apoiador 2

apoiador 2

Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Câmara de Natal aprova LDO 2023 e encerra trabalhos do primeiro semestre

 


Foto: Verônica Macedo

Destaque para as emendas da vereadora Camila Araújo (União Brasil) que direciona recursos para os Conselhos Tutelares e o Plano de Contingência em caso de catástrofe na capital potiguar. "Trabalhamos para melhorar as condições dos conselheiros tutelares, que passam por um momento caótico em matéria de estrutura, faltando até itens básicos para a realização das atividades em defesa das crianças e adolescentes. Além disso, capacitamos a Prefeitura para enfrentar catástrofes e intempéries com a possibilidade de reger sua reserva de contingência sem a necessidade de aprovação do Legislativo".

Pela oposição, a vereadora Divaneide Basílio (PT) encaminhou receitas para a promoção de políticas públicas para as mulheres, desenvolvimento da agricultura urbana, apoio às pessoas com deficiência, direitos humanos, saúde mental e bem estar animal. "Um conjunto diverso de emendas que vai proporcionar uma melhor organização para a nossa cidade. As emendas se complementam, por exemplo, a gente sabe que a maioria das pessoas que mantêm quintais produtivos são mulheres. Então, focamos em segmentos que precisam bastante do amparo do Poder Público", pontuou.

Na sequência, o líder da bancada independente, vereador Hermes Câmara (PTB), apresentou emendas para incentivar o empreendedorismo no município. "Queremos que a crença no empreendedorismo seja cultivada nas crianças desde a base, para que tenhamos um futuro promissor para a cidade, com geração de emprego, renda, oportunidades e crescimento para todos", defendeu o parlamentar ao fazer uso da palavra.

Já o vereador Robério Paulino (PSOL) incluiu mobilidade urbana e meio ambiente entre as prioridades na peça orçamentária apresentada pela Prefeitura. "Essas duas áreas juntam-se à cultura, saúde, cultura e obras urbanas como elementos prioritários para a gestão pública de Natal. Porque a questão do transporte é fundamental para que as pessoas tenham acesso à cidade e a sustentabilidade é vital para a sobrevivência humana em um planeta que pede socorro diante da destruição da natureza".

Ao final da votação, o vereador Raniere Barbosa (Avante), que presidiu a sessão, avaliou de forma positiva os trabalhos. "Foi um debate produtivo calcado no comprometimento desta Casa Legislativa que teve um primeiro semestre de 2022 repleto de pautas importantes. Assim, a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2023 com serenidade e transparência mostra o alto nível de maturidade do parlamento que representa o povo natalense", concluiu. 



Natal aplicou mais de 1.200 vacinas em pontos itinerantes montados pela Prefeitura no São João

 

Foto: Joana Lima.

A Prefeitura do Natal imunizou 1.244 pessoas nos pontos itinerantes montados durante o período junino em Mirassol, na Feirinha da Árvore; e em Lagoa Nova, no São João de Natal. Essa estratégia visa ampliar ainda mais a cobertura vacinal na cidade, uma vez que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) leva equipes de vacinadores, além dos pontos extras, em eventos que acontecem na capital. Todos os locais atendem com oferta de imunizantes contra a Covid-19, Influenza e Sarampo.

De 17 a 21 de junho, a Feirinha da Árvore de Mirassol - edição São João, aplicou 619 doses de vacinas na população. Deste total, 13 foram de Sarampo (Tríplice Viral), 291 de Influenza e 315 contra a Covid-19. Já no São João de Natal, na Arena das Dunas, de 22 a 26 de junho, o total foi de 625 aplicações. Deste quantitativo, 330 imunizantes foram aplicados contra a Influenza e 295 contra a Covid-19.

O município aplica atualmente as vacinas contra a Covid-19 para qualquer pessoa a partir dos cinco anos. A segunda dose é aplicada no tempo recomendado de acordo com o fabricante. Para o primeiro reforço (D3) é necessário aguardar quatro meses da aplicação da segunda dose. A segunda dose de reforço (D4) é disponibilizada para qualquer pessoa a partir dos 40 anos, profissionais da saúde ou imunossuprimidos a partir dos 12 anos, sempre com o mesmo intervalo de quatro meses da aplicação anterior.

A vacina contra o sarampo é disponibilizada para crianças dos seis meses a menores de cinco anos; já a Influenza está disponível para qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade. Para mais informações basta verificar a plataforma Vacina Natal: vacina.natal.rn.gov.br.


Foto: Joana Lima.

Câmara Municipal de Natal aprova reforma da previdência com nova idade mínima para aposentadoria.

De acordo com o texto aprovado, a nova idade mínima foi fixada em 57 anos para mulheres e 62 anos para homens. Refinanciamento da dívida previdenciária em 240 meses também foi aprovado.

Os vereadores de Natal aprovaram, nesta quarta-feira (29), a reforma da previdência dos servidores do serviço público municipal. O texto recebeu 12 emendas parlamentares, entre elas a que reduz em um ano a idade mínima para aposentadoria em relação à proposta encaminhada pelo Executivo no último dia 14.

De acordo com o texto aprovado, a nova idade mínima foi fixada em 57 anos (mulheres) e 62 anos (homens), dois anos a mais do que é praticado atualmente. Além disso, os servidores precisam ter um tempo mínimo de 15 anos de exercício no serviço público e período mínimo de contribuição previdenciária de 30 anos (mulher) e 35 anos (homens).

Das 12 emendas acrescidas, três foram aprovadas em plenário e nove adicionadas após reunião da Comissões de Justiça, Finanças e Saúde da Câmara.

O líder da bancada governista, Aldo Clemente (PSDB), falou sobre a importância do projeto ter sido aprovado. "A gente precisava votar essa matéria para não perder investimentos necessários para o desenvolvimento da nossa cidade".

Júlia Arruda (PCdoB), da bancada da oposição, voltou a destacar o tempo curto que o Legislativo teve para discutir a matéria. "Trata-se de um projeto que vai impactar mais de 20 mil servidores e não poderia ser votado em regime de urgência", pontuou.

O projeto foi encaminhado à Câmara pelo Executivo no último dia 14 de junho e tinha até esta quinta-feira (30) para ser discutido, de acordo com prazo estipulado pelo Governo Federal.

Refinanciamento

Ao longo da votação, foram votados textos que abordam o parcelamento e o reparcelamento dos débitos previdenciários dos órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo.

Após discussão, o Executivo foi autorizado a renegociar as dívidas do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Natal (Natalprev) no prazo de 240 meses (20 anos).

De acordo com a vereadora Nina Souza (PDT), que presidiu a sessão, as dívidas previdenciárias superam os R$ 300 milhões.


Fonte: G1.

Governadora Fátima Bezerra visita as obras do Pró-Transporte na zona Norte



A governadora Fátima Bezerra realizou visita técnica à obra do programa Pró-Transporte, na zona Norte de Natal, na tarde dessa quarta-feira (29). Acompanhada pela diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN), Natécia Nunes, ela acompanhou a execução dos serviços de perto, principalmente a construção da alça “D”, do Viaduto das Fronteiras, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação.

Também participaram da visita o chefe da Divisão de Conservação e Melhoramento do DER-RN, Wellington Lobato; o secretário-adjunto da Secretaria de Infraestrutura do RN, Gaspar Pereira; o engenheiro Eduardo Oliveira, da Construtora CLC, responsável pela obra; a secretária de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Daliana Bandeira; o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva e representando a Assembleia Legislativa do RN, o deputado Francisco Medeiros.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN) está executando a Meta 2 da segunda etapa do Pró-Transporte – que compreende o trecho do entroncamento da RN-304 (entrada para Jenipabu) até a rotatória da avenida Tocantínea [2 A]; e o trecho do entroncamento da avenida Moema Tinoco ao viaduto da avenida das Fronteiras [2 B], onde as equipes estão trabalhando atualmente.

O Pró-Transporte é considerado um dos projetos mais importantes para a mobilidade urbana da Região Metropolitana de Natal. Quando estiver concluído, o complexo viário beneficiará mais de 400 mil pessoas entre Natal e municípios da Região Metropolitana.

“Essa é uma obra muito importante não só para a zona Norte, para Natal, mas para São Gonçalo do Amarante, para a Região Metropolitana, pelo quanto vai promover do ponto de vista da mobilidade urbana. Nosso governo tem trabalhado de maneira incansável nessa obra, que encontramos muitos entraves, mas graças a Deus nós conseguimos destravar, e hoje estamos aqui com a ordem de serviço dada e a empresa executando mais essa etapa do Pró-Transporte”, disse a governadora Fátima Bezerra.

O investimento total da segunda etapa do Pró-Transporte é de R$ 24.815.537,13 (vinte e quatro milhões, oitocentos e quinze mil, quinhentos e trinta e sete reais e treze centavos), com financiamento a partir de contrato de repasse da Caixa Econômica Federal, com recursos oriundos do FGTS.

“Foi feita toda uma readequação de projetos. Mas depois de todos esses entraves, nós vamos concluir essa obra, que está prevista para o final do ano. Estamos concluindo a última alça, de um total de quatro alças e depois vamos continuar até a rotatória de Jenipabu, totalizando cinco quilômetros”, explicou Natécia Nunes, diretora-geral do DER-RN.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, enfatizou os benefícios que a obra do Pró-Transporte vai trazer para toda a região quando for concluída, “unindo o Gancho de Igapó, Amarante, Jardim Lola, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim. Todos nós vamos ganhar com essa obra de mobilidade urbana”, comentou ele, ao agradecer o empenho da governadora Fátima Bezerra para concluir o complexo viário.

“É uma importante obra para a integração dessa parte da Região Metropolitana. Vai facilitar a mobilidade da população que precisa utilizar essas vias de acesso, não só da zona Norte de Natal, mas também das cidades que compõem essa parte da Região Metropolitana”, disse o deputado estadual Francisco do PT.

A secretária Daliana Bandeira também ressaltou as melhorias que o Pró-Transporte trará para a cidade e para a Grande Natal. “Nós sabemos que é um desejo de muitos anos do município e, finalmente, graças a Deus, vamos concluir essa etapa do Pró-Transporte.”

O Pró-Transporte é originário do Ministério das Cidades e tem por objetivo financiar o poder público e a iniciativa privada de infraestrutura de transporte coletivo urbano, com a realização de obras viárias, que contribuem para melhoria do fluxo de veículos e pedestres nas vidas públicas dos municípios.

NOVA CENTRAL DO CIDADÂO DA ZONA NORTE É INAUGURADA

 

A Central do Cidadão da Zona Norte, que antes funcionava em um prédio alugado no Shopping Estação, agora funciona em uma sede própria. A governadora Fátima Bezerra entregou nesta quarta-feira, 29, o investimento em obras e equipamentos que chegou ao valor de R$ 3 milhões, viabilizado pelo Projeto Governo Cidadão e Secretaria de Estado da Administração (SEAD), com o empréstimo junto ao Banco Mundial.

Com a transferência para um imóvel próprio, o Governo do Estado vai deixar de gastar com aluguel o valor de R$ 180 mil por ano, além de oferecer atendimento em um prédio construído e equipado com a finalidade específica para a prestação de serviços à população, oferendo mais conforto e funcionalidade.

“O que estamos fazendo é uma grande reestruturação das centrais em todo o Rio Grande do Norte, porque sabemos que aqui o Governo presta um serviço essencial para o exercício da cidadania” disse a governadora, na ocasião.

Por meio do Governo Cidadão, o Governo do RN já investiu mais de R$ 43 milhões em obras e equipamentos em 14 Centrais do Cidadão pelo estado. Esta unidade da Zona Norte é considerada de grande porte, com 1.117m² de área construída.

Na Central do Cidadão da Zona Norte serão realizados cerca de 15 mil atendimentos por mês, principalmente da população de sete bairros dos arredores (Lagoa Azul, Pajuçara, Potengi, Redinha, Nossa Senhora da Apresentação, Igapó e Salinas). A Central funcionará de segunda a sexta, das 07h às 19h prestando serviços como emissão de carteiras de identidade/Registro Geral (RG) pelo ITEP, CAERN, DETRAN, orientação de CTPS digital, CPF, SINE, Justiça Eleitoral, RN Empreendedor, PROCON, Casa da Cidadania e da Justiça.

Economia de recursos públicos

Até dezembro de 2022, a previsão é de que haja uma economia de R$ 1,9 milhão em recursos públicos que eram gastos com aluguéis de centrais que funcionavam em prédios alugados, mas que ganharam sede própria. Estes novos imóveis também estão sendo dotados de placas de energia solar, o que também proporcionará economia de aproximadamente R$ 1,5 milhão por ano com energia.

Também estiveram presentes na inauguração os secretários Virgínia Ferreira (Administração), Cel. Francisco Araújo (Segurança), o secretário adjunto da SESED, Osmir Monte, a diretora de Planejamento da Delegacia Geral da Polícia Civil do RN (Degepol), Paoulla Maués, Luis Renato, coordenador da Codaci/Sead, os deputados estaduais Eudiane Macedo, Francisco Medeiros e Ubaldo Fernandes.

MINUTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

 


Assista as principais notícias da Câmara Municipal de Natal






quarta-feira, 29 de junho de 2022

MINUTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

 


Assista as principais notícias da Câmara Municipal de Natal



Prefeitura vai recuperar asfalto em corredores de ônibus de Natal

 

Foto: Joana Lima

A Prefeitura do Natal, por meio da STTU, fará o recapeamento asfáltico de seis vias por onde passa o transporte público municipal. O investimento total é de R$ 5,8 milhões, oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional com contrapartida da Prefeitura. 

A licitação será executada em dois lotes, o primeiro lote será licitado no próximo dia 04 de julho, no qual serão contempladas as ruas Caparaó / Barbacena (entre a Av. Ayrton Senna e a Av. das Alagoas); Delmiro Gouveia / Arapiraca (entre a Av. Ayrton Senna e Av. das Alagoas), na Zona Sul da cidade. No primeiro lote, o investimento será de aproximadamente R$ 2 milhões. 

Para o segundo lote, serão contempladas as ruas Presidente Leão Veloso (Alecrim) e rua Monte Calvo (Cidade Nova) , o investimento do segundo lote será de aproximadamente R$ 3,6 milhões. A secretaria ressalta ainda que também serão executados os serviços de calçadas com acessibilidade e sinalização, promovendo melhor conforto para os motoristas e pedestres. 

De acordo com a titular da STTU Daliana Bandeira “este é mais um investimento que a gestão do prefeito Álvaro Dias vem promovendo na mobilidade urbana da cidade”, visando melhorias nesta área.

terça-feira, 28 de junho de 2022

Natal fará recapeamento de vias que são itinerário de ônibus



A Prefeitura do Natal publicou, nesta segunda-feira (27), decreto abrindo crédito suplementar de R$ 5,8 milhões para a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), com objetivo de implementar e adequar a pavimentação de vias que fazem parte de itinerários de ônibus na capital. A maior parte dos recursos é oriunda de contrato junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional e Caixa. 

A STTU explicou que a licitação está marcada para o dia 4 de julho e, no primeiro momento, serão beneficiadas as ruas Caparaó / Barbacena (entre a Av. Ayrton Senna e a Av. das Alagoas); Delmiro Gouveia / Arapiraca (entre a Av. Ayrton Senna e Av. das Alagoas). No primeiro lote, o investimento será de aproximadamente R$ 2 milhões.

Já para o segundo lote, as obras ocorrerão na rua Presidente Leão Veloso e rua Monte Calvo, com investimento de R$ 3,6 milhões. 

Além do recapeamento das vias, as obras também prevêem a revitalização de calçadas, sinalização e acessibilidade.


Fonte: Tribuna do Norte

MINUTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

 


Assista as principais notícias da Câmara Municipal de Natal



Reunião conjunta de Comissões aprecia emendas às ZPAs

 

Foto: Elpídio Júnior

Em reunião conjunta e extraordinária, nesta segunda-feira (27), as Comissões de Justiça, Finanças e Planejamento apreciaram as emendas encartadas aos Projetos de Lei Complementar 003/2022, 004/2022 e 005/2022, enviados pelo Poder Executivo, para regulamentar as Zonas de Proteção Ambiental 8, 9 e 10 no Plano Diretor.

Na Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização e na Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Habitação, ambas presididas pelo vereador Raniere Barbosa (Avante), o presidente avocou a relatoria e encaminhou parecer favorável aos PLCs com as emendas encartadas, para a discussão dos objetos e dos méritos em plenário. “Consignamos a aprovação das emendas nas Comissões para a ampla discussão delas em plenário, onde seus autores poderão fazer suas defesas”, explicou Raniere Barbosa. “Essa reunião conjunta das comissões foi muito importante para cumprirmos o calendário e darmos aos vereadores tempo para estudar os projetos e as emendas que deverão ir à votação em plenário até 11 de agosto”, acrescentou.

Já na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, que foi presidida pelo vereador Kleber Fernandes (PSDB), os projetos foram aprovados já com os pareceres favoráveis também às emendas encartadas. “Essas emendas são a contribuição à preservação ambiental, paisagística e urbanística que cada vereador pôde dar. E essa reunião conjunta foi positiva, para ampliar e dar transparência a esse debate”, avaliou Kleber Fernandes.

Foram apreciados na reunião conjunta e extraordinária o PLC  Nº 003/2022, que disciplina o uso e a ocupação do solo da ZPA8 (abrangendo parte da Redinha, Salinas e Potengi, na zona Norte, e parte das Quintas, Nordeste, Bom Pastor e Felipe Camarão, na zona Oeste, bem como define o controle de gabarito na Zona Especial Norte – ZEN); o PLC  Nº 004/2022, que regulamenta o uso e a ocupação do solo da ZPA 9 (parte dos bairros de Lagoa Azul, Pajuçara e Redinha, na zona Norte), e o PLC  Nº 005/2022, que dispõe sobre o uso do solo, estabelece prescrições urbanísticas e delimita subzonas para a ZPA-10 (bairro de Mãe Luíza, na zona Leste).


Câmara entrega Medalha Maria Lamas Farache em homenagem ao ABC Futebol Clube

 

Foto: Elpídio Júnior 

A Câmara Municipal de Natal entregou, nesta segunda-feira (27), a Medalha Maria Lamas Farache, em alusão ao aniversário de 107 do ABC Futebol Clube, fundado em 29 de junho de 1915.

A medalha foi criada por proposição do vereador Anderson Lopes (SD) para ser concedida a pessoas físicas ou jurídicas que prestaram serviços de relevante interesse ou desempenharam atividades de importância para o clube abecedista e sua torcida, pelo valor imaterial que a agremiação representa para Natal.

“A homenagem se faz justa, porque o ABC é o clube mais popular da cidade e favorece Natal para além das alegrias e conquistas esportivas ao longo de toda sua história, com visibilidade internacional, através do recorde mundial de ser o maior campeão do mundo, sendo o detentor do maior número de campeonatos estaduais, atualmente 56 títulos conquistados”, diz o vereador declaradamente alvinegro.

“O ABC faz parte da história de Natal e da minha história. O Frasqueirão é uma das sete maravilhas do RN. E essa é uma forma de valorizar não só o ABC, mas também o futebol da nossa cidade. Então, por ser abecedista apaixonado, estamos aqui para prestar essa homenagem ao clube e às pessoas que o fazem grande como ele é”, justificou o propositor.

Entre os 25 agraciados com a Medalha Lamas Farache estavam as torcidas Camisa 12, Movimento 90, ABCervejas e Garra Alvinegra, torcedores e torcedoras, o ex-jogador Ivan Ricardo Alves de Oliveira, conhecido como Ivan “O Terrível” e o atual ídolo da Frasqueira, Wallyson Ricardo. Também foram homenageados dirigentes e ex-dirigentes do clube, como o presidente Bira Marques e o conselheiro Cláudio Porpino.

"O reconhecimento desta Casa é muito gratificante", comentou o presidente do clube, Bira Marques, acrescentando que a criação da Medalha Maria Lamas Farache pela Câmara Municipal é um reconhecimento de que o ABC faz parte da vida do natalense.



Comissão de Turismo da Câmara realiza última reunião do semestre

 

Foto: Verônica Macedo

Na última reunião do primeiro período legislativo de 2022, o primeiro semestre do ano, a Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Natal deu parecer favorável, nesta segunda-feira (27), a quatro projetos de lei. Destaque para um texto de autoria do vereador Luciano Nascimento (PTB) sobre a criação do Selo Ecologicamente Correto, a ser concedido aos bares, restaurantes e congêneres, na capital potiguar, que derem a destinação adequada aos óleos vegetais descartáveis. 

De acordo com o vereador Chagas Catarino (PSDB), que presidiu a reunião, os óleos vegetais descartáveis deverão ser armazenados em garrafas tipo PET, sendo estas depositadas em pontos de coleta instalados pelo Poder Público Municipal. "O Selo terá validade de um ano, podendo ser renovado indefinidamente, mediante nova avaliação e vistoria realizadas pelo órgão competente", disse ele ao aprovar a matéria. 

Mais dois projetos do vereador Luciano Nascimento foram acatados: PL 827/2021, que estabelece o descarte correto dos fragmentos e cacos de vidro nos lixos domésticos e comerciais dos imóveis situados na cidade, e o PL 103/2022, que regula o tratamento de primeiros socorros nos estabelecimentos que promovam shows e eventos.

O colegiado ainda aprovou uma proposta encaminhada pelo vereador Robério Paulino (PSOL) sobre a proibição do uso de dados pessoais, dados sensíveis e metadados de usuários de plataformas virtuais de ensino a distância, ensino remoto e/ou híbrido para fins de exploração comercial no município. 

Ao final do encontro, o presidente da Comissão de Turismo, Hermes Câmara (PTB), fez um balanço dos trabalhos realizados no primeiro semestre. "A avaliação que faço é positiva, porque conseguimos propor, apreciar e votar projetos importantes para Natal, além de promover debates acerca de assuntos de interesse público. Aproveito para parabenizar todos os parlamentares que integram esse grupo temático pelo compromisso e empenho ao longo de mais um ciclo".


São João de Natal volta com sucesso de público e consolida apoio a artistas locais

 


Evento promovido pela Prefeitura volta à Arena das Dunas movimentando economia da cidade e também as quadrilhas juninas. 

Para marcar as celebrações do São João, a maior festa popular do Nordeste, depois de dois anos sem ser realizada em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Natal trouxe de volta uma programação diversificada que privilegiou os artistas locais. O evento chegou ao fim neste domingo (26) em grande estilo e com muita tranquilidade, sem nenhum registro de transtornos e levando à área externa da Arena das Dunas uma multidão que acompanhou os shows da cantora Deusa do Forró, da dupla Hugo e Heitor e da banda Circuito Musical. Além disso, as quadrilhas juninas campeãs do festival fizeram suas últimas apresentações.

“O São João de Natal promovido pela Prefeitura foi um grande sucesso. Sentíamos que a população estava com saudades e precisava voltar a festejar essa manifestação tão genuína do povo nordestino. Decidimos apostar na valorização do artista local, aliás, isso é algo que fazemos desde o início da nossa gestão, mas nesta edição do São João privilegiamos completamente a classe artística da cidade, que sofreu tanto ao longo desse período pandêmico. Foi uma decisão acertada. O natalense celebrou de forma efusiva, participou da abertura que fizemos na Cidade Alta, depois também compareceu aos eventos ocorridos na Árvore de Mirassol e foi em peso para o polo da Arena das Dunas. Disponibilizamos uma estrutura de alto nível, segura e observamos a aprovação do público com a numerosa presença de natalenses e turistas. Estamos muito felizes com o resultado”, destacou o prefeito Álvaro Dias, ao acompanhar de perto o último dia da festa.

Outro aspecto importante derivado do retorno da realização do São João foi o aquecimento da economia local, gerando oportunidade de emprego, renda e oportunidades em diversos segmentos. A prova disso foi o sucesso do Festival Gastronômico Junino "Comidas de rua e típicas", que também fez parte da programação na Arena das Dunas. Foram mais de 20 opções à disposição do público, entre restaurantes, bares, lanchonetes e estabelecimentos dos mais diversos tipos. 

Os representantes dos restaurantes registraram sua satisfação com o evento, segundo o coordenador do festival, Wald Faraj. “Nosso festival teve um ótimo retorno, com o público lotando o evento e nossos parceiros vendendo muito bem. Na sexta, sábado e domingo, dias de maior movimento, tivemos estabelecimentos que trabalharam com porções extras ou até mesmo encerraram suas operações antes dos términos dos shows, porque não tinham mais produtos, em virtude da alta demanda e do volume comercializado. Isso é muito importante nesse momento de retomada da economia. Nosso segmento também sofreu muito nesse período difícil e agora estamos começando a respirar. Iniciativas como a Prefeitura ao realizar o São João de Natal contribuem bastante para que a gente retome o caminho do crescimento”, relata Faraj.

O prefeito Álvaro Dias reitera a política da gestão municipal em manter os investimentos em cultura. “Os números comprovam que a cada R$ 1,00 investido pelo poder público em arte e cultura, outros R$ 13,00 retornam aos cofres públicos. A porta de saída dessa crise passa muito pelo apoio e incentivo aos grandes eventos e pela valorização da produção artística local. Por isto, vamos continuar apoiando, valorizando e fomentando o setor. A cultura é uma área estratégica para nós e uma prioridade da nossa gestão”, antecipa.

Incentivo financeiro

Outra característica importante da edição 2022 do São João de Natal foi o aporte financeiro voltado ao segmento junino, num investimento total da Prefeitura de R$ 517 mil para atender arraiás de rua e quadrilhas juninas, por meio de dois editais públicos. Foram apoiados grupos tradicionais de Natal e da Grande Natal. Os arraiás de rua nos bairros também tiveram seu espaço e foram contemplados. Os selecionados receberam R$ 5 mil de apoio financeiro para poder realizar os festejos em cada comunidade. 

“Natal possui essa tradição muito forte de arraiás de rua. Cada bairro realiza o seu evento, integrando a população e também gerando oportunidade dos pequenos negócios das comunidades. Essa característica estava um pouco adormecida na nossa cidade, mas, mostrando muita sensibilidade e atendendo ao apelo da população, a gestão do prefeito Álvaro Dias voltou a apoiar fortemente esse segmento. Ao longo de todo o mês de junho e chegando até julho, teremos um calendário repleto de arráias”, informa o secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão.

Retranca

Festival de Quadrilhas Juninas distribui maior premiação de sua história

O Festival de Quadrilhas foi um show à parte na programação do São João de Natal. Lotado durante todos os dias de apresentação, o pavilhão de apresentações pulsou de alegria, emoção e disposição a cada quadrilha junina que entrava no local. Cada quadrilha, com seu estilo e suas especificidades levantou o público presente em um show de muito talento, brilho e magia. 

As grandes campeãs do 31º Festival de Quadrilhas Juninas de Natal foram definidas. Eram dois grupos em disputa: o Grupo RN e o Grupo Grande Natal. No Grupo RN, na categoria estilizada, a quadrilha Brejo de Ouro (Brejinho/RN) ficou com o título. Entre as tradicionais, a campeã foi a Junina Sertão. Já no Grupo da Grande Natal, na categoria estilizada, a Balão Dourado foi a grande vencedora. A edição deste ano distribuiu a maior premiação da história.

“Gostaria de parabenizar todos os componentes das quadrilhas juninas que se apresentaram ao longo do nosso festival. Reforço o compromisso de seguir apoiando o segmento junino. Este ano já garantimos o maior apoio ofertado ao festival de quadrilhas juninas na história da cidade. Precisamos valorizar e fomentar essa genuína manifestação cultural do Nordeste”, reafirma o prefeito Álvaro Dias.


Foto: Joana Lima

segunda-feira, 27 de junho de 2022

MINUTO DA CÂMARA DE NATAL

 



Assista as principais notícias da Câmara Municipal de Natal




Retrô faz 1a 0 contra o América na Arena Pernambuco e garante a primeira vaga do grupo 3


O América não conseguiu trazer pontos da Arena Pernambuco, a equipe até que conseguiu travar um duelo equilibrado contra os donos da casa, mas encontrou dificuldade de furar a forte defesa dos pernambucanos. Num dos únicos vacilos da zaga potiguar, Franklin Mascote aproveitou para fazer o gol da vitória e que garantiu a classificação antecipada do Retrô para a segunda fase.

O resultado apesar de ruim , não foi suficiente para tirar o Alvirrubro do G-4, beneficiado pela vitória no Globo sobre o Afogados, que é o próximo adversário dos potiguares numa partida que irá definir qual das equipes ficará no pelotão de elite do grupo.

Diante do líder do grupo 3 que vem de duas rodadas sem vitória na competição, o América iniciou a partida tendo de segurar a pressão imposta pelos donos da casa, que tinham a posse de bola e rondavam com frequência a área americana.

Mas o sistema defensivo potiguar se comportou bem, impedindo a criação de lances mais agudos por parte dos adversários. Porém, tinha dificuldade em armar as jogadas ofensivas.

O tempo avançava, mas o time pernambucano não diminuía a sua busca para abrir a vantagem no placar. O maior susto levado pelo América foi na cobrança de uma falta, na qual Bigode conseguiu cabecear a bola com algum perigo para o gol defendido por Bruno, a zaga cortou e na segunda tentativa o atacante mandou pela linha de fundo. 

Mas aos 31 minutos, a zaga americana deixou de resistir a pressão. Franklin Mascote mostrou oportunismo na área. Após cruzamento de Mayk, pela esquerda, Mascote apareceu livre na área para bater e fazer 1 a 0 Retrô.

O panorama de jogo não modificou após o primeiro gol, a defesa da equipe potiguar continuou cochilando e dando brechas  para Mascote arriscar seus chutes, que sempre deixavam o goleiro alvirrubro em estado de alerta.

Na reta final do primeiro tempo, o clube apresentou uma sensível melhora e passou a trabalhar melhor a posse de bola, aliviando o ambiente de pressão do início do jogo.

O técnico João Brigatti para o segundo tempo foi obrigado a trocar o goleiro, Samuel Pires entrou na vaga de Bruno, contundidos.

A equipe potiguar voltou mais ligada para campo e, ao invés de se deixar pressionar, adiantou suas linhas atrás de melhorar sua presença ofensiva, passando a frequentar mais a área do adversário e levar perigo. Téssio tentou de fora da área e obrigou o goleiro Jean a realizar uma boa defesa.

A partida depois entrou num hiato de boas jogadas, os treinadores começaram a realizar modificações, e o América continuava buscando arranjar brechas para entrar na zaga pernambucana, uma das menos vazadas da Série D.

A tomada do confronto continuou assim até o final, quando o Retrô passou a valorizar mais a posse de bola para ser o primeiro time do grupo a garantir a classificação para a segunda fase.


 Fonte: Tribuna.do Norte.

domingo, 26 de junho de 2022

Série C: ABC joga mal e empata em 0 a 0 com o Confiança em casa

 


O ABC não fez um bom jogo na tarde/noite deste sábado (25), no Frasqueirão e saiu de campo vaiado. Jogando mal empatou em 0 a 0 com o Confiança/SE, pela Série C do Campeonato Brasileiro. O resultado deixa o time potiguar na segunda colocação provisoriamente.

O Alvinegro veio para a campo com duas surpresas. O ídolo da Frasqueira, Wallyson ficou no banco de reservas e o meia Giovani, que há muito não jogava como titular, começou jogando.

Na equipe visitante a principal novidade estava no banco de reservas. O treinador Vinícius Eutrópio assumiu o comando do time sergipano.

O time potiguar não começou bem o jogo. Desorganizado do meio para frente não conseguia pressionar o adversário, nem levar perigo ao gol do Confiança. Na defesa, displicente, deixava espaços que, vez por outra eram ocupados pelo time “azulino”.

Até os 30 minutos o Alvinegro ainda não havia chutado em direção ao gol do rival. Pior que isso, passou a errar passes e cometer faltas nas proximidades de sua própria área. Numa dessas, Alyson cobrou bem e obrigou o goleiro Pedro Paulo a fazer uma grande defesa. O jogo ficou morno e foi para o intervalo no 0 a 0.

O time abecedista voltou para o segundo tempo com a modificação que já era esperada. Saiu Giovani e entrou Wallyson. Na ala, Felipinho, que já havia tomado cartão amarelo, deu lugar a Allan Patrick. O Confiança voltou sem alterações.

O jogo, no entanto, pouco mudou. Peças importantes para o ABC, como Fábio Lima e Gustavo França estavam abaixo da média e não conseguiam fazer suas jogadas com precisão.

Inteligente no jogo, o Confiança encaixou ainda mais a marcação e conseguiu segurar o placar. O ABC não conseguiu acertar um único chute na direção do gol e a partida terminou no 0 a 0.


Fonte: Tribuna do Norte.

 .

sábado, 25 de junho de 2022

Audiência pública na Câmara de Natal debate plantões dos Conselhos Tutelares

 

Foto: Verônica Macedo

Nesta sexta-feira (24), a Câmara Municipal de Natal realizou uma audiência pública, por proposição da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Tutelares - presidida pela vereadora Camila Araújo (União Brasil) - para debater a instituição dos plantões dos Conselhos Tutelares. Durante o encontro, representantes do segmento relataram dificuldades enfrentadas diariamente pelos profissionais empenhados na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

"Esta Frente Parlamentar está aqui para apoiar o sistema de garantias e discutir a problemática da carga horária dos conselheiros, pois eles foram surpreendidos esta semana com um decreto do Executivo instaurando os plantões sem previsão de pagamento indenizatório. Sabemos que isso não deve ser feito através de decreto e sim por meio do regimento interno da categoria. Então, vamos trabalhar para encontrar a melhor forma para ocorrer estes plantões. Lamentamos a ausência da Prefeitura no debate de hoje, pois não enviou representantes. Apesar disso, acredito na construção de soluções a partir dessa audiência", afirmou a vereadora Camila Araújo.

