apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

A dor de cabeça das federações para os cenários locais nos Estados.

 


Com prazos fixados até 31 de Maio para se formalizarem federações, é intensa a movimentação e rumores entre partidos que irão ou não se juntarem, e as suas implicações tem deixado muito pretenso candidato com uma dor de cabeça danada.

A formação das nominatas locais em alguns partidos, pode terminar indo por " água abaixo" no momento em que se firmar uma federação entre partidos,  que a nível local já tinham nominatas em separado.

Aqui no RN por exemplo, temos situações em que uma  federação não traz tantos problemas: PT/PSB/PC do B/PV, mas o rumor de outra : MDB/PSDB/União Brasil, trará intensas modificações nas formações de nominatas e trocas de partidos.

PSDB e MDB nacionalmente falando, um nasceu do outro, sendo que foi o PSDB, tido como "filho do MDB" quem chegou ao poder central do país.

Voltando ao RN, o União Brasil já preparando sua nominatas própria, o PSDB e o MDB também se vêem ameaçados já que se federalizarem, teriam de compartilhar a nominata em conjunto e desta forma, muitos candidatos não vão topar competir com outros, ou seja, muda tudo de novo.

Esse cenário de possíveis federações a nível nacional, tem atrasado as composições nos Estados e existe outro complicante que é o prazo da janela partidária até o dia 1⁰ de abril, enquanto para se formar a federação, será 31 de maio.

Trazendo em miúdos, o pretenso candidato poderá se desfiliar e filiar a outro partido e ser atropelado pela federação no curso do mês de maio.

Os candidatos estão monitorando essa situação a nível nacional para não terem maiores surpresas e a legislação eleitoral a cada eleição, tem trazido surpresas, fruto dessas mudanças surgidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

compartilhe nas redes sociais.