apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

domingo, 5 de março de 2023

JÓIAS DE MICHELLE - Entenda o caso das joias de Michelle Bolsonaro

 

Joias que teriam sido presentes do governo saudita à então primeira-dama foram retidas já que no Brasil é obrigatória a declaração ao fisco de qualquer bem que entre no país com valor superior a U$ 1 mil

Em outubro de 2021, o governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou entrar no Brasil, de maneira ilegal, com joias de diamantes avaliadas em 3 milhões de euros, o equivalente a R$ 16,5 milhões. O caso foi revelado por uma reportagem do jornal "Estado de S. Paulo". Os adornos foram trazidos da Arábia Saudita em uma comitiva do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. As joias eram um presente do governo saudita para a então primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

No retorno da viagem ao Oriente Médio, a comitiva desembarcou no aeroporto de Guarulhos (SP) e a Receita Federal encontrou as joias na mochila do então assessor do ministro, Marcos André dos Santos Soeiro. Ao saber que os adornos haviam sido apreendidas na alfândega, Bento Albuquerque retornou ao local e informou que se tratava de um presente para Michelle.

Mesmo com a fala do então ministro, as joias foram retidas já que no Brasil é obrigatória a declaração ao fisco de qualquer bem que entre no país com valor superior a U$ 1 mil. Albuquerque confirmou ao "Estado de S. Paulo" que, além das joias para Michelle, trouxe também um relógio de diamantes para o ex-presidente Bolsonaro, mas disse que só descobriu o conteúdo do pacote que transportou para o Brasil quando chegou em Guarulhos.

Segundo reportagem, houve quatro tentativas frustradas do governo Bolsonaro para reaver os adornos que envolveram os ministérios da Economia, Minas e Energia e Relações Exteriores e o próprio gabiente do então presidente. No dia 3 de novembro, a pasta de Minas e Energia acionou o Itamaraty para ajudar na liberação dos intens. O ministério pediu à Receita para tomar "providências necessárias para a liberação dos bens retidos" e foi informado que a liberação só aconteceria mediante pagamento.

O pedido foi repetido pelo próprio Bolsonaro em 28 de dezembro, quando o então presidente enviou uma ofício à Receita pedindo a devolução dos bens. A última tentativa foi no dia 29 de dezembro, três dias antes da posse do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. A poucos dias da posse do atual chefe do executivo, a pedido de Bolsonaro, o Ajudante de Ordens do Presidente da República, o primeiro-sargento da Marinha Jairo Moreira da Silva, desembarcou em Guarulhos com a missão de reaver as joias, mais uma vez sem sucesso.

As joias seriam liberadas no mesmo dia caso o ministro ou algum integrante da comitiva informasse que era um presente para o Estado brasileiro. Caso isso acontecesse, os objetos seriam destinados ao patrimônio da União e não da família Bolsonaro. Segundo o "Estado de S. Paulo", os objetos estiveram prestes a serem incluídos em um leião da Receita Federal de itens apreendidos por sonegação de impostos. A decisão foi suspensa porque as joias passaram a ser enquadradas como possíveis provas criminais.

Nas redes sociais, Michelle Bolsonaro ironizou as denúncias do jornal. "“Quer dizer que eu tenho tudo isso e não estava sabendo? Meu Deus! Vocês vão longe mesmo hein?! Estou rindo da falta de cabimento dessa impressa (sic) vexatória", disse a ex-primeira-dama. Ela não comentou sobre as falas de Bento Albuquerque confirmando que os presentes eram para ela.

Bolsonaro nega

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse neste sábado (4) não ter pedido nem recebido qualquer tipo de presente em joias do governo da Arábia Saudita. Bolsonaro se refere a ele especificamente, ao negar envolvimento no caso, informou a "Folhapress".

“Estou sendo acusado de um presente que eu não pedi, nem recebi. Não existe qualquer ilegalidade da minha parte. Nunca pratiquei ilegalidade. Veja o meu cartão corporativo pessoal. Nunca saquei nem paguei nenhum centavo nesse cartão”, disse Bolsonaro em declaração à "CNN Brasil".


Fonte: Valor Econômico


Um comentário:

  1. Claro não recebeu porque sonegou kkkkkk cadê o óleo peroba.

    ResponderExcluir

compartilhe nas redes sociais.