apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de julho de 2022

CHUVAS NO NORDESTE - EM NATAL, O ACUMULADO ULTRAPASSOU 196 MILÍMETROS, PARNAMIRIM REGISTROU MAIS DE 230 MILÍMETROS.


O Nordeste do Brasil nos últimos dias vem registrando bastante chuva, como nos municípios de Alagoas e de Pernambuco que em 48 horas, ou seja entre às 14h17 do dia 30 de junho e às 14h17 de 02 de julho, acumularam entre 150 e 205mm em seus municípios. 

As precipitações pela Região Nordeste do país teve  destaque para a chuva bem volumosa e intensa no litoral;

Entre o litoral do Ceará, sobre o Rio Grande do Norte, e o leste da Paraíba e de Pernambuco. Com valores que  já ultrapassaram os 100mm e ainda podendo atingir 300mm, até quarta-feira(06). 

Isso tudo se deve à um novo episódio de ondas de leste, que são instabilidades que têm origem no continente africano e se propagam em direção à América, na região tropical do globo, cruzando o oceano atlântico. Ela geralmente traz muita umidade do oceano e chuvas volumosas no norte e leste nordestino, durante as estações de outono e inverno e tem um período de 3 e 6 dias durante cada atuação. Mas, há casos que podem chegar aos 10 dias.

Em Natal , o sábado (02) a chuva foi intensa e continuou pelo  domingo e na madrugada de segunda-feira (04); a chuva trouxe  alagamentos  de ruas, avenidas, transbordamento de lagoas de captação de águas pluviais, inundações em casas; danos em muitas ruas foram  inevitáveis.

O prefeito Álvaro Dias decretou calamidade pública e a governadora Fátima se colocou a disposição para ajudar os municípios atingidos 

No norte do Maranhão e do Piauí também terão pancadas de chuva, de moderada a forte neste final de semana até o próximo sábado, 09 de julho.

De maneira geral, na Região Nordeste também há previsão de rajadas de vento entre os dias 02 e 06 de julho de 2022.

* Com informações da Climatempo e informações das redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.