apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

sábado, 27 de maio de 2023

NATAL - ELEIÇÕES 2024. A DISPUTA PELA PREFEITURA DO NATAL NÃO OBEDECERÁ OS ACORDOS E ALIANÇAS DE 2022. VEJA COMO ESTÃO OS PRINCIPAIS PRÉ- CANDIDATOS À SUCESSÃO DE ÁLVARO DIAS, SEGUNDO ALGUNS ANALISTAS E PELAS ÚLTIMAS ENTREVISTAS. PREFEITO ÁLVARO DIAS, GOVERNADORA FATIMA, SENADOR ROGÉRIO MARINHO, SÃO TAMBÉM ATORES DA ELEIÇÃO DE 2024 EM NATAL

 

Pelas entrevistas e decisões tomadas nos últimos dias, a eleição para a prefeitura de Natal em 2024 deverá ter palanques completamente diferentes  de 2022. Cada pré candidato tem Buscado se fortalecer junto a seus apoiadores e partidos e o discurso da independência partidária agora impera o cenário político, se isso vai continuar até o ano eleitoral, só saberemos às vésperas das convenções. Todas as alianças para  a eleição de 2022, ao que parece, estão nulas e vejamos como andam os principais atores protagonistas e pré-candidatos.

PAULINHO FREIRE - Eleito para Deputado Federal pelo União Brasil, possui forte apoio do legislativo municipal e já vem costurando apoios nas bases; espera o apoio do Prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que afirmou que a sua  decisão sobre a sucessão somente sairá no próximo ano. Bastidores afirmam que Paulinho Freire tem recebido grande incentivo do seu partido para ser candidato e que a cada dia se fortalece  como um dos candidatos; o discurso de que seria o candidato com o apoio do grupo que o apoiou em 2022, agora é o de que sairá candidato, mesmo que parte desse grupo não o apóie; Seu nome tem facilidade entre as lideranças e o público da direita, podendo facilitar acordos. Nos últimos dias circula nos bastidores que os senadores   Styvenson Valentim e Rogério Marinho apoiarão sua candidatura .


ÁLVARO DIAS - O Atual prefeito já disse que em Natal, ele comandará a própria sucessão e que só decidirá quem  será seu candidato em 2024; em 2022, aliado de Rogério Marinho e Paulinho Freire, agora não dá pistas sobre a sucessão e em entrevista recente até citou nomes novos que poderá apoiar, ou seja, a aliança de 2022 poderá não ser a de 2024. Em 2022, Álvaro Dias terminou se decidindo ás vésperas das eleições sobre algumas candidaturas e esse quadro de indecisão,  segundo alguns analistas favoreceu a vitória de Fátima Bezerra em 1⁰ turno; caso se decida por apoiar um nome novo, historicamente e pelas últimas análises, corre um risco de ficar fora do 2⁰ turno.


FÁTIMA BEZERRA - Saiu das eleições de 2022 vitoriosa e conseguiu se articular muito bem enfraquecendo os candidatos de oposição, mas para o senado não conseguiu eleger o senador e na campanha saíram dois candidatos : Carlos Eduardo e Rafael Mota, essa divisão foi boa para Rogério Marinho e  agora para 2024, impõe um candidato aliado de 2022 Carlos Eduardo, enquanto o seu partido PT, já lançou Natália Bonavides; do arco de alianças do Governo Lula poderão sair candidatos Natália, Carlos Eduardo e Rafael Motta, mas a candidata tida como natural seria a de Natália, onde Carlos Eduardo e Rafael Mota sairiam independentes; Carlos Eduardo,  agora aliado da senadora Zenaide e do ex-prefeito Jaime Calado se coloca como candidato dentro do mesmo grupo de aliados de 2022; a governadora ainda não tratou o assunto, porém alguns interlocutores afirmaram que essa decisão só em 2024, mas há uma decisão partidária,  a de apoiar Natália Bonavides.


NATÁLIA BONAVIDES - considerado o grande  sonho do PT do RN, vencer uma disputa à prefeitura do Natal e agora tendo a governadora e o presidente Lula, a candidatura é tida como certa, no entanto os obstáculos para a vitória será o bolsonarismo, a força de Álvaro Dias em Natal e o discurso anti PT; para alguns analistas, já estaria garantida no 2⁰ turno , pelo apoio da governadora e do presidente Lula.


ROGÉRIO MARINHO - Eleito senador em 2022, fez alianças com Álvaro Dias, Ezequiel, prefeitos e teve apoio total do Bolsonarismo; agora para 2024 afirmou em recentes entrevistas que o PL terá candidato a Prefeito de Natal; estaria Rogério Marinho já se distanciando de Álvaro Dias? . Uma  Candidatura como a de Girão poderá ser um caminho para Rogério ou até um apoio a Paulinho Freire .


