Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de abril de 2023

NATAL - Após 18 anos, segunda etapa do Pró-Transporte será concluída

 


A segunda etapa da chamada de Meta 2, do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana – Pró-Transporte, na Zona Norte de Natal, deverá ser concluída até o mês de março de 2024. O anúncio, feito nesta semana pelo governo do Estado, vem depois de 18 anos do início das obras que, até o momento, teve apenas a primeira etapa concluída, que inclui o viaduto da Redinha e as obras na Avenida Moema Tinôco. Já esta segunda etapa, cujos trabalhos foram retomados em junho de 2021, vai englobar o trecho desde o entroncamento da Avenida Moema Tinoco até o Viaduto da Avenida das Fronteiras.

O plano está sob a gestão dos governos Estadual e Federal, mas também já ficou, por anos, sob a alçada do Município de Natal. Orçado inicialmente em R$ 72,8 milhões, os sucessivos atrasos e alterações do projeto contribuíram para que, atualmente, seu custo já supera a cifra de R$ 100 milhões.

A governadora Fátima Bezerra promete que essa fase da obra será entregue no próximo ano. “Ao mesmo tempo em que estamos empenhados para conclusão desta segunda etapa, que deverá ser concluída em março de 2024, nós também asseguramos com o Ministro das Cidades, Jader Filho, a liberação dos recursos para a realização da terceira e última etapa desta importante obra”, disse ela ao assinar, na quinta-feira (6), o projeto de revisão da segunda etapa da Meta 2.

O ato garante o repasse final dos recursos para a continuidade e conclusão dessa fase. Com isso, o trecho do entroncamento da Avenida Moema Tinoco ao Viaduto da Avenida das Fronteiras será finalizado, segundo o governo.

Ainda neste mês, veículos e maquinários estarão no canteiro de obras. “Ainda em abril, estaremos com máquinas na pista, colocando abaixo as casas desapropriadas na Avenida Moema Tinoco. E com relação à terceira etapa, o projeto básico já foi concluído e o próximo passo será apresentá-lo ao Ministério das Cidades”, declarou a diretora-geral do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens – DER, Natécia Nunes.

A continuidade e conclusão da obra do Pró-Transporte na Zona Norte de Natal faz parte do pacote de obras prioritárias apresentado pela governadora Fátima Bezerra ao Governo Federal em janeiro deste ano, quando também o foi realizada reunião complementar com o secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Marcos Daniel, para discutir a possibilidade de um aporte de recursos suficientes para a conclusão da obra. Após a audiência, o governo enviou toda a documentação necessária para o Ministério das Cidades e então recebeu a confirmação que será repassado os valores restantes.

O plano está sob a gestão dos governos Estadual e Federal, mas também já ficou, por anos, sob a alçada do Município de Natal. Além da demora para conclusão do projeto que pretende beneficiar 400 mil pessoas, moradores reclamam de diversos transtornos trazidos pelas obras inacabadas. Isso porque parte do projeto dependia de uma série de desapropriações de casas e comércios.

O projeto Pró-Transporte foi dividido em três blocos e em “eixos”, que têm, respectivamente, 6,8 km, 5 km e 4,8 km, totalizando 16,75 km de obras. O eixo 1 foi concluído integralmente, e entregue em dezembro de 2018: é o que inclui o viaduto da Redinha e as obras na avenida Moema Tinôco. Já o bloco 2, que engloba as rotatórias das avenidas Tocantínea e Itapetinga, estão com as obras por fazer. Assim como o bloco 2, o 3 também tem intervenções incompletas: nesta etapa estão previstas construções na Avenida das Fronteiras até o gancho de Igapó e também no trecho entre a Tocantínea e BR-101 Norte.

O “eixo” das Fronteiras é um dos principais gargalos do projeto global. As obras incluem melhorias no tráfego de veículos, duplicação de ruas, construção de viaduto e outros avanços.

 Apesar de ter sido liberado em 2011, pela então prefeita Micarla de Sousa, o equipamento, que fica no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, ainda não está 100% finalizado. A construção faz a ligação das avenidas das Fronteiras e a Rio Doce, no conjunto Soledade.

O Governo do Estado, através do DER-RN e da Secretaria de Infraestrutura do Rio Grande do Norte, retomou os trabalhos na 2ª etapa das obras em junho de 2021, resolvendo as pendências com projetos e licenciamentos.


Fonte: Tribuna do Norte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.