Pelo Ministério Público (MPRN), o promotor de Justiça da Infância e da Juventude Marcus Aurélio esclareceu que os plantões são uma necessidade e obrigação legal. "Desde 2006 está estabelecido que os conselheiros tutelares precisam dar o plantão. Portanto, o que está sendo debatido aqui é a forma de realização dos plantões. Estamos buscando uma saída consensual, mostrando que a compensação dessa carga horária, além da folga, pode ser via vantagens pecuniárias. Mas a decisão do Município foi compensar com as folgas. Dito isso, faremos a fiscalização do cumprimento dessa decisão e propor os ajustes que forem necessários".

Logo depois, Tony Barros, Conselheiro Tutelar (zona Oeste), destacou que já são oito anos sem reajuste para os profissionais do setor. "Não temos estrutura básica para trabalhar, falta até material de expediente. Estamos tirando do bolso para manter a instituição funcionando. Atualmente pagamos, literalmente, para trabalhar. Isso tem impacto direto no serviço ofertado à população", pontuou. "Ampliar a carga horária sem contrapartida remuneratória é desumano tanto para os profissionais que terão sobrecarga quanto para a sociedade que terá um atendimento deficiente. Foram decretadas 34 horas por semana sem intervalo para todos os conselheiros, o que viola as leis trabalhistas", acrescentou.



BRASILEIRÃO SÉRIE C - ABC x Confiança: prováveis escalações, desfalques e arbitragem da partida

 


ABC e Confiança se enfrentam neste sábado pela 12ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. A partida começa às 17h, no Estádio Frasqueirão, em Natal.

O Alvinegro comemora 107 anos de existência no próximo dia 29 e e quer a vitória para embalar a festa preparada pelo clube, em programação que tem carreata antes do jogo e show de pagode no estádio. Em campo, o técnico Fernando Marchiori pede atenção com o adversário, apesar do momento ruim, e sabe que um triunfo leva o ABC à liderança da competição.

O Confiança está no Z-4 e busca a reabilitação após a derrota de virada por 3 a 2 para o Campinense, em Aracaju. Além de perder o jogo, a equipe azulina também perdeu seu técnico. Felipe Loureiro pediu desligamento e Vinícius Eutrópio chegou para o seu lugar. O Confiança busca ainda sua primeira vitória fora de casa, onde ainda não conseguiu marcar um gol.

ABC - Técnico: Fernando Marchiori

A semana de preparação do ABC foi mais curta, tendo em vista que a equipe teve jogo na última segunda-feira, no Rio Grande do Sul, e, após longa viagem, só voltou a treinar na quarta-feira. Richardson chegou a ser preservado durante os treinos, mas deve jogar. Fernando Marchiori não deu pistas de como vai formar o setor ofensivo alvinegro, em que conta com o retorno de Fábio Lima e Gustavo França.

Provável escalação: Pedro Paulo, Marcos Vinícius, Ícaro, Richardson (Patrick) e Felipinho; Wellington Reis, Walfrido, Erick Varão e Fábio Lima; Wallyson (Gustavo França) e Henan.

Desfalques: Allan Dias (lesionado).

Pendurados: Felipinho, Marcos Vinicius, Jefinho, Thallyson, Patrick , Richardson e Wellington Reis.


Confiança – técnico: Vinícius Eutrópio

Eutrópio comandou quatro dias de treinos e teve pouco tempo para conhecer o elenco. Apesar disso, já deve mexer um pouco na escalação e trazer Adalberto de volta aos titulares. Quem também deve ganhar chance é Pedro Oliveira e com isso Ítalo ser deslocado para jogar por dentro.

Provável escalação: Ewerton, Carlos Eduardo, Raphael, Adalberto e Raí Lopes; Bruno Camilo, Luiz Otávio, Pedro Oliveira e Ítalo; Matheuzinho e Tcharlles.

Desfalques: Lucas Gabriel, suspenso; Marquinhos, em transição.

Pendurados: Pedro Oliveira, Alyson, Adryan, Raphael e Tcharlles.


Árbitro: Andrey da Silva e Silva (PA)

Árbitro Assistente 1: Marcio Gleidson Correia Dias (PA)

Árbitro Assistente 2: Hélcio Araujo Neves (PA)

Quarto Árbitro: Tarcísio Flores da Silva (RN)

 Fonte: GE . GLOBO

Presidente confirma proposta de aumento do Auxílio Brasil

 


esidente Jair Bolsonaro afirmou que o aumento dos índices de inflação tem, entre suas causas, problemas decorrentes do isolamento social, medida de combate à pandemia que, segundo ele, acabou por prejudicar a economia do país. Segundo o presidente, uma medida que deve ajudar na superação desses efeitos negativos causados pela pandemia na economia é o aumento no valor do Auxílio Brasil.

Jair Bolsonaro confirmou que pretende ampliar o Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600. O chefe do Executivo não detalhou como o benefício social será turbinado, especialmente em ano eleitoral. "Como a imprensa está anunciando, o Auxílio Brasil vai passar de R$ 400 para R$ 600. É o governo entendendo os sofrimentos dos mais humildes e, dessa forma, buscando atender a todos", disse o presidente da República durante discurso em cerimônia de entrega de moradias do Programa Casa Verde e Amarela em João Pessoa (PB).

Um eventual reforço do benefício precisará ainda de aprovação no Legislativo para virar de fato, realidade.

O Planalto acertou com o Congresso Nacional incluir um aumento do Auxílio Brasil, de R$ 400 para R$ 600, até o fim do ano na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos combustíveis.

O pacote ainda deve incluir uma bolsa-caminhoneiro de R$ 1 mil mensais e aumento no vale-gás para famílias de baixa renda (hoje de R$ 53 a cada dois meses). Os benefícios só valeriam até o fim deste ano.

O plano em análise é usar os R$ 29,6 bilhões previstos na PEC e que seriam destinados à compensação de Estados que zerassem o ICMS sobre diesel e gás até dezembro deste ano. O valor ficaria fora do teto de gastos, âncora fiscal que limita o crescimento das despesas públicas à inflação registrada no ano anterior.

Comparação

Como forma de exaltar o Auxílio Brasil, criado durante sua gestão, o presidente fez comparações com o Bolsa Família, programa instituído na gestão do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu principal adversário na corrida presidencial. "Lá atrás com Bolsa Família, quem ia trabalhar perdia o Bolsa Família. Com Auxílio Brasil, (o cidadão) pode trabalhar que não vai perder o Auxílio Brasil", afirmou Bolsonaro.

“Sempre disse, durante a pandemia, que o povo devia continuar trabalhando, e que estava errada a política de fechar tudo no Brasil.

Estamos vendo que o ‘fica em casa que a economia a gente vê depois’ não deu certo. Vivemos momentos difíceis no Brasil e no mundo, com inflação e aumento de preços que atingem a todos. Mas isso a gente supera porque, como a imprensa está anunciando, o Auxílio Brasil vai passar de R$ 400 para R$ 600”, disse o presidente.

Ele acrescentou que, só na Paraíba, cerca de 1,5 milhão de pessoas recebem o benefício que, segundo ele, “é diferente do Bolsa Família, que, lá atrás, quem fosse trabalhar perdia. Com o Auxílio Brasil, podem trabalhar porque não vão perdê-lo”.

Em seu discurso, Bolsonaro disse que seu governo defende, “uma liberdade de expressão cada vez mais forte” principalmente para as pessoas que fazem uso de mídias sociais para se expressarem.

“Jamais censuraremos a mídia brasileira. Queremos a liberdade de expressão, em especial para as mídias sociais, que deram voz às pessoas de bem”, disse o presidente ao afirmar que a internet é uma ferramenta que “liberta cada um de nós”. Segundo ele, é normal que críticas sejam feitas a políticos, inclusive por parte do próprio governo. “Nós temos críticas a políticos, isso é normal. Ninguém é perfeito, se bem que nós tentamos. Mas não conseguimos”, disse.

Moradias

Durante o evento em João Pessoa, 960 moradias foram entregues a famílias de baixa renda, por meio do Programa Casa Verde e Amarela. Segundo o governo, os dois residenciais beneficiarão cerca de 3,8 mil pessoas.

Nesses empreendimentos, foram investidos R$ 81,5 milhões, sendo R$ 75,2 milhões do governo federal e R$ 6,3 milhões em contrapartidas do governo da Paraíba.


Fonte: Tribuna do Norte

Funcionário recebe depósito errado de R$ 1,6 milhão, pede demissão e some

 



                Um ex-funcionário de uma empresa no Chile recebeu uma transferência de cerca de R$ 1,6 milhão, pediu demissão e sumiu com o dinheiro.

 Segundo o jornal argentino Clarín, a transação foi um erro da área de recursos humanos de um dos maiores produtores de frios da região.  

De acordo com a publicação, o ex-funcionário não notificou o erro. No entanto, a empresa percebeu e informou que ele deveria devolver o dinheiro.

Foi solicitado que ele comparecesse à agência bancária para realizar a devolução, mas o ex-funcionário não apareceu. 

A empresa tentou telefonar para ele diversas vezes — e, em uma das ligações atendidas, ele informou que acabou dormindo, o que impediu que fosse até a agência.

A empresa continuou esperando um retorno do homem, mas não obteve sucesso. Após vários dias sem notícias, um advogado apareceu na instituição para afirmar que o cliente não estava convencido de que deveria devolver o dinheiro, porque o erro não havia sido dele.

Na sequência, o homem pediu demissão e sumiu. A empresa resolveu abrir um processo contra o ex-funcionário denunciando-o por "apropriação indevida". 

Não há informações se o ex-funcionário já foi localizado.

Com informações de UOL

       

       

Fonte: Portal Grande Ponto

Bandidos amarram funcionários e atiram em dono de empresa durante assalto em Natal

 


Bandidos invadiram um depósito de cigarros na manhã desta sexta-feira (24) no bairro do Alecrim, na Zona Leste de Natal, e fizeram os funcionários da empresa reféns. Eles foram amarrados e amordaçados. 

Os criminosos ainda dispararam contra o proprietário do lugar, que ficou ferido no braço, mas recebeu atendimento no hospital e foi liberado.

O assalto aconteceu na Rua Presidente José Bento, conhecida também como Avenida 3. O depósito de cigarros foi invadido por dois criminosos, enquanto pelo menos outros dois davam cobertura do lado de fora, num carro e numa moto.

O crime começou por volta das 9h, mas os reféns foram mantidos amarrados e amordaçados até quase 13h. Esse foi o momento em que o proprietário chegou, e foi surpreendido por um disparo, sendo baleado no ombro direito.

O dono da empresa contou aos policiais que foi até o local por estranhar não conseguir falar com os funcionários. Quando abriu a porta de aço, se deparou com o assalto em andamento e o disparo.

Os criminosos fugiram em seguida e os reféns puderam ser libertados.

O proprietário, que foi baleado no braço, foi encaminhado ao pronto-socorro Clóvis Sarinho, onde recebeu atendimento e foi liberado.


Com informações do G1 RN

                  

Fonte: Portal Grande Ponto

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Câmara aprova publicação de coletânea de leis em vigor para defesa dos animais

 

Foto: Verônica Macedo.  Sessão Ordinária 23/06/22


 Ampliar a divulgação da legislação em defesa dos animais, com a publicação de uma coletânea de leis vigentes no âmbito do Município. Essa foi uma das matérias votadas e aprovada na sessão ordinária desta quinta-feira (23), na Câmara de Natal, por proposição do vereador Chagas Catarino (PSDB).

O PL  410/2021, aprovado em segunda discussão, prevê que o Poder Executivo publique uma cartilha e anualmente a atualize com anexos, contendo as leis aprovadas e normalizadas no período. E ainda determina a reedição da coleção a cada quatro anos. “A justificativa desse PL é bem objetiva: visa tornar de conhecimento público todas as leis vigentes em defesa dos animais, para que a população tenha consciência e divulgue a importância de defende-los”, comentou o autor do Projeto. 

O vereador acrescentou que a atual legislatura tem sido generosa na regulação da matéria e atuante na defesa da vida animal. Ele calcula que estejam em vigor cerca de 13 leis e acredita que a ampla divulgação delas vai reprimir maus tratos e abandonos de animais na cidade. “Discutimos esse projeto com ONGs, associações e protetores de animais”, destacou.

Os vereadores também apreciaram em primeira discussão o projeto de lei do vereador Herberth Sena (PSDB), que dispõe sobre o reconhecimento de Utilidade Pública Municipal da Associação Desportiva Petrópolis (ADP), fundada em 1988, que promove atividades desportivas e recreativas em trabalho social para crianças e jovens moradores da Praia do Meio e bairros do entorno. A Câmara também iniciou a discussão do PL 62/2021, do vereador Robson Carvalho (União Brasil), que institui a política de transparência nas obras públicas municipais, para disponibilizar informações, garantindo a qualquer cidadão acesso em linguagem de fácil compreensão, para que todos possam exercer o direito de fiscalização dos gastos públicos.


Projeto “O passeio do Pequeno Príncipe” é baseado em passagem do escritor por Natal

Baobá do Poeta no bairro de Lagoa Seca.


Afinal, o escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry esteve em Natal 90 anos atrás? A “lenda” persiste, e segue estimulando a imaginação das pessoas tanto quanto a obra do autor. O fato estimulou a elaboração  do projeto “O passeio do Pequeno Príncipe”, um roteiro turístico totalmente baseado na suposta passagem de Exupéry pela capital potiguar e redondezas, principalmente nos pontos que teriam inspirado a criação de “O Pequeno Príncipe”, seu clássico maior. O projeto será apresentado  quinta-feira (23), às 8h30, no Sesc Rio Branco, Cidade Alta. O objetivo é que em breve ele passe a incrementar as rotas turísticas do estado. 

O projeto pretende unir a fantasia  do livro à história de Natal, de forma lúdica e com o apelo internacional que “O Pequeno Príncipe” possui.

 “Temos um valioso produto adormecido, que vez ou outra alguém se lembra, mas nunca foi levado adiante”, afirma Sylvia Serejo, idealizadora do passeio. Segundo ela, esse tipo de turismo cultural e temático é bastante comum em várias partes do mundo, e poderia oferecer ao roteiro natalense habitual algo mais que o “sol e praia” de sempre. 

A passagem natalense de Exupéry, algo até hoje não  confirmado com provas, mas que provoca acaloradas discussões entre pesquisadores, seria a base do projeto. De acordo com Sylvia, a ideia é associar as passagens do livro a seus respectivos pontos visitação, utilizando aspectos que os próprios estudiosos elencam como possíveis vestígios da passagem do escritor francês por Natal, e que teriam inspirado partes de seu romance. 

Rotas inspiradas

O mais conhecido “link” entre a aventura do Príncipe e Natal é o famoso baobá, árvore de origem africana que figura numa rua de Lagoa Seca, e foi adotada pelo escritor e advogado Diógenes da Cunha Lima, sendo batizada de “baobá do poeta”. Também há exemplares da árvore em Nísia Floresta. Há outros pontos que também teriam inspirado imagens do livro, como as falésias do litoral sul e as dunas do litoral norte. 

Além dos locais com paisagens naturais, há outros pontos relatados em reportagens e artigos que podem se conectar com o roteiro de Exupéry, como o Grande Hotel, a Praia do Meio, e a própria Base Área de Parnamirim, onde hoje há um museu/centro cultural sobre a Segunda Guerra. Todos podem ser inseridos no futuro itinerário do passeio. 

Sylvia Serejo destaca o potencial do projeto nos territórios da economia criativa, pois os comerciantes e empresários que ficarem no trajeto também seriam altamente beneficiados. “Artesãos, casas de lanches, lojas de souvenirs, empresas de passeios turísticos, todos poderão aproveitar a ideia em seus negócios”, diz. Ela cita como exemplo a artesã Tetê Crochê, que já criou uma linha de bonecos tipo 'amigurumi', feitos em crochê, inspirados no  princepezinho de Exupéry. 

O projeto já foi aprovado no Programa Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal, através do qual o proponente João Paulo Lima da Rocha pretende levantar  recursos para financiar os custos de implantação do novo roteiro. Sylvia também destaca o fato de “O Pequeno Príncipe”  ter entrado em domínio público desde 2014, quando se completou 70 anos da morte de seu autor. Segundo ela, isso dá lastro de segurança jurídica  para empreender a ideia. 

A lenda

 O início das suposições sobre a presença de Exupéry em Natal se deu na década de 50. Houve um movimento na tentativa de dar visibilidade ao fato, com uma homenagem a Exupéry liderada à época pelo Diários Associados. Em 1960, surgiu a informação de que haveria uma foto do escritor-aviador onde hoje é a Praia do Meio. 

Entre os anos de 1985 e 1995, escritores potiguares como Pery Lamartine e Nilo Pereira escreveram artigos com relatos de testemunhas oculares da presença do francês na cidade. Em 2009, o baobá recebeu a visita do sobrinho-neto de Saint-Exupéry, a convite da prefeitura municipal. Porém, até hoje, a dúvida permanece. 


