apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

NATAL - Moderna e funcional, Praça Pedro Velho será entregue no próximo sábado (2)

 

Foto: Semsur


O prefeito Álvaro Dias entrega neste sábado (02), durante solenidade a partir das 17h, as obras de requalificação e reconstrução da Praça Pedro Velho - um dos equipamentos urbanos mais tradicionais da capital potiguar. A obra, executada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), foi concluída no prazo de oito meses e contou com investimentos de R$ 2,5 milhões. A última reforma com mudanças na estrutura do equipamento ocorreu em 2004. 

Situada no bairro de Petrópolis, zona Leste de Natal, a Praça Pedro Velho, ao longo dos anos, também ficou conhecida como Praça Cívica devido à realização do Desfile Militar (ação alusiva às comemorações ao Dia da Independência – celebrado em 7 de setembro). 

“Essa é uma praça histórica e estava precisando passar por uma ampla reestruturação. Assumimos esse compromisso e estamos cumprindo. As cidades precisam ser para as pessoas. Para tanto, estamos dotando Natal de diversos espaços públicos de lazer e convivência. A Praça Pedro Velho é mais um destes locais. Pronta, a praça vai ser um lugar para as famílias se reunirem, os atletas terão seu espaço para atividade física, teremos apresentações culturais e diversas outras atrações. Esse será um dos lugares mais agradáveis da cidade”, afirma o prefeito Álvaro Dias. 

O equipamento ganhou um conjunto de iluminação totalmente em LED, uma alameda, um Palco de eventos (Av. Prudente de Morais), um Centro de Convivência ao lado do Palácio dos Esportes, um mini-anfiteatro, um novo passeio público com acessibilidade, pista para caminhada com sinalização, ciclovia, playground de madeira e uma mobília nova de bancos e lixeiras. Além disso, a Praça Pedro Velho ganhou um Espaço Pet, favorecendo as famílias da região a um passeio com seus cães e gatos de estimação.

“Estamos entregando uma nova praça. Ela foi reconstruída do zero. Tudo é novo. Do paisagismo ao mobiliário. A Praça Pedro Velho é histórica e referência em nossa cidade. Agora, a população vai poder usufruir de um equipamento moderno voltado para pessoas de todas as idades”, destacou o titular da Semsur, Irapoã Nóbrega. 

O conjunto de esculturas centenárias em bronze, composto por uma estátua feminina representando a Pátria e o busto de Pedro Velho, patrono da Praça e primeiro governador republicano do Rio Grande do Norte, foram preservados. Eles foram afixados em um pedestal cuidadosamente construído com as pedras portuguesas que antes pavimentaram o passeio público. Os monumentos ganharam uma iluminação cênica. O paisagismo arbóreo do local, formado por Pau-Brasil, palmeira imperial e outras espécies nativas, também foi preservado e ainda ganhou uma nova cobertura de grama esmeralda e amendoim, além de plantas ornamentais.

Programação

Dentro  da programação de entrega do equipamento, haverá brincadeiras de educação no trânsito e orientação para crianças em bicicletas e patinetes na ciclofaixa; atividades de lazer no espaço do parque infantil; treino funcional em espaço central da praça (parceria com academia); artesanato na área de convivência; apresentações musicais do Choro do Caçuá e Yhran Barreto; além de vacinação de Pets no espaço PET, vacinação para crianças e adultos e práticas integrativas e complementares (PICs). Tudo a partir das 17h. 



quarta-feira, 30 de agosto de 2023

NATAL - Dia de Prevenção ao Feminicídio é aprovado pela Comissão dos Direitos Humanos

 

Foto: Francisco de Assis

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Proteção das Mulheres, dos Idosos, Trabalho e Igualdade, da Câmara Municipal de Natal, aprovou na reunião desta quarta-feira (30) um projeto de lei que Institui o Dia de Prevenção ao Feminicídio.

A matéria, de autoria da vereadora Margarete Régia (PROS), institui o dia 25 de novembro como Dia de Prevenção ao Feminicídio no município, promovendo eventos para o debate público sobre a Política Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher, além da difusão de boas práticas de conscientização, prevenção e combate ao feminicídio e mobilização da comunidade para a participação nas ações de prevenção e enfrentamento.

"Em pleno Agosto Lilás, percebemos que os números só vêm aumentando no nosso país e por isso a importância, além das campanhas já existentes, como a que acontece em novembro, também existir outras para podermos fazer um trabalho de conscientização e de informação para nossa cidade. A nossa torcida agora é para ser posteriormente pautado no plenário e que possa ser aprovado e sancionado pelo prefeito. Isso é imprescindível, pois infelizmente, muitas vezes, aprovamos projetos que se tornam leis importantes, mas não existe a implementação do município", relatou a vereadora Ana Paula (Solidariedade).

Outro projeto aprovado pela Comissão foi o PL 155/2023, que institui a Política Municipal de Promoção ao Protagonismo Feminino, destinada a estabelecer as diretrizes e normas gerais, bem como os critérios básicos para assegurar, promover e proteger o exercício pleno e em condições de igualdade de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais pelas mulheres.

O projeto pretende fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo, bem como a atuação conjunta entre a Sociedade Civil e os Poderes Públicos Federal, Estadual e Municipal.

"Esse é outro projeto importante que procura implementar na cidade a capacitação e qualificação de mulheres. Busca também o desenvolvimento dessa autoestima. Então, nós vemos com muita felicidade a qualidade dos projetos que essa comissão vem apreciando direcionadas a temática da mulher," destacou Ana Paula.

As vereadoras Júlia Arruda (PCdoB) e Brisa Bracchi (PT) também participaram da reunião.



NATAL - Câmara de Natal cria Programa Municipal de Compras da Economia Solidária

 

Foto : Elpídio Júnior

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (30), a Câmara Municipal de Natal aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei n° 250/2021 de autoria da vereadora Brisa Bracchi (PT) sobre a criação do Programa Municipal de Compras da Economia Solidária para aquisição de produtos de limpeza e higiene. Pelo texto, para cada compra realizada pelo Executivo, no mínimo 30% deverá ser adquirido diretamente de pessoas participantes de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), como forma de assegurar o desenvolvimento sustentável, a promoção da segurança e o incremento à geração de trabalho e renda.

"A Economia Solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza que tem como balizadora a valorização do ser humano e a produção diferenciada de itens. O movimento vem se fortalecendo como uma das alternativas em resposta às crises econômicas e de emprego, bem como ao enfrentamento de instabilidades sociais e ambientais", defendeu Brisa Bracchi.

"Seguindo o avanço observado em todo o país, as produtoras e produtores da Economia Solidária em Natal têm promovido o incremento da produção, elaborando produtos de qualidade, com a atenção cada vez mais voltada para a produção e consumo consciente. Assim, são inúmeros os produtos oriundos dessa modalidade de produção, sendo indispensável que tais itens estejam entre aqueles adquiridos pelo Poder Público Municipal para o uso nas mais diversas atividades desenvolvidas pela administração pública", completou.

Na sequência, os parlamentares acataram em segunda discussão o Projeto de n° 652/2022 que institui o dia da "Marcha Municipal do Orgulho Negro" no Calendário Oficial de Eventos do Município, a ser celebrado no dia 17 de novembro, em alusão ao dia nacional em 20 de Novembro da Consciência Negra. Apresentada pelo vereador Raniere Barbosa (Avante), a iniciativa tem o objetivo de denunciar o racismo, conscientizar a população e oferecer momentos de troca de informações, técnicas e cuidados para a população negra de Natal.

"Trata-se de reconhecer a importância da população negra natalense na construção do município e promover a defesa dos direitos da população negra. Aproveito para recordar que, no âmbito federal, a então presidente Dilma Rousseff oficializou o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Disto isto, a proposição cria a Marcha Municipal do Orgulho Negro que deverá ser realizada no dia 17 de novembro todos os anos", pontuou Raniere.

Ao final da sessão, recebeu parecer favorável mais uma matéria em segunda discussão: Projeto de Lei n° 312/2021 que define prioridade de atendimento às pessoas que especifica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com o autor do PL, vereador Anderson Lopes (SD), as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário. 

"Como pode ser admitido uma pessoa com necessidades excepcionais, como as elencadas no rol desta lei, terem que esperar horas na fila, com pessoas comuns na sua frente, para poderem ser recepcionadas? Este é o erro que o projeto busca corrigir, de forma a garantir a paridade entre as pessoas, igualando as condições de acesso aos serviços de saúde na capital potiguar", concluiu Anderson.


NATAL - Câmara Municipal de Natal faz homenagem pelos 35 anos da Banda Grafith

 

Foto: Verônica Macedo

Nesta terça-feira (29), o palco da Banda Grafith foi a Câmara Municipal de Natal. O quarteto mais querido dos potiguares foi homenageado pelos 35 anos de sucesso, em uma sessão solene de proposição do vereador Aroldo Alves (PSDB), que se declarou fã, ou “grafitheiro”, como são chamados os admiradores da banda.

“Nosso mandato, com muita sabedoria, propôs essa homenagem a essa banda que tem muita importância para o Rio Grande do Norte. Uma banda de tradição, que tem público cativo. Hoje a Câmara Municipal, através do nosso mandato, mas com o apoio de todos os vereadores, especialmente do nosso presidente Eriko Jácome, festeja e reconhece os 35 anos da melhor banda que eu já conheci”, comentou o propositor.

O presidente da CMN, vereador Eriko Jácome, destacou o caráter familiar da Banda Grafith e ressaltou como ela consegue agradar o público de todas as idades. A sessão solene foi prestigiada também pelos vereadores Nina Souza, Felipe Alves, Zé Humberto, Eribaldo Medeiros e Raniere Barbosa. A deputada estadual Eudiane Macedo representou a Assembleia Legislativa.

Além dos irmão Christiano Gomes de Lima Júnior (Júnior Grafith), João Batista de Lima (Joãozinho), Antônio Carlos de Lima (Carlinhos) e Luiz Cláudio de Lima (Kaká), foram homenageados Felipe Ferreira de Carvalho Neto, João Batista de Lima Júnior, José Gomes Neto e Flávio Henrique de Lima. Todos integrantes da banda.

Como ex-vereador, Júnior Grafith se disse emocionado em reunir a família e receber a homenagem no plenário Érico Hackradt. Os demais agradeceram a homenagem e o reconhecimento dos vereadores.

“Grafith é uma banda que quebrou paradigmas. Uma banda local que se nacionalizou, consolidada e um fenômeno de massa. Importante dizer que nas duas últimas edições presencias do Carnaval de Natal, a Banda Grafith foi uma das que mais mobiliou público, são seguidores fiéis. É uma banda que honra o Estado, honra a economia criativa e a diversidade cultural. E é por isso que eles estão aqui hoje como protagonistas”, avaliou o secretário municipal de Cultural, Dácio Galvão.

*Sobre a Banda Grafith*

A Grafith é uma banda popular formada em 1988. O repertório sem limite de gêneros musicais ou preconceitos fez com que a banda conquistasse um público fiel, os "grafiteiros". Alguns sucessos históricos da banda são O Bode, Jungle People, O Brasil canta, Camaleão e Fuleragem.

Por sua versatilidade, a banda superou preconceitos e conquistou um público variado em idade e classes sociais, se apresentando em diversos tipos de festas, de micaretas a casamentos.

Os primeiros shows foram no clube Assen, em Natal. A Grafith foi pioneira em fazer show de aniversário em diversas cidades do interior. Em 1990, gravou o primeiro LP, com os primeiros trabalhos autorais e o primeiro sucesso da banda: “Camaleão”. O LP conseguiu emplacar outros sucessos como “Eu sou ilê”, Jacaré e Garotada Lamba, em diversas rádios do Nordeste.



NATAL - Saúde Bucal é tema de palestra na escola do Legislativo

 

Foto: Francisco de Assis

A Câmara Municipal de Natal, por meio da Escola do Legislativo, abriu as portas na manhã desta terça-feira (29) para a realização de uma palestra que promoveu a importância da saúde bucal. O objetivo foi orientar os servidores sobre os hábitos e cuidados com a saúde oral.

Por iniciativa do mandato da vereadora Margarete Régia (PROS), o evento foi ministrado pelos alunos do sexto período do curso de Odontologia da UniFacex sobre a orientação da professora Dra. Lígia Moreno de Moura dentro da grade Atenção Básica da Saúde do Trabalhador. 

Foram abordados temas como a importância da hidratação na prevenção de problemas bucais, bem como ensinamento sobre a melhor forma de escovação e as funcionalidades de cada dente.

"A saúde bucal é muito importante para o trabalhador. Os agravos bucais causam prejuízos que podem levar diretamente a incapacidades ou sintomas como dor, desconforto, limitação funcional e insatisfação com a aparência física. Destaca-se que condições bucais precárias podem acarretar absenteísmo e declínio na produtividade. Temos que ter em mente que a saúde começa pela boca. Se você não tiver uma boa saúde bucal, você não consegue mastigar um bom alimento da forma correta", observou a professora.




MINUTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL - Assista as notícias mais importantes da cidade .

 


- Projeto de Lei cria o programa Plurais que como objetivo combater todo tipo de discriminação nas escolas municipais.

- Projeto de lei que institui o banco de dados mantido pela prefeitura com o cadastro de pedófilos .

- Audiência pública discutiu o fortalecimento do setor ótico com o objetivo de combater irregularidades



NATAL - MANDATO DA VEREADORA MARGARETE RÉGIA OFERECE COM ALUNOS DA UNIFACEX PALESTRA SOBRE SAÚDE BUCAL NA ESCOLA DO LEGISLATIVO DA CÂMARA DE NATAL.

 



A Câmara Municipal de Natal, por meio da Escola do Legislativo, na manhã desta terça-feira (29) realizou uma palestra sobre saúde bucal. Os servidores foram orientados quanto aos hábitos e cuidados com a saúde oral.

Com iniciativa do mandato da vereadora Margarete Régia (PROS), o evento foi ministrado pelos alunos do curso de Odontologia da UniFacex com a orientação da professora Dra. Lígia Moreno de Moura dentro da grade Atenção Básica da Saúde do Trabalhador. 

A importância da hidratação na prevenção de problemas bucais, bem como ensinamento sobre a melhor forma de escovação e as funcionalidades de cada dente foram os temas.

"A saúde bucal é muito importante para o trabalhador. Os agravos bucais causam prejuízos que podem levar diretamente a incapacidades ou sintomas como dor, desconforto, limitação funcional e insatisfação com a aparência física. Destaca-se que condições bucais precárias podem acarretar absenteísmo e declínio na produtividade. Temos que ter em mente que a saúde começa pela boca. Se você não tiver uma boa saúde bucal, você não consegue mastigar um bom alimento da forma correta", observou a professora.


Confira fotos














NATAL - A CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL, ATRAVÉS DO MANDATO DA VEREADORA MARGARETE REGIA APRESENTOU PROJETO DE LEI, QUE VISA DAR MAIS PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DE NATAL. O PROJETO ESTABELECE DIRETRIZES E ATUAÇÃO DA PATRULHA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

 


O plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou durante sessão ordinária nesta terça-feira (29), o Projeto de Lei n° 790/2021 que estabelece as diretrizes de atuação da “Patrulha da Criança e do Adolescente” em Natal. Apresentada pela vereadora MARGARETE RÉGIA (PROS), a matéria segue agora para sanção ou veto do Executivo. 

De acordo com o texto, o objetivo do patrulhamento é garantir a efetividade do Estatuto da Criança e do Adolescente integrando ações e compromissos, além de promover segurança para o público alvo, seja no âmbito doméstico, escola, no ambiente de trabalho, praças públicas e áreas de recreação; o combate à violência contra a juventude contará com o serviço da Guarda Municipal de Natal.  

"Temos que defender as vítimas de violência doméstica que vivem sob ameaça. Crianças e adolescentes que vivem em condições de vulnerabilidade com o apoio da Guarda Municipal e do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente. Esse projeto prevê que este grupo vulnerável da população tenha sua dignidade e integridade protegidas pelo Poder Público", defendeu a vereadora MARGARETE RÉGIA.

O Projeto prevê a instrumentalização da Guarda Municipal de Natal no campo de atuação no Estatuto da Criança e do Adolescente e a capacitação dos guardas municipais e dos demais agentes públicos para atuarem nesse patrulhamento. Também pelo projeto, a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social - SEMTAS, o Conselho Tutelar da Criança e do Adoleecente poderão, mediante articulação com Órgãos públicos do estado e do Poder Judiciário, difinir atos que garantam a execução da " Patrulha da Criança e Adolescente".

NATAL - ELEIÇÕES 2024 - PESQUISA . Pesquisa Potiguar News, para medir o cenário de pré-campanha na capital potiguar, aponta números.

 


Pesquisa Potiguar News, para medir o cenário de pré-campanha na capital potiguar, aponta que se as eleições fossem hoje, o vereador Herberth Sena, é quem liderou a corrida pela Câmara Municipal. No cenário da pesquisa espontânea – quando não são apresentados nomes de possíveis candidatos -, Herberth, aparece com 2,1% das intenções de voto. Ele foi seguido pelo comunicador Luiz Almir, com 1,9%. Logo em seguida aparecem empatados os vereadores Raniere Barbosa e Luciano Nascimento, com 1,6% cada.

Na sequência são citados: Nivaldo Bacurau, 1,5%;Chagas Catarino, 1,2%; e Preto Aquino, com 1,1%.

Nesse cenário, 68,3% disseram não saber em quem vota ou não responderam à pesquisa e 8,8% afirmaram que pretendiam votar em branco ou nulo.

Confira abaixo na foto, os citados.

A pesquisa Potiguar News com metodologia do instituto Ranking Pesquisas reuniram 1.000 participantes de Natal, entre os dias 23 e 26 de agosto de 2023. O levantamento tem margem de erro de 3%, para mais ou para menos, e índice de confiança de 95%.


Fonte: Blog do Pássaro

NATAL - ELEIÇÕES 2024 - PESQUISA . Carlos Eduardo lidera para prefeito de Natal ; confira os números O ex-prefeito, Carlos Eduardo Alves (PSD), lidera as intenções de voto para a Prefeitura de Natal (RN). É o que mostra a pesquisa Potiguar News, para medir o cenário de pré-campanha na capital potiguar. No cenário da pesquisa estimulada – quando são apresentados nomes de possíveis candidatos –, Carlos Eduardo, aparece com 34,2% das intenções de voto. Ele é seguido pela deputada federal Natália Bonavides(PT), que tem 19,6%. 9,1%, afirmaram votar no “Candidato de Álvaro Dias”. Rafael Motta(PSB), aparece logo em seguida com 6%, seguido do deputado federal Paulinho Freira(União Brasil), com 3,9%.

 

Nesse cenário, 20,2% disseram não saber em quem votar ou não responderam à pesquisa e 7,0% afirmaram que pretendiam votar em branco, nulo ou em nenhum dos possíveis candidatos apresentados.

Estimulada/Prefeito de Natal

Carlos Eduardo 34,2%

Natália Bonavides 19,6%

Candidato/Álvaro Dias 9,1%

Rafael Motta 6,0%

Paulinho Freire 3,9%

Não Sabe/não respondeu – 20,2%

Branco/nulo – 7,0%

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os eleitores podem citar qualquer nome, o ex-prefeito Carlos Eduardo, lidera as intenções de voto com 8,6%. O atual prefeito Álvaro Dias, aparece com  4,2%.

A deputada federal Natália Bonavides, foi citada por 3,4%. O senador Styvenson Valentim, foi citado por 1,3%, seguido pelo policial militar reformado, Wendell Lagartixa, com 1,1%. Ainda foram citados: Luiz Almir e Paulinho Freire, com 0,8%; General Girão, 0,55; Ubaldo Fernandes, com 0,4%; Rogério Marinho, com 0,3%; Professor Robério e Eudiane Macedo, com 0,2% cada. Na sequência foram citados, Jaime Calado, Kelps Lima, Irapoã, BG, Érico Jácome e Fernando Mineiro, com 0,15 cada.

Já 64,1% declararam que não saber em quem votar ou não responderam à pesquisa. Outros 13,5% afirmaram que pretendem votar nulo ou em branco.


Confira os números:

Espontânea/Prefeitura de Natal

Carlos Eduardo  – 8,6%

Álvaro Dias – 4,2%

Natália Bonavides  – 3,4%

Styvenson  – 1,3%

Wendell Lagartixa  – 1,1%

Luiz Almir – 0,8%

Paulinho Freire  – 0,8%

General Girão – 0,5%

Ubaldo Fernandes  – 0,4%

Rogério Marinho  – 0,3%

Prof. Robério – 0,2%

Eudiane Macedo – 0,2%

Jaime Calado – 0,1%

Kelps Lima – 0,1%

Irapoã – 0,1%

BG – 0,1%

Érico Jácome  – 0,1%

Mineiro 0,1%

Não sabe – 64,1%

Branco/nulo – 13,5%

Rejeição

De acordo com a pesquisa, a deputada Natália Bonavides é a mais rejeitada pelo eleitorado de Natal. Segundo o levantamento, 26,7% disseram que jamais votariam na parlamentar. Na sequência, aparece o deputado federa Paulinho Freire, e o ex-prefeito Caros Eduardo, com 18,2% e 16,05, respectivamente.

O menos rejeitado é o ex-deputado Rafael Motta, com 9,0%.

30,1% não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.


Rejeição/Estimulada

Natália Bonavides  – 26,7%

Paulinho Freire – 18,2 %

Carlos Eduardo  – 16,0%

Rafael Motta  – 9,0%

Não sabe – 30,1%


A pesquisa Potiguar News com metodologia do instituto Ranking Pesquisas ouviu 1.000 eleitores de Natal, entre os dias 23 e 26 de agosto  de 2023. O levantamento tem margem de erro de 3%, para mais ou para menos, e índice de confiança de 95%.


Fonte: Potiguar News

terça-feira, 29 de agosto de 2023

NATAL - Prefeitura entrega 79 títulos de regularização Fundiária aos moradores da Redinha

 

Foto: Joana Lima

A comunidade do loteamento Santo Antônio, na Redinha, participou de um momento especial na noite desta segunda-feira (28), com a entrega de 79 títulos de propriedade de imóveis para os moradores da região. Essa é mais uma etapa do programa de regularização fundiária executado pela Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Habitação e Projetos Estruturantes (Seharpe). 

A solenidade foi realizada na Praça Jardim das Flores e contou com a presença da população e do prefeito Álvaro Dias, que fez a entrega de todos os títulos aos moradores contemplados.

O programa de regularização fundiária na gestão do prefeito Álvaro Dias entregou mais de 7.500 títulos de propriedade contemplando famílias de todas as regiões da cidade. Somente este ano, já foram entregues 450 títulos, e até dezembro próximo mais de 270 títulos serão entregues, levando mais dignidade aos natalenses. 

O chefe do executivo, Álvaro Dias falou sobre a importância da regularização fundiária, e lembrou de obras que estão sendo executadas no bairro, como o Complexo Turístico. "Agora vocês são de fato donos de suas residências. Entregar essa documentação oficial, garantindo a posse dos seus imóveis é muito gratificante. Hoje é um dia feliz para todos. A nossa gestão tem o compromisso com o povo e com a cidade de Natal. Estamos investindo no bairro, e uma das obras mais emblemáticas que estamos realizando é aqui, o Complexo Turístico da Redinha, que vai potencializar o turismo e valorizar cada vez mais a região. Parabéns a todos por esse momento tão importante", disse.

Moradora do Loteamento Santo Antônio há mais de 30 anos, Maria de Fátima Simplício (74) lembrou que sua casa foi a primeira construída na comunidade. “Quando cheguei aqui só tinha mato. Aos poucos, os vizinhos foram aparecendo. Estou muito feliz com a regularização dos documentos da minha casa e me sinto mais segura agora. Só tenho que agradecer ao prefeito Álvaro pela oportunidade”, disse.

A secretária Shirley Cavalcanti (Seharpe) avalia que a entrega dos títulos representa segurança a quem ainda não está com a situação do imóvel regularizada. “O imóvel fica valorizado, torna-se o patrimônio da família e passa a fazer parte da lista de cadastros da própria Prefeitura. Isso vai gerar uma contrapartida de serviços, porque o imóvel passa a existir juridicamente com a legalização da escritura, e também ajuda no planejamento da cidade. A gestão do prefeito Álvaro Dias tem o compromisso de trazer mais qualidade de vida e cidadania ao natalense”, destaca.


NATAL - CMN reúne órgãos de defesa do consumidor e comércio para debater golpes virtuais

 

Foto: Ingryd Silva



A Câmara Municipal do Natal reuniu órgãos de defesa do consumidor e entidades de representação do comércio em uma audiência pública sobre ações e medidas de combate a golpes e fraudes virtuais no sistema financeiro, nesta segunda-feira (28). 

A proposição foi do vereador Kleber Fernandes, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da CMN. “É um número crescente de pessoas atingidas por golpes virtuais. Isso reflete diretamente em perdas e prejuízos financeiros que o consumidor tem. Além dos golpes, existem as fraudes, que são aquelas nas quais o sistema financeiro se torna falho, sob o aspecto da segurança. Nessa audiência, queremos ouvir as instituições financeiras e os órgãos de proteção ao consumidor e representantes do comércio, que também estão lidando com isso, para tirar encaminhamentos de como podemos nos unir e agir para enfrentar essa situação e minimizar casos nos quais o consumidor tem prejuízos consideráveis”, explicou o parlamentar.

Entre as entidades convidadas a participar, compareceram para a audiência os Procons Municipal e Estadual, o Ministério Público, Sindicato dos Bancários, a Federação do Comércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, a Associação dos Comerciantes e Empresários da zona Norte, o Banco do Nordeste e a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim.

“O Procon recebe muitos casos de golpes eletrônicos, e a gente encaminha para a nossa equipe técnica e também para a justiça”, revelou o diretor do Procon Municipal, Carlos Fialho, acrescentando que o órgão tem um projeto em elaboração para implantar no próximo ano, para educação e orientação contra esses golpes. Fialho confirma que o perfil mais comum das vítimas são pessoas de meia-idade, para as quais toda a tecnologia do dia a dia ainda é uma novidade. Ele reconhece que solucionar esses casos é muitas vezes difícil, mas garante que o Procon Municipal está pronto para dar orientações e de portas abertas na Rua Ulisses Caldas 181, Cidade Alta, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Se o número de casos já grande, para o diretor de Relações Institucionais da Fecomércio/RN, Fernando Virgílio de Macedo Silva, a tendência é aumentar, com o avanço dos recursos de inteligência artificial. “’É por isso que a Federação do Comercio fica muito feliz com a preocupação do vereador e com a iniciativa dessa audiência pública para debater o tema”, elogiou. “Viemos participar desse debate pois é nossa preocupação viabilizar bons negócios. E se já está difícil com a economia a passos lentos, imagina ainda com pessoas querendo ludibriar o consumidor”, comentou.

Para o Sindicato dos Bancários do RN, as instituições financeiras devem assumir a responsabilidade que tem no combate aos golpes e fraudes bancárias. “No código defesa do consumidor e no Superior Tribunal de Justiça já tem súmula que determina responsabilidade dos bancos de prover sistemas de segurança e de educar a população em relação aos crimes digitais, precaver a população sobre isso, principalmente aquelas pessoas que são mais carentes e menos instruídas”, apontou Alexandre Candido, diretor do Sindicato dos Bancários, lembrando que hoje praticamente todos os trabalhadores recebem salário por meio de bancos, bem como  benefícios sociais.

“Essa é uma responsabilidade primordial dos bancos, principalmente aqueles que não têm uma presença física para atender os clientes. As fintechs e bancos digitais cresceram muito, e temos em média de 2.870 fraudes ou tentativas de fraudes diárias nos bancos”, acrescentou o bancário, que acredita no avanço do crescimento do serviço digital e cobra que os bancos invistam em campanhas publicitárias de educação, assim como fazem em campanhas de venda de produtos financeiros.

Já o gerente de governo e relações institucionais do Banco do Nordeste no Rio Grande do Norte, Sartre Praxedes, os bancos também são vítimas desses golpes e fraudes, que segundo ele, no ano passado, causaram prejuízo estimado em 60 bilhões de reais. “Temos investido principalmente em tecnologia e informação, educando a população para prevenir golpes que já estão no mercado, como as práticas de phishing, aquele e-mail ou link falso, que leva para um site que não é verdadeiro, as falsificações de boletos, a engenharia social, quando alguém se passa por um bancário e consegue dados”, cita.

O coordenador das promotorias criminais de Natal, promotor Morton Luiz Faria de Medeiros, concordou que a educação e a orientação é o melhor caminho. E ao fim da audiência, o vereador Kleber Fernandes se comprometeu em buscar mais recursos para o Procon Municipal investir em ações educativas e sugeriu a construção de um portal interinstitucional, reunindo informações e orientações para os consumidores não caírem em golpes, como também para as vítimas buscarem minimizar ou reparar possíveis prejuízos.



NATAL - Reforma do Camelódromo do Alecrim é tema de reunião na Câmara de Natal

 

Foto: Francisco de Assis


A reforma do Camelódromo do Alecrim foi tema de reunião na Câmara Municipal de Natal, na manhã desta segunda-feira (28). O encontro aconteceu durante audiência da Comissão da Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo e contou com participação de representantes do espaço comercial, CDL Natal, Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba) e outras entidades representativas. 

Provocada pela CDL Natal, a reunião teve como objetivo debater a situação do destino dos comerciantes do Alecrim. Um projeto de reestruturação do camelódromo, elaborado pela Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), foi apresentado em primeira mão. O material prevê o aumento do número de bancas, trazendo a padronização para melhoria das condições dos permissionários com o espaço para banheiros, refeitório e também uma readequação do projeto de combate a incêndio.

"Esse encontro teve como objetivo discutir um novo Alecrim e um novo Camelódromo. É importante destacar que não foi uma audiência, foi uma reunião dado a importância do assunto que se arrasta há mais de 20 anos. Existe uma apreensão muito grande dos comerciantes com a sobrecarga no ambiente. Tem o problema da segurança, além da questão de oferecer mais conforto para os consumidores", falou o propositor, vereador Dickson Júnior (PDT). 

