apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Eleição do 1⁰ turno no RN já começa a desenhar os caminhos de vários candidatos em Natal. Veja quem saiu bem ou mal no pleito; alguns derrotados, deverão disputar cargos em Natal. Para o pleito de 2024, a Prefeitura Municipal do Natal e a Câmara de Natal terão disputas mais acirradas ainda. Alguns nomes novos que podem ser candidatos em Natal.

 


Saíram mal do pleito de 2022 

Kelps Lima: perdeu as eleições para federal, mesmo com boa votação; é oposição à Fátima e a Álvaro Dias; comenta-se que poderá ser candidato a vereador em Natal .

Carla Dickson e Albert Dickson: O casal candidato foram grandes derrotados desse pleito: Albert, só teve praticamente metade da votação que teve em 2018; já Carla Dickson, no início era tida como uma das favoritas; terminou 1ª suplente; os comentários são de que Albert virá para vereador de Natal, ao invés da Irmã, Margareth Régia.


Ubaldo Fernandes: era sempre um dos mais citados nas pesquisas, no entanto ficou na 1ª suplência do PSDB; foi um dos mais votados em Natal, mas tem seu irmão  Eribaldo Medeiros vereador (rompidos) e Herbeth Senna (vereador com seu apoio); para 2024 como ficará Ubaldo?; sairá a vereador ou manterá Herberth?



Karla Veruska e Raniere Barbosa Com apenas 6.585 votos para deputada federal, Karla não conseguiu ter um bom desempenho,  já que um bom resultado seria triplicar os votos principalmente em Natal; sinal vermelho acesso para Raniere Barbosa que em 2016 foi o mais votado.



Jaime Calado: cotado até para vice-governador de Fátima, terminou só obtendo 5% dos votos que sua esposa Zenaide Maia teve em 2018; comenta-se que pode ter nos últimos dias de campanha desacelerado a campanha, já que calculou que não chegaria .



Rafael Motta: Mesmo com a boa votação de 22% no RN para o senado, ficou sem mandato algum; o único feito foi derrotar Carlos Eduardo, já que o PSB não elegeu nenhum federal e nem estadual; será candidato em Natal? Já foi vereador da capital.



Márcia Maia: Com uma votação abaixo do esperado, já que é filha da Saudosa ex-governadora Wilma de Faria, virá a vereadora em Natal?



Victor Hugo: Conquistou muitos apoios em Natal, mas na reta final, parece que desacelerou a campanha e foi mal votado, abaixo das expectativas iniciais.

Beto Rosado: terminou perdendo o mandato de deputado federal já que sua nominata não funcionou; comenta-se que poderá ser candidato a prefeito de Mossoró enfrentando Alyson.

Milcley Leite: presidente estadual do PV, elegeu dois estaduais; deveria ter feito pelo menos uma dobradinha com algum estadual desses eleitos e ter sido pelo menos o 1⁰ suplente na Federação;  terminou tendo uma votação baixa, ou seja apenas 12 mil votos.


Henrique Alves: Teve um péssimo desempenho, apenas 11 mil votos e para quem já foi várias vezes deputado federal, candidato a Governador e Prefeito de Natal, foi muito mal; fica difícil imaginar os próximos rumos de Henrique .

Chagas Catarino: Vereador de Natal, apoiou Ivanilson Oliveira,  que em conjunto com o grupo de Márcia Maia, não deram um bom resultado para o deputado; comenta-se que Ivanilson não ficou satisfeito .


Kleber Fernandes: um dos mais votados para vereador em 2020 e chegou-se a se cogitar ser candidato a federal,  esteve bem apagado nessa campanha de 2022.



Saíram bem do pleito de 2022


Fátima Bezerra: a governadora em Natal também mostrou a sua força ao obter 49% dos votos da capital; mostrou-se ser uma excelente estrategista e venceu no 1⁰ turno; sairá mais fortalecida ainda se Lula vencer no próximo dia 30.


Álvaro Dias: Como Prefeito de Natal elegeu seu filho Adjuto Dias e trabalhou para a eleição de Rogério Marinho ao senado; torce pela eleição de Bolsonaro no dia 30.



Rogério Marinho: Foi eleito senador contando com as muitas aparições em obras de Bolsonaro e ainda teve a contribuição da candidatura de Rafael Motta que derrotou Carlos Eduardo.


Paulinho Freire: o vereador foi eleito deputado federal com o apoio de vários vereadores e montou a nominatas vitoriosa do União Brasil que por muito pouco não elegeu 3 federais e 3  estaduais;   terminou com 2 federais e 2 estaduais(dois novatos) e se coloca como  dos possíveis candidatos a prefeito de Natal; comenta-se que poderá ser candidato a prefeito com o apoio de Álvaro Dias.

Natália Bonavides: deputada federal, teve 12% dos votos em Natal e é cotada para ser um dos nomes para Prefeito de Natal; se Lula vencer no dia 30, se fortalece ainda mais.

Wendell Lagartixa.: Foi um grande fenômeno de votos e teve quase 33 mil votos somente em Natal para deputado estadual e foi o mais votado do Estado .


Coronel Azevedo: teve 26 mil votos em Natal, foi eleito deputado estadual.

Mineiro: foi eleito Deputado federal e obteve em Natal 6% dos votos; manteve-se sempre bem votado em Natal.

Sargento Gonçalves: fez a dobradinha com Wendell Lagartixa e teve 24 mil votos em Natal, além de se eleger deputado federal.

Divaneide Basílio: vereadora de Natal e em 2020 obteve cerca de 5 mil votos e agora eleita Deputada estadual com mais de 57 mil votos, ou seja , aumentou em 11 vezes os seus votos; teve quase 25 mil votos em Natal; uma das mais novas lideranças de Natal.


Eudiane Macedo: reeleita deputada estadual, bem votada em Natal e também com boa votação no interior, surpreendeu a muitos candidatos; mostrou força e deverá lançar candidato a vereador em Natal, seu esposo Tárcio Macedo; comenta-se que poderá sair candidata a prefeita de Natal .


Robson Carvalho: o vereador de Natal teve mais de 14 mil votos somente em Natal, ou seja, triplicou seus votos na capital, já que teve em 2020 cerca de 5 mil votos; ficou na 1ª suplência do União Brasil a apenas 105 votos do segundo deputado eleito pelo partido.


Camila Araújo: a vereadora de Natal obteve 17 mil votos em Natal, ou seja, aumentou a sua votação de cerca de 2.700 votos, representando 6 vezes a mais na sua votação.


Tércio Tinoco: o vereador foi candidato a deputado estadual pelo União Brasil e obteve         cerca de 8 mil votos em Natal, no total, mais de 16 mil 

    


         .

Julia Arruda: a vereadora foi candidata a deputada estadual  e triplicou sua votação em Natal, obtendo  8.584 votos.


Nina Souza: Vereadora e uma das coordenadoras da campanha de seu esposo Paulinho Freire, deverá herdar grande parte dos apoios que eram dele; esteve bem presente na campanha .



Klaus Araújo: Vereador de Natal, mesmo não tendo sido candidato, apoiou a candidatura de Mauricio Filho a deputado estadual, que não era conhecido em Natal mas  obteve 3.600 votos; Maurício não foi eleito por 189 votos, ficando atrás de Taveira e Robson Carvalho.


Érico Jácome: não foi candidato, apoiou Jácome para deputado estadual que obteve 9.800 votos em Natal; mesmo não  elegendo Jácome, Érico triplicou a votação em Natal.; Em 2023, será presidente da Câmara do Natal.


Saíram mais ou menos no pleito de 2022.


Carlos Eduardo: não teve êxito na sua tentativa de chegar ao senado; foi atrapalhado por Rafael Motta e mesmo assim, ainda venceu em Natal, onde já foi prefeito 4 vezes; poderá ser um dos nomes a disputar a prefeitura do Natal; mantêm-se em evidência e é um potencial candidato; é importante lembrar que Álvaro Dias não poderá ser candidato a reeleição e terá de indicar um candidato; agora aliado de Lula, se no dia 30 Lula sair vitorioso e sair candidato, poderá retornar a prefeitura.

Garibaldi Filho: não conseguiu se eleger deputado federal,  mas foi um dos mais votados; em compensação, seu filho Walter Alves se elegeu vice-governador.

Samanda Alves:  candidata a deputada federal, a votação na análise do blog A Cidade ficou abaixo do que se esperava, mas levando em consideração ser uma candidata nova, termina sendo um bom resultado; poderá ser uma das candidatas a vereadora em Natal.


Girão: continuou sendo um dos mais votados em Natal, porém a sua votação não acompanhou o forte apelo bolsanarista; comparando com Natália, Girão só teve a metade dos votos dela; ao que parece,  Girão é salvo pelo Bolsonarismo.

Vereadores que também se destacaram na campanha em Natal

Os vereadores Luciano Nascimento e Preto Aquino mesmo não sendo candidatos estiveram no corpo a corpo da campanha e isso é tido como positivo pela forma de terem aparecido bastante na campanha; é importante ressaltar que existem outras formas de fazer campanha que não foram observadas pelo Blog.

Alguns vereadores não foram avaliados as suas atuações nessa campanha.

Novos nomes para 2024 com apoio do Prefeito Álvaro Dias.

Irapoã Nóbrega: Secretário da Semsur, deverá vir com força em 2024; a secretaria detém um bom orçamento e um bom número de servidores que prestam serviço.


Daniel Rendall: diretor de recursos humanos da Secretaria de Educação, já vem há várias eleições ajudando vereadores a pedido dos prefeitos; em 2024 é nome certo para vereador em Natal.


Sauro Spinelli: Chefe de gabinete da Semtas e muito ligado a Adjuto Dias(eleito Deputado Estadual), também será candidato a vereador em Natal .

Sonia do Nova Natal : em 2020,  por muito pouco não foi candidata a vereadora, mas agora em 2024 é tida como certa a sua candidatura; também com as bençãos de Àlvaro, possui muitas pessoas na prefeitura, até mais do que a maioria dos vereadores.



O Blog A Cidade ao analisar os resultados e performances dos candidatos não fez o cruzamento dos votos obtidos e recursos recebido pelo Fundo de Financiamento de campanhas; o valor desses recursos recebidos ajuda também aos candidatos terem melhores votação.

Está sendo feito o levantamento dos recursos desse fundo para os candidatos no RN e apresentaremos em outra matéria.

Fotos: Redes Sociais


Contribua com o nosso Jornalismo: pix : (84).987966005 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.