 15

Escova e Penteados– 15

Gestão de Negócios - 20

Maquiagem - 10


Foto: Joana Lima

NATAL - Aprovado projeto que cria auxílio aluguel para vítimas de violência doméstica

 

Foto: Verônica Macedo

Para fortalecer a rede de apoio às mulheres da capital potiguar, a Câmara Municipal de Natal aprovou em regime de urgência, na sessão ordinária desta terça-feira (27), o Projeto de Lei n° 110/2020 que dispõe sobre a concessão de auxílio-aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica. De autoria da vereadora Ana Paula (Solidariedade), a matéria segue agora para sanção ou veto do Executivo. 

Segundo o texto, o auxílio será concedido às mulheres que se enquadrem nos seguintes requisitos: caso esteja sob medida protetiva prevista na Lei Maria da Penha e se existir, pelas circunstâncias, a necessidade de abandonar o lar em razão de reiteradas ações de violência tornar insuportável a vida em comum e que esteja colocando em risco a vida da mulher. Os benefícios poderão ser concedidos a famílias com renda mensal de até R$ 2.400,00, no caso daquelas compostas de até 04 (quatro) membros.

"O benefício é temporário, será concedido pelo prazo de 12 meses e poderá ser prorrogável apenas uma vez por igual período, mediante justificativa técnica. A composição da violência deverá ser feita por todas as provas em direito admitidas provando a situação de vulnerabilidade e a concessão será deferida pelo órgão executivo responsável, após análise técnica da documentação e das provas apresentadas", explicou a vereadora Ana Paula.

Também em regime de urgência, recebeu parecer favorável o Projeto de Lei n° 206/2018, apresentado pela vereadora Júlia Arruda (PCdoB), que institui o serviço família acolhedora, destinado ao acolhimento familiar provisório de crianças e adolescentes em situação de privação temporária do convívio com a família de origem. "O objetivo é assegurar o direito da criança e do adolescente à convivência familiar e comunitária, respeitando sua identidade e história, e oferecendo todos os cuidados básicos", pontuou a autora. 

Fechando o debate acerca das proposições em regime de urgência, foi acatado pelos parlamentares o Projeto de Lei n° 322/2023, encaminhado pelo Executivo, sobre critérios específicos para a realização de transferência de permissões do Serviço Opcional de Transporte Público de Passageiros do Município. De acordo com o governo, a medida é uma antiga reivindicação dos permissionários que buscam facilidades para transferir suas permissões para terceiros.

Por iniciativa da vereadora Nina Souza (PDT), o plenário aprovou uma emenda ao Projeto de Lei Complementar nº 11/2023 que propõe alteração na Lei nº 6.913, que trata sobre o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros, prestado mediante compartilhamento de veículo solicitado a partir de rede digital (aplicativos). "Locais de grande aglomeração de pessoas, que disponibilizam áreas embarque e desembarque dos usuários do serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros, precisam do controle do órgão público para disciplinar o seu uso, seja pela segurança dos usuários, passageiros e motoristas, seja pelo potencial de interferência direta na mobilidade e no trânsito das vias públicas que dão acesso a esses locais", informou Nina.

Ao final da sessão, quatro matérias em segunda discussão foram aprovadas: PL 45/2022, do vereador Milklei Leite (PV), sobre a concessão de alvará sanitário para a instalação de gabinetes profissionais para a prestação de serviços da optometria, PL 330/2022, da vereadora Brisa Bracchi (PT), que cria a Semana Municipal de Enfrentamento à Lesbofobia, a ser realizada anualmente na semana que compreende o dia 29 de agosto, PL 410/2022, do vereador Nivaldo Bacurau (PSB), que altera o nome da Rua Baurú, no bairro da Redinha para “Rua Carlos Antônio Liberado”, e o PL 442/2022, do vereador Kleber Fernandes (PSDB), que cria o Programa Jovem Músico.

Foto: Verônica Macedo 



NATAL -CMN promove sessão solene em homenagem aos propagandistas farmacêuticos

 

Foto: Verônica Macedo

Nesta quarta-feira (28), a Câmara Municipal de Natal realizou sessão solene no Plenário Érico Hackradt, em alusão ao Dia do Propagandista Farmacêutico e realizou a primeira homenagem da história da casa à categoria. 

“É com muito orgulho que nosso mandato propôs essa homenagem, reconhecendo a importância fundamental desse profissional na sociedade. Os propagandistas farmacêuticos desempenham um papel essencial na promoção de informações sobre medicamentos e contribuem significativamente para a saúde e o bem-estar da população junto aos profissionais de saúde”, ressaltou o vereador Hermes Câmara, propositor da homenagem, que teve que ser antecipada devido ao recesso legislativo que inicia no próximo dia 1º de julho.

O Dia do Propagandista Farmacêutico é comemorado em 14 de julho, em referência à data de promulgação, em 1975, da lei federal 6.224, que regula o exercício da profissão.  O propagandista e vendedor de produtos farmacêuticos é o profissional responsável pelo relacionamento comercial entre os fornecedores de medicamentos, indústrias e farmácias de manipulação, com os prescritores (médicos, nutricionistas, veterinários e dentistas).

No Rio Grande do Norte, a categoria é representada por duas entidades sindicais: o Sindicato dos Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos do RN (Sinprovern) e o Sindicato dos Propagandistas, Propagandistas-Vendedores e Vendedores de Produtos Farmacêuticos do RN (Sindiprofarn). 

Juntos os dois sindicatos reúnem cerca de 400 profissionais. No Sindiprofarn, o presidente Emanoel Antônio de Borba, revelou que a maioria já é de mulheres, em um mercado que até pouco tempo era predominantemente masculino. Já no Sinprovern, o presidente Roger Cecílio, contou que elas representam 32% dos associados.

A primeira mulher a exercer a profissão no RN foi Suely Santos de Brito Oliveira, que estava entre os 23 profissionais homenageados na sessão solene desta quarta-feira na CMN. Para ela, os propagandistas farmacêuticos são fontes de conhecimento e inovações sobre medicamentos. “Muitas vezes, quando os pacientes que estão na sala de espera do consultório reclamam, porque o médico vai atender o propagandista, não imaginam o quanto podem ser beneficiados com as informações que estamos levando”, ressalta.  Suely iniciou na profissão em 1997 e é casada com o também propagandista Arquimedes Antônio de Oliveira Neto, com 39 anos no mercado. 

Para o sindicalista Emanoel Borba, a homenagem da Câmara Municipal de Natal é um reconhecimento que enche de orgulho a categoria e destaca atuação dos propagandistas, que ao garantir que informações atualizadas e as novidades sobre medicamentos cheguem aos prescritores, contribuem para a promoção da saúde coletiva.

Durante a solenidade, o deputado federal Paulinho Freire foi representado pelo assessor parlamentar Flávio Fonseca.

Foto: Verônica Macedo


FUTEBOL FEMININO - CONVOCADA ATLETA POTIGUAR . Atleta potiguar foi convocada para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol Feminino

 


“Eu não tenho palavras para descrever esse momento”, essa foi a frase de Antônia ao ver o seu nome na lista das 23 convocadas da Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo de Futebol Feminino, em julho, na Austrália e Nova Zelândia. A defensora acompanhou a convocação da técnica Pia Sundhage ao lados dos pais, na sua cidade natal, Riacho de Santana, na região oeste potiguar, próximo a Pau dos Ferros.

A convocação oficial foi realizada ontem à tarde, na sede da CBF, e a representante do Rio Grande do Norte na maior competição mundial do futebol feminino já se apresenta nesta semana para iniciar os treinamentos. Essa será a primeira Copa do Mundo de Antônia, lateral e zagueira de 29 anos, e que vem sendo titular da defesa e peça indispensável na engrenagem da Seleção Brasileira desde 2022. A santanense também fez uma excelente temporada em seu primeiro ano defendendo o Levante da Espanha, classificando o clube espanhol para a Champions League.

Antes de viajar para a Austrália, a seleção fará um amistoso de despedida da torcida, no próximo domingo, contra o Chile, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O embarque da delegação para a Austrália será na próxima semana, onde ficará em Gold Coast, no litoral oeste do país, realizando a parte inicial dos treinamentos. Depois, a seleção seguirá para Brisbane, cidade escolhida como base da equipe de Pia Sundhage.

O Brasil está no Grupo F e estreia na fase classificatória no dia 24 de julho, contra o Panamá, em Adelaide. Depois, joga contra a França, dia 29, em Brisbane, e Jamaica, dia 2 de agosto, em Melbourne.


Fonte: Jornal O Diário do RN

FUTEBOL - CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B e C. ABC e América entram em campo nesta quarta-feira (28) no desespero por vitórias.

 


ABC segue na luta para quebrar jejum de vitórias 

Sem vencer há mais de 30 dias pois a última e única vitória foi contra o Tombense, no dia 23 de maio, pela oitava rodada da Série B,  o ABC vai tentar hoje uma recuperação no Campeonato Brasileiro. O duelo pela 14ª rodada será contra o Atlético/GO, às 19h, no estádio Frasqueirão. Para buscar essa vitória dentro de casa, o técnico Alan Aal vai contar com o principal jogador do time, o meia Matheus Anjos, que entrou no segundo tempo da partida da última rodada na derrota para o Mirassol.

O atacante Felipe Garcia, que fez as pazes com o gol, marcando duas vezes contra o time paulista, também estará em campo. A grande novidade pode ser a presença do ídolo Wallyson no banco de reservas. O jogador que estava parado há 70 dias, já iniciou os treinamentos com bola e pode ser uma opção para a segunda etapa da partida, caso seja relacionado. O ABC é o último colocado da Série B com apenas seis pontos em 13 jogos e está ameaçado de rebaixamento. Para que isto não aconteça terá que começar a vencer e somar 45 pontos para escapar da degola.

Alvirrubro vai em busca  de  pontos perdidos 

Depois de perder para o Confiança em plena Arena das Dunas, o América vai hoje em busca dos pontos perdidos contra o CSA-AL, às 20h, no estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Ocupando a penúltima colocação, com 9 pontos em 9 jogos, o alvirrubro terá um grande desafio pela frente. O time precisará vencer pelo menos quatro dos dez jogos que ainda tem pela frente para escapar do rebaixamento, já que a classificação para a segunda fase da Série C está praticamente descartada.

Mas para que as vitórias aconteçam, o técnico Thiago Carvalho terá que mudar sua forma de jogar. A expectativa é que o treinador forme o meiocampo com dois meias, dando mais mobilidade e criatividade ao setor, fazendo com que a bola chegue ao ataque. A vitória hoje é muito importante, pois depois do CSA, o América terá mais um jogo fora de casa, contra o forte São José-RS, quarto colocado da Terceirona e candidato ao acesso.


Fonte: com informações do Jornal Diário do RN

terça-feira, 27 de junho de 2023

JUSTIÇA ELEITORAL - Relator vota para condenar Bolsonaro e deixá-lo inelegível por 8 anos

 


TSE retomará julgamento na quinta-feira (29) com votos dos demais ministros

O ministro Benedito Gonçalves votou, nesta quinta-feira (27), para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e deixá-lo inelegível pelo prazo de oito anos.

O magistrado é o relator da ação em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por uma reunião de Bolsonaro com embaixadores em julho de 2022, em um processo em que o PDT o acusa de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicações.

Walter Braga Netto, candidato a vice-presidente na chapa à reeleição nas eleições do ano passado, foi absolvido por “não ter sido demonstrada sua responsabilidade na acusação”.

Para Benedito, ficou comprovado abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pela reunião em que o ex-chefe do Executivo fez ataques ao sistema eleitoral.

A corte eleitoral retomou a análise do caso nesta terça-feira com o voto do relator.

Os demais ministros votarão na sessão que continuará na próxima quinta-feira (29), com a seguinte ordem: Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e, por último, Alexandre de Moraes.

Em 22 de junho, na primeira sessão de análise, se manifestaram os advogados das partes e o Ministério Público Eleitoral (MPE).

O voto do relator

Em seu voto, Benedito Gonçalves disse que as provas do processo apontam para a conclusão de que Bolsonaro “foi integral e pessoalmente responsável pela concepção intelectual do evento” com embaixadores.

“Isso abrange desde a ideia de que a temática se inseria na competência da Presidência da República para conduzir relações exteriores – percepção distinta que externou o ex-chanceler ao conceituar a matéria como um tema interno – até a definição do conteúdo dos slides e a tônica da exposição – que parece ter sido lamentada pelo ex-chefe da Casa Civil”, afirmou.

Benedito Gonçalves foi duríssimo nas palavras usadas em seu voto. Ele disse que teorias conspiracionistas e mentiras de Bolsonaro não estão respaldadas na liberdade de expressão e que o ex-presidente usou as redes sociais para incitar dúvidas, insegurança, desconfiança e paranoia coletiva.

Ele analisou primeiro a realização do evento em si. Sobre o tópico, Gonçalves afirmou ter ficado constatado que a estrutura e o serviço do Poder Executivo foram “rapidamente mobilizados para a viabilizar a reunião”. Para o relator, a magnitude do evento com embaixadores não se mede pelos custos da atividade.

“Evidentemente, a nota fiscal relativa ao planejamento e à logística no valor de R$ 12.214,12 não é capaz de refletir a inteireza dos recursos públicos empregados sob a forma de bens e serviços na realização do encontro. Além disso, a verdadeira magnitude de evento nem mesmo se estima em dinheiro, seu maior destaque está na solenidade que chamou a atenção até mesmo do ministro das Relações Exteriores, conforme consta em seu depoimento”, declarou.

Conforme o parecer, os representantes estrangeiros que foram à reunião assistiram “por mais de uma hora” a uma apresentação em que Bolsonaro fez “elogios” a “si próprio e a seu governo”, críticas à atuação de servidores públicos, “ilações a respeito de ministros” do TSE, além de “supostas conspirações para que seu principal adversário viesse a ser eleito, exaltação às Forças Armadas, defesa de proposta de voto impresso, recusada pela Câmara dos Deputados quase um ano antes e alerta contra a inocuidade das missões de observação internacional”.

“O improvável fio condutor de todos esses tópicos foi a afirmação de que houve manipulação de votos nas eleições de 2018 e que era iminente o risco nas eleições de 2022”, citou.

Discurso

Sobre o discurso de Bolsonaro, o relator entendeu que o ex-presidente fez uma apresentação “inteiramente distorcida” sobre os fatos que tratou. Entre os temas, o ex-presidente falou sobre um inquérito da Polícia Federal (PF) sobre um ataque hacker ao TSE em 2018.

“[Bolsonaro] afirmou, assim que o TSE teria sido negligente, insidioso diante de uma vulnerabilidade de natureza gravíssima, apta a permitir que os votos fossem adulterados no momento da totalização. Disse mais: que havia interesses de ministros do TSE em manipular o resultado do pleito. Essa narrativa não tem qualquer respaldo documental”.

“As lives de 2021 foram exitosas em sua proposta pragmática de cultivar o sentimento de que uma ameaça grave rondava as eleições de 2022 e que essa ameaça partia do TSE. O conspiracionismo se conservou latente e foi acionado com facilidade no ano eleitoral”.

Conforme Gonçalves, Bolsonaro usou a reunião para “demarcar sua firme posição em usar redes sociais como meio de difundir dúvidas meramente retóricas e disseminar desconfianças e conspiracionismo”.


Fonte: CNN Brasil

MINUTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

 


Assista as notícias mais importantes da cidade .

- Comissão de Turismo da Câmara de Natal fez visita fiscalizatória  no Centro de Turismo.

- A Câmara Municipal decidiu reaplicar a prova do concurso da casa para o cargo de assistente legislativo; a decisão foi acompanhada pelo Ministério Público.

- A Câmara Municipal de Natal aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentária para o ano de 2024 (LDO-2024) com 249 emendas apresentadas pelas bancadas e 111 foram  aprovadas.




NATAL- São João de Natal também contou com serviços públicos da Prefeitura

Foto: Joana Lima


Para garantir o êxito do São João de Natal, a Prefeitura não poupou esforços em termos de serviços e de estrutura adequadas à dimensão do evento. As secretarias do Município trabalharam de forma integrada, na prestação de serviços de saúde, segurança pública, assistência social, limpeza pública, mobilidade urbana, serviços urbanos e comunicação. Todas as noites, centenas de servidores atuaram em oferecer o melhor para a população.

Todo esse empenho mereceu o reconhecimento do prefeito de Natal, Álvaro Dias: "Muito do sucesso do evento se deve à dedicação das nossas equipes e do trabalho integrado da gestão municipal. Essa é a nossa forma de trabalho. Todos imbuídos no propósito de entregar o melhor resultado".

A equipe de apoio, suporte e produção da Secretaria Municipal de Cultura contou com mais de 200 pessoas, entre seguranças, produtores de palco, backstage, frontstage, camarins e outros serviços. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um posto de saúde avançado na área interna da Arena das Dunas. Os atendimentos mais comuns foram devido ao abuso de álcool, hipotensão e também alguns casos de pessoas com pequenas escoriações.

A Guarda Municipal de Natal destacou um efetivo de 100 agentes. Também foi mobilizada uma estrutura que incluiu 18 viaturas, 10 motocicletas e duas vans. De acordo com dados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, não houve maiores problemas. As principais ocorrências foram relacionadas ao furto de celulares, atos de resistência, um de desacato e uma prisão em flagrante foi efetuada. Os envolvidos foram atendidos na delegacia móvel instalada na Arena. A Polícia Militar também contribuiu com a segurança do público.

As secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur) e Mobilidade Urbana (STTU) se fizeram presentes com suas equipes. A Semsur fez o trabalho de fiscalização e orientação do comércio informal junto aos vendedores ambulantes. Já a STTU, montou uma operação que contou diariamente com cerca de 15 agentes de mobilidade urbana com seis motociclistas, duas viaturas e pessoal em pontos fixos.

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) disponibilizou 20 homens para a limpeza efetuada após os dias de evento, além de distribuir 15 tambores para que a população descartasse o lixo no local correto. Foram cerca de 10 toneladas de resíduos recolhidos durante todo o São João na Arena das Dunas.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) esteve presente durante o São João de Natal com ações de identificação das situações de trabalho infantil, da exploração sexual de crianças e adolescentes dentre outras violações de direitos em todos os polos. O balanço foi considerado positivo, já que apenas quatro abordagens foram feitas pelos servidores da assistência social do Município. A Secretaria Municipal de Defesa da Mulher (Semul) contribuiu com uma ação própria de sensibilização pelo respeito às mulheres.

Foto: Joana Lima

A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), por sua vez, realizou uma ampla cobertura. Com repórteres, fotógrafos e profissionais de mídias sociais, quem não pode se deslocar até ao evento não perdeu nada e ficou em sintonia por meio das postagens nos perfis oficiais da Prefeitura (@natalprefeitura e @denatalemnatal). Além disso, os shows também foram transmitidos pelo canal da gestão municipal no www.youtube.com/natalprefeitura. Contabilizado todo o evento, foram mais de 36 horas de transmissão, alcançando 261.381 visualizações no perfil do YouTube, superando a marca de 1,8 milhão de impressões.


NATAL - Comissão aprova projeto que institui disciplina extracurricular sobre cidadania

 

Foto: Francisco de Assis

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação realizou na manhã desta terça-feira (26) a última reunião antes do recesso parlamentar. Na ocasião, 5 projetos foram aprovados e outros 13 designados. Estiveram presentes os vereadores Robério Paulino, presidente da comissão, Anderson Lopes, Bispo Francisco de Assis e Júlia Arruda.  

“O semestre foi bastante produtivo, a comissão foi diligente e ágil na aprovação de dezenas de projetos desde o início do ano. A comissão e seus membros estão de parabéns pelo excelente trabalho, não só dentro como fora da casa. Além dos encontros quinzenais realizados em plenário também fomos a campo realizar visitas técnicas e fiscalizações nas escolas, para conhecer de perto a realidade e as demandas que necessitam”, contou Robério Paulino (PSOL). 

Dos projetos aprovados, o PL N° 445/ 2021 de autoria do vereador Tércio Tinoco, subscrito pelos vereadores Robério Paulino e Raniere Barbosa institui a disciplina “Introdução à Cidadania” na grade extracurricular das escolas municipais da rede pública de ensino. 

“A educação não pode ser apenas um método onde os alunos são ensinados a decorar conteúdos para fazer uma prova, seu objetivo tem que ser o aprendizado real e não uma nota. Subscrevi este projeto pois acredito que além das matérias tradicionais, a educação tem que prever a abertura da consciência da criança e do jovem para a sociedade, eles devem ser ensinados a entender de forma crítica mundo e os principais problemas que ele enfrenta”, afirmou o presidente da comissão.

Outro PL que recebeu parecer favorável foi o N°488/2022 de autoria do vereador Luciano Nascimento e relatoria do vereador Bispo, que implementa a semana de incentivo à doação de cabelos às pessoas carentes em tratamento de câncer. 

“Este projeto é valioso e muito importante, esperamos que as pessoas que estão enfrentando o câncer sintam-se acolhidas e que sua autoestima seja renovada”, comentou o relator da matéria. 

A comissão retornará aos trabalhos no mês de agosto, após o recesso legislativo do mês de julho. 


Foto: Francisco de Assis


compartilhe nas redes sociais.