apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

domingo, 25 de setembro de 2022

ELEIÇÕES 2022 - Corrida eleitoral: diferença entre Bolsonaro e Lula varia de 0,1 a 14 pontos

 


A menos de 10 dias para a eleição, mais quatro pesquisas eleitorais foram divulgadas nas últimas 48 horas: Datafolha, Brasmarket, Modalmais/Futura e Ipespe. Na primeira, Lula está à frente; na segunda, Bolsonaro; na terceira há um mepate; e na quarta o petista lidera. As diferenças não significam que haja erro por parte dos levantamentos. Uma explicação para isso se dá pela forma como cada instituto desenvolve sua metodologia. De acordo com especialistas as pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta são fatores que podem influenciar o resultado. Outra apontamento feito é que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro. Confira abaixo o resumo dos principais levantamentos recentes:


DATAFOLHA


A mais recente pesquisa Datafolha foi divulgada na quinta-feira (22) e trouxe o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar com 47% das intenções de voto, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL) na segunda colocação, com 33%, a dez dias do primeiro turno da eleição presidencial.

 Em relação ao levantamento Da-tafolha anterior, do dia 15 de setembro, Lula oscilou dois pontos para cima, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos para mais ou para menos. Já Bolsonaro manteve a mesma pontuação. A diferença entre os dois é de 14 pontos, contra 12 da última pesquisa.

Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT) com 7% e Simone Tebet (MDB) com 5%. Brancos ou nulos são 4%, enquanto os eleitores indecisos ou que não responderam a pesquisa registraram 2% dos votos. Em simulação de segundo turno, Lula possui 54% frente a 38% de Bolsonaro. O Datafolha entrevistou 6.754 eleitores entre os dias 20 e 22 de setembro em 343 municípios do país. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-04180/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

No levantamento de 15 de setembro, o Datafolha entrevistou 5.296 eleitores entre os dias 13 e 15 de setembro. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-04099/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.


BRASMARKET

A nova pesquisa Brasmarket para a corrida presidencial divulgada ontem (23) e mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente, com 44,9%. Na sequência aparece e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 31%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 6,5% das intenções de voto, seguido pela senadora Simone Tebet (MDB) com 4,5. Os demais candidatos não atingiram 1% dos votos. Votos brancos e nulos somaram 6,2%, enquanto eleitores indecisos marcaram 5,7%.

A pesquisa da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro, realizada pela Brasmarket Análise e Investigação de Mercado. Foram entrevistados 2,4 mil eleitores de todo o país entre os dias 18 e 20 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é BR-00580/2022.


MODALMAIS

Já a Modalmais/Futura Inteligência mais recente sobre a a corrida presidencial foi divulgada ontem (23) e mostra empate técnico entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bolsonaro somou 39,2% das intenções de voto e Lula marcou 39,1%.  O levantamento ainda analisou um possível segundo turno entre Bolsonaro e Lula. Nesse cenário, o petista aparece com 47% das intenções de voto contra 44,4% do presidente.

A pesquisa Modalmais/Futura também perguntou aos entrevistados neste levantamento como eles avaliavam o governo de Jair Bolso-naro: 36,2% responderam que consideram a gestão do presidente ótima ou boa, 43,7% disseram ser ruim ou péssima e 17,1% afirmaram considerá-la regular.

A pesquisa Modalmais, realizada pelo instituto Futura Inteligência, foi contratada pelo Banco Modal. Foram entrevistados 2 mil eleitores de todo o país entre os dias 19 e 21 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é BR-02650/2022.


IPESPE


A pesquisa eleitoral divulgada pelo Ipespe ontem (23) aponta o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 46% das intenções de voto, seguido pelo presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 35%. Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7% das intenções de voto e a senadora Simone Tebet (MDB), com 4%. Votos brancos e nulos somaram 5%, enquanto os indecisos marcaram 2%. Veja os resultados completos a seguir.

A pesquisa eleitoral encomendada pela XP Investimentos para a Ipespe entrevistou por telefone 2 mil pessoas entre os dias 19 e 21 de setembro de 2022. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95,5%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número BR-08425/2022.


Relembre números e compare resultados


As eleições de 2022 têm sido marcadas por discrepâncias entre números apresentados nas pesquisas de intenção de voto. Pelas redes sociais, inclusive, circulam informações falsas sobre os levantamentos realizados. A Tribuna do Norte resgatou os dados dos institutos Ibope (hoje Ipec) e Datafolha de 2018, das vésperas das eleições no 1º e 2º turnos e comparou com os resultados.

O último levantamento realizado pelo Datafolha no 1º turno, divulgado um dia antes da eleição, apresentava o então candidato Jair Bolsonaro com 36% dos votos totais, contra 22% de Fernando Haddad, 13% de Ciro Gomes e 7% de Geraldo Alckmin. Àquela altura, o instituto apontava que 6% dos eleitores votariam em branco ou nulo e 4% não sabiam. Assim, com relação aos votos válidos, Bolsonaro tinha 40%, Haddad 25%, Ciro 15% e Alckmin, 8%. 

No levantamento do Ibope, divulgado dois dias antes do pleito, Jair Bolsonaro tinha 36%, contra 22% de Haddad, 11% de Ciro e 7% de Alckmin. Brancos e nulos somavam 7%, enquanto 5% não sabiam. Levando em consideração os votos válidos, Bolsonaro tinha 41%, Haddad 25%, Ciro Gomes 13% e Alckmin, 8%.

Na eleição, Jair Bolsonaro teve 46,03% dos votos válidos, enquanto Haddad teve 29,28%, Ciro 12,47% e Alckmin somou 4,76%. Ao todo, 8,79% dos eleitores votaram branco ou nulo. Para o segundo turno, a última pesquisa Datafolha,  apontava que Bolsonaro teria 55% dos votos válidos, contra 45% de Haddad. O Ibope apontava Bolsonaro com 54% e Haddad com 46%. Na eleição, Bolsonaro teve 55,13% e Haddad teve 44,87%.


 Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.