Fonte: Tribuna do Norte.

quinta-feira, 23 de junho de 2022

ELEIÇÕES - PESQUISA ELEITORAL- Datafolha: Lula tem 47% no primeiro turno, contra 28% de Bolsonaro

 


A pesquisa ouviu 2.556 pessoas nos dias 22 e 23 de junho em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23) pelo jornal "Folha de S.Paulo" revela os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022.

Foram apresentados como pré-candidatos: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D'Ávila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

Em relação ao levantamento anterior, Lula oscilou um ponto para menos, dentro da margem de erro. Bolsonaro oscilou um ponto para mais, também dentro da margem de erro.

Pesquisa estimulada de intenções de voto no 1º turno

Lula (PT): 47% (48% na pesquisa anterior, em maio)

Jair Bolsonaro (PL): 28% (27% na pesquisa anterior)

Ciro Gomes (PDT): 8% (7% na pesquisa anterior)

André Janones (Avante): 2% (2% na pesquisa anterior)

Simone Tebet (MDB): 1% (2% na pesquisa anterior)

Pablo Marçal (Pros): 1% (1% na pesquisa anterior)

Vera Lúcia (PSTU): 1% (1% na pesquisa anterior)

Em branco/nulo/nenhum: 7% (7% na pesquisa anterior)

Não sabe: 4% (4% na pesquisa anterior)


Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.


Votos válidos

Lula ganharia no primeiro turno, pelos números do Datafolha divulgados nesta quinta. Em relação à pesquisa anterior, ele e Bolsonaro oscilaram dentro da margem de erro.


Lula (PT): 53% (54% na pesquisa anterior, em maio)

Bolsonaro (PL): 32% (30% na pesquisa anterior, em maio)

Ciro (PDT): 10%

Pesquisa espontânea

A pesquisa espontânea mostra que Lula segue líder: tinha 38% e agora tem 37%. Bolsonaro passou de 22% para 25%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.


Lula: 37% (38% em maio)

Bolsonaro: 25% (22% em maio)

Ciro: 3% (2% em maio)

Não sabe: 27% (29% em maio)

Em branco/nulo/nenhum: 6% (5% em maio)

Onde cada um vai melhor

Na região Nordeste, Lula tem 59% contra 19% de Bolsonaro. O petista também vai bem entre os mais jovens, vencendo de 54% a 24%. O ex-presidente tem seus melhores desempenhos ainda entre os menos escolarizados e entre os que ganham até 2 salários mínimos. Em ambos os perfis de eleitorados, Lula vence de 56% a 22%.

Bolsonaro ampliou sua vantagem entre os evangélicos. A intenção de voto nesse grupo era de 39% e oscilou para 40%. Já Lula oscilou para baixo, de 36% para 35%.

Bolsonaro também vai melhor entre os mais ricos, que ganham mais de 10 salários mínimos. Nessa faixa, tem 47% das intenções de voto. Entre os empresários, chega a 43%.


Fonte: G1

Eleições 2022 - Seta: Confira os nomes mais citados para deputado federal no RN, segundo nova pesquisa; Confira os nomes mais citados para deputado estadual no RN, segundo nova pesquisa

 Eleições 2022

Seta: Confira os nomes mais citados para deputado federal no RN, segundo nova pesquisa;  Confira os nomes mais citados para deputado estadual no RN, segundo nova pesquisa

O Instituto Seta divulgou nesta quarta-feira (22) números atualizados da corrida eleitoral no Rio Grande do Norte. Veja abaixo os nomes mais citados pelos eleitores para deputado federal.

Pergunta: Se as eleições fossem hoje para deputado federal do RN, em quem o(a) senhor(a) votaria?

NÃO SABE/NÃO RESPONDEU: 86,7%

NINGUÉM/BRANCO/NULO: 3,0%

NATALIA BONAVIDES 1,8%

GENERAL GIRÃO 1,3%

BENES LEOCADIO 1,2%

KELPS LIMA ,8%

MINEIRO ,7%

GARIBALDI ,5%

JAIME CALADO ,4%

ROBINSON FARIA ,3%

RAFAEL MOTTA ,3%

ISOLDA DANTAS ,2%

ALBERT DICKSON ,2%

CICERO MARTINS ,1%

CORONEL AZEVEDO ,1%

FABIO FARIA ,1%

FATIMA ,1%

JEAN PAUL ,1%

JERONIMO ,1%

PABLO AIRES ,1%

PAULINHO FREIRE ,1%

PT ,1%

SARGENTO WALFREDO ,1%

ADJUTO DIAS ,1%

ALEXSANDRO ,1%

BETO ROSADO ,1%

COLIGADO COM BOLSONARO ,1%

DR. KERGINALDO ,1%

EMANUEL ,1%

FILHO DE ALVARO DIAS ,1%

GERUSCA ,1%

GONÇALVES ,1%

JOAO MAIA ,1%

KLEBER RODRIGUES ,1%

LAGARTIXA ,1%

LIGADOS COM BOLSONARO ,1%

MAJOR BRILHANTE ,1%

MAX ,1%

MILKLAY ,1%

ROGERIO MARINHO ,1%

TOMBA ,1%


Veja abaixo os nomes mais citados pelos eleitores para deputado estadual.

Pergunta: Se as eleições fossem hoje para deputado estadual do RN, em quem o(a) senhor(a) votaria?


Não sabe/não respondeu: 82,9%

ISOLDA DANTAS 2,7%

NINGUÉM/BRANCO/NULO 2,5%

LUIZ CARLOS 2,1%

TOMBA 1,1%

ALBERT DICKSON ,8%n

EZEQUIEL ,7%

NELTER QUEIROZ ,6%

WENDEL LAGARTIXA ,6%

KLEBER RODRIGUES ,5%

UBALDO FERNANDES ,5%

FRANCISCO DO PT ,4%

KELPS LIMA ,4%

ADJUTO DIAS ,3%

GEORGE SOARES ,3%

ALINE FERNANDES ,2%

FÁTIMA ,2%

LUIZ EDUARDO ,2%

TABATA PIMENTA ,2%

VIVALDO COSTA ,2%

KLEBER FERNANDES ,1%

COLIGADO COM BOLSONARO ,1%

EUDIANE MACEDO ,1%

FABIO FARIA ,1%

FILHO DE ALVARO DIAS ,1%

JOSÉ DIAS ,1%

MANOEL MESSIAS ,1%

NATALIA BONAVIDES ,1%

ROGERIO ,1%

STYVENSON ,1%

BETO PROFESSOR ,1%

CRISTIANO ,1%

GARIBALDI LEITE ,1%

GETULIO ,1%

GUSTAVO CARVALHO ,1%

IVAN JÚNIOR ,1%

JAQUES BEZERRA ,1%

LUISINHO DE MAXARANGUAPE ,1%

MANUEL ,1%

MAX E EMANUEL ,1%

MOTTA ,1%

NINA CAMPELO ,1%

PATRICIA ,1%

PT ,1%

RAFAEL MOTTA ,1%

RAIANE ,1%

RAIMUNDO FERNANDES ,1%

SUB ELIABE ,1%

TECIO TINOCO ,1%


A pesquisa Seta, realizada com recursos do próprio instituto, entrevistou 1.500 pessoas entre os dias 17 e 19 de junho. A margem de erro é 2,7 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Os registros na Justiça Eleitoral são o BR-00279/2022 e RN-02313/2022.


Fonte: Rádio 98

Carlos Eduardo lidera para o senado com vantagem numérica.

 


Foram testados dois cenários da disputa: um com e outro sem Rafael Motta (PSB). Na pesquisa anterior, de 6 de maio, só foi testado um cenário, sem o pré-candidato do PSB.

Veja os números:

Estimulada – Senado – Cenário 1

Carlos Eduardo Alves (PDT): 18,3%

Rogério Marinho (PL): 15,7%

Rafael Motta (PSB): 8,7%

Ney Lopes de Souza (Brasil 35): 4,4%

Freitas Júnior (PSOL): 3,3%

Dario Barbosa (PSTU): 2,3%

Shirley Medeiros (DC): 1,2%

Ninguém/branco/nulo: 26,7%

Não sabe/não respondeu: 19,6%


Estimulada – Senado – Cenário 2

Carlos Eduardo Alves (PDT): 20%

Rogério Marinho (PL): 16,5%

Ney Lopes de Souza (Brasil 35): 5,4%

Freitas Júnior (PSOL): 3,3%

Dario Barbosa (PSTU): 2,7%

Shirley Medeiros (DC): 1,9%

Ninguém/branco/nulo: 29,1%

Não sabe/não respondeu: 21,1%


Espontânea – Senado

Carlos Eduardo Alves (PDT): 9,3%

Rogério Marinho (PL): 7,1%

Rafael Motta (PSB): 2,9%

Ney Lopes de Souza (Brasil 35): 0,7%

Dário Barbosa (PSTU): 0,5%

Freitas Júnior (PSOL): 0,3%

“Coligado com Bolsonaro”: 0,2%

Styvenson: 0,2%

Zenaide Maia: 0,2%

Jean Paul Prates: 0,1%

Wendel Lagartixa: 0,1%

PT: 0,1%

Ubaldo: 0,1%

Ninguém/branco/nulo: 3,3%

Não sabe/não respondeu: 74,8%


A pesquisa Seta, realizada com recursos do próprio instituto, entrevistou 1.500 pessoas entre os dias 17 e 19 de junho. A margem de erro é 2,7 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Os registros na Justiça Eleitoral são o BR-00279/2022 e RN-02313/2022.