Para o diretor da CDL Natal, Denerval Junior, o projeto apresentado pretende devolver a dignidade e o respeito a todos permissionários. "O Alecrim é o maior bairro Comercial do estado. É também o maior gerador de emprego e renda e precisa de um carinho e de uma atenção maior da prefeitura. Por isso estamos trazendo e propondo uma reforma com a intenção de devolver a dignidade e o respeito de todos os permissionários. A nossa expectativa é grande. Precisamos do apoio dos vereadores para que se possa, com o grupo forte, mostrar que a prefeitura tem condições de agir e de efetuar essa obra no Alecrim", falou. 

Matheus Feitosa, presidente da AEBA, destaca que a doação do projeto para os permissionários e para a prefeitura é fazer com que o bairro passe a funcionar de forma cada vez mais organizada. "A nossa ideia é estender o camelódromo para frente do Banco do Brasil e o quinto cartório, e assim, possibilitar que a reforma aconteça de forma parcial sem causar prejuízo aos comerciantes. Não tem como reformar o camelódromo de uma vez só. Então, esse espaço que ficaria mais adiante e há poucos metros de onde já existe o camelódromo hoje, permitindo que os clientes continuem circulando", destacou. 

Já a secretária executiva de Parceria Público-Privada da Prefeitura de Natal, Danielle Mafra, destaca que o projeto apresentado, apesar de propor uma solução importante e necessária para o camelódromo, não pode ser olhada de forma isolada. "É necessário um planejamento urbano que contemple todas as questões como a acessibilidade, estacionamento, saneamento e as oportunidades de crescimento e desenvolvimento daquela área para que não se possa, por exemplo, ter um cenário parecido com o que está acontecendo agora no centro da cidade e na Ribeira. A prefeitura anda de uma forma integrada, unindo várias secretarias, e isso é um tema que tem que ser transversal por várias secretarias. Tem que ser pensado, não só no Alecrim, mas nessa conexão do Alecrim com a nossa cidade e o Centro Histórico. Não se pode olhar só e pontualmente apenas para o Camelódromo", observou. 



MINUTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL - Assista as notícias mais importantes da cidade .

 


- Projeto de Lei cria o programa Plurais que como objetivo combater todo tipo de discriminação nas escolas municipais.

- Projeto de lei que institui o banco de dados mantido pela prefeitura com o cadastro de pedófilos .

- Audiência pública discutiu o fortalecimento do setor ótico com o objetivo de combater irregularidades



REDUÇÃO DO FPM - Deputados aderem ao movimento de prefeitos do RN contra redução do FPM . Parlamentares reconhecem importância da luta iniciada pelos chefes de executivos municipais e colocaram mandatos à disposição

 


A campanha “Mobiliza já: Sem FPM, não dá!” recebeu a adesão dos deputados federais 

Benes Leocádio e Paulinho Freire (ambos do União Brasil) e do deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio Gran-de do Norte, onde os prefeitos de mais de cem municípios potiguares farão ato na manhã desta quarta-feira (30), para apresentarem suas demandas aos parlamentares das bancadas estadual e federal. A mobilização foi definida pelo Conselho Deliberativo da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

Os prefeitos reivindicam a alteração do artigo 159 da Constituição Federal para favorecer uma maior participação na divisão de tributos e a elevação em 1,5% das receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de 22,5% para 24%; a aprovação do PL 334/2023, que reduz a alíquota para 8% das contribuições sociais a serem pagas a Previdência Social pelos municípios com menos de 142.633 habitantes e a PEC 45/2019 da Reforma Tributária Nacional.

Para Paulinho Freire, a insegurança com relação aos repasses do FPM é inadmissível, uma vez que os municípios são responsáveis por garantir a maioria dos serviços essenciais à população, como educação infantil e saúde. “Manifesto meu total apoio aos municípios do RN e de todo o Brasil. A vida acontece nos municípios e vamos somar forças e lutarmos juntos”, disse.

Conhecido por sua atuação municipalista, Benes Leocádio destacou que a redução dos repasses do FPM compromete as administrações, fazendo com que os gestores não consigam oferecer os serviços básicos e essenciais à população. Ele colocou seu mandato à disposição dos prefeitos potiguares. “Somamos nosso apoio aos municípios em manifestação, podem contar com nosso mandato nessa luta”.

Ezequiel Ferreira defendeu a união dos gestores públicos e parlamentares para reforçar a luta dos prefeitos potiguares. “União para fortalecer nossos municípios. A voz do povo ecoa em defesa dos serviços essenciais que os municípios oferecem. Estamos firmes contra a redução dos repasses do FPM, pois reconhecemos que a vida acontece nos municípios. Vamos juntos na batalha”.

Segundo o presidente da Femurn e prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos, a mobilização dos prefeitos desta quarta deve ser abraçada por todos os norte-rio-grandenses independente de ideologia política. “Essa luta não diz respeito apenas aos prefeitos. É uma luta de todos, pois as pessoas vivem nas cidades. E, para garantir um atendimento adequado em todas as áreas”.Ele citou dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que revelaram que 65% dos municípios norte-rio-grandenses tiveram déficit entre receitas e despesas no primeiro semestre deste ano. E falou que os repasses para as prefeituras em julho deste ano, provenientes principalmente do FPM, que constituem a principal fonte de recursos para mais de 90% das prefeituras, diminuíram 34% em relação ao mesmo período de 2022. “O repasse inicial de agosto teve uma queda adicional de mais de 23% em comparação com o ano anterior. Em descompasso com a alta dos preços de insumos da saúde básica e média complexidade, pisos salariais, merenda escolar, combustíveis e entre outros insumos indispensáveis ao dia a dia do funcionamento dos municípios”, destacou.


Fonte: Jornal  o Diário do RN

LULA NO RN - Lula vem ao RN na próxima sexta-feira (1)

 



Depois da governadora Fátima Bezerra (PT) anunciar no início do mês que o presidente Lula (PT) viria ao Rio Grande do Norte, a chegada do petista já tem data marcada: será nesta sexta-feira, 1º de setembro.

Será a primeira vez que Lula virá ao RN desde que reassumiu o Planalto. Até então, a última visita havia sido em 16 de junho de 2022, quando esteve na primeira edição da Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), no Centro de Convenções. Na ocasião, participou também de grande ato político no largo da Arena das Dunas durante a pré-campanha eleitoral.

Já era sabido que o presidente viria ao Estado neste período, mas sem uma confirmação de data. Inicialmente, se falou no final de agosto; agora, Fátima deu a confirmação, via redes sociais, de que será no primeiro dia de setembro.

A governadora não adiantou o motivo da visita desta vez mas, no início do mês, avisou que a viagem teria como objetivo o lançamento oficial do programa “Água Para Todos”. Caso confirmada, a iniciativa reunirá investimentos para o setor hídrico, incluindo armazenamento, como barragens e reservatórios; distribuição de água, recuperação de rios e mananciais, além de investimentos em saneamento e esgotamento sanitário.

Procurada, a Secretaria de Comunicação Social do Governo do RN afirmou que a agenda do presidente ainda está sendo discutida e que será definida pelo Planalto. 

A vinda do mandatário acontece na esteira de novos investimentos que contemplam o Rio Grande do Norte, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que deve retomar quase 600 obras no Estado.

Além disso, o lançamento do Água Para Todos segue uma das promessas de campanha de Fátima. A governadora reafirmou mais de uma vez que suas prioridades seriam a segurança hídrica e a infraestrutura, como o novo hospital de traumas e a duplicação da BR-304.