RAFAEL MOTTA - Aliado de Lula em 2022, porém contra a composição de Fátima, virou um protagonista na eleição, já que a eleição de Rogério Marinho foi favorecida pela divisão dos votos e agora,  se coloca como candidato independente e tenta atrair apoios, inclusive o de Álvaro Dias; a candidatura de Rafael Motta para crescer,  depende de obter um grande  apoio  e sozinho,  dificilmente prosperará.


STYVENSON VALENTIM -  A cada eleição seu nome ainda é citado; no entanto não conseguiu se firmar como uma alternativa de direita e com condições de vencer a eleição majoritária; seu modo de fazer política sem alianças tem dificultado as chances de sua candidatura alavancar. Na eleição para o Governo em 2022 sua campanha foi sofrível sem apoios políticos e sem repetir o sucesso que o elegeu senador.


BRUNO GIOVANNI - Alçado como pré-candidato, logo no início  teve o nome bem ventilado,  mas as últimas pesquisas tem mostrado a queda e crescimento de outros nomes mais articulados politicamente e com mais estrada na política; pesa para Brunno, o fato de não ter sido candidato antes e a população reconhecer ele como comunicador e não como candidato.



GENERAL GIRÃO- Recentemente se colocou a disposição do Prefeito Álvaro Dias para ser candidato, foi o 2⁰ mais votado para deputado federal em Natal, considerado um nome forte dentro do Bolsonarismo;  no momento, a situação não é favorável para Girão já que na última pesquisa Exatus/Agora-RN, a aprovação de Lula em Natal atingiu 61%, sendo inclusive mais aprovado que Fátima Bezerra e Álvaro Dias em Natal; caso Álvaro Dias o apoiasse, poderia chegar a ser o 4⁰ ou 3⁰, mas teria muitas dificuldades contra Carlos Eduardo e Natália Bonavides, Carlos Eduardo por ser considerado um voto misturado e Natália Bonavides, por representar o voto do lulismo.



DIVANEIDE BASÍLIO - Deputada estadual no 1⁰ mandato, já foi vereadora de Natal e moradora da Zona Norte, presidente municipal do PT, tem também seu nome lembrado por estar muito atuante nas comunidades; em conversa recente com o blog,  a deputada afirmou que será uma cordenadora da pré -candidata Natália Bonavídes.


EUDIANE MACEDO - Deputada Estadual no 2⁰ mandato e já foi vereadora de Natal, com forte atuação na Zona Norte de Natal colocou seu nome para a disputa e por enquanto, pelas pesquisas, tem pontuado com cerca de 3% dos votos e é filiada ao PV; seu partido faz parte da coligação PT/PC do B/PV e caso mantenha a candidatura, terá de buscar outro partido.


CARLOS EDUARDO - Ex-prefeito de Natal com 4 mandatos é tido como uma das peças chaves da sucessão em Natal; derrotado ao senado em 2022, automaticamente seria candidato a prefeito de Natal em 2024; fez aliança com a governadora Fátima Bezerra, mas as divisões no voto de senador o derrotou, e dessa forma, o coloca como candidato a prefeito e mesmo sem o  apoio da governadora, do legislativo e de grande parte das  lideranças, está liderando todas as pesquisas; Carlos Eduardo, agora aliado da senadora Zenaide Maia e do ex-prefeito Jaime Calado no PSD,  deverá concorrer ao pleito e mesmo sem apoios políticos é fortíssimo;  em entrevistas se coloca aberto ao diálogo e mesmo estando rompido com o atual prefeito Álvaro Dias, se houvesse um acordo nesse sentido, segundo alguns analistas, ganharia a eleição; no entanto, há sequelas entre Álvaro Dias e Carlos Eduardo, o que poderá colocá-los como adversários; Carlos Eduardo sem o apoio do legislativo municipal e outros apoios  poderá correr o risco de ser ultrapassado por outro candidato ? ;   só o tempo dirá, porque é o nome mais lembrado na cabeça do natalense entre os candidatos que estão pré -lançados  e um nome novo, não seria fácil emplacar, já que historicamente, apenas Wilma de Faria conseguiu eleger Aldo Tinoco.


Com várias pré-candidaturas lançadas, na análise do Blog A Cidade, baseado nas últimas pesquisas, os nomes mais fortes para a disputa são Carlos Eduardo, Natália Bonavides, Paulinho Freire e um 4⁰ nome seria o apoiado pelo prefeito Álvaro Dias(caso ele decida não apoiar nenhum nome já pré-lançado; como a eleição segundo analistas terá segundo turno, além dos quatro considerados mais fortes, teremos outros pré-candidatos, mas historicamente a eleição em Natal sempre costuma ter 3 candidatos com boas percentuais e restante dos candidatos, tão apenas serão figurantes.

A eleição de Natal de 2024 parte assim para um novo cenário em que as alianças de 2022 não irão vingar em 2024, pelo menos no 1⁰ turno e o quadro a se desenhar é o de que os partidos deverão lançar candidatos próprios a prefeito em detrimento às alianças feitas em 2022; as pesquisas também irão nortear os caminhos dos pré-candidatos já que ser mal votado numa eleição em Natal, pode representar um suicídio eleitoral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.