apoiador

apoiador

Publicidade

Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de maio de 2023

MOSSORÓ - CANDIDATURAS LARANJAS. TSE anula votos do PSDB, Larissa perde mandato e Marrom assume. Decisão da Justiça Eleitoral na noite de ontem sobre fraude em cotas de mulheres, provoca mudança na Câmara de Mossoró. Em Natal, também existem processos idênticos que podem provocar mudanças na composição da Câmara.

 


Reviravolta na Câmara  de Mossoró nesta terça-feira (9), com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou a chapa de vereador do PSDB nas eleições de 2020 da cidade por fraude na cota de gênero. Com a decisão, por unanimidade, a única vereadora eleita pelo partido, Larissa Rosado, que atualmente está filiada ao União Brasil, perde seu mandato.

Durante o julgamento, o relator, ministro Carlos Horbach entendeu ter ocorrido fraude eleitoral por causa da inexistência de movimentação fi nanceira de duas candidatas, outra que não votou nela mesma e a inexistência de atos de campanha.Diante disso, foi decretada a nulidade de todos os votos do PSDB e o recálculo do quociente partidário. A decisão também considerou inelegíveis as candidatas Francisca das Chagas Costa da Silva e Maria Gilda Barreto da Silva por terem fraudado a cota de gênero. A vaga do  PSDB vai para a chapa do Democracia Cristã e com isso Marrom Lanches se torna vereador no lugar de Larissa.

COTA DE GÊNERO

O estímulo à participação feminina por meio da chamada cota de gênero está previsto na Lei 9.504/1997, a chamada Lei das Eleições. O artigo 10, parágrafo 3º, estabelece o percentual mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo nas eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, assembleias legislativas e câmaras municipais.

NATAL

 Em Natal, existem processos no TRE que denunciaram alguns partidos que também supostamente poderiam ter fraudado a cota de gênero. Por informações, partidos com o PL, PRB e PSL, teriam registrado candidaturas feminina,  que nem sequer tiveram um voto e   ainda uma ação contra o PTB e o PV; na principal ação no TRE, 3 vereadores perderiam os mandatos em favor de 3 novos a assumirem com o recálculo do votos.

A qualquer momento, pelo exemplo de Mossoró e outros municípios no RN e no Brasil, poderá sim ter mudanças na Câmara Municipal de Natal.


* Com algumas informações do Jornal o Diário do RN. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.

governo do estado do RN

RIO GRANDE DO NORTE - EDUCAÇÃO. RN tem o melhor desempenho entre estudantes de escolas públicas na redação do Enem.

  O ensino potiguar tem o maior número médio de estudantes oriundos de escolas públicas com notas acima de 950 na prova de redação aplicada ...