Fonte: Rádio 98

Eleições 2022 - Pesquisa Seta: Fátima chega a 34,7%, contra 12,1% de Fábio Dantas e 11,7% de Styvenson

 


Para a disputa do governo do Estado, foram testados dois cenários: um com e outro sem o senador Styvenson Valentim (Podemos).

O Instituto Seta divulgou nesta quarta-feira (22) números atualizados da corrida eleitoral no Rio Grande do Norte. O levantamento mostra que a governadora Fátima Bezerra (PT) lidera com folga a disputa e, se as eleições fossem hoje, venceria no primeiro turno.

Para a disputa do governo do Estado, foram testados dois cenários: um com e outro sem o senador Styvenson Valentim (Podemos). No cenário em que o senador está, ele empata tecnicamente com Fábio Dantas (Solidariedade), mas fica numericamente em 3º lugar.

Veja os números abaixo e, ao lado, a evolução em relação à última pesquisa, divulgada em 6 de maio.

Estimulada – Governo do RN – Cenário 1

Fátima Bezerra (PT): 34,7% (+ 0,7 pp)

Fábio Dantas (Solidariedade): 12,1% (+ 2,1 pp)

Styvenson Valentim (Podemos): 11,7% (+ 3,7 pp)

Wesli Natal Zuera (DC): 2,6% (+ 1 pp)

Danniel Morais (PSOL): 1,7%

Clorisa Linhares (Brasil 35): 1,1% (- 0,2 pp)

Ninguém/branco/nulo: 16,1% (- 12,2 pp)

Não sabe/não respondeu: 20,1% (- 7 pp)


Estimulada – Governo de RN – Cenário 2

Fátima Bezerra (PT): 35,6%

Fábio Dantas (Solidariedade): 13,6%

Wesli Natal Zuera (DC): 4,3%

Danniel Morais (PSOL): 1,7%

Clorisa Linhares (Brasil 35): 1,3%

Ninguém/branco/nulo: 21,3%

Não sabe/não respondeu: 22,3%


Espontânea – Governo do RN

Fátima Bezerra (PT): 24,9%

Fábio Dantas (Solidariedade): 4,9%

Styvenson Valentim (Podemos): 3,9%

Clorisa Linhares (Brasil 35): 0,7%

Carlos Eduardo: 0,3%

Danniel Morais: 0,3%

“Coligado com Bolsonaro”: 0,1%

Alvaro Dias: 0,1%

Fabio Faria: 0,1%

Garibaldi: 0,1%

Rogerio Marinho: 0,1%

Wesli Natal Zuera: 0,1%

Não sabe/não respondeu: 61,9%

Ninguém/branco/nulo: 2,5%

A pesquisa Seta, realizada com recursos do próprio instituto, entrevistou 1.500 pessoas entre os dias 17 e 19 de junho. A margem de erro é 2,7 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Os registros na Justiça Eleitoral são o BR-00279/2022 e RN-02313/2022.


Fonte: Rádio 98

Governadores de 11 Estados, dentre eles o Rio Grande do Norte, entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (22), para que a lei que mudou as regras de incidência do ICMS sobre combustíveis seja declarada inconstitucional. O dispositivo, aprovado em Congresso, prevê cobrança de alíquota única do imposto de combustíveis.

 

"Tal inovação legislativa trouxe graves riscos à governabilidade de Estados, Distrito Federal, diante dos imensos prejuízos gerados com a perda de arrecadação direta, e até para Municípios, dada a correspondente redução das transferências constitucionais obrigatórias", diz a ação entregue ao Supremo.

O pedido é assinado pelos governadores de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Na peça, a medida também é apontada como "populista, eleitoreira e ineficaz". Os governadores afirmam que o Congresso optou por "uma solução mágica" para tratar sobre as constantes elevações do preço dos combustíveis.


Fonte: Tribuna do Norte

Vereadores aprovam PL que obriga prestação de contas dos centros desportivos

 

Foto: Elpídio Júnior


Em segunda discussão, a Câmara Municipal de Natal aprovou durante a sessão ordinária desta quarta-feira (22) uma proposição do vereador Anderson Lopes (Solidariedade) que dispõe sobre regulamentação da prestação de contas dos centros desportivos municipais. De acordo com a iniciativa, ficam obrigados os administradores dos centros que gerenciem verbas recebidas pelo poder público ou pela comunidade em ações coletivas ou individuais, a prestarem contas dos valores arrecadados e gastos. 

Nas prestações de contas devem constar as receitas recebidas com a fonte pagadora, as despesas previstas com indicação dos contratados, as notas fiscais referentes às despesas realizadas, o saldo em caixa, contas a pagar e dívidas do Centro Desportivo, se houver. Em sendo punida a entidade por falta de prestação de contas, fica suspenso o responsável pela suas funções administrativas enquanto perdurar a sanção.

"Assim, é dever dos responsáveis pela administração desses centros a prestação de contas dos valores aplicados nas entidades, isto para garantir uma administração limpa, transparente e honesta, garantindo a aplicação de cada centavos recebido de forma correta. Com isso, a população terá um serviço de qualidade, que garanta acesso a lazer e esporte para os moradores dos bairros", defendeu o vereador Anderson Lopes.

Também em segunda discussão, o plenário deu parecer favorável a uma matéria de autoria da vereadora Ana Paula (Solidariedade) que institui a “Campanha Desapego Consciente”, destinada a arrecadar doações de materiais reutilizáveis para famílias carentes da capital potiguar. "A intenção é promover uma educação ambiental duradoura na sociedade, através do descarte consciente de objetos em adequadas condições de reutilização, além de evitar desperdício e a geração de lixo no meio ambiente", explicou Ana Paula ao fazer uso da palavra.

Por fim, os parlamentares aprovaram dois projetos em primeira discussão: PL 94/2019, do vereador Bispo Francisco de Assis (Republicanos), que institui o Dia Municipal contra o Feminicídio no âmbito municipal, visando a conscientização dos alunos da rede pública de ensino, bem como da população em geral, e o PL 410/2021, do vereador Chagas Catarino (PSDB), sobre a publicação de coletânea das leis vigentes em defesa dos animais. 

O SÃO JOÂO DO POVO ESTÁ DE VOLTA NA ZONA NORTE.

 


Após a interrupção nos anos de 2020 e 2021, devido a Pandemia do Coronavírus, o maior São João da Zona Norte e segundo maior de Natal está de volta e as festividades começam neste sábado (25) a partir das 19 horas.

No São João do Povo de 2019,  foram 9 dias de festa, que abriram o calendário do São João de Natal e este ano, inicialmente estão marcados dois dias com a possibilidade de se estender até o dia 4 de julho.

Uma das atrações, a banda Grafith, reencontrará o seu grande público na zona norte; no mesmo São João do Povo em 2019, a banda lotou a arena montada do São João do Povo e ruas próximas ao evento.

A banda Grafith lotou toda a arena montada do São João do Povo

30 mil pessoas por noite participaram da edição de 2019

A cantora Tetê Pessoa em 2019


Em 2019, 30 mil pessoas por noite prestigiaram o evento, que é considerado um dos maiores festejos Juninos do Estado.

A programação inicial trará a Banda Grafith, Swing na Pegada, Whadi Gama, Aleijadinho de Pombal, Milionários do Forró, Lucas Pavani, Tony Farra e o famoso Pagode do Coxa .



O evento é totalmente gratuito, numa estrutura montada nós mesmos moldes do ano de 2019, na Avenida Itapetinga, no conjunto Santarém, vizinho ao mesmo local onde foi realizado naquele ano.

O São João do Povo esse ano, está sendo realizado através de indicação e apoio cultural do vereador da zona norte Peixoto.





compartilhe nas redes sociais.