apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

TV Câmara Natal realiza cobertura completa das Eleições 2022

 

Foto: Elpídio Júnior 

No próximo domingo, 2 de outubro, a TV Câmara Natal irá realizar uma cobertura especial das Eleições 2022. Para a programação estão previstas exibições de matérias e boletins ao longo de todo o dia e a transmissão ao vivo do programa Eleições 2022, a partir das 17h. O programa será apresentado pelos jornalistas Kleber Teixeira e Larisse de Souza e terá como comentarista o diretor da TV Câmara Natal, Rodrigues Neto. 

“A Câmara Municipal, através da TV Câmara Natal, mais uma vez vai realizar a cobertura da festa da democracia. Escalamos uma equipe completa para levar à população um conteúdo diferenciado, com informações em tempo real e análise de especialistas”, afirmou o diretor de Comunicação da CMN, Marcelo Dieb Filho.

“Iremos fazer uma super cobertura para o telespectador da TV Câmara. Teremos equipes durante o dia por toda a cidade acompanhando o comparecimento de candidatos às urnas e vendo as situações das filas e andamentos de diversas zonas eleitorais”, disse o jornalista Rodrigues Neto. 

A jornalista Mara Rochelle, chefe de reportagem da TV Câmara Natal, destacou a participação de comentaristas, que irão debater sobre os mais diversos tópicos relacionados às eleições durante o programa ao vivo. São eles: o advogado eleitoral Wlademir Capistrano, o profissional de Marketing Digital Gleber Duarte, a professora e pesquisadora Mariana de Siqueira e o advogado eleitoral Daniel Monteiro.

A produção da programação especial das Eleições 2022 envolve 39 profissionais, entre jornalistas, cinegrafistas, produtores e demais áreas necessárias para o funcionamento da emissora.

A cobertura ao vivo da apuração e de todas as informações do dia das Eleições 2022 começa às partir das 17 horas com transmissão pela TV Câmara Natal através dos canais 10.2 da TV aberta e 10 ou 110 da Cabo. A programação também está disponível no YouTube da TV Câmara Natal.




quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Campanha chama a atenção para importância da vacina antipólio

 

Foto: Alex Régis

Uma campanha publicitária coordenada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) a respeito da importância da vacinação contra a poliomielite está sendo veiculada nas emissoras de rádio, televisão e nos perfis oficiais da Prefeitura de Natal nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram). 

Além de peças digitais, está sendo exibido um VT. As inserções alertam para a gravidade da doença, destacando que não há cura caso haja infecção, e pontuam que a única maneira de evitar o problema é buscando a imunização. O VT também informa sobre os locais onde as pessoas podem se vacinar e em quais horários. 

Essa é mais uma iniciativa adotada pela gestão municipal para estimular a adesão à campanha. O prefeito Álvaro Dias determinou que toda a estrutura de Governo estivesse focada neste trabalho, pois mais do que ninguém, como médico pediatra, sabe da importância da proteção contra a poliomielite. Estamos massificando a mensagem da importância da imunização. Temos uma expectativa muito positiva em relação a esse trabalho, disse o secretário municipal de Comunicação Social, Heverton de Freitas.



ELEIÇÕES 2022 - Carlos Eduardo declara voto em Lula: “Temos que terminar no primeiro turno”


Candidato do PDT ao Senado adere ao voto útil e afirma que candidaturas de Ciro Gomes e Simone Tebet “não vingaram”

O candidato do PDT ao Senado, Carlos Eduardo Alves, declarou nesta terça-feira 27, em entrevista ao AGORA RN, que vai votar em Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, para presidente da República. Filiado ao mesmo partido do presidenciável Ciro Gomes, o ex-prefeito de Natal avalia que a candidatura do seu correligionário “não vingou” e que, por isso, é preciso aderir à tese do “voto útil” para que Lula seja eleito no primeiro turno, derrotando o presidente Jair Bolsonaro (PL).

“A eleição polarizou. Estamos constatando, com muita clareza, que é Lula ou é Bolsonaro. As candidaturas de Ciro Gomes e Simone Tebet não vingaram. Elas não tiveram apoio nem apelo popular no Brasil. O que realmente estamos vendo é que ou o Brasil continua com o atraso, que é Bolsonaro, ou o Brasil muda essa situação. E quem muda essa situação, por todas as pesquisas, e porque temos que terminar essa eleição no primeiro turno, é o candidato Luiz Inácio Lula da Silva”, declarou.

Segundo Carlos Eduardo, o voto em Lula já no primeiro turno é a única saída para “eliminar” o governo Bolsonaro. “O voto útil para o presidente Lula é o voto correto. É o voto que precisamos para que, efetivamente, possamos eliminar esse Governo Federal, que piorou tanto o Brasil”, destacou o candidato do PDT.

Carlos Eduardo vinha evitando fazer essa declaração pública de apoio a Lula. Mesmo com o ex-presidente pedindo voto para ele, Carlos Eduardo mantinha dubiedade sobre sua posição, com receio de ser punido pelo PDT por infidelidade partidária. No âmbito local, contudo, o candidato está na mesma chapa do PT e apoia a reeleição da governadora Fátima Bezerra.

Agora, o candidato ao Senado diz seguir os exemplos do cantor e compositor Caetano Veloso, do escritor Nelson Motta e do músico Tico Santa Cruz – que são eleitores tradicionais de Ciro, mas que nesta eleição vão votar em Lula.

“Todos eles já escreveram, deram entrevista e disseram que estão mobilizados para que não haja segundo turno, para que a gente eleja, no primeiro turno, Luiz Inácio Lula da Silva. É preciso dar um ponto final a todo esse desgoverno que está aí”, aponta o candidato.

CRÍTICAS A ROGÉRIO

O candidato do PDT fez, ainda, críticas fortes ao adversário Rogério Marinho (PL). Ele afirmou que o Rio Grande do Norte não pode dar vitórias ao PT elegendo Lula presidente e Fátima governadora, mas deixando o candidato bolsonarista vencer para o Senado.

“Votar em Lula, votar em Fátima e eleger o senador bolsonarista é dar com uma mão e tirar com a outra. Um estado governado pela esquerda (não pode) permitir que aqui saia o ovo da serpente. A vitória bolsonarista para o Senado representaria uma oposição certa ao governo Fátima Bezerra e uma oposição certa ao governo Lula”, acrescentou.

“Eu acredito que o Rio Grande do Norte, à medida que está chegando o dia da eleição, está entendendo que precisamos derrotar o bolsonarismo”, afirmou Carlos Eduardo, classificando, ainda, como um “fenômeno” a popularidade de Lula no interior do Rio Grande do Norte.

Carlos Eduardo citou também o escândalo do orçamento secreto. Segundo ele, Rogério Marinho é um dos “autores intelectuais” do esquema e comandou a distribuição de verbas, com motivação eleitoral. Para Carlos, o adversário “usou e abusou” de recursos públicos para comprar votos. Ele disse, porém, que o movimento não será suficiente para conquistar a maioria do eleitorado.

“Candidatura de Rafael Motta é linha auxiliar de Rogério Marinho”

Durante a entrevista, Carlos Eduardo também disparou críticas a Rafael Motta (PSB). Para o ex-prefeito de Natal, Rafael Motta é uma “linha auxiliar” do bolsonarismo no Rio Grande do Norte.

“A candidatura hoje de Rafael Motta é simplesmente uma linha auxiliar, uma sublegenda do senhor Rogério Marinho. Quem quiser votar em Rafael vota logo no Rogério, não precisa de intermediário. Chegamos na reta final da campanha e estamos mostrando que temos condição de derrotar o bolsonarismo, em sua maior expressão nacional. Seria muito triste (eleger Rogério Marinho). Não merecemos nem vamos ter isso”, pontua Carlos.

O candidato do PDT complementa: “É preciso advertir o Rio Grande do Norte. Votar em Rafael é votar em Rogério Marinho. Não vote intermediário. Vota logo no Rogério. Temos que derrotar tudo isso para que o Rio Grande do Norte apareça para o Brasil com uma vitória maiúscula do nosso presidente”.

Ainda segundo Carlos, seu adversário Rafael Motta não tem legitimidade para criticá-lo por ter apoiado Bolsonaro em 2018. Carlos cita que, em 2016, Rafael Motta votou a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). “Rafael, com suas palavras, expulsou a esquerda do poder, o PT do poder”, finalizou.


Fonte: Agora RN

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Prefeitura dá posse a membros do Conselho LGBT Natal

 

Foto: Alex Régis

O Prefeito de Natal, Álvaro Dias deu posse aos 15 novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (27), no Palácio Felipe Camarão. Os conselheiros assumem para o mandato 2022/24.

O Conselho, que foi criado em 2019, por decreto, e está ligado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do município, é um órgão consultivo e tem mandato de dois anos. O fórum é composto por representantes da Secretaria de Educação, da Saúde, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Trabalho e Assistência Social, Cultura, OAB, UFRN e organizações LGBT que atuam em Natal. Os conselheiros fazem parte do serviço público não remunerado.

O Prefeito Álvaro Dias, sensível às causas sociais determinou que a gestão trabalhasse na garantia e efetivação de políticas públicas voltadas ao segmento LGBTQIA+, para combater preconceitos, promover igualdade e lutar para que a sociedade avance e respeite cada vez mais as questões do movimento. 

Não vamos arredar o pé da nossa proposta de combater o preconceito. Vamos continuar agindo para que novos espaços de acolhimento possam se abrir na nossa cidade fazendo todos verem o quanto é importante respeitar a todos os seres humanos, comentou o prefeito.

Álvaro Dias relembrou o início do movimento em Nova York, citou avanços, confirmou que ainda há a necessidade de evolução na sociedade e citou realizações de sua gestão no setor.

Entre as ações realizadas pela Prefeitura estão a própria criação e instalação do Conselho Municipal LGBT; abertura do Centro Municipal LGBT; criação do Ambulatório Transexual e Travesti; Abertura de Editais LGBTQIA+ na secretaria de Cultura; além de diversas outras iniciativas de apoio e suporte ao segmento, sobretudo, durante a pandemia. Queremos que as pessoas possam viver com o respeito de toda a sociedade independente de sua opção sexual, orientação, raça ou qualquer escolha, disse Álvaro Dias.

Com o Salão Nobre lotado de representantes dos movimentos e outras autoridades, a Prefeitura de Natal teve seu trabalho reconhecido entre todos que optaram por discursar na cerimônia. Wilson Dantas Sobrinho, representante dos novos conselheiros resumiu: É um dia histórico. Nós, enquanto movimento social, temos que reconhecer que a gestão atual foi a única que nos deu essa atenção. Nós, em Natal, nunca tivemos tanto avanço. Obrigado ao prefeito, disse.

O secretário de Direitos Humanos e o coordenador do Centro LGBT citaram as realizações em termos de legislações sancionadas pela atual gestão e as obras que levaram mais cidadania ao movimento em Natal. O evento contou com a representação do Governo do Estado (Janaína Lima - Coordenadora de Diversidade Sexual) e da Câmara Municipal (Vereadora Brisa Bracchi).



MINUTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

 


Assista as principais notícias da Câmara Municipal de Natal.




terça-feira, 27 de setembro de 2022

Obras da Prefeitura de Natal no bairro Planalto chegam a 80% de execução

 

Foto: Alex Régis.


A melhoria da infraestrutura urbana de bairros de todas as regiões da cidade é uma das prioridades da Prefeitura de Natal. Uma das ações que comprovam isso é o conjunto de obras formado pela drenagem e pavimentação de mais de 20 ruas e pela construção de uma lagoa de captação realizado no bairro Planalto, na Zona Oeste. Aguardada há mais de 30 anos pelos moradores da comunidade, o projeto já alcançou 80% do cronograma previsto. Estão sendo investidos pouco mais de R$ 16 milhões na execução dos serviços, em parceria da gestão municipal e do governo federal.

Já foram finalizados os serviços nas ruas Engenheiro Clodoaldo Caldas, Monte Sinai, Santa Rita, Carlos Filgueira, Vale do Pitimbu, Navegador Délio Ottoni e Monte das Oliveiras. Além delas, a avenida Miramangue, uma das principais da localidade, foi requalificada. Atualmente, a Prefeitura do Natal segue com serviços nas ruas Maranata (26%); Santa Adélia (80%) Rua Maranata (70%); Rua São Bráulio (90%); Rua Carfanaum (30%); Rua Monte Celeste (60%) e Rua Vicente Martins Fernandes (50%). A primeira fase do projeto ainda contempla as ruas Trav. Irmã Dulce, 4° Travessa Cafarnaum, 5° Travessa Cafarnaum e 2° Travessa Mira Mangue.

“Estamos muito satisfeitos com a sequência dos trabalhos. Os moradores do Planalto não mereciam viver nas condições que existiam antes das nossas intervenções. Era muito sofrimento, tanto no período chuvoso com os alagamentos e erosões, quanto nos momentos de estiagem com a poeira invadindo as casas. Estamos proporcionando a melhoria na infraestrutura da região, valorizando os imóveis, ampliando a oferta dos serviços públicos e melhorando a qualidade de vida da população”, afirma o prefeito Álvaro Dias.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra) está elaborando ainda estudos para que as melhorias nas redes de drenagem e pavimentação do bairro Planalto avancem ainda mais. De acordo com o titular da pasta, Carlson Gomes, a gestão municipal vai buscar recursos em Brasília para dar continuidade ao projeto, que contempla mais duas etapas para os benefícios alcançarem 90% das vias da comunidade, bem como a construção de mais três lagoas de captação. 

“Esse é um projeto fundamental e prioritário para a gestão. O Planalto é um bairro populoso, com uma vocação comercial importante, e a gente precisa oferecer mais infraestrutura. Estamos trabalhando muito para captar esses investimentos e beneficiar ainda mais a população local”, conclui o secretário.

Lagoa de captação 

A lagoa de captação prevista no projeto já foi concluída. A urbanização do equipamento será executada nas próximas semanas. Quando estiver em operação, a lagoa terá a capacidade de armazenamento de mais de 11 mil litros e vai acabar com os problemas de alagamentos, além de ter a capacidade de atender o crescimento do bairro pelos próximos anos, permitindo permitir a drenagem de quase 50 ruas que eram alagadas durante o período do inverno.

“Estamos proporcionando um avanço imensurável. Temos uma lagoa moderna que vai trazer segurança para todos. Os transtornos da população com as chuvas já fazem parte do passado”, ressalta o prefeito Álvaro Dias.



MINUTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

 


Assista as principais notícias da Câmara Municipal de Natal.



segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Prefeitura do Natal lança seleção pública para espetáculos teatrais em equipamentos públicos

 

Foto: Anderson Régis


A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult-Funcarte), publicou na edição desta segunda-feira (26) do Diário Oficial do Município (DOM), duas seleções públicas voltadas para o segmento teatral, sendo uma para a realização de espetáculos voltados para o público infantil. As inscrições começam hoje mesmo e vão até o dia 7 de outubro. Os projetos selecionados serão executados dentro da programação do Natal em Natal e em espaços públicos administrados pela Prefeitura do Natal. 

Os espetáculos deverão ser realizados em espaços destinados pela Secretaria de Cultura de Natal, com entrada gratuita. Serão disponibilizados o Pátio da Funcarte (Cidade Alta), o  Espaço Cultural Jesiel Figueiredo (Lagoa Azul), Vila de Ponta Negra (Ponta Negra) e ainda, em cada equipamento, iluminação geral branca e equipamentos de som (mesa de som básica) para as referidas ocupações. 

Cada espetáculo selecionado deverá receber apoio financeiro no valor de R$ 10.000,00 (dez mil Reais). Ao total serão 12 espetáculos (seis infantis e seis de temática livre). O resultado sai dia 24 de outubro. Os documentos e anexos necessários podem ser encontrados no www.natal.rn.gov.br/dom.



Na reta final, Carlos Eduardo cresce e deverá ser eleito senador pelo Rio Grande do Norte.




 No Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra manteve-se sempre a frente vencendo em 1⁰ turno e nem mesmo a campanha de oposição foi capaz de diminuir Fátima; pelo contrário, Fátima cresceu mais ainda e caminha para a maior vitória da história das campanhas ao governo do nosso estado .

O senado, segundo as pesquisas durante o mês de setembro, mostrou uma disputa mais acirrada.

Faltando 6 dias para as eleições, o eleitor já está mais definido e as pesquisas indicam a vitória do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo; as pesquisas apontam uma tendência de crescimento nos últimos dias e quando isso acontece, significa dizer que o eleitor indeciso ou que ia votar em branco ou nulo, se decide por votar num candidato.

O atual momento, verificado pelas pesquisas e pela movimentação nas ruas, mostra que a eleição de Carlos Eduardo está sacramentada.

MINUTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

 


Assista as principais notícias da Câmara Municipal de Natal




FUTEBOL - SERIE D América joga bem e mesmo com derrota por 1 a 0 conquista título inédito

 


O América é o grande campeão da Série D. A equipe potiguar depois de passar cinco anos patinando dentro da competição, deixa a quarta divisão do futebol nacional com a cabeça erguida após a primeira conquista de um título nacional.

 Depois de abrir uma boa vantagem sobre o Pouso Alegre, o Alvirrubro foi ao estádio Manduzão, controlou a partida do começo ao fim, mas acabou surpreendido com um gol nos acréscimos do time mineiro, marcado por Victor Pereira, porém a derrota por 1 a 0 não foi suficiente para manchar a excelente campanha dos potiguares e nem mudar o destino do troféu. 

Ele foi o clube que mais somou pontos na classificação geral e a saga deixou o ano de 2022 para sempre marcado na centenária história alvirrubra. O título era a cereja que faltava para a festa ser completa. 

Sob os gritos de “eu acredito” do bom número de torcedores que se fez presente ao estádio, o Pouso Alegre iniciou a partida buscando pressionar o América, que embora com dificuldades para sair da defesa, conseguiu controlar as tentativas de investidas da equipe local. A receita era a mesma aplicada diante do São Bernardo, a intenção era tirar a velocidade do jogo e impedir que o ambiente fosse “inceiado”.

Passados os instantes iniciais, não só o América conseguiu sanar a pressão, quanto equilibrou as ações dentro de campo e se arriscou no ataque, mostrando aos donos da casa que a qualquer momento poderia complicar ainda mais a tarefa do rubro-negro, que foi a campo com a missão de tirar uma desvantagem de dois gols de diferença. Aos 14 minutos, Allef tabelou com Wallace Pernambucano, entrou de cara com o goleiro, tocou, mas viu Edson Mardden realizar uma grande defesa e impedir o primeiro gol.

Visivelmente incomodados com a postura dos potiguares dentro de campo, que se aproveitavam dos menores vacilos dos atletas rubro-negros para chegar com perigo no ataque, o Pouso Alegre se desorganizou e muitas vezes recorria aos chutões na tentativa de fazer a ligação rápida entre a defesa e o ataque, o que facilitava ainda mais a situação para o Alvirrubro..

Insatisfeito com o rendimento ofensivo de sua equipe, o treinador mineiro Paulo Roberto tratou de modificar a estrutura montada ainda no primeiro tempo. Ele colocou Michel Paulista no lugar de Matheus Roldan. A intenção era dar mais força e velocidade ao meio-campo do Pouso Alegre, que estava levando flagrante desvantagem na disputa com o americano. O goleiro Bruno Pianissolla foi um mero expectador em campo durante os primeiros 45 minutos, devido a completa ineficácia do adversário em termos ofensivos.  

O segundo tempo começou sem modificação no quadro da partida. Perdidos em meio a forte marcação americana, os jogadores mineiros insistiam nos chutões da defesa para o ataque, na tentativa de chegar mais perto do gol. Só que as jogadas eram facilmente interceptadas pelos defensores potiguares, que conseguiam manter os adversários longe de sua área.

À medida que o tempo avançava, a pressão aumentava sobre os donos da casa e a torcida, percebendo que a tarefa estava entrando para o rol de tarefas impossíveis, se mantinha fria na arquibancada. Para quem necessitava vencer por dois gols de diferença, o Pouso Alegre se comportava muito mal. Eles tanto erravam na construção quanto nas conclusões das jogadas.

Assim como na etapa inicial, o América voltou a ter uma boa oportunidade, mas parou em outra boa intervenção de Mardden. Após um escanteio, a bola sobrou para Elvinho que, de fora da área, mandou um balaço que o goleiro teve de se virar para defender e segurar o 0 a 0, aos 24 minutos.

Na única vez que acertou a jogada completa, o Pouso Alegre chegou ao gol nos acréscimos, quando já não restava mais tempo para promover o milagre. No primeiro lance, Michel Paulista arriscou de fora da área e Bruno fez uma boa intervenção, a primeira no jogo, mandando para escanteio. No complemento do lance, a bola foi erguida na área e Victor Pereira subiu para mandar a bola para o fundo da rede.

Com 1 a 0 no placar, os mineiros tentaram um sprint final, atrás de um milagre, mas não conseguiram modificar mais o destino traçado com a derrota por 2 a 0 no primeiro jogo na Arena das Dunas. E o América só restou comemorar a conquista do grande feito, com uma explosão de alegria no sul de Minas Gerais e nos rincões alvirrubros do Rio Grande do Norte, que viveu um ano mágico dentro do Brasileirão.

Veja o gol e melhores momentos.



Fonte: Tribuna do Norte.


domingo, 25 de setembro de 2022

FUTEBOL - SÉRIE C - ABC empata com o Figueirense e está na decisão



O ABC está na decisão do Campeonato Brasileiro da Série C. O Alvinegro empatou em 0 a 0 com o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, na tarde/noite deste sábado (24). O resultado levou o  Alvinegro aos 12 pontos. O Vitória conseguiu o acesso ao empatar em 1 a 1 com o Paysandu. O time Potiguar conhecera o adversário da final amanhã. Mirassol, Botafogo/SP e Aparecidense estão na briga.

O Alvinegro foi para campo com muitas mudanças. Cinco atletas considerados titulares nem viajaram para Florianópolis. Felipinho, Fabio Lima,

Wallyson, Wellington Reis e Ícaro ficaram de fora do jogo.

No time titular de Fernando Marchiori tinha Afonso, Daniel Vançan, Walfrido, Alyson e Lucas Douglas como novidades para tentar se garantir na decisão da Terceirona.

O jogo começou equilibrado no Orlando Scarpelli. O Figueirense tinha mais posse de bola, mas esbarrava na boa marcação do ABC. O time potiguar tentava ser mais vertical do meio para frente e frio no controle do jogo ao se armar a partir do campo defensivo.

O Figueirense aumentou a pressão e passou a ter 60% de posse de bola contra 40 do ABC. Apesar disso, as jogadas de perigo real não surgiam com facilidade deixando os donos da casa cada vez mais nervosos em campo.

O estádio, lotado, percebendo a dificuldade do time da casa, passou a apoiar o Figueirense com força. O time melhorou, avançou e criou a única oportunidade real de marcar aos 46 minutos, num chute de fora da área. Oberdan recebeu livre de marcação e chutou. Matheus Nogueira fez uma grande defesa e mandou para escanteio. O ABC ainda teve a chance no contra-ataque mas, como fez em quase todo primeiro tempo, errou o passe final. Depois desse lance o juiz apitou fim do primeiro tempo.

O técnico Fernando Marchiori fez uma mudança para o segundo tempo. Saiu Daniel Vançan e entrou Alan Uchôa pelo lado esquerdo. No Figueirense, o técnico Júnior Rocha fez uma modificação ofensiva. Ele tirou o ala Muriel e o colocou o meia-atacante Robinho.

O time catarinense melhorou. Com um minuto Robinho mostrou que iria dar trabalho. Pela esquerda ele dominou, puxou para o meio e bateu firme. Matheus Nogueira saltou e fez uma bela defesa.

A pressão aumentou, mas as apostas da equipe do técnico Júnior Rocha ficaram muito mas bolas aéreas, facilitando a marcação da zaga abecedista, que cortava tudo que vinha por cima e, num contra-ataque teve a bola do jogo com Gustavo França, mas ele acabou desperdiçando. Final 0 a 0.


Fonte: Tribuna do Norte

ELEIÇÕES 2022 - Corrida eleitoral: diferença entre Bolsonaro e Lula varia de 0,1 a 14 pontos

 


A menos de 10 dias para a eleição, mais quatro pesquisas eleitorais foram divulgadas nas últimas 48 horas: Datafolha, Brasmarket, Modalmais/Futura e Ipespe. Na primeira, Lula está à frente; na segunda, Bolsonaro; na terceira há um mepate; e na quarta o petista lidera. As diferenças não significam que haja erro por parte dos levantamentos. Uma explicação para isso se dá pela forma como cada instituto desenvolve sua metodologia. De acordo com especialistas as pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta são fatores que podem influenciar o resultado. Outra apontamento feito é que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro. Confira abaixo o resumo dos principais levantamentos recentes:


DATAFOLHA


A mais recente pesquisa Datafolha foi divulgada na quinta-feira (22) e trouxe o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar com 47% das intenções de voto, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL) na segunda colocação, com 33%, a dez dias do primeiro turno da eleição presidencial.

 Em relação ao levantamento Da-tafolha anterior, do dia 15 de setembro, Lula oscilou dois pontos para cima, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos para mais ou para menos. Já Bolsonaro manteve a mesma pontuação. A diferença entre os dois é de 14 pontos, contra 12 da última pesquisa.

Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT) com 7% e Simone Tebet (MDB) com 5%. Brancos ou nulos são 4%, enquanto os eleitores indecisos ou que não responderam a pesquisa registraram 2% dos votos. Em simulação de segundo turno, Lula possui 54% frente a 38% de Bolsonaro. O Datafolha entrevistou 6.754 eleitores entre os dias 20 e 22 de setembro em 343 municípios do país. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-04180/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

No levantamento de 15 de setembro, o Datafolha entrevistou 5.296 eleitores entre os dias 13 e 15 de setembro. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-04099/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.


BRASMARKET

A nova pesquisa Brasmarket para a corrida presidencial divulgada ontem (23) e mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente, com 44,9%. Na sequência aparece e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 31%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 6,5% das intenções de voto, seguido pela senadora Simone Tebet (MDB) com 4,5. Os demais candidatos não atingiram 1% dos votos. Votos brancos e nulos somaram 6,2%, enquanto eleitores indecisos marcaram 5,7%.

A pesquisa da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro, realizada pela Brasmarket Análise e Investigação de Mercado. Foram entrevistados 2,4 mil eleitores de todo o país entre os dias 18 e 20 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é BR-00580/2022.


MODALMAIS

Já a Modalmais/Futura Inteligência mais recente sobre a a corrida presidencial foi divulgada ontem (23) e mostra empate técnico entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bolsonaro somou 39,2% das intenções de voto e Lula marcou 39,1%.  O levantamento ainda analisou um possível segundo turno entre Bolsonaro e Lula. Nesse cenário, o petista aparece com 47% das intenções de voto contra 44,4% do presidente.

A pesquisa Modalmais/Futura também perguntou aos entrevistados neste levantamento como eles avaliavam o governo de Jair Bolso-naro: 36,2% responderam que consideram a gestão do presidente ótima ou boa, 43,7% disseram ser ruim ou péssima e 17,1% afirmaram considerá-la regular.

A pesquisa Modalmais, realizada pelo instituto Futura Inteligência, foi contratada pelo Banco Modal. Foram entrevistados 2 mil eleitores de todo o país entre os dias 19 e 21 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é BR-02650/2022.


IPESPE


A pesquisa eleitoral divulgada pelo Ipespe ontem (23) aponta o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 46% das intenções de voto, seguido pelo presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 35%. Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7% das intenções de voto e a senadora Simone Tebet (MDB), com 4%. Votos brancos e nulos somaram 5%, enquanto os indecisos marcaram 2%. Veja os resultados completos a seguir.

A pesquisa eleitoral encomendada pela XP Investimentos para a Ipespe entrevistou por telefone 2 mil pessoas entre os dias 19 e 21 de setembro de 2022. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95,5%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número BR-08425/2022.


Relembre números e compare resultados


As eleições de 2022 têm sido marcadas por discrepâncias entre números apresentados nas pesquisas de intenção de voto. Pelas redes sociais, inclusive, circulam informações falsas sobre os levantamentos realizados. A Tribuna do Norte resgatou os dados dos institutos Ibope (hoje Ipec) e Datafolha de 2018, das vésperas das eleições no 1º e 2º turnos e comparou com os resultados.

O último levantamento realizado pelo Datafolha no 1º turno, divulgado um dia antes da eleição, apresentava o então candidato Jair Bolsonaro com 36% dos votos totais, contra 22% de Fernando Haddad, 13% de Ciro Gomes e 7% de Geraldo Alckmin. Àquela altura, o instituto apontava que 6% dos eleitores votariam em branco ou nulo e 4% não sabiam. Assim, com relação aos votos válidos, Bolsonaro tinha 40%, Haddad 25%, Ciro 15% e Alckmin, 8%. 

No levantamento do Ibope, divulgado dois dias antes do pleito, Jair Bolsonaro tinha 36%, contra 22% de Haddad, 11% de Ciro e 7% de Alckmin. Brancos e nulos somavam 7%, enquanto 5% não sabiam. Levando em consideração os votos válidos, Bolsonaro tinha 41%, Haddad 25%, Ciro Gomes 13% e Alckmin, 8%.

Na eleição, Jair Bolsonaro teve 46,03% dos votos válidos, enquanto Haddad teve 29,28%, Ciro 12,47% e Alckmin somou 4,76%. Ao todo, 8,79% dos eleitores votaram branco ou nulo. Para o segundo turno, a última pesquisa Datafolha,  apontava que Bolsonaro teria 55% dos votos válidos, contra 45% de Haddad. O Ibope apontava Bolsonaro com 54% e Haddad com 46%. Na eleição, Bolsonaro teve 55,13% e Haddad teve 44,87%.


 Fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Prefeitura de Natal discute ações voltadas para o surgimento de fragmentos de óleo no litoral

 

Foto: Alex Régis.

Preocupada com o surgimento de fragmentos de óleo nas praias da capital, a Prefeitura de Natal reuniu órgãos ambientais, de segurança e de saúde para buscar soluções de enfrentamento ao material de origem desconhecida que já atinge um pequeno trecho do litoral natalense e de praias do litoral sul do Estado. Coordenada pelo secretário de Governo, Johan Xavier, a reunião contou com a participação de órgãos municipais e estaduais.  

A Defesa Civil de Natal vem fazendo desde o dia 15 de setembro o monitoramento e a coleta dos fragmentos de óleo esféricos surgidos em um trecho do litoral natalense, compreendido entre o posto policial da Via Costeira até as imediações do antigo Hospital de Campanha instalado pela Prefeitura. O trabalho de monitoramento vai da praia de Ponta Negra à praia da Redinha. Até o momento já foram recolhidos 18 kg do material. 

De acordo com a chefe de Operações da Defesa Civil de Natal, Fernanda Jucá, os primeiros fragmentos no litoral natalense surgiram na última sexta-feira (16) em um trecho de quatro quilômetros. “São pequenas pelotas espalhadas ao longo da linha de praia. Por enquanto a gente não encontrou fragmentos em Ponta Negra e na Redinha. Estamos avisando aos barraqueiros, comerciantes e banhistas que ao avistarem o material não entrem em contato direto, pois não sabemos ainda a origem do mesmo. Pedimos que, caso identifiquem o material, contatem a Defesa Civil, por intermédio do telefone 190, que nós vamos fazer a coleta do material”, ressaltou a coordenadora.

Ela disse que a partir de agora a Defesa Civil irá expandir o trabalho com o apoio da Marinha do Brasil. A Defesa Civil também conta com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Urbana. O material está sendo armazenado temporariamente em local adequado até a destinação final pelo Idema. Por outro lado, a Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, vai atuar no caso com ações educativas.

O secretário Johan Xavier disse que a Prefeitura está alerta em relação ao surgimento do óleo no litoral natalense e dando todo o apoio à Defesa Civil. “O mais importante agora é o monitoramento diário do nosso litoral”, ilustrou o gestor. 

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

MINUTO DA CÂMARA MUMICIPAL DE NATAL

 


Assista as principais notícias da Câmara Municipal de Natal





Prefeitura de Natal entrega mais 400 títulos fundiários no Passo da Pátria

 

Foto: Renê Carvalho.


Mais de 500 famílias da comunidade do Passo da Pátria, na Zona Leste de Natal, já foram beneficiadas em 2022 com títulos de regularização fundiária, documento que dá segurança às moradias para ocupantes que não possuíam a posse formal. Nesta quarta-feira (21), uma nova etapa de entrega de títulos foi realizada, com 406 documentos somando-se aos outros 100 concluídos no primeiro semestre, por meio de programas conduzidos pela Secretaria Municipal de Habitação e Projetos Estruturantes (Seharpe).

A solenidade aconteceu na Escola Municipal Mareci Gomes do Santos e contou com a presença de moradores e do prefeito Álvaro Dias, que fez a entrega de todos os títulos em mãos para os moradores presentes. 

O gestor lembrou que faz questão de participar dos momentos de entrega por considerar o programa habitacional crucial para desenvolver a cidade e dar dignidade à população. "O título concede ao ocupante o direito de posse definitiva de seu patrimônio mais importante, isso faz um bem enorme porque traz segurança, além de valorizar seu imóvel e atrair benefícios", disse o prefeito. "Aqui muitas pessoas querem deixar os imóveis para seus familiares e com esse documento é possível".

Nascida no Passo da Pátria há 62 anos, Lúcia Maria da Conceição é uma dessas moradoras que esperou pelo momento de receber seu documento de posse. A mãe veio de São Tomé para Natal e se estabeleceu no Passo. A emoção foi dupla. Ela representou o filho Luciano de Souza Sales, falecido este ano. Ela espera que a regularização de várias casas da Ocidental de Baixo traga o tão esperado calçamento. 

Maria das Dores Casimiro vive há 36 anos no Passo. Ela, a filha Adriana Carla e o neto Ravi receberam seus títulos com alívio. "Eu morava em palafita, fui beneficiada com uma casa em programa da Prefeitura e agora estou recebendo o documento de minha casa. Só tenho a agradecer", disse Adriana.

Programas 

Em 2021, a Prefeitura de Natal, por meio da Seharpe, formalizou a moradia de mais de 2 mil pessoas em todas as regiões de Natal. Este ano, foram beneficiados com a  regularização fundiária 762 ocupantes. 

A secretária municipal de Habitação, Shirley Cavalcanti, disse que a titularidade está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico da região e uma das metas da gestão é diminuir o déficit habitacional. "Já entregamos quase 5 mil títulos até agora. Fizemos esse trabalho no reassentamento do Vivendas do Planalto, no condomínio Village de Prata e estamos com a obra de um residencial em Mãe Luiza. Temos esse compromisso com a comunidade", destacou ela.


Foto: Renê Carvalho.

Câmara aprova ações de combate à violência contra crianças e adolescente

 

Foto: Francisco de Assis

A Câmara Municipal de Natal aprovou em primeira discussão, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (21), o PL nº 479/2021 de autoria do vereador Hermes Câmara (PTB), que dispõe sobre a criação de um conjunto de ações e campanhas de conscientização e combate à violência contra crianças e adolescentes no município.

“Esse projeto aparenta ser simples, mas tem uma relevância muito grande, pois a cada dia que passa vemos o aumento da violência e abusos sexuais em crianças e adolescentes. É importante realizar esse trabalho de conscientização dentro da comunidade escolar, fazer palestras e eventos que informem e conscientizem contra essa situação que já era para estar extinta”, declarou o vereador autor do projeto.

Também foi aprovado, em segunda discussão, o PL nº 65/2022 de autoria do vereador Nivaldo Bacurau (PSB), que inclui no calendário oficial de eventos do município os festejos de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da Redinha, a ser celebrada anualmente na última semana de janeiro.

“Esse projeto resgata a importância dessa festa, que é tradicional e quase centenária. Sabemos a devoção dos pescadores e dos moradores daquela praia, da região, bem como veranistas e nativos, e a inclusão dessa data no calendário oficial era um desejo de muitos”, explicou Nivaldo Bacarau.

As demais matérias aprovadas foram as seguintes: em primeira discussão, PL nº 40/2021, de autoria do vereador Herberth Sena (PSDB), que cria a Casa das Quadrilhas Juninas no município; PL º 322/2021, de autoria do vereador Professor Robério Paulino (PSOL), que dispões sobre a instalação de espaços de cuidados infantis em locais públicos especificados de Natal; e o PL nº 257/2022 de autoria do vereador Luciano Nascimento (PTB) que reconhece como utilidade pública municipal a Associação de Desenvolvimento Sociocultural da Zona Norte (ADZN). Já em segunda discussão foi aprovado o PL 250/2022 que Reconhece de Utilidade Pública Municipal a Cooperativa Habitacional e de Serviços Integrados da Segurança Pública (COHSISP).



Câmara de Natal recebe visita de alunos do CEEP Ruy Antunes Pereira

 

Foto: Veronica Macedo



Alunos do curso técnico de Administração do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Ruy Antunes Pereira, de Ceará-Mirim, visitaram na manhã desta quinta-feira (22) as dependências da Câmara Municipal de Natal e conheceram um pouco mais das atividades legislativas.

Na ocasião, o vereador Maurício Gurgel (PV) recebeu os alunos em plenário e reafirmou a importância da visita para a formação dos alunos. “É válido, importante e também necessário que os jovens conheçam desde cedo como funciona a nossa casa legislativa, pois é através da política que são realizadas grandes decisões do município, estado e do país. Portanto é essencial que esses jovens se interessem cada vez mais pelos trabalhos realizados pelo poder público”, disse o vereador. 

“Esse conhecimento é de extrema importância para fazer com que os adolescentes da rede pública possam conhecer e vivenciar o que é e como se faz a política, e assim consigam ligar a teoria da sala de aula à prática aqui da Câmara de Natal”, explicou o professor da disciplina de Gestão Pública, Roniele dos Santos. 

A visita foi realizada por meio do programa “Escola na Câmara”. Criado por meio da Resolução 344/2006, o programa consiste na visita de alunos dos ensinos médio e fundamental à Câmara Municipal para uma aula interativa, coordenada por servidores da Escola do Legislativo. 

“Além de trazer alunos para conhecer o espaço da Câmara Municipal, nosso objetivo é apresentar também um pouco da organização da Casa, das funções da Câmara, dos vereadores e como todo o trabalho aqui é realizado”, afirmou a coordenadora do programa Escola na Câmara, Dione Suely.

A aluna Júlia Gomes ficou satisfeita com a visita e afirmou que a partir de agora ficará mais atenta às atividades políticas: “Essa é minha primeira vez aqui e acho muito bom e importante essa visita, especialmente para a minha área de administração. Eu não conhecia nada sobre os vereadores e funções da Câmara, mas agora pretendo ficar por dentro e procurar saber das principais etapas para aprovação de leis e outros processos necessários para o nosso cotidiano”, destacou.



quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Natal recebe doação de mudas para o Horto Municipal

 

Foto: Alex Régis.

A Prefeitura do Natal recebeu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) cerca de 3.000 mudas de árvores que estão sendo doadas para a população, dentro do projeto Planta Natal. 

Estão sendo doadas mudas de acerola, pitanga, pata de vaca, xixa, munguba, flamboyant, castanhola, acácia azul, pingo de ouro, moringa, flamboyanzinho, abacate, jaca, graviola, craibeira, jambo, tento carolina, amoras. Até a próxima semana, o município receberá da universidade oitis e mangueiras.

Para a secretária executiva Danielle Mafra, “a parceria com a UFRN faz com que o projeto Planta Natal atinja patamares maiores, já que cria um potencial do Horto Municipal em atender várias demandas, como reestruturação de praças, replantio de áreas verdes, atendimento às escolas e unidades básicas de saúde”.

O Planta Natal foi criado com o intuito de promover, de forma ordenada e planejada, uma maior arborização na cidade com a plantação de espécies vegetais nativas. 

A capital potiguar recebe a radiação solar por longos períodos, durante todo o ano, e a arborização contribui para uma melhoria na qualidade de vida da população, como também, colabora com o equilíbrio na temperatura da região, com as sombras causadas pelas folhas, aumento da umidade atmosférica, além de proteger a fauna e flora. 

A parceria com a UFRN acontece desde o ano passado, quando o prefeito Álvaro Dias sancionou a Lei N º 7.206, que estabeleceu a plantação de 50 mil mudas de árvores na capital. A lei institui, ainda, normas específicas para arborização da cidade, para a proteção do meio ambiente, além do desenvolvimento sustentável e o incentivo a hortas comunitárias.

Para saber mais informações e adquirir as mudas, os interessados podem acessar o site do Planta Natal clicando o endereço www.plantanatal.com.br.

Seminário de Arborização Urbana 

As árvores são o maior patrimônio ambiental de uma cidade e, para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de proteção dessa vegetação urbana, a Prefeitura de Natal realiza hoje (21), data das celebrações do Dia Mundial da Árvore, a 2ª edição do Seminário de Arborização Urbana e Meio Ambiente. O evento acontecerá no Parque Ecológico de Capim Macio, a partir das 16 horas, e contará com oficinas abertas ao público em parceria com várias secretarias municipais, além dos parceiros Instituto Federal de Educação (IFRN Natal), Projeto Reciclamar e a Loja Ferreira Costa. 



Câmara aprova criação de programa de prevenção para crianças nas escolas

 

Foto:  Francisco de Assi

Os vereadores de Natal aprovaram na sessão ordinária desta terça-feira (20) Projetos de Lei que adicionam ao calendário oficial do município semanas alusivas à temas ligados à saúde, além do programa que orienta estudantes quanto à segurança em diversos aspectos do dia a dia.

"A produtividade legislativa tem sido ascendente e isso reflete o comprometimento dessa Casa com pautas que trabalham sempre pelo coletivo. Todos os projetos que passam por nós têm importância dentro do seu objeto apresentado", destacou o vereador Raniere Barbosa (Avante), que conduziu a sessão plenária.

De acordo com o Projeto de Lei nº 798/2021, do vereador Aroldo Alves (PSDB), as escolas terão o "Programa Crianças Seguras", que conta com palestras e orientações sobre temas relacionados às atividades das forças de segurança, dentre elas, a preservação do meio ambiente, prevenção de acidentes de trânsito, com animais peçonhentos, doméstico, enchentes, primeiros socorros, temas relacionados a incêndio e outros riscos.

Na sessão, o calendário de eventos do município recebeu novas datas. Pelo Projeto de Lei nº 768/2021, do vereador Preto Aquino (PSD) fica incluída a Semana Municipal de Combate e Prevenção à Síndrome de Burnout, no mês de outubro. Proposta pelo vereador Chagas Catarino (PSDB), tambem fica criada a Semana Municipal da Psicologia, no mês de agosto, através do Projeto de Lei nº 111/2022. Já o Projeto de Lei nº 85/2022, do vereador Eribaldo Medeiros (PSB), inclui o Festival do PET anualmente no dia 14 de março.

Os vereadores também reconheceram de Utilidade Pública Municipal o Instituto Mais Cidades –IMC, através do Projeto n° 118/2022 e aprovaram a concessão de títulos de cidadania para o chef francês Erick Jacquin e para a cantora, compositora e dançarina Maria Madalena Correia do Nascimento, a Lia de Itamaracá, propostos pelos vereadores Aldo Clemente (PSDB) e Nina Souza (PDT), respectivamente.



Comissão de Educação aprova componentes municipais de Segurança Alimentar

 

Foto: Francisco de Assis

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta terça-feira (20), parecer favorável ao Projeto de Lei 401/2020, de autoria da vereadora Ana Paula (SD), que cria os componentes municipais do Sistema Nacional de Segurança Alimentar.

São os tais componentes: a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e a Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que tem, entre outras atribuições, elaborar, considerando as especificidades locais, o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, bem como, sob a presidência do(a) titular da Secretaria de Educação, monitorar e avaliar a execução da política e do plano. “A implementação de sistemas de segurança alimentar permite aumentar a confiança dos consumidores nos produtos”, justificou a propositora.

Na mesma reunião, a Comissão aprovou outras seis matérias e designou o mesmo número para relatoria. Entre os outros projetos aprovados, estavam o PL 216/2022, da vereadora Margarete Régia (Pros), que institui o Dia da Empregada Doméstica e da Diarista no calendário de eventos do Município, a ser celebrado anualmente em 27 de abril. “A padroeira das empregadas domésticas é Santa Zita, de origem italiana, que faleceu em 27 de abril de 1278, e esse é o motivo da proposição dessa data, para a realização de homenagens e atividades de valorização e esclarecimentos para essa classe de trabalhadores e trabalhadoras, em parceria ou não com entidades, órgãos, fundações ou organizações, governamentais ou não”, explicou a autora do projeto.

A presidente da Comissão de Educação, vereadora Brisa Bracchi (PT), agradeceu aos membros do colegiado, todos presentes à reunião, pela assiduidade e frequência, ressaltando que graças ao comprometimento deles, mesmo em período eleitoral, a Comissão tem cumprido o calendário de reuniões ordinárias e mantido a pauta zerada, garantindo celeridade aos projetos que precisam passar por ela.



ELEIÇÕES 2022 - PESQUISA - Carlos Eduardo tem vantagem de 8 pontos sobre Rogério Marinho na pesquisa DataVero.

Carlos Eduardo segue liderando à frente de Rogério Marinho e Rafael Motta.


O candidato do PDT ao Senado, Carlos Eduardo Alves, seria eleito Senador da República se as eleições fossem hoje, segundo a nova pesquisa do Instituto DataVero divulgada na noite desta terça-feira (20). De acordo com o levantamento, Carlos Eduardo tem hoje 28,6% das intenções de voto, faltando 11 dias para a eleição.

O 2º colocado é Rogério Marinho (PL), que tem 20,6% das intenções de voto. Em seguida, está Rafael Motta (PSB), com 9,2%. Os dados são de uma pergunta estimulada, quando os entrevistados precisam escolher em uma lista de nomes.

Confira os números:

Senado no RN – Estimulada – Votos totais

Carlos Eduardo (PDT): 28,6%

Rogério Marinho (PL): 20,6%

Rafael Motta (PSB): 9,2%

Pastor Silvestre (PMN): 1,1%

Veterinária Shirlei Medeiros (DC): 0,8%

Dário Barbosa (PSTU): 0,4%

Freitas Júnior (PSOL): 0,3%

Geraldo Pinho (Podemos): 0,2%

Marcelo Guerreiro (PRTB): 0,1%

Nenhum/branco/nulo: 20,4%

Não sabe/não respondeu: 18,4%

O candidato Marcos do MLB (UP) não pontuou.

Fonte: Blog do Robson Pires.

MINUTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

 


Assista as principais notícias da Câmara Municipal de Natal.



terça-feira, 20 de setembro de 2022

Primeiras ações em obra da av. Felizardo Moura causam impacto mínimo no trânsito

 

Foto: Alex Régis 

Com o início da retirada do canteiro central da avenida Felizardo Moura, os serviços de requalificação da via alcançaram uma nova etapa nesta segunda-feira (19). Uma retroescavadeira trabalha no local desde as primeiras horas da manhã, fazendo a retirada do material. Conforme anunciado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), não houve a necessidade de interdição total da pista. Nos horários de pico, os dois sentidos da avenida estarão liberados. 

Os operários vão trabalhar entre às 9h e 16h, podendo acontecer interdições parciais, com uma via funcionando em mão dupla. A mudança no planejamento do trânsito não provocará alterações no cronograma de entrega da obra. Agentes de mobilidade estão na região, realizando o trabalho de orientação do fluxo de tráfego. O projeto prevê um investimento de R$ 43 milhões, sendo realizado conjuntamente pela Prefeitura de Natal e pelo governo federal.

“Chegamos agora aos serviços na pista com a quebra do canteiro. É mais um passo do projeto que vai modernizar e trazer mais conforto e segurança para quem utiliza a Felizardo Moura. Nosso intuito maior é minimizar o impacto gerado com as obras”, destaca o secretário-adjunto de trânsito da STTU, Walter Pedro.

Segundo o secretário-adjunto, as primeiras observações feitas na manhã desta segunda-feira não apontaram congestionamentos no horário de pico matinal. “O fluxo foi satisfatório. É importante ressaltar que estamos fazendo intervenções na via e isso pode gerar algum tipo de transtorno para quem precisa passar pela avenida. Pedimos que as vias alternativas sejam utilizadas”, reforça ele.

São recomendados alguns desvios, mesmo sem a interdição total da avenida Felizardo Moura. Entre eles, o desvio pelo acesso sul do aeroporto de São Gonçalo do Amarante em direção à Zona Sul de Natal e parte sul da região metropolitana. Outro desvio importante é pela avenida Moema Tinoco em direção à Ponte Newton Navarro. Na avenida Tomaz Landim, haverá mais um desvio pela avenida Doutor João Medeiros Filho em direção à Zona Sul de Natal. Outros caminhos levam em direção à Ponte Newton Navarro, como o Canto do Mangue, a rua Miramar e a avenida Presidente Café Filho.

A obra vai resultar em novas estruturas em drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia e a implantação de faixa reversível, garantindo mais fluidez no trânsito e resultando em um aumento de 30% da capacidade da via. Todas essas intervenções acarretarão em mais conforto e segurança para pedestres e ciclistas, beneficiando cerca de 750 mil pessoas na região e conferindo mais velocidade a um tráfego de cerca de 75 mil veículos por dia.



MINUTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

 


Assista as principais notícias da Câmara Municipal de Natal




ELEIÇÕES 2022 - PAULINHO FREIRE VAI SE CONSOLIDANDO COMO UM DOS DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS .

 

Em Natal, Paulinho Freire tem o apoio de 15 vereadores. Na foto ao lado do vereador Klaus Araújo.

Na medida que o dia da eleição se aproxima, cresceu e está na ponta das pesquisas, entre os mais votados, o nome do vereador Paulinho Freire.

O presidente da Câmara Municipal e da Federação das Câmaras, reuniu no seu apoio em Natal, 15 vereadores e mais de 10 suplentes; no interior, também tem o apoio de vereadores e até de prefeitos; a cada dia, recebe apoios, muitos de forma espontânea.

A favor de Paulinho Freire, sempre aquela história que é um bom candidato e agradável a todos.

Com esses apoios e a campanha numa crescente, apareceu na última pesquisa Brâmane como o 3⁰ mais votado.

Paulinho Freire em movimentação na campanha


Caminha para ser o mais votado em Natal, com o apelo dos apoiadores de que a cidade precisa ter um representante na Câmara Federal e ampliado pelo interior, deverá ser eleito e bem votado entre os primeiros.

MAURÍCIO FILHO, DEVERÁ SER UMA DAS SURPRESAS DESSA ELEIÇÃO - A cada eleição surgem nomes que eram desconhecidos pela população, mas que durante os poucos dias do período eleitoral, despontam nas pesquisas.

 

Candidato pelo União Brasil, o vice prefeito de João Câmara com apenas 27 anos vem a cada pesquisa consolidando o seu nome para uma das 24  vagas na Assembléia Legislativa do RN.


O candidato,  que também é publicitário,  aposta na proposta de ser um dos representantes da região do Mato Grande e na força da juventude.

Nas suas redes sociais, posta vídeos que vão de informações e propostas, a uma animada dança de piseiro e vídeos bens sugestivos e diferenciados de outros candidatos.


Pode ser considerado nessas eleições, o candidato mais identificado com a juventude; Maurício é o candidato mais novo citado nas pesquisas; por onde passa, deixa um carisma que vem chamando muita atenção.


Alguns imaginavam que era uma candidatura restrita a região do  Mato Grande, mas a campanha já está em todas as regiões e uma das músicas diz: " o menino chegou"  e está chegando com bastante força.

Nos últimos dias, por exemplo, esteve por Mossoró, Canguaretama, Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo, entre outros .

Em Natal, o tal "menino", Maurício Filho, tem o apoio do vereador Klaus Araújo.

Citado em todas as pesquisas, deverá ser uma das surpresas dessa eleição.


Fotos e vídeos : redes sociais.

ELEIÇÕES 2022 - SENADO - Mesmo sugerindo um cenário de uma disputa mais acirrada, no quesito senado, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo caminha para derrotar o ex-ministro de Bolsonaro Rogério Marinho, nas eleições que se aproximam.

 

Carlos Eduardo vem mantendo a dianteira nas pesquisas 


O ex-prefeito vem mantendo vantagem numérica nas pesquisas.

Nos últimos dias, teve reforço importante na sua campanha: o pedido do ex-presidente Lula e  a governadora Fátima Bezerra intensificando o pedido para o ex-prefeito.

Favorece também nesse momento para Carlos Eduardo, o voto útil: alguns que optavam pelo voto numa terceira via, começam a migrar o voto para o ex-prefeito, além de ser um nome mais lembrado pelos potiguares, devido às eleições passadas .

PESQUISA BRÂMANE

Carlos Eduardo lidera numericamente seguido de Rogério Marinho na disputa pelo Senado Federal, segundo pesquisa do instituto Brâmane divulgada nesta segunda-feira (19). O ex-prefeito de Natal tem numericamente 29,1% e o ex-ministro tem 25,1%, no levantamento estimulado.

O deputado federal Rafael Motta aparece em terceiro com 11,3% das intenções de voto. Nesse cenário, ainda chama a atenção do número de indecisos que soma 24,2%. Brancos e nulos somaram 6,7%.

Nessa pesquisa,  foram entrevistados 2 mil eleitores de todas as regiões do Estado. A fase de coleta de dados aconteceu entre os dias 13 a 16 de setembro. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,19% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa do instituto Brâmane, divulgada pelo Blog do BG e pelo Meio Dia RN com BG, foi registrada na Justiça Eleitoral sob os números RN-09372/2022 e BR-07707/2022.

PESQUISA BRÂMANE/BLOG DO BG: FATIMA VENCE NO 1⁰TURNO, CARLOS EDUARDO LIDERA PARA O SENADO; VEJA OS CITADOS PRA DEPUTADO FEDERAL E ESTADUAL; LULA LIDERA COM FOLGA NO RN.

 


Nesta segunda-feira (19), mais uma pesquisa foi divulgada no RN, trazendo números da corrida eleitoral.

No quesito Governo do Estado, Fátima Bezerra deverá ser reeleita em 1⁰ turno.

Para o Senado, o ex-prefeito de Natal lidera numericamente e deverá ser eleito.

Nas eleições para Deputado Estadual, a pesquisa identifica indecisos na ordem de 35% e para Deputado Federal quase metade ainda está indecisa.

Vejam os números.


GOVERNO DO ESTADO

No quesito estimulado, que simula o real cenário das eleições com os eleitores tendo acesso aos nomes dos candidatos, a governadora Fátima Bezerra aparece em primeiro com 45,7% das intenções de voto.

Fátima caminha para vitória em 1⁰ turno.


Ela é seguida pelo senador Styvenson Valentim com 20,1% e pelo ex-vice-governador Fábio Dantas com 12,7%. A ex-vereadora Clorisa Linhares aparece em quarto com 2,3% das citações. Os demais citados não atingiram a margem de erro amostral da pesquisa. Nesse cenário, os indecisos somaram 10,7%. Brancos e nulos corresponderam a 5,3%.


SENADO


Carlos Eduardo lidera numericamente seguido de Rogério Marinho na disputa pelo Senado Federal, segundo pesquisa do instituto Brâmane divulgada nesta segunda-feira (19). O ex-prefeito de Natal tem numericamente 29,1% e o ex-ministro tem 25,1%, no levantamento estimulado.

O deputado federal Rafael Motta aparece em terceiro com 11,3% das intenções de voto. Nesse cenário, ainda chama a atenção do número de indecisos que soma 24,2%. Brancos e nulos somaram 6,7%.

Carlos Eduardo vem mantendo a liderança 


DEPUTADO FEDERAL


Na disputa pelas oito cadeiras que o Rio Grande do Norte tem na Câmara dos Deputados, General Girão (4,3%), Garibaldi Filho (2,75%), Paulinho Freire (2,75%), Robinson (2,7%) e Lawrence Amorim (2,7%) lideram a corrida pela Câmara dos Deputados.

Eles são seguidos de perto por Major Brilhante e Beto Rosado, que aparecem logo em seguida com 2,5%, cada. Em seguida, com 2,25%, Natália Bonavides. Ela é seguida por Karla Dickson com 2,2%.

Em seguida aparecem: Professora Nilda (1,55%) e Larissa Rosado (1,45%). Com 1,3%: Henrique Alves, Kelps Lima e Jaime Calado. Com 1,25%: Benes Leocádio. Com 1,15%: Fernando Mineiro. Ele é seguido por João Maia e Doutor Estádio, cada um com 1,1%. Com 1,05% aparece Victor Hugo. Com 1% das citações, Doutora Júlia Ferreira. Os demais citados não atingiram 1%.

Na planilha, veja todos os citados; faltando 12 dias para as eleições, quase 50% ainda não se decidiu.




DEPUTADO ESTADUAL

Na disputa por uma das cadeiras da Assembleia Legislativa, lideram: Ezequiel Ferreira (4,1%), Adjuto Dias (3,5%), Wendell Lagartixa (2,55%), Albert Dickson (2,5%), Ubaldo Fernandes (2,35%) e Francisco do PT (2,3%).

Eles são seguidos por Nélter Queiroz e Isolda Dantas, cada um com 2,1%. Com 1,9% das intenções de voto aparecem: Tomba Farias, George Soares, Eudiane Macedo e Coronel Azevedo. Eles são seguidos por: José Dias (1,85%), Hermano Morais (1,8%), Dr. Kerginaldo (1,75%), Terezinha Maia (1,6%), Kleber Rodrigues (1,55%), Dr. Bernardo (1,5%) e Getúlio Rego (1,4%). Com 1,15% aparecem: Gustavo Carvalho e Jadson. Com 1,1%: Neilton Diógenes. Com 1% das intenções de voto: Cristiane Dantas e Galeno Torquato. Os demais citados não atingiram 1%.

Os indecisos corresponderam a 35,1% dos eleitores. Brancos e nulos somaram 4,85%.




PRESIDENTE

 No cenário estimulado, que simula o real cenário das eleições com os nomes dos candidatos apresentados aos eleitores, Lula tem 53% das intenções de voto contra 31,1% de Bolsonaro.

O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes aparece em terceiro com 7,3% da preferência do eleitorado. A senadora Simone Tebet aparece em quarto com 2,7%. Os demais citados não atingiram a margem de erro amostral. Indecisos somaram 3,4%. Brancos e nulos somaram 1,9%.


Lula lidera com folga no RN


DADOS

Para a realização do estudo, foram entrevistados 2 mil eleitores de todas as regiões do Estado. A fase de coleta de dados aconteceu entre os dias 13 a 16 de setembro. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,19% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa do instituto Brâmane, divulgada pelo Blog do BG e pelo Meio Dia RN com BG, foi registrada na Justiça Eleitoral sob os números RN-09372/2022 e BR-07707/2022.


Fonte: Blog do BG.

compartilhe nas redes sociais.