O Governador do Rio Grande do Sul e postulante a representar o PSDB na candidatura à Presidência da República, Eduardo Leite esteve em Natal, na manhã desta sexta-feira (29), e falou sobre a sua pretensão de disputar o comando da nação.
Em disputa nas prévias do PSDB contra Arthur Virgílio e João Dória, Eduardo Leite disse que quer buscar uma alternativa à política de enfrentamento que, segundo ele, está destruindo o país. "Não queremos o radicalismo. Queremos ser uma alternativa a isso", garantiu.
Acompanhado de lideranças políticas de Natal, incluindo o prefeito Álvaro Dias, Eduardo Leite disse que tem recebido apoio por todo o país. No Rio Grande do Norte, por outro lado, lideranças como Ezequiel Ferreira, Gustavo Carvalho e Tomba Farias anunciaram apoio a João Dória nas prévias. Apesar disso, o sentimento era de otimismo por parte de Eduardo Leite, que também rechaçou uma disputa agressiva com os aliados partidários.
O evento realizado em uma casa de recepções no bairro de Capim Macio, reuniu cerca de 500 lideranças, com as falas de vários vereadores, do prefeito e do pré-candidato Eduardo Leite, que demonstrou estar com um discurso seguro e foi bastante aplaudido; Eduardo Leite falou do exemplo da sua gestão à frente no Rio Grande do Sul onde encontrou os salários dos servidores em atraso e outros desafios, ainda conclamou todos a construírem um novo País e para votarem nas prévias do PSDB que serão realizadas no dia 21 de novembro.
Álvaro Dias
Em entrevista à Jovem Pan News Natal, Álvaro Dias disse que a candidatura de Eduardo Leite é a que tem mais chances de vitória em uma eleição presidencial. Porém, o prefeito de Natal garantiu que o partido estará unido após as prévias, independente de quem for escolhido para entrar na disputa.
"O PSDB permanecerá unido, independente de qualquer situação".
* Com algumas informações da Tribuna do Norte.
COMO SERÃO AS PRÉVIAS
Das prévias que vão escolher o candidato do PSDB à Presidência da República
1) Como será a votação?
Haverá votação presencial exclusivamente para os Prefeitos e Vice-Prefeitos; Deputados Estaduais e Distritais; Governadores, Vice-Governadores, Ex-Presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, Senadores da República e Deputados Federais – Grupos I, II e III – com exceção dos vereadores.
Eles participarão de evento em Brasília e poderão votar diretamente nas urnas eletrônicas fornecidas e auditadas pela Justiça Eleitoral.
Fora de Brasília, poderão votar normalmente pelo aplicativo Prévias PSDB.
Os filiados e vereadores votarão, exclusivamente, pelo aplicativo Prévias PSDB, ainda que estejam participando do evento em Brasília.
Somente estará autorizado a votar, presencialmente ou online, o filiado de qualquer grupo que realizar o cadastro no aplicativo até o dia 14 de novembro. A ferramenta estará disponível na GooglePlay e na AppStore
2) Quem pode votar?
Todos aqueles que tenham se filiado ao PSDB até 31 de maio de 2021, conforme a resolução 005/2021 da Presidência CEN-PSDB.
3) Como é composto o Colégio Eleitoral?
Serão 4 grupos de votantes, todos com peso unitário de 25% do total de votos válidos. Os grupos terão a seguinte composição:
Grupo I: Filiados
Grupo II: Prefeitos e Vice-Prefeitos
Grupo III: Vereadores, Deputados Estaduais e Distritais – neste grupo, deputados representam 50% do peso total do grupo e vereadores, os outros 50%.
Grupo IV: Governadores, Vice-Governadores, Ex-Presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva
Nacional do PSDB, Senadores da República e Deputados Federais.
4) Como é calculado o peso dos votos?
Nos grupos I, II e IV, os votos de cada candidato são divididos pelo número total de eleitores do Grupo e o resultado é multiplicado por 0,25.
No grupo III, os votos de cada candidato são divididos pelo número total de eleitores de cada Subgrupo. Este resultado é multiplicado por 0,125 e, ao final, é feita a soma do resultado de cada Subgrupo.
5) Como é calculado o placar final para cada candidato?
Pela soma dos resultados obtidos por ele em cada grupo.
O candidato que alcançar maioria absoluta dos votos válidos, considerada esta soma (resultado do Grupo I + resultado do Grupo II + resultado do Grupo III + resultado do Grupo IV), será o vencedor das prévias.
6) Terá segundo turno?
Se nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno. Participarão do segundo turno os dois candidatos mais votados no primeiro.
7) Haverá debates entre os candidatos
Terá 3 debates presenciais, promovidos por grandes veículos de comunicação.
8) As datas mais importantes do calendário das prévia
20 de setembro: apresentação do pedido de inscrição dos pré-candidatos
14 de outubro a 14 de novembro: período para o filiado eleitor realizar o cadastramento no sistema eleitoral eletrônico oferecido pelo PSDB e se habilitar para votar
18 de outubro: início dos debates
21 de novembro: realização das prévias
28 de novembro: realização de segundo turno se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta dos votos válidos.
* Republicado da página do PSDB
Após Natal, o pré-candidato participa de eventos em São Luis e Teresina, buscando apoio dentro do PSDB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário