apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de julho de 2022

PESQUISAS DIVULGADAS NESSE FINAL DE JUNHO. DUAS PESQUISAS DIVULGADAS ESSA SEMANA, CONFIRMAM QUE FALTANDO APENAS 3 MESES PARA AS ELEIÇÕES, FATIMA BEZERRA VENCE BEM PARA O GOVERNO E DEVE VENCER NO 1⁰ TURNO. CARLOS EDUARDO VENCERIA PARA O SENADO, NUMERICAMENTE À FRENTE DE ROGÉRIO MARINHO. VEJA A OPINIÃO DO BLOG A CIDADE VAMOS AOS NÚMEROS DE AMBAS:

 





Pesquisa RealTime Big Data governo do RN:

Pesquisa TV Record/RealTime Big Data sobre a eleição para o governo do Rio Grande do Norte divulgada nesta terça-feira (28), mostra a atual governadora, Fátima Bezerra, à frente, com 39% das intenções de voto; Na sequência, aparecem o atual senador Styvenson Valentim (Podemos), com 14%, e o ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade), com 12%. Os dois estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.


Os outros nomes que aparecem na pesquisa são Clorisa Linhares (PMB), 3%; Wesli Natal Zuera (DC), 1%; Rosália Fernandes (PSTU), 1%; e Daniel Morais (PSOL), 0%. Brancos e nulos totalizam 17%, e 13% dizem não saber ou não responderam à pesquisa.

Como a soma do percentual dos outros pré-candidatos não chega a 50%, o cenário da pesquisa levaria a governadora a ser reeleita no primeiro turno.

Foram ouvidos 1.500 eleitores, por telefone, entre os dias 25 e 27 de junho. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o código RN-01637/2022. Segundo o instituto, o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Intenção de voto para o Senado no Rio Grande do Norte

Carlos Eduardo Alves (PDT) - 26%

Rogério Marinho (PL) - 22%

Rafael Motta (PSB) - 13%

Ney Lopes (PMB) - 3%

Dario Barbosa (PSTU) - 0%

Brancos e nulos - 19%

Não sabem ou não responderam - 16%


Já os números da Consult/TV Ponta Negra foram esses:


Eleições 2022 - CONSULT/TV PONTA NEGRA

Fátima tem 33,24%; Fábio Dantas, 15,12% e Styvenson, 14,12%, em pesquisa Sistema Ponta Negra/Consult

Fátima Bezerra (PT) permanece na liderança de intenções de voto para Governo do Estado segundo os dados da pesquisa do Sistema Ponta Negra/Consult, divulgada nesta terça-feira (28). A governadora aparece com 33,24% contra 15,12% do ex-vice-governador Fábio Dantas (SD). Também aparece na pesquisa o nome do senador Styvenson Valetim (PODEMOS), em terceiro lugar com 14,12% das intenções de voto.

SENADO 

A pesquisa Sistema Ponta Negra/Consult com intenções de voto para as eleições 2022 no Rio Grande do Norte tem ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) com 24,65 das intenções e o ex-ministro Rogério Marinho (PL) com 22,41. Em terceiro lugar aparece o deputado federal Rafael Motta (PSB) com 8,18%. 

Foram realizadas 1700 entrevistas, distribuídas nas 12 regiões do Rio Grande do Norte. O estudo de campo ocorreu entre os dias 22 e 25 de junho de 2022. Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 2,3%, com confiabilidade de 95% e  foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com os protocolos BR-00969/2022 e RN/02501/2022.

ANÁLISE DO BLOG.

Governo

Os levantamentos para o Governo colocam um cenário em que a atual governadora está num patamar de cerca de 35% com os outros dois candidatos estacionados na média de uns 14%, e desta forma, com as pré candidaturas já bem divulgadas, o quadro mostra a estabilidade de todos nos  mesmos patamares, mostrando que a eleição poderá ser definida ainda em primeiro turno.

Contribui também  para a definição em 1⁰ turno: a polarizacão nacional que trará  a imagem de Lula colada a de Fátima e de um segundo candidato colado a Bolsonaro; Como Lula tem atingido números próximos aos 50% no RN, a possibilidade de crescimento de Fátima é muito grande; deverá também ter um crescimento de Fábio Dantas e a queda  de Styvenson, que ficaria fora da polarização, com um percentual que irá diminuir a favor do voto útil.

Senado

Carlos Eduardo nas duas pesquisas pontua com cerca de 25%, seguido de Rogério Marinho na faixa de 21% e Rafael Motta, na faixa dos 11%.

Seguindo um raciocínio idêntico à eleição para o governo, a polarizacao deverá ser entre Carlos Eduardo e Rogério Marinho; Carlos Eduardo com Lula, Rogério com Bolsonaro, Rafael Motta corre por fora.

A casadinha e polarização favorecem a Carlos Eduardo, que deverá agregar o eleitor de Fátima e Lula; Carlos Eduardo com grande possibilidade de crescimento e Rogério  Marinho também; não acreditamos que uma candidatura solteira possa sobressair e sair vencedora; um forte ruído fala que a candidatura de Rafael Motta tira votos de Carlos Eduardo, mas o que temos verificado é que essa candidatura tem tirado um pouco de cada; 

Não há dúvida que a disputa ao senado, ao que parece, aerá maior do que quando comparada ao governo do Estado, mas Carlos Eduardo tem mais nome junto ao eleitorado, mesmo sem agregar a maioria dos políticos com mandato.

A campanha em 1⁰  turno costuma buscar os votos principais para deputado estadual e federal, deixando o eleitor livre para os demais votos e com o eleitor livre, favorece a  Carlos Eduardo por ter sido prefeito de Natal, candidato a governador e a imagem de bom gestor; já Rogério Marinho, mesmo tendo sido ministro, tem em seu desfavor o fato de ser o candidato de Bolsonaro e de posicionamentos polêmicos em leis previdenciárias e trabalhistas.

Muitos dizem que a campanha ainda vai começar, no entanto, os pré-candidatos já estão a um certo tempo visitando, participando de reuniões e com nomes bem divulgados principalmente nas redes sociais e grande parcela da população está nessas redes.

Os votos de Governo e senado já estão mais sólidos e o casamento dos votos com o âmbito nacional é inevitável. 

Pesquisas no RN apontam lideranças folgadas de Lula e Fátima Bezerra, enquanto no senado, Carlos Eduardo lidera.


Por que o Blog A Cidade publica e opina sobre  as pesquisas 

O Blog A Cidade sempre divulgará ou fará menções às  pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. 

Com  esses apontamentos, o Blog A Cidade  considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.



* Com informações da Consult/TV Ponta Negra e RealTime Big Data/TV Tropical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.