Fonte: Agência Saiba Mais

MÉDICO CONDENADO POR ASSÉDIO ELEITORAL - O cirurgião plástico Robério Brandão foi condenado pela Justiça do Trabalho a pagar R$ 20 mil de indenização a uma ex-funcionária por ter a coagido a votar em Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

 

Foto: Reprodução 

A denunciante prestou serviços para o médico como técnica de enfermagem, circulante de sala e instrumentadora entre 5 agosto de 2021 e 28 de outubro de 2022 no Hospital Rio Grande, sendo dispensada no último dia útil antes da votação do segundo turno.

Na sentença, emitida pela juíza Nágila Nogueira Gomes na última sexta-feira (25), a funcionária afirmou que durante as eleições preferiu não expor sua opção política.

“Porém, o reclamado Robério Brandão, defensor ferrenho do candidato derrotado insistia em saber qual era o voto da reclamante, chegando a coagi-la a enveredar para o lado do ex-presidente”, diz trecho da denúncia.

A pressão foi tal e se intensificou, até que na véspera da votação o médico disse que era o último dia de trabalho da mulher, pois não admitia conviver com alguém que pensava diferente dele e tinha preferência por um “governo diabólico”. 

Outras funcionárias foram chamadas à Justiça para prestar depoimentos. Segundo a juíza, foi possível perceber o quanto as testemunhas estavam apreensivas e incomodadas com as suas declarações, e que havia uma clara tentativa nos depoimentos de excluir o médico do assédio eleitoral que ocorria no ambiente de trabalho. Ainda assim, foram constatadas contradições entre os depoimentos e as mensagens de Whatsapp colecionadas aos autos.

Numa dessas conversas, uma outra funcionária com vínculo CLT com o médico revelou que no ambiente de trabalho o assunto de política prevalecia e que Brandão não perdoava posições contrárias.

“O assédio era tamanho que a testemunha implora à reclamante para que ela não diga seu voto ao reclamado [Robério Brandão], destacando que na verdade ela não o conhece a fundo”, traz a sentença.

“Ademais, no áudio anexado pela reclamante o reclamado ressalta “pra mim é só ser anti-Lula… não precisa ser pró-Bolsonaro não”, afirma outro trecho.

Brandão, por sua vez, asseverou que jamais se importou com opiniões políticas, religiosas ou de outras naturezas de seus colaboradores, sejam eles empregados ou prestadores de serviços e sempre se absteve de falar sobre questões políticas no ambiente de trabalho, inexistindo o alegado assédio eleitoral. 

A juíza Nágila Gomes discordou e constatou que houve um dano moral em que foi presumido sofrimento, dor e humilhação à vítima, atingida na sua esfera de direitos da personalidade. 

“O sofrimento da reclamante com o ilícito praticado resta demonstrado pelos próprios depoimentos das testemunhas, que afirmaram o quanto a reclamante se sentia incomodada, o que também pôde ser percebido por este Juízo quando da colheita do seu depoimento”, ressaltou a magistrada.

Dessa forma, o cirurgião plástico Robério Brandão foi condenado a pagar R$ 20 mil.

“Além do caráter reparatório do dano moral, deve-se atentar também para o caráter punitivo-pedagógico da indenização, visando repelir que outras condutas excessivas e abusivas como essa voltem a ser praticadas”, afirma o documento da Justiça do Trabalho.


Fonte: Agência Saiba Mais

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

PIX - Pix de Michelle Bolsonaro é visto pelo PL como “teste eleitoral”

 


Diante da possibilidade de a Polícia Federal (PF) pedir o bloqueio dos mais de R$ 17 milhões que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu de apoiadores via Pix, integrantes da base bolsonarista decidiram compartilhar a conta bancária da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Desde a semana passada, o pedido por transferências em dinheiro direto para Michelle se espalhou pelas redes sociais.

Segundo integrantes do Partido Liberal (PL) – legenda à qual o casal Bolsonaro é filiado – a campanha, além do caráter financeiro, tem o objetivo de medir a popularidade da ex-primeira-dama com os eleitores de direita.

Os deputados federais Mário Frias (PL-SP) e Amália Barros (PL-MT) chegaram a compartilhar uma imagem de Michelle com um apelo: “Já que vão bloquear Bolsonaro, vamos de Michelle. Obrigado!”.

Motivo dos pedidos

A justificativa oficial apresentada por aliados de Michelle Bolsonaro é que o ex-presidente pode ter o bloqueio do dinheiro arrecadado desde o início do ano. Outro ponto é a quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-presidente, solicitada pela PF e autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos últimos dias.

Nas redes sociais, apoiadores do ex-presidente publicaram comprovantes de depósito com o valor de R$ 22,22, em alusão ao número utilizado por Bolsonaro nas eleições presidenciais do ano passado.

Em julho, um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) mostrou que o ex-presidente recebeu R$ 17,1 milhões em suas contas por meio de transferências bancárias realizadas por Pix entre os dias 1º de janeiro e 4 de julho deste ano. O documento atestou que foram feitas 769 mil transações do tipo.

Ironia

Michelle Bolsonaro ironiza caso das joias e fala em criar marca Michelle Bolsonaro ironiza caso das joias e fala em criar marca "Mijoias" | LIVE CNN

Durante um evento do PL Mulher, em Pernambuco, Michelle Bolsonaro afirmou que lançará a marca “Mijoias”. A declaração, feita no sábado (26), também foi vista por integrantes do partido como uma forma de testar a reação dos eleitores e popularizar o caso da investigação sobre o suposto esquema de venda de joias recebidas por Bolsonaro quando ele era presidente.

“Tem um povo atrapalhado, se fosse em Brasília eu chamaria de tapado, que fica perguntando: ‘Michelle, cadê as joias?’. As joias estão na Caixa Econômica Federal. Mas vocês pediram tanto, vocês falaram tanto de joias, que em breve nós teremos lançamento. Mijoias para vocês”, disse Michelle sem dar detalhes sobre a ideia.


Fonte: CNN Brasil

FÓRMULA 1 - Verstappen vence Grande Prêmio da Holanda e iguala recorde de Vettel na Fórmula 1

 

Correr em casa é sempre um presente. Neste domingo (27), Max Verstappen, da Red Bull, venceu o GP da Holanda de Fórmula 1, disputado no circuito de Zandvoort, com certa tranquilidade.

O holandês conquistou a sua 11ª vitória neste ano na 13ª etapa da F1 desta temporada.

Fernando Alonso (Aston Martin) teve a volta mais rápida, com um tempo de 1min13s867.

Com a vitória, Verstappen chegou ao 9º triunfo consecutiva na modalidade e igualou o recorde de Sebastian Vettel, se isolando ainda mais na liderança do torneio.

Em uma prova que teve uma chuva torrencial, dois safety cars, uma bandeira amarela e uma vermelha, Verstappen conseguiu dominar. Fernando Alonso terminou em 2º, enquanto Pierre Gasly, da Alpine, ficou com o 3º lugar e completou o pódio da corrida.

Sergio Pérez (Red Bull) tomou uma punição de 5 segundos e acabou em 4º.

A corrida teve uma cara nova. Liam Lawson correu pela AlphaTauri, substituindo o lesionado Daniel Ricciardo. O australiano fraturou o punho esquerdo após um acidente envolvendo Oscar Piastri no treino livre 2.

Charles Leclerc (Ferrari) e Logan Sargeant (Williams) abandonaram a competição.

A vitória do holandês também foi ótima para a escuderia austríaca, que segue com as boas marcas nesta temporada. Com o resultado, a Red Bull chegou a 14 vitórias consecutivas e continuou somando pontos.

Como foi a corrida

Verstappen largou bem, mesmo sob forte chuva. No entanto, perdeu a primeira posição após apostar nos pneus slick por mais de uma volta e rapidamente trocou para os pneus intermediários.

Rapidamente, após 11 voltas, o holandês pulou para a segunda colocação, atrás apenas de Pérez. Dois laps depois, o piloto da Red Bull já retomou a liderança e passou a dominar a corrida com tranquilidade.

Após 25 minutos de corrida, a bandeira amarela foi acionada e o safety car foi ao resgate. Logan Sargeant, da Williams, após largar em uma de suas melhores posições, colidiu com a barreira e teve que abandonar a prova.

Com 35 voltas percorridas, Max Verstappen já tinha mais de cinco segundos de vantagem sobre Pérez, que ficou tranquilo na segunda colocação. Após 40 voltas, a Ferrari ficou com apenas um corredor. A escuderia chamou Charles Leclerc, que já estava com dificuldades na prova, e o monegasco abandonou.

Com menos de 15 voltas para o fim do GP da Holanda, a chuva forte voltou para dificultar a vida dos pilotos. Foi o suficiente para acionar uma bandeira vermelha na 65ª volta. Guanyu Zhou (Alfa Romeo) bateu feio no muro e a corrida precisou ser paralisada.


Após mais de 30 minutos de paralisação, a prova finalmente foi retomada e deu emoção às voltas finais da corrida. Mesmo assim, Verstappen seguiu na liderança. Na 68ª volta, Russell (Mercedes) foi tocado por Norris (McLaren) e também abandonou.


Fonte: Espn

MINUTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL - Assista as notícias mais importantes da cidade .

 


- Projeto de Lei cria o programa Plurais que como objetivo combater todo tipo de discriminação nas escolas municipais.

- Projeto de lei que institui o banco de dados mantido pela prefeitura com o cadastro de pedófilos .

- Audiência pública discutiu o fortalecimento do setor ótico com o objetivo de combater irregularidades



sábado, 26 de agosto de 2023

FUTEBOL - CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE C . América perde para o Floresta e está rebaixado para a Série D

 


América está rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe natalense perdeu para o Floresta-CE, no Estádio Presidente Vargas, pelo placar de 1 a 0. Para evitar o rebaixamento, o time rubro precisava vencer. O clube terminou na décima oitava colocação. 

O América entrou para um objetivo: vencer. Diante do fato, o técnico Dado Cavalcanti começou o jogo com Rael jogando na meia-esquerda, fazendo a dobradinha com João Lucas.

A mudança, no início, surtiu efeito. Nos primeiros dez minutos, a equipe potiguar foi superior e criou três chances de gols. 

A primeira veio com Araújo, chutando de longe. A segunda, e a mais clara, veio com Elvinho, que desperdiçou quando ficou de frente para a área. A terceira, o goleiro do Floresta salvou em cima da linha.

 Depois disso, o Floresta que precisava de um empate saiu para o jogo e manteve o controle da posse de bola. A jogada com maior perigo veio de Roldan, que viu o João Lucas tirar a bola em cima da linha.

No final do primeiro tempo, o alvirrubro até que tentou igualar as ações, mas o cansaço causado pelo forte calor impediu.

 O lance polêmico ficou em um possível pênalti não assinalado pelo árbitro em cima de Rael.

O segundo tempo ficou marcado pelo nervosismo e a ansiedade dos jogadores americanos. A parte emocional pesou, e eles não conseguiram produzir nada.

Pela equipe cearense, o jogo estava tranquilo e os atletas chegavam com mais perigo. Principalmente, em chutes de fora da grande área, as duas com Thiago.

Dado Cavalcanti precisava colocar sangue novo no jogo. Então, tirou Elvinho e Wallace Pernambucano para as entradas de Matheuzinho e Álvaro, respectivamente. No entanto, não teve feito.

O tempo passava e agonia tomava conta da emoção americana. A pressa atrapalhava a criação. Com isso, os espaços para o adversário atacar apareciam. Renan Bragança precisou salvar em dois lances de velocidade.

Já aos 49 minutos do segundo tempo, veio o gol que sacramentou o rebaixamento. Matheus Rocha entrou em velocidade na grande área e bateu para o gol. Renan Bragança nada fez, e o América foi rebaixado para a Série D.


Fonte: Tribuna do Norte

STF - USUÁRIO OU TRAFICANTE DE MACONHA STF forma maioria para fixar parâmetros objetivos que diferenciem usuário de maconha e traficante Não há ainda, no entanto, decisão sobre alguma proposta específica para a situação; julgamento da descriminalização do uso pessoal foi interrompido com placar de 5 a 1

 


Os ministros que votaram a favor do entendimento foram:

Gilmar Mendes (relator);

Luís Roberto Barroso;

Edson Fachin;

Alexandre de Moraes;

Cristiano Zanin; e

Rosa Weber.

Uma das propostas é a do ministro Alexandre de Moraes, que fixa o porte de 25 a 60 gramas ou de seis plantas fêmeas, mas considera também outros critérios.

Luís Roberto Barroso havia votado anteriormente para fixar em 25 gramas a diferenciação. Nesta quinta, ele propôs aumentar para 100 gramas. Há ainda a proposta apresentada por Edson Fachin, de que cabe ao Congresso Nacional fazer essa definição.

Descriminalização da maconha

O julgamento no STF que decide a questão da descriminalização da maconha para uso pessoal no Brasil, retomado na tarde desta quinta-feira (24), foi interrompido após um pedido de vista (mais tempo para avaliar) do ministro André Mendonça.

O placar ficou em 5 a 1 pela descriminalização. Se houver mais um voto a favor e já haverá maioria também pela descriminalização.

Antes de Mendonça pedir vista, o ministro Cristiano Zanin votou contra a descriminalização do porte de maconha para consumo próprio.

O magistrado propôs que seja fixado um critério objetivo para diferenciar usuário de traficante. Para ele, o critério deve ser de 25 gramas de maconha ou de seis plantas fêmeas.

Próxima da aposentadoria, a ministra Rosa Weber decidiu antecipar seu voto, a favor da descriminalização.

O caso gira em torno da constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas, de 2006. A norma estabelece que é crime adquirir, guardar ou transportar drogas para consumo pessoal. O entendimento firmado pelo STF neste julgamento deverá balizar casos similares em todo o país.


Fonte: CNN Brasil

CELULAR DE MAURO CID - PF identifica em celular de Cid indícios de que militares financiaram tentativa de golpe de Estado. Informações constam no relatório da PF que serviu de base para Moraes proibir o ex-ajudante de ordens de se comunicar com Jair Bolsonaro e Michelle

 


A Polícia Federal (PF) identificou em aparelhos celulares do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), indícios de que militares da ativa financiaram atos antidemocráticos e uma tentativa de um golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022.

As informações estão no relatório da PF que serviu de base para que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibisse Cid de se comunicar com Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Segundo os investigadores, na “análise parcial dos dados armazenados no aparelho telefônico” de Cid e de seu mulher, Gabriela Santiago Cid, foram identificadas “várias mensagens postadas em grupos e chats privados do aplicativo WhatsApp, em que os interlocutores, incluindo militares da ativa, incentivam a continuidade das manifestações antidemocráticas e a execução de um golpe de Estado após o pleito eleitoral de 2022, inclusive com financiamento aos atos ilícitos”.

De acordo com a PF, os elementos de prova colhidos até agora “ratificam a hipótese criminal relacionando a participação dos investigados na tentativa de execução de um golpe de Estado”, seja induzindo e instigando parcela da população ou por meio “de atos preparatórios e executórios propriamente ditos”.

A PF diz que Cid “reuniu documentos com o objetivo de obter o suporte jurídico e legal para a execução de um golpe de Estado”.

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, seguem os investigadores, “compilou estudos que tratam da atuação das Forças Armadas para Garantia dos Poderes Constitucionais e GLO”.

“Apesar de não terem obtido êxito na tentativa de golpe de Estado, a atuação dos investigados, possivelmente, foi um dos elementos que contribuíram para os atos criminosos ocorridos no dia 08 de janeiro de 2023”, diz o relatório da investigação.

Em sua decisão, Moraes afirma que a análise do celular de Cid também revelou indícios de que houve desvio de bens de alto valor patrimonial entregues por autoridades estrangeiras ao ex-presidente Jair Bolsonaro “ou agentes públicos a seu serviço” e “posterior ocultação da origem, localização e propriedade dos valores provenientes”.

O ministro diz ainda que, com o avanço das investigações, foram identificados “diferentes eixos de atuação” do que ele classifica como organização criminosa.

“Dentre eles, o uso da estrutura do Estado para obtenção de vantagens, por meio de desvio de bens de alto valor patrimonial recebidos de autoridades estrangeiras”.


Fonte: CNN Brasil

HACKER - Em proposta enviada a Zambelli, hacker promete trabalhar com ferramenta “essencial à democracia”. Em documento de dez páginas, Walter Delgatti afirma que sua missão é estabelecer conexão da deputada com a sociedade e tomadores de decisão

 

Em proposta oficial de trabalho que teria sido enviada à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), o hacker Walter Delgatti Neto afirma que seu trabalho consiste em desenvolver “ferramenta de dados essenciais para a democracia”.

O documento, ao qual a CNN teve acesso, chama a atenção pelo fato de o próprio Delgatti ter dito, durante depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investia os atos criminosos do dia 8 de janeiro, ter sido contratado pela parlamentar para invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e grampear o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Ainda segundo a proposta de trabalho de dez páginas, Delgatti usaria de ciência de dados, sociologia, análise jurídica e ciência política para atuar nas redes sociais da deputada federal. A missão final do hacker com o trabalho para Zambelli seria “estabelecer uma conexão entre a sociedade e os tomadores de decisão”.

O hacker promete ainda o monitoramento de Twitter (atual X), Facebook, Instagram e demais redes, com análise em tempo real “de qualquer assunto”. Segundo o documento, o trabalho seria realizado por 60 dias e o pagamento da deputada para Delgatti seria no valor de R$ 10 mil.

A proposta vem sendo usada por pessoas ligadas à Carla Zambelli em uma tentativa de afirmar que o contato entre a parlamentar e o hacker teria sido somente com fins profissionais e lícitos. No entanto, a Polícia Federal (PF) afirmou que Delgatti recebeu pelo menos R$ 13,5 mil de assessores da deputada federal, valor maior do que o informado na proposta.

Em um último depoimento prestado à PF, Delgatti aumentou o valor ainda mais e disse ter recebido de Zambelli e pessoas próximas a ela cerca de R$ 40 mil para invadir o sistema do CNJ. Do montante, R$ 13 mil foram em movimentações bancárias e o restante teria sido pago em dinheiro vivo.

A CNN entrou em contato com a defesa de Walter Delgatti que, até a publicação desta reportagem, não se manifestou sobre a proposta de trabalho que teria sido enviada a Zambelli.

A assessoria da deputada disse que confirma que “a proposta em questão foi recebida pela sua coordenação de campanha, e na sequência encaminhada à empresa responsável por suas mídias sociais”. Para ela, isso “corrobora seus argumentos de que os únicos serviços prestados foram referentes a manutenção e gestão de páginas eletrônicas, o que se concretizou mediante subcontratação”, acrescentando que o acerto foi “posteriormente suspenso em razão da ausência de conclusão dos serviços pelo contratado”.


Fonte: CNN Brasil

BOLSONARO - PESQUISA . Bolsonaro mantém popularidade em meio a cerco jurídico, mostra pesquisa AtlasIntel . Bolsonaro ainda mantém sua base eleitoral apesar das investigações sobre ele e seu entorno

 



Pesquisa AtlasIntel feita com exclusividade para a CNN mostra que, a despeito das investigações, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua sendo uma força política relevante no país.

O instituto perguntou em quem o entrevistado votaria se a eleição presidencial fosse acontecer no próximo domingo — e que tivesse Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) como candidatos.

48,1% votariam em Lula

40%, em Bolsonaro

Simone Tebet (MDB) teria 2,1% dos votos

Ciro Gomes (PDT), ficaria com 1,7%

A pesquisa também perguntou em quem os eleitores votariam num cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro.

Lula ganharia com 51,2%

Bolsonaro teria 41,5%.

Há 10 meses, no segundo turno da eleição de 2022, Lula obteve 50,9% dos votos ante 49,1% para Bolsonaro, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Influência de Lula e Bolsonaro

A pesquisa também apontou que, para 46,2% dos entrevistados, o apoio de Lula e de Bolsonaro é relevante para definir em quem votaria.

Para os eleitores de Bolsonaro, chega a ser maior: 50,2% disseram ser muito importante. Dos que votaram no petista em 2022, 44,3% disseram ser muito importante o apoio de Lula.

A AtlasIntel também pesquisou a imagem de lideranças políticas.

Em nível nacional, Bolsonaro tem uma imagem positiva para 43%, atrás de Lula (52%), Tarcísio de Freitas (46%) e Simone Tebet (44%).

Ele tem a mesma avaliação de Fernando Haddad (43%), e conquistou um resultado superior aos de Marina Silva (39%) e Flávio Dino (37%).

O questionário foi feito com 1.232 respondentes e tem margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% e o período de coleta foi nos dias 23 e 24 de agosto.


Fonte: CNN Brasil

RÚSSIA E GRUPO WAGNER - Putin ordena que combatentes do Grupo Wagner assinem juramento de lealdade

 


Ação acontece após o acidente aéreo que matou Yevgeny Prigozhin, então chefe do grupo mercenário

O presidente Vladimir Putin ordenou que os combatentes do Grupo Wagner assinassem um juramento de lealdade ao Estado russo após um acidente aéreo que matou Yevgeny Prigozhin, então chefe do grupo mercenário.

Putin assinou o decreto que traz a mudança com efeito imediato na última sexta-feira (25), depois que o Kremlin disse que as sugestões ocidentais de que Prigozhin havia sido morto por ordem dele eram uma “mentira absoluta”.

O Kremlin recusou-se a confirmar definitivamente a sua morte, alegando a necessidade de esperar pelos resultados dos testes.

A autoridade de aviação russa disse que Prigozhin estava a bordo de um jato particular que caiu na quarta-feira (23), ao noroeste de Moscou, sem sobreviventes, exatamente dois meses depois dele liderar um motim fracassado contra chefes do Exército.

Putin enviou suas condolências às famílias dos mortos no acidente.

Ele citou “informações preliminares” como indicando que o chefe e seus principais líderes do Grupo Wagner foram todos mortos e, embora elogiasse Prigozhin, disse que ele também cometeu alguns “erros graves”.

A introdução por Putin de um juramento obrigatório para funcionários da Wagner e de outros mercenários militares foi uma medida clara para colocar esses grupos sob um controle estatal mais forte.

O decreto, publicado no site do Kremlin, obriga qualquer pessoa que realize trabalho em nome dos militares ou apoie o que Moscou chama de “operação militar especial” na Ucrânia a prestar um juramento formal de lealdade à Rússia.

Descrito no decreto como um passo para forjar os fundamentos espirituais e morais da defesa russa, o texto do juramento inclui uma linha na qual aqueles que o prestam prometem seguir rigorosamente as ordens dos comandantes.


Fonte: CNN Brasil

compartilhe nas redes sociais.