Senadora convidou ex-prefeito para legenda mirando pleito municipal do próximo ano. Filiação cria saia justa com Fátima.
"Estou muito feliz com a vinda de Carlos Eduardo para o PSD, como presidente estadual do partido estamos buscando novos filiados pois esse é o nosso papel", afirmou a presidente estadual do PSD, a senadora Zenaide Maia ao comentar a ida do ex-prefeito de Natal para sua legenda.
O principal interesse da congressista é reforçar o PSD para as próximas eleições municipais de 2024 e as estaduais de 2026, quando ela tentará a reeleição do senado federal. Ao Diário do RN, Zenaide informou que a chegada de Carlos Eduardo Alves reforçará o time do PSD que conta atualmente com 14 prefeitos no Rio grande do Norte, além de 58 parlamentares no Congresso Nacional sendo 42 deputados federais e 16 senadores, incluindo o presidente do senado Rodrigo Pacheco. Se Carlos Eduardo conseguir ser eleger em 2024, além de aumentar o número de prefeitos para sigla no estado, o PSD ganhará a prefeitura da capital e fortalecerá a campanha da reeleição de Zenaide no senado. já hoje no PSD, Carlos Eduardo terá mais tempo de TV e maiores fundos partidária eleitoral nas eleições do próximo ano, no entanto, a decisão poderá criar uma saia justa para seu marido o secretário estadual do desenvolvimento econômico (sedec) Jaime Calado, um dos principais auxiliares da governadora Fátima Bezerra (PT), que deverá apoiar a pré-candidatura da deputada federal Natália Bonavides ( PT ) a prefeitura de Natal. Jaime já está diante de uma encruzilhada da eleição municipal de São Gonçalo do Amarante, seu principal reduto eleitoral e terá que decidir se disponibilizará seu nome para a prefeitura em 2024 ou se apoiará o atual prefeito Eraldo Paiva (PT)l que integra o grupo político da governadora e que recentemente cobrou publicamente o apoio de Jaime ao seu projeto de reeleição.
Ex-prefeito municipal por dois mandados consecutivos entre 2009 e 2016, Jaime foi questionado pelo Diário do RN em 26 de abril passado se pretende apoiar Eraldo ou se candidatar, gentilmente desconversou e disse que estava inteiramente envolvido com o projeto da gestão estadual e com seu trabalho à frente da sedec . " Ano que vem é que ano eleitoral, eu nem penso no assunto ainda", disse na ocasião.
Após duas derrotas eleitorais Carlos Eduardo deixa o PDT.
O ex-prefeito Carlos Eduardo está de malas prontas para desembarcar no Partido Social Democrático (PSD) comandado do Rio grande do Norte pela senadora Zenaide Maia. A chegada na nova legenda encerra um período de 14 anos .
No PDT, Carlos Eduardo perdeu ao menos quatro vereadores em 2022 e que todos alegaram a falta de diálogo como presidente da Sigla, como um dos principais motivos para debandada.
Nesta segunda-feira, afirmou que tudo que ele tem para falar sobre mudança do PDT está na carta que endereçou ao presidente nacional do PDT André Figueiredo; " já disse tudo na carta ao PDT, sem novidades", questionado dessa vez sobre suas perspectivas no seu novo partido, o ex-prefeito foi sucinto e afirmou: " quando decidir lhe falo".
Na carta , ele lembrou os 14 anos de convivência no PDT e a história da Leonel Brizola e Darcy Ribeiro " na luta por um Brasil mais justo e humano".
"Hoje encerro minha caminhada no partido solicitando minha desfiliação . Em todos esses anos no PDT só tenho boas lembranças e a certeza de que cumpri meu papel como militante e liderança política na minha Natal onde fui Prefeito por quatro vezes e no meu querido Rio grande do Norte", escreveu.
Carlos Eduardo entrou no PDT em 2009 quando o então presidente da Sigla era o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) . Em 2010 disputaram juntos o governo do estado em uma chapa puro sangue, mas terminaram em terceiro lugar com um pouco mais de 160,8 mil votos, conforme o portal de dados abertos no Tribunal Superior Eleitoral ( TSE) e em 2012 foi eleito para o seu terceiro mandato, de prefeito de Natal sendo reeleito em 2016.As eleições seguintes foram de derrotas políticas para Carlos Eduardo, em 2018 quando disputou o governo do estado foi derrotado por Fátima Bezerra e no ano passado quando perdeu a única vaga no senado federal para o candidato da Extrema direita Rogério Marinho (PL). Questionado sobre as eleições municipais de 2024 ele disse que não falará sobre o tema no momento.
Fonte: Jornal O Diário